Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Ilhéus: Melhores bairros e hotéis

Em um primeiro momento pode parecer que decidir onde ficar em Ilhéus seja difícil. Isso porque, trata-se da cidade com o litoral mais extenso da Bahia, com pouco mais de 100 quilômetros. No entanto, a verdade é que a rede hoteleira do município está distribuída em poucas vizinhanças.

Basicamente, podemos separar os bairros para se hospedar em Ilhéus em três áreas: centro, praias do sul e praias do norte. E, cada trecho, têm facilidades e pormenores que influenciarão diretamente no seu roteiro de viagem.

Portanto, além de saber o que cada região tem para oferecer, antes de reservar a sua pousada em Ilhéus é importante definir qual será a sua programação pelo litoral sul baiano e de que forma irá se locomover. Afinal, o bairro mais conveniente para a sua estada depende destes fatores.

Em todo caso, saiba que, na minha opinião, há uma área para ficar em Ilhéus que tem função coringa. Ou seja, é um lugar que, de modo geral consegue atender perfeitamente a maior parte dos visitantes. Portanto, na dúvida, escolha uma acomodação por estas bandas.

Melhores bairros para ficar em Ilhéus

Sem delongas: para mim, o melhor lugar para ficar em Ilhéus é pelos arredores dos bairros Pontal e Praia do Sul até a altura do Jardim Atlântico. Isso porque, essa região tem duas qualidades incontestáveis: está à beira-mar, porém, próxima dos pontos turísticos do centro histórico; e tem um bom conjunto de bares e restaurantes para ir à noite.

Ainda assim, saiba que também há hotéis para ficar em Ilhéus espalhados pelos quatro cantos da cidade. O próprio centro, por exemplo, tem algumas acomodações que oferecem bom custo-benefício.

Por outro lado, para quem preza por uma hospedagem perto de um bom trecho para banho de mar, o ideal é investir em um quarto na Praia dos Milionários ou em algum pedaço de areia ao norte de Ilhéus. Enquanto a primeira é o local com maior estrutura de quiosques pé na areia, as praias situadas ao norte tem perfil mais selvagem e deserto.

Por fim, sobre os preços das pousadas em Ilhéus, saiba que as diárias custam a partir de R$ 200,00 – em uma suíte para duas pessoas e com o café da manhã na conta.

Independentemente de qual seja a categoria da estada que você está procurando, um bom site para encontrar ofertas especiais e até mesmo fazer a sua reserva é o Booking.com.

praias para ficar em Ilhéus
A Praia do Sul é uma das melhores praias para ficar em Ilhéus

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ilhéus

Centro de Ilhéus

Apesar de, na minha opinião, essa não ser a melhor área para ficar em Ilhéus, hospedar-se no centro-histórico traz algumas comodidades. No caso, a principal facilidade é o fato de estar ao lado dos pontos turísticos culturais que farão parte do seu roteiro.

Além disso, outro privilégio desta localização é o fácil acesso tanto para as praias do sul como também para as praias do norte da cidade. Ou seja, você estará no meio do caminho para qualquer direção.

É importante dizer também que além de ser bastante movimentado durante o dia, afinal, essa é a área de comércios mais intensa de Ilhéus, o centro também tem alguns lugares para ir à noite. É o caso dos famosos bares-restaurantes Vesúvio e Bataclan. Ou, para algo mais informal, basta ir ao American Park – uma espécie de grande praça de alimentação a céu aberto onde há trailers de comida, lanchonetes e sorveterias.

Talvez, o maior inconveniente de ficar no centro de Ilhéus é o fato de não estar ao lado de uma boa praia para banho. Além disso, tenha em mente que há pouquíssimas acomodações no burburinho central.

Hotéis no centro de Ilhéus

» Ilhéus Hotel ($): Está em busca de um hotel baratinho no centro de Ilhéus? Se sim, pode parar de procurar porque esta é uma das poucas opções na região. Apesar de ser simples e sem muitas firulas, faz o arroz com feijão bem feito e garante uma hospedagem sem grandes inconvenientes.

Situado na orla do Rio Cachoeira, o Ilhéus Hotel está a apenas duas quadras do burburinho comercial e turístico do centro de Ilhéus. Inclusive, o histórico bar Bataclan está ainda mais perto. Além de poder circular facilmente durante o dia, essa é uma região onde você também terá bares e restaurantes para ir a pé depois que sol se por.

