Cidades na Argentina: Dicas dos principais destinos turísticos para incluir em um roteiro de viagem pela Argentina
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Muitos brasileiros conhecem nosso vizinho hermano. Porém,  a maioria dos viajantes vão somente a Buenos Aires e acaba ignorando dezenas de outras cidades na Argentina que renderiam inúmeras viagens.

Assim como o Brasil, o território argentino é um dos maiores do mundo.

E como é de se imaginar, em terras tão extensas, há muitas Argentinas dentro de uma.

Da gelada Patagônia ao desértico norte do país, o que não faltam são cidades e paisagens que merecem a nossa visita.

Sim. Com certeza uma viagem à Argentina deve incluir Buenos Aires. E antes que você me pergunte, Bariloche também deve entrar no seu roteiro.

No entanto, nesse post eu irei te apresentar a outras cidades na Argentina que têm tudo para te oferecer uma viagem inesquecível.

Leia também: Seguro viagem para Argentina | Dicas indispensáveis 

# Principais cidades turísticas na Argentina

Embora as doze cidades na Argentina que serão indicadas já garantem um belo roteiro pelo país, tenha em mente que o território argentino oferece outras possibilidades que ficarão de fora deste post. Inclusive, caso tenha outras dicas deixe um comentário no final do texto.

Além disso, vale destacar também que conhecer todos estes lugares numa única viagem é complicado.

Primeiro, porque exige mais tempo do que a maioria dos viajantes conseguem ter durante as férias. E segundo, porque o orçamento necessário também será mais elevado. Se estes dois fatores não forem impedimentos a você, boa viagem!

O ideal, no entanto – ao menos para a maioria das pessoas – é conhecer estes destinos em várias viagens, focando em uma única região do país por vez.

1- Buenos Aires

Já que a mencionei acima, vamos começar por ela.

A capital  da Argentina é um dos destinos internacionais mais visitados pelos brasileiros. Escutar pessoas conversando em português pelas ruas portenhas é algo relativamente comum.

Buenos Aires é uma cidade que pode ser visitada em qualquer época do ano, tudo depende da sua preferência.

Quer ir no inverno e curtir o frio em algum dos vários cafés que há por lá? Ótimo.

Prefere o calor de mais de 30 C e tomar uma cerveja gelada em algum bar em Palermo? Vá no verão.

Gosta temperaturas mais amenas e aproveitar de tudo um pouco? O outono e a primavera são ideais para isso.

Para um roteiro de primeira viagem a Buenos Aires recomendo dedicar ao menos quatro dias inteiros por lá. Dessa forma, será possível conhecer os principais pontos turísticos da capital argentina sem fazer das férias uma maratona.

Porém, se você gosta de grandes cidades e quer explorar ao máximo  – dos lugares mais clássicos a programas menos convencionais – considere passar pelo menos uma semana, afinal, há muito o que fazer em Buenos Aires.

» Dicas de hospedagem em Buenos Aires

» Passeios em Buenos Aires

cidades da Argentina - Buenos Aires
Caminito

2- Mendoza

Para todos aqueles que querem explorar a montanha mais alta das Américas, a Aconcágua, Mendoza certamente é uma das melhores cidades base para se fazer isso.

Mas não pense que esse é o único motivo que faz com que o turismo aumente a cada ano por lá.

Mendoza também é responsável por fabricar alguns dos melhores vinhos argentinos, e passear pelas suas vinícolas é outra coisa a se fazer na cidade.

Descontando os dias de chegada e partida, considere ficar três dias inteiros em Mendoza. Dedique um deles para o tradicional Passeio de Alta Montanha ao Aconcágua, e os outros dois para conhecer as vinícolas da região.

» Dicas de hospedagem em Mendoza

» Passeios em Mendoza

cidades na Argentina - Mendoza
© David [Wikimedia Commons]

3- Puerto Iguazú

A Argentina divide com o Brasil uma das belezas naturais mais lindas do nosso continente e talvez do mundo: as Cataratas do Iguaçu.

E se do lado brasileiro a cidade fronteiriça se chama Foz do Iguaçu, do lado hermano, a cidade que dá acesso a essa maravilha natural é Puerto Iguazú.

Aproveite que está ai e conheça as cataratas pelos dois lados: o brasileiro e o argentino. Ambos merecem a sua visita.

Outra cidade de fronteira que você também pode conhecer é Ciudad del Leste, a cidade famosa pelas compras baratas no Paraguai.

Tenha em mente, porém, que não necessariamente você precisa ficar em Puerto Iguazú para visitar o lado argentino das cataratas. Aliás, considero mais pertinente se hospedar na cidade brasileira Foz do Iguaçu.

Para chegar à Argentina, você pode ir por conta própria com o transporte público, se juntar a uma excursão no esquema bate-volta saindo de Foz, ou contratar os serviços de algum taxista.

Para não deixar nenhum grande passeio de fora do seu roteiro, passe quatro dias inteiros na região.

» Dicas de hospedagem em Puerto Iguazú

» Passeios em Puerto Iguazú

cidade das cataras na Argentina
Lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Leia também: 3 roteiros de mochilão pela Argentina

4- Salta

O noroeste da Argentina é uma região que possui características muito distintas de todo o restante do país. Por aqui, todos os aspectos culturais são mais semelhantes à Bolívia e ao norte chileno.

Salta será uma ótima cidade para você começar a viajar por essa região. Agradável, com bons museus, uma arquitetura no mínimo interessante e com opções de restaurantes para todos os bolsos – a cidade dificilmente desagrada aos viajantes.

Mais ao norte, aproveite para conhecer Humahuaca e a Quebrada que leva o mesmo nome da cidade. As montanhas coloridas valem qualