Em um primeiro momento pode parecer que decidir onde ficar em Ilhéus seja difícil. Isso porque, trata-se da cidade com o litoral mais extenso da Bahia, com pouco mais de 100 quilômetros. No entanto, a verdade é que a rede hoteleira do município está distribuída em poucas vizinhanças.
Basicamente, podemos separar os bairros para se hospedar em Ilhéus em três áreas: centro, praias do sul e praias do norte. E, cada trecho, têm facilidades e pormenores que influenciarão diretamente no seu roteiro de viagem.
Portanto, além de saber o que cada região tem para oferecer, antes de reservar a sua pousada em Ilhéus é importante definir qual será a sua programação pelo litoral sul baiano e de que forma irá se locomover. Afinal, o bairro mais conveniente para a sua estada depende destes fatores.
Em todo caso, saiba que, na minha opinião, há uma área para ficar em Ilhéus que tem função coringa. Ou seja, é um lugar que, de modo geral consegue atender perfeitamente a maior parte dos visitantes. Portanto, na dúvida, escolha uma acomodação por estas bandas.
Melhores bairros para ficar em Ilhéus
Sem delongas: para mim, o melhor lugar para ficar em Ilhéus é pelos arredores dos bairros Pontal e Praia do Sul até a altura do Jardim Atlântico. Isso porque, essa região tem duas qualidades incontestáveis: está à beira-mar, porém, próxima dos pontos turísticos do centro histórico; e tem um bom conjunto de bares e restaurantes para ir à noite.
Ainda assim, saiba que também há hotéis para ficar em Ilhéus espalhados pelos quatro cantos da cidade. O próprio centro, por exemplo, tem algumas acomodações que oferecem bom custo-benefício.
Por outro lado, para quem preza por uma hospedagem perto de um bom trecho para banho de mar, o ideal é investir em um quarto na Praia dos Milionários ou em algum pedaço de areia ao norte de Ilhéus. Enquanto a primeira é o local com maior estrutura de quiosques pé na areia, as praias situadas ao norte tem perfil mais selvagem e deserto.
Por fim, sobre os preços das pousadas em Ilhéus, saiba que as diárias custam a partir de R$ 200,00 – em uma suíte para duas pessoas e com o café da manhã na conta.
Independentemente de qual seja a categoria da estada que você está procurando, um bom site para encontrar ofertas especiais e até mesmo fazer a sua reserva é o Booking.com.
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ilhéus
Centro de Ilhéus
Apesar de, na minha opinião, essa não ser a melhor área para ficar em Ilhéus, hospedar-se no centro-histórico traz algumas comodidades. No caso, a principal facilidade é o fato de estar ao lado dos pontos turísticos culturais que farão parte do seu roteiro.
Além disso, outro privilégio desta localização é o fácil acesso tanto para as praias do sul como também para as praias do norte da cidade. Ou seja, você estará no meio do caminho para qualquer direção.
É importante dizer também que além de ser bastante movimentado durante o dia, afinal, essa é a área de comércios mais intensa de Ilhéus, o centro também tem alguns lugares para ir à noite. É o caso dos famosos bares-restaurantes Vesúvio e Bataclan. Ou, para algo mais informal, basta ir ao American Park – uma espécie de grande praça de alimentação a céu aberto onde há trailers de comida, lanchonetes e sorveterias.
Talvez, o maior inconveniente de ficar no centro de Ilhéus é o fato de não estar ao lado de uma boa praia para banho. Além disso, tenha em mente que há pouquíssimas acomodações no burburinho central.
Hotéis no centro de Ilhéus
» Ilhéus Hotel ($): Está em busca de um hotel baratinho no centro de Ilhéus? Se sim, pode parar de procurar porque esta é uma das poucas opções na região. Apesar de ser simples e sem muitas firulas, faz o arroz com feijão bem feito e garante uma hospedagem sem grandes inconvenientes.
Situado na orla do Rio Cachoeira, o Ilhéus Hotel está a apenas duas quadras do burburinho comercial e turístico do centro de Ilhéus. Inclusive, o histórico bar Bataclan está ainda mais perto. Além de poder circular facilmente durante o dia, essa é uma região onde você também terá bares e restaurantes para ir a pé depois que sol se por.