» Green 53 Boutique Hotel ($$): O melhor local para ficar no centro histórico de Ilhéus é o Green 53 Boutique Hotel. Isso porque, além da localização conveniente próximo das atrações do bairro, a sua estrutura é impecável.

Fazendo a linha intimista e aconchegante, o Green 53 Boutique tem suítes confortáveis para uma e duas pessoas. Além da decoração de bom gosto, todos os quartos são equipados com ar condicionado, frigobar e TV.

onde se hospedar em Ilhéus
Centro de Ilhéus

Pontal e Praia do Sul

Ao sair do centro da cidade e cruzar a Ponte Jorge Amado você chegará à vizinhança de Pontal e, um pouco mais adiante, à Praia do Sul. Para mim, essa é a melhor região para ficar em Ilhéus. Inclusive, foi onde eu me hospedei e com toda certeza voltaria para o mesmo endereço em outras oportunidades.

Além da proximidade com os pontos turísticos mais visitados durante uma viagem a Ilhéus, essa área tem bons lugares para comer e beber, e também se trata de um bairro à beira-mar. No caso, a Praia do Sul vai até a altura do Jardim Atlântico – este último, um bairro vizinho e com perfil semelhante.

Mas atenção: não confunda a Praia do Sul com as praias mais ao sul de Ilhéus. Apesar do nome, a Praia do Sul é uma das mais próximas do centro da cidade – no caso, é a primeira desta coordenada.

Além disso, o Aeroporto de Ilhéus – que é o principal local de desembarque da região conhecida como Costa do Cacau e onde também se encontram destinos como Itacaré e Península de Maraú – está localizado no bairro do Pontal.

No geral, é uma região que facilita a logística dos passeios para fazer em Ilhéus, tem boa estrutura comercial e acomodações de diversas categorias. Portanto, este é o bairro coringa que comentei no início do texto que tende a agradar a maior parte dos visitantes.

Hotéis no Pontal e na Praia do Sul

» Hostel da Jô ($): Se acaso você estiver em busca de um hostel em Ilhéus, o Hostel da Jô é a melhor pedida para a sua viagem. Inclusive, foi lá onde eu fiquei hospedado e com toda a certeza voltaria outras vezes.

Além dos dormitórios pra lá de espaçosos e confortáveis, o hostel tem ainda cozinha compartilhada e uma excelente varanda com sofás e redes – o que é ideal para os forasteiros que gostam de se socializar durante a estada.

» Hotel Praia do Sol ($$):O Hotel Praia do Sol está grudado no bairro Pontal. Ou seja, próximo do acesso para o centro, para as praias do sul e a uma distância caminhável de bares e restaurantes.

Como nem só de um bom endereço se faz uma estada, o hotel ainda tem suítes extremamente confortáveis para duas ou três pessoas. Inclusive, é um bom lugar para quem viaja em família e com crianças.

» Pousada dos Hibiscus ($$): Trata-se de uma típica pousada praiana que esbanja charme e está de frente para o mar. Está situada em um excelente trecho da Praia do Sul, na sossegada vizinhança Jardim Atlântico.

Além de estar a poucos passos do mar, o hóspede também pode desfrutar de uma linda área externa com piscina. A decoração e as mobílias são todas em madeira – nada de cadeiras, mesas e espreguiçadeiras de plástico.

» Jardim Atlântico Beach Resort ($$$): De ambiente familiar e toda a estrutura que só um resort é capaz de proporcionar, o Jardim Atlântico é um dos hotéis mais tradicionais da cidade e está localizado de frente para o mar.

Para quem quer um lugar para aproveitar além da praia, é o melhor endereço. Afinal, dá para curtir o dia nas suas piscinas e com todos os serviços de bar e restaurante do resort à sua disposição. Além disso, também há academia, salão de jogos e espaço infantil com programação para os pequenos.

bairros para ficar em Ilhéus
O bairro Pontal é um bom lugar para ficar em Ilhéus

Praia dos Milionários e outras praias ao sul de Ilhéus

Localizada a oito quilômetros da área central de Ilhéus, Milionários é a principal praia urbana da cidade. Além de uma extensa faixa de areia, a região tem ótimos quiosques pé na areia. Por outro lado, tenha em mente que a orla não chega a ter um calçadão bem cuidado para caminhadas.

