Baños, no Equador: Dicas de onde ficar. Descubra qual a melhor região para se hospedar durante a sua viagem, além de hostels e hotéis com excelente custo-benefício.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Mesmo sem ter decidido onde ficar em Baños, no Equador, antes de chegar à cidade, bastou uma rápida caminhada para eu descobrir um lugar que coubesse no meu orçamento mochileiro. É bem verdade que eu viajei durante a baixa temporada e por isso tive esta facilidade. No entanto, mesmo que sua viagem seja durante os períodos mais concorridos, basta ler este texto e fazer sua reserva com antecedência, que você certamente encontrará uma acomodação que atenda as suas necessidades a um preço justo.

Vale lembrar também que, se possível, reserve ao menos três ou quatro noites do seu roteiro para Baños. Muitas pessoas acham que por ser uma cidade pequena, em dois dias já não há mais o que fazer por lá. Porém, você encontrará dezenas de atividades ao ar livre, esportes de aventura, cachoeiras e outros passeios que devem ser apreciados com calma, e intercalados com momentos de descanso. Se você quiser aproveitar a oportunidade para conhecer a região amazônica equatoriana, deverá ter mais tempo ainda.

No mais, leia este post até o final que você irá descobrir onde se hospedar em Baños. Vou te contar qual a melhor área da cidade, indicar hostels e hotéis com bom custo-benefício, além de relatar como foi a minha experiência.

1- A melhor região para ficar em Baños, no Equador

Baños é daquele tipo de cidade que não nos deixa em dúvida sobre qual a melhor região para se hospedar. Afinal, os principais serviços que os viajantes precisam estão aos arredores do Parque Central e do Parque la Basílica.

Sem dúvida a melhor localização para ficar em Baños, no Equador, é no seu pequeno e estruturado centrinho. Lá você encontrará acomodações de todas as categorias, restaurantes, bares, lojas e agências de turismo que organizam diversos passeios pela região.

Já se sua ideia é ficar em hospedagens mais sofisticadas, há boas opções que ficam a dois ou três quilômetros do centro.

Leia também: Baños | Dicas práticas para a sua viagem

2- Dicas de hotéis

Quando você estiver buscando por lugares para ficar em Baños, muitos estabelecimentos serão chamados de hostal (com “a” mesmo, não confundir com hostel). Estas acomodações nada mais são do que pousadas ou hotéis familiares de pequeno porte. Além das tradicionais suítes privativas, eventualmente alguns deles podem oferecer também quartos compartilhado, mas não é uma regra. Nomenclatura esclarecida, vamos às dicas de hotéis na cidade.

O Hostal & Spa Casa Real é um dos mais reservados. Além da localização conveniente, destaque para o atendimento educado e ambientes aconchegantes. Não é o hotel mais barato de Baños, mas de um modo geral, possui um ótimo custo-benefício.

Já se você não abre mão de um hotel e ainda assim quer gastar pouco, o Hostal Chimenea tem uma boa reputação e preço camarada. Há quartos duplos com diárias a partir de R$ 80,00, e quartos individuais por R$ 60,00.

O Hostal Cordillera de Los Andes é outra boa alternativa, mas que costuma ser mais procurada pelos viajantes mais jovens.

Outras hospedagens que não costumam decepcionar, mas que estão um pouco afastadas do centro, são o Hostal Monte Carmelo e o Sangay Spa Hotel.

»»» Confira outras ofertas de hospedagem em Baños, no Equador

3- Dicas de hostels

Como mencionei anteriormente, embora um hostal (com “a”) possa oferecer quartos compartilhados, não espere encontrar o mesmo astral de um albergue. Por isso, neste item deixarei algumas indicações pra galera que não abre mão de um bom e velho hostel.

A minha casa em Baños foi o Plantas y Blanco. Logo abaixo você pode conferir o que eu achei do lugar, mas já adianto que não me arrependi.

O Erupcion Art Hotel & Hostel é outro com boa avaliação e que cumpre com o prometido.

Já o Great Hostels Backpackers é um dos queridinhos de Baños. Além da estrutura diferenciada se comparada aos outros hostels da cidade, os ambientes possuem decoração bacaninha e um astral pra lá de animado.

# Bônus: A minha experiência

Fiquei hospedado no Hostal Plantas y Blanco e não tenho do que me queixar: localização privilegiada, estrutura adequada e preço amigo.

As instalações do albergue são bem cuidadas, desde os dormitórios espaçosos ao terraço agradável, passando por algumas salas de estar pouco usadas pelos hóspedes.

O atendimento foi simpático. Sempre que precisei de orientações os funcionários me ajudaram prontamente.

O café da manhã não está incluído no valor da diária, no entanto, o serviço é oferecido por um preço à parte. Tudo bem simples e saboroso.

O maior inconveniente do hostel provavelmente seja as escadas para chegar a alguns dormitórios e área comum. Apesar do bom custo-benefício, não é uma acomodação indicada para quem tem dificuldades de locomoção. 

»»» Veja fotos, avaliações e preços do Plantas y Blancos

 

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, Murilo! Li seu relato e gostei muito. Estou planejando uma viagem ao Equador, em janeiro 2019, com meus amigos e teremos 12 dias livres. Pensamos em fazer: Quito e arredores, Guayaquil e Cuenca. Nossa dificuldade é na parte dos arredores de Quito (Latacunga e Baños) Não sei se é melhor bate-volta saindo de quito ou se vale a pena se hospedar nas cidadezinhas. O que você sugere?

    Abraço,

    Emanuel Assis

    • Faala Emanuel, tudo bem?

      Latacunga funciona bem como base para ir a Quilotoa e Cotopaxi. Porém, um passeio com alguma agência saindo de Quito também é perfeitamente viável. Já bate volta por conta própria (transporte público), fica beeem corrido.

      Sobre Baños, vale a pena ficar ao menos uns dois dias por lá. Bate volta de Quito para Baños não é viável.

      Abração!

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here