» Green 53 Boutique Hotel ($$): O melhor local para ficar no centro histórico de Ilhéus é o Green 53 Boutique Hotel. Isso porque, além da localização conveniente próximo das atrações do bairro, a sua estrutura é impecável.
Fazendo a linha intimista e aconchegante, o Green 53 Boutique tem suítes confortáveis para uma e duas pessoas. Além da decoração de bom gosto, todos os quartos são equipados com ar condicionado, frigobar e TV.
Pontal e Praia do Sul
Ao sair do centro da cidade e cruzar a Ponte Jorge Amado você chegará à vizinhança de Pontal e, um pouco mais adiante, à Praia do Sul. Para mim, essa é a melhor região para ficar em Ilhéus. Inclusive, foi onde eu me hospedei e com toda certeza voltaria para o mesmo endereço em outras oportunidades.
Além da proximidade com os pontos turísticos mais visitados durante uma viagem a Ilhéus, essa área tem bons lugares para comer e beber, e também se trata de um bairro à beira-mar. No caso, a Praia do Sul vai até a altura do Jardim Atlântico – este último, um bairro vizinho e com perfil semelhante.
Mas atenção: não confunda a Praia do Sul com as praias mais ao sul de Ilhéus. Apesar do nome, a Praia do Sul é uma das mais próximas do centro da cidade – no caso, é a primeira desta coordenada.
Além disso, o Aeroporto de Ilhéus – que é o principal local de desembarque da região conhecida como Costa do Cacau e onde também se encontram destinos como Itacaré e Península de Maraú – está localizado no bairro do Pontal.
No geral, é uma região que facilita a logística dos passeios para fazer em Ilhéus, tem boa estrutura comercial e acomodações de diversas categorias. Portanto, este é o bairro coringa que comentei no início do texto que tende a agradar a maior parte dos visitantes.
Hotéis no Pontal e na Praia do Sul
» Hostel da Jô ($): Se acaso você estiver em busca de um hostel em Ilhéus, o Hostel da Jô é a melhor pedida para a sua viagem. Inclusive, foi lá onde eu fiquei hospedado e com toda a certeza voltaria outras vezes.
Além dos dormitórios pra lá de espaçosos e confortáveis, o hostel tem ainda cozinha compartilhada e uma excelente varanda com sofás e redes – o que é ideal para os forasteiros que gostam de se socializar durante a estada.
» Hotel Praia do Sol ($$):O Hotel Praia do Sol está grudado no bairro Pontal. Ou seja, próximo do acesso para o centro, para as praias do sul e a uma distância caminhável de bares e restaurantes.
Como nem só de um bom endereço se faz uma estada, o hotel ainda tem suítes extremamente confortáveis para duas ou três pessoas. Inclusive, é um bom lugar para quem viaja em família e com crianças.
» Pousada dos Hibiscus ($$): Trata-se de uma típica pousada praiana que esbanja charme e está de frente para o mar. Está situada em um excelente trecho da Praia do Sul, na sossegada vizinhança Jardim Atlântico.
Além de estar a poucos passos do mar, o hóspede também pode desfrutar de uma linda área externa com piscina. A decoração e as mobílias são todas em madeira – nada de cadeiras, mesas e espreguiçadeiras de plástico.
» Jardim Atlântico Beach Resort ($$$): De ambiente familiar e toda a estrutura que só um resort é capaz de proporcionar, o Jardim Atlântico é um dos hotéis mais tradicionais da cidade e está localizado de frente para o mar.
Para quem quer um lugar para aproveitar além da praia, é o melhor endereço. Afinal, dá para curtir o dia nas suas piscinas e com todos os serviços de bar e restaurante do resort à sua disposição. Além disso, também há academia, salão de jogos e espaço infantil com programação para os pequenos.
Praia dos Milionários e outras praias ao sul de Ilhéus
Localizada a oito quilômetros da área central de Ilhéus, Milionários é a principal praia urbana da cidade. Além de uma extensa faixa de areia, a região tem ótimos quiosques pé na areia. Por outro lado, tenha em mente que a orla não chega a ter um calçadão bem cuidado para caminhadas.