Na minha opinião, é um bom lugar para visitar e para passar o dia. Porém, não deixa de ser uma opção para quem faz questão de se hospedar perto de uma boa praia para banho de mar.

Seguindo para o extremo sul começam a aparecer praias com um perfil menos urbano.

A Praia do Cururupe, por exemplo, apesar de ser a próxima depois de Milionários, ostenta traços mais naturais devido ao Rio Cururupe que deságua no mar por ali. Por aqui, você ainda encontrará um bom conjunto de barracas na areia.

O próximo trecho a ter alguma estrutura é na altura da Praia de Olivença, onde está a simpática e familiar Barraca da Bica Olivença – um dos poucos quiosques que você terá à disposição.

Por fim, a 18 quilômetros do centro de Ilhéus está a Praia Batuba. Quando estive lá não havia nenhum tipo de serviço para os banhistas. Porém, há uma estrutura física de quiosque que suponho estar aberto durante a alta temporada.

Hotéis nas praias ao sul

» Pousada Vila Verde ($): Além de ser um dos lugares mais baratos para ficar em Ilhéus, com diárias a partir de R$ 180,00, a Pousada Vila Verde é também uma das mais bem-cotadas para se hospedar no litoral sul da cidade.

Localizada na altura da Praia Batuba, a Vila Verde proporciona uma excelente estada em meio à natureza que é ideal para quem está em busca de tranquilidade.

» Pousada Praia Bela ($$): Com um quintalzão rodeado de verde, piscina, redes e coqueiros, a Pousada Praia Bela é aquele tipo de lugar que nos deixa em dúvida entre ir à praia ou ficar por ali mesmo. Ainda assim, caso decida esticar a canga na areia, saiba que você não precisará andar nem 100 metros para chegar à Praia dos Milionários.

» Pousada do Mar ($$): Para os turistas que querem fugir do burburinho central e escapar dos pedaços de areia mais tumultuados, a Pousada do Mar é uma boa escolha para dias de sossego pertinho do mar. Localizada na Praia de Cururupe, que é vizinha da Milionários, a pousada tem uma boa estrutura e um jardinzão com pinta de oásis para relaxar.

melhor local para ficar em Ilhéus
Praia dos Milionários

Praias ao norte de Ilhéus

Se você preza por praias mais selvagens e com mais vegetação no seu entorno, saiba que é ao norte de Ilhéus onde você irá encontrá-las. Apesar da faixa de areia e do mar serem muito semelhantes com as do sul, por estas bandas o verde se torna mais abundante e as barracas mais escassas. Inclusive, é bom sair de casa com um endereço certo.

Para mim, a estada nesta região só vale a pena para quem estiver com um carro próprio e em busca de tranquilidade total – sem necessidade de sair para bater-perna à noite ou jantar em restaurantes todos os dias. Aliás, tenha me mente que há pouquíssima estrutura comercial por este lados.

Hotéis nas praias ao norte de Ilhéus

» Refúgio Mineiro Hotel Boutique: Uma das melhores pousadas em Ilhéus para se hospedar no sossegado litoral norte é a Refúgio Mineiro, que está localizada a 30 quilômetros da área central, mais especificamente na Praia de Mamoã.

Fazendo jus ao nome que tem, a pousada tem um jeitão de casa de praia intimista onde os hóspedes são recebidos como se fossem amigos de longa data. Além disso, outras comodidades da Refúgio Mineiro é que ela está a poucos passos do mar e também tem um quintal com piscina.

Praia ao norte de Ilhéus

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros lugares para ficar em Ilhéus.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Ivan disse:

Caro Murilo, parabéns pelo trabalho.Só você e eu sabemos o quanto ele passa a ser útil para mim. E um parabéns especial pelo seu texto de apresentação. Sou jornalista a caminho de Ilhéus. Em janeiro. Estou indo, como se costuma dizer, com a cara e com a coragem, à procura de onde ficar e onde trabalhar. E com passagem só de ida. Grande abraço. Vou deixar um link, minha predileção é áudio (rádio e podcast). Abração e satisfação ter encontrado vosmecê na rede.
Saravá!
71 – 982317776

Murilo Pagani disse:

Olá, Ivan, tudo bem?

Muito obrigado pelas palavras. Espero que dê tudo certo e que aproveite bastante este novo ciclo.

Vou dar uma olhada no link, também escuto bastante coisa. hehehehe

Abraço