O que fazer no Panamá: Descubra quais lugares e cidades incluir no seu roteiro de viagem, e quais são os melhores passeios que há por lá.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Seja para uma breve visita durante uma conexão, ou para uma viagem de semanas por todo o país: tem muita coisa legal para fazer no Panamá.

Além da capital mais cosmopolita e vibrante da América Central, o Panamá ostenta praias paradisíacas, florestas com fácil acesso, e – impossível não citar – uma das maiores obras de engenharia do mundo: o Canal do Panamá.

Para ficar ainda mais conveniente, não é necessário muito tempo para aproveitar tudo o que há de melhor para fazer no Panamá.

É claro que durante a conexão de um voo o máximo que você conseguirá visitar é as principais atrações da Cidade do Panamá, a capital panamenha.  No entanto, investindo entre dez dias e duas semanas, dá para fazer um roteiro bem completo pelo país.

E, para que você consiga se organizar adequadamente, neste texto eu indicarei quais são os melhores passeios para incluir no seu roteiro pelo Panamá.

Leia também: 10 hotéis baratos na Cidade do Panamá

# O que fazer no Panamá

O Panamá é um destino para quem gosta de viagens em contato com a natureza, sendo que praias e florestas são as atrações naturais mais badaladas no país. Aliás, foi justamente por lá que eu conheci um dos arquipélagos mais fascinantes da América Latina.

A Cidade do Panamá – que os panamenhos muitas vezes chamam simplesmente de Panamá – é uma boa metrópole. Embora não tenha a diversidade de capitais sul-americanas, como Buenos Aires, Santiago e Bogotá, exerce bem o seu papel de cidade grande.

Já o motivo que fazia os olhos dos brasileiros brilharem quando escutavam falar em Panamá, atualmente, não faz tanto sentido. Como a moeda oficial do país é o dólar americano, quem associar Panamá a compras terá uma mini frustração (salvo raras exceções, a depender do produto em questão!).

Ainda assim, não se preocupe. Mesmo as compras não sendo mais uma das melhores coisas para fazer no Panamá, o país continua com muitas opções de lazer.

passeios no Panamá
Área moderna da Cidade do Panamá

# Passeios na Cidade do Panamá

Para início de conversa, saiba que dois ou três dias inteiros são suficientes para conhecer os principais pontos turísticos da Cidade do Panamá.

Com mais tempo, porém, é possível incluir no roteiro alguns passeios no esquema bate-volta para outros destinos da região.

Sobre a melhor maneira de fazer seus passeios no Panamá, não há uma regra.

Apesar de ser possível fazer muita coisa por conta própria, alguns tours guiados podem agilizar suas atividades. Além disso, o acompanhamento de um guia durante os passeios deixará a viagem mais cheia de história.

Portanto, recomendo mesclar estes dois tipos de atividades para que você possa tirar maior proveito das suas férias.

Para reservar os seus tours, uma boa ferramenta é a Get Your Guide – uma plataforma onde é possível pesquisar fazer reservas com praticidade e segurança. Inclusive, para ver mais detalhes sobre os passeios indicados (horário, programação e preço), basta clicar nos textos que estiverem indicados com essa cor.

O que fazer durante uma conexão no Panamá?

Dona do aeroporto mais movimentado da América Central, a Cidade do Panamá recebe muitas conexões de rotas que tem como destino final outros lugares, como Colômbia, México e Estados Unidos.

Por essa razão, é comum que muitos viajantes que, mesmo sem a intenção principal de visitar o Panamá, acabam aproveitando a escala para conhecer os principais atrativos da capital do país.

Se este for o seu caso, saiba que para sair e voltar ao aeroporto o ideal é que se tenha pelo menos sete horas entre um voo e outro.

Além disso, para otimizar o seu tempo recomendo que contrate um passeio guiado. Nestes tours já estão incluídos o transporte de ida e volta para o aeroporto, além de acompanhamento de guia durante todo caminho.

Para quem tem pouco tempo e quer conhecer apenas o Canal do Panamá, este tour com duração de três horas é uma escolha certeira. O passeio já inclui as entradas ao centro de visitantes do canal.

Com uma hora a mais, dá para pensar em fazer este outro passeio. Nesta programação, além do Canal do Panamá, estão na rota a Calzada de Amador e o centro-histórico da Cidade do Panamá. O tour tem duração de quatro horas.

o que fazer no Panamá durante uma conexão e escala
Canal do Panamá

City tour na Cidade do Panamá

Para quem vai passar alguns dias na capital do país, um ótimo primeiro passeio para fazer no Panamá é um city your pela maior cidade panamenha.

Num primeiro momento, um tour guiado será uma ótima maneira para você se orientar geograficamente por lá, além de descobrir em quais regiões quer voltar com mais calma.

Uma boa forma para fazer este passeio é com o ônibus turístico da Cidade do Panamá. No bom e velho esquema embarque e desembarque quantas vezes quiser, o ônibus tem paradas nas principais atrações da cidade.

