o que fazer em Villa la Angostura
Villa la Angostura

Geralmente, a cidadezinha de Villa la Angostura vira apenas um bate-volta para quem vai à famosérrima Bariloche, na Argentina, já que a distância entre as duas cidades é de apenas 80 quilômetros. No entanto, eu se fosse você passaria mais tempo em Villa. Afinal, há muito o que fazer em Villa la Angostura.

No meu caso, sempre visito as duas cidades, mas fico mais tempo em Villa. Muito menor que Bariloche, muito mais charmosa e aconchegante, e com as mesmas belezas da vizinha.

Gosto tanto da região que após viajar dez vezes para lá, publiquei no ano passado o Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura. Nesse material você encontrará todas as informações que precisa para planejar sua viagem do começo ao fim à essas duas cidades encantadoras.

Porém, para não te deixar na vontade, nesse post vou te dar cinco dicas de lugares e programas que você não pode deixar de fazer em Villa la Angostura.

Leia também: Onde ficar em Villa la Angostura | Dicas e hotéis

# O que fazer em Villa la Angostura

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Villa la Angostura

1- Porto de Villa la Angostura

De lá partem os barcos para visitar o bosque de Arrayanes e os veleiros para curtir o lago. A região é belíssima e vale vários dias de visitas, e não apenas para sair embarcado.

Um dos meus lugares favoritos em Villa é o conjunto de restaurantes e barzinhos que ficam perto do porto, com mesas ao ar livre em frente a um gramado delicioso, cheio de cachorros patagônicos e com parque infantil. Uma dádiva no verão.

Além disso, há também uma pequena feirinha para a mulherada se deliciar.

Ao lado está a Baía Mansa e suas águas calmas abrigadas pela Península de Quetrihue, uma praia deliciosa.

Ali está o Istmo de Quetrihue, que é uma porção de terra que une a península de Quetrihue ao continente, de onde saem os trekkings e pedaladas para o Parque Nacional los Arryanes.

Do outro lado do Istmo de Quetrihue, a apenas 300 metros de distância da calmíssima Baía Mansa, está a Baía Brava, que faz jus ao nome. Voltada para o Chile, ela tem águas agitadíssimas.

Em 2011, foi a primeira a ser enterrada pelas cinzas do Vulcão Puyehue, que está bem pertinho.

passeios para fazer em Villa la Angostura
Baía Mansa

Leia também: Seguro viagem para a Argentina | Dicas indispensáveis

2- Praia do Lago Correntoso 

Um dos menores rios do mundo com 200 metros, o Rio Correntoso liga dois lagos deslumbrantes: o Nahuel Huapi e o Correntoso.

Tudo emoldurado por pontes cinematográficas, uma água azul límpida e onde nadam as melhores trutas da região, muito procurado pela pesca.

A 500 metros do rio Correntoso está a minha praia preferida na região: a Praia do Lago Correntoso. Essa praia possui um camping, mesas de piquenique, barzinhos, aluguel de caiaque, e é um dos melhores programas para fazer em Villa la Angostura durante o verão.

dicas de viagem Villa la Angostura
Lago Correntoso

Leia também: 12 cidades que você precisa conhecer na Argentina

3- Estação de esqui Cerro Bayo

É a estação de esqui de Villa la Angostura. Aliás, mesmo que seja em outra estação que não o inverno, é um lugar imprescindível para ver toda a beleza da região.

Isso porque,  ostenta uma vista espetacular para a cidade e o Lago Nahuel Huapi, além das montanhas de Bariloche.

O Cerro Bayo fica a apenas nove quilômetros do Centro de Villa.

Próximo à base do Cerro Bayo existe uma trilha maravilhosa em meio a árvores altíssimas que levam ao mirante da Cascata do Rio Bonito. Vale a pena dar uma parada para conhecer.

Villa la Angostura - passeios
Vista do Cerro Bayo

4- Puerto Manzano

O Puerto Manzano é um lugar mágico: uma península belíssima situada sete quilômetros antes de chegar a Villa, na Ruta Nacional.

É lá que ficam as casas mais lindas, pousadas estonteantes e restaurantes à beira lago onde se tem uma vista indescritível. No porto de Puerto Manzano tem alguns bares e um restaurante muito bom, com praia própria, o “A Estribor de Marinas”.

Villa la Angostura - o que fazer
Puerto Manzano

5- Centrinho de Villa la Angostura

O centro de Villa é pequeno. Uma ruazinha principal, super charmosa, que na verdade é uma estrada internacional que liga a Argentina ao Chile, que fica a 50 quilômetros dali. Por isso, a população se revolta com o tráfego de caminhões pesados no centro.

Mas isso é um detalhe que não tira o charme do lugar. É a maior concentração de lojinhas descoladas, sofisticadas e de chocolates maravilhosos no mesmo lugar.

Inclusive, o melhor sorvete da região fica no El Bosque Chocolate, no centro de Villa.

pontos turísticos Villa la Angostura
Centrinho de Villa

+ Dicas sobre Villa la Angostura, na Argentina

» A melhor época para ir a Villa la Angostura depende dos planos da viagem. Para quem quer ver neve e esquiar, ir no inverno é obrigatório. 

Por outro lado, para quem não faz questão de dias frios, nas outras estações a região continua sendo perfeitamente visitáveis. Inclusive, com paisagens mais coloridas e alegres.

» Embora seja possível fazer um bate-volta desde Bariloche até Villa, para aproveitar a cidade com calma recomendo passar ao menos duas noites por lá. Ou seja, parte de um dia – que também será ocupado com deslocamento – e mais vinte e quatro horas.

» Villa la Angostura é um dos lugares que fazem parte da famosa Ruta de los Siete Lagos, que termina em San Martín de los Andes. Mais uma vez, há agências que oferecem esse passeio de um dia saindo de Bariloche.

No entanto, para aproveitar estes cenários com calma, o ideal é fazer por conta própria com uma carro alugado, e dedicar ao menos três dias para a programação. Um possível roteiro, é:

Primeiro dia: Sair cedo de Bariloche, passar o dia e dormir em Villa la Angostura.

Segundo dia: Sair cedo para percorrer a Ruta de los Siete Lagos, chegar a tarde e dormir em San Martín de los Andes.

Terceiro dia: Passar a manhã em San Martín de los Andes e voltar para Bariloche.

» Este é um Guest Post escrito pela Adriana Magalhães, autora do blog Atravessar Fronteiras

» Por fim, se acaso precisar de mais informações sobre o que fazer em Villa la Angostura e Bariloche, basta acessar o Atravessar Fronteiras ou o Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura.

3 lugares para se hospedar em Villa la Angostura

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel la Angostura  é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Unquehue Dormis tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Faraway.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

27 COMENTÁRIOS

  1. Olá !!!! Adorei seus posts !!!! Pretendemos ir a Bariloche / Villa la Angostura no início de junho !!! (ficar 4 dias em Villa e 3 em Bariloche. Gostaria de saber se é seguro alugar carro nessa época do ano. Se consigo ir de carro de uma cidade à outra com segurança. Obrigada desde já

    • Oi Priscila, tudo bem?

      Que bom que gostou dos textos! =)

      Vai depender de como estará a temporada de neve. Como o início de neve é diferente a cada ano, é difícil prever com antecedência como estará a condição da estrada. O fato é que, sim, pode nevar. E, neste caso, a atenção ao volante deve ser redobrada, já que é uma situação que não estamos acostumados no Brasil!

      Abração

  2. Me apaixonei pela Villa La Angostura depois que vi uma foto pela internet.
    Darei uma pausa nas minhas férias anuais pela Europa pra visitar esse lugar!!
    Vc me empolgou mais ainda!
    Amei tudo!

  3. Olá Murilo, tudo bem?
    Ja fui a Bariloche 2x e no Cerro Bayo
    Nao conheço nada da Villa, seu link ali em cima esta dando erro.
    Gostaria de mais dicas do que fazer por la e tal.. pretendo ficar 10 dias em julho

    • Oi Tainá, tudo ótimo e você?

      Que bacana… Eu não vejo a hora de voltar para estes lados!

      Como este post foi um texto escrito por uma colega, infelizmente não tenho muitas outras dicas sobre a cidade.

      Obrigado por avisar sobre o link. Vou fazer a correção.

      Recomendo que você consulte as dicas da Adriana através do link abaixo. Tem muita informação sobre Villa…

      >>> https://www.atravessarfronteiras.com.br/categoria/argentina/

      Abração!

    • Oi, tudo bem?

      Dependendo de onde se hospedar, alguns deslocamentos precisarão ser feitos de carro. Mas no caso, os táxis e remis costumam ter um bom preço.
      Já que os percursos, de um modo geral, não são tãããõ longos!

      Abração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here