Na minha opinião, é um bom lugar para visitar e para passar o dia. Porém, não deixa de ser uma opção para quem faz questão de se hospedar perto de uma boa praia para banho de mar.
Seguindo para o extremo sul começam a aparecer praias com um perfil menos urbano.
A Praia do Cururupe, por exemplo, apesar de ser a próxima depois de Milionários, ostenta traços mais naturais devido ao Rio Cururupe que deságua no mar por ali. Por aqui, você ainda encontrará um bom conjunto de barracas na areia.
O próximo trecho a ter alguma estrutura é na altura da Praia de Olivença, onde está a simpática e familiar Barraca da Bica Olivença – um dos poucos quiosques que você terá à disposição.
Por fim, a 18 quilômetros do centro de Ilhéus está a Praia Batuba. Quando estive lá não havia nenhum tipo de serviço para os banhistas. Porém, há uma estrutura física de quiosque que suponho estar aberto durante a alta temporada.
Hotéis nas praias ao sul
» Pousada Vila Verde ($): Além de ser um dos lugares mais baratos para ficar em Ilhéus, com diárias a partir de R$ 180,00, a Pousada Vila Verde é também uma das mais bem-cotadas para se hospedar no litoral sul da cidade.
Localizada na altura da Praia Batuba, a Vila Verde proporciona uma excelente estada em meio à natureza que é ideal para quem está em busca de tranquilidade.
» Pousada Praia Bela ($$): Com um quintalzão rodeado de verde, piscina, redes e coqueiros, a Pousada Praia Bela é aquele tipo de lugar que nos deixa em dúvida entre ir à praia ou ficar por ali mesmo. Ainda assim, caso decida esticar a canga na areia, saiba que você não precisará andar nem 100 metros para chegar à Praia dos Milionários.
» Pousada do Mar ($$): Para os turistas que querem fugir do burburinho central e escapar dos pedaços de areia mais tumultuados, a Pousada do Mar é uma boa escolha para dias de sossego pertinho do mar. Localizada na Praia de Cururupe, que é vizinha da Milionários, a pousada tem uma boa estrutura e um jardinzão com pinta de oásis para relaxar.
Praias ao norte de Ilhéus
Se você preza por praias mais selvagens e com mais vegetação no seu entorno, saiba que é ao norte de Ilhéus onde você irá encontrá-las. Apesar da faixa de areia e do mar serem muito semelhantes com as do sul, por estas bandas o verde se torna mais abundante e as barracas mais escassas. Inclusive, é bom sair de casa com um endereço certo.
Para mim, a estada nesta região só vale a pena para quem estiver com um carro próprio e em busca de tranquilidade total – sem necessidade de sair para bater-perna à noite ou jantar em restaurantes todos os dias. Aliás, tenha me mente que há pouquíssima estrutura comercial por este lados.
Hotéis nas praias ao norte de Ilhéus
» Refúgio Mineiro Hotel Boutique: Uma das melhores pousadas em Ilhéus para se hospedar no sossegado litoral norte é a Refúgio Mineiro, que está localizada a 30 quilômetros da área central, mais especificamente na Praia de Mamoã.
Fazendo jus ao nome que tem, a pousada tem um jeitão de casa de praia intimista onde os hóspedes são recebidos como se fossem amigos de longa data. Além disso, outras comodidades da Refúgio Mineiro é que ela está a poucos passos do mar e também tem um quintal com piscina.
» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outros lugares para ficar em Ilhéus.
Obrigada, Murilo!
Caro Murilo, parabéns pelo trabalho.Só você e eu sabemos o quanto ele passa a ser útil para mim. E um parabéns especial pelo seu texto de apresentação. Sou jornalista a caminho de Ilhéus. Em janeiro. Estou indo, como se costuma dizer, com a cara e com a coragem, à procura de onde ficar e onde trabalhar. E com passagem só de ida. Grande abraço. Vou deixar um link, minha predileção é áudio (rádio e podcast). Abração e satisfação ter encontrado vosmecê na rede.
Saravá!
71 – 982317776
Olá, Ivan, tudo bem?
Muito obrigado pelas palavras. Espero que dê tudo certo e que aproveite bastante este novo ciclo.
Vou dar uma olhada no link, também escuto bastante coisa. hehehehe
Abraço