O itinerário possui treze pontos, e alguns lugares que estão na rota do ônibus, são: Canal do Panamá. Casco Viejo (centro-histórico), Shopping Albrook, Shopping Multicentro e Calzada de Amador. Para mais informações, clique aqui.

Por outro lado, para os viajantes que preferem um tour com acompanhamento integral de um guia, seja para tirar possíveis dúvidas ou por qualquer outro motivo, este city tour é mais adequado.

Embora o passeio te levará aos mesmos lugares que o ônibus turístico, em cada parada um guia irá acompanhar os viajantes para contar detalhes históricos de cada local. Além disso, o deslocamento será feita em vans ou veículos de pequeno porte e mais confortáveis do que o ônibus.

tours no Panamá
Centro histórico da Cidade do Panamá

Passeios alternativos no Panamá

Dois passeios alternativos para fazer no Panamá, no esquema bate-volta desde a capital panamenha, é o que vai para o Parque Nacional Chagres e o que tem como destino final a Ilha de Taboga.

Cada um destes passeios dura o dia inteiro e, além de todos os deslocamentos e acompanhamento de guia, já inclui o almoço.

Para quem gosta de passeios mais dinâmicos, o Parque Nacional Chagres é a melhor escolha. Durante o dia os viajantes exploram parte deste parque – que é uma das principais áreas de floresta no Panamá.

Algumas das atividades do roteiro, são: trilha, passeio de barco, banho de cachoeira e visita a aldeia indígena Embera. (Clique aqui para mais informações!)

Já o passeio até a Ilha Toboga é mais relax e festeiro. Relax porque você poderá ficar à toa em belas praias da ilha, e festeiro porque se trata de um passeio open bar, com direito a música e muita animação. (Clique aqui para mais informações!)

# San Blas

Se eu tivesse que escolher uma única coisa para fazer no Panamá, sem dúvida seria conhecer o arquipélago de San Blas. Aliás, foram as praias de lá que me motivaram a viajar por este país.

Considerado por mim mesmo um dos lugares mais lindos da América Latina, San Blas é um verdadeiro refúgio para quem curte praia e está a fim de tranquilidade. Inclusive, não querer badalação é fundamental para ir a este conjunto de ilhas panamenhas.

Com estrutura rústica e básica, as ilhas de San Blas são administradas pelo grupo indígena Kuna Yala. São eles que providenciam as hospedagens, refeições, transporte de barco e qualquer coisa que você precise durante seus dias nas ilhas.

O jeito mais prático para chegar lá é com excursões que saem da Cidade do Panamá. Neste caso, você contrata o seu tour e os responsáveis já se organizam com os Kuna Yalas.

Embora seja possível fazer um passeio bate-volta desde a capital do Panamá, o ideal é passar ao menos duas noites nas ilhas. Primeiro, porque há muitos lugares para visitar. E segundo, porque desde a Cidade do Panamá até o porto de onde saem os barcos para San Blas são de três a quatro horas na estrada.

Ou seja, se fizer o passeio de um dia, terá pouquíssimo tempo nas praias. Além do que, passar alguns dias desconectados e curtindo o astral descompromissado das ilhas, é a grande experiência desta trip.

» Clique aqui para ver mais detalhes sobre o passeio bate-volta para San Blas

» Clique aqui para ver mais detalhes sobre o passeio de 3 dias a San Blas

melhores praias do Panamá
San Blas
o que fazer no Panamá em dois dias
Fim de tarde no arquipélago de San Blas

# Bocas del Toro

A seiscentos quilômetros da Cidade do Panamá, próximo da fronteira com a Costa Rica, o arquipélago de Bocas del Toro é outro destino caribenho no Panamá.

No entanto, ao contrário de San Blas – que é rústica e com pouquíssima estrutura – Bocas pode ser considerada, de fato, uma cidade.

Isso não quer dizer, porém, que suas ilhas sejam requintadas ou elegantes. Até mesmo a ilha mais desenvolvida, a Isla Colón, mantém ares simplistas e sem muita ostentação.

Por conta da longa distância da Cidade do Panamá, para incluir Bocas del Toro no roteiro o ideal é ter cinco dias disponíveis. Neste caso, dois dias serão ocupados com deslocamentos de ida e volta, e três dias inteiros para aproveitar as ilhas.

Para chegar em Bocas dá para ir tanto de ônibus + barco, como também de avião. Vai do orçamento e do tempo disponível de cada viajante.

Panamá - o que fazer
Em algum lugar de Bocas del Toro

# Como comprar ingressos para passeios no Panamá?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos para passeios no Panamá é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios, ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo que fique atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas da sua viagem ao Panamá, verifique se a atração indica que o cancelamento é gratuito.

» A maior parte dos passeios no Panamá são com guias que falam espanhol e inglês.

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

» Se preferir, clique aqui e encontre outros passeios no Panamá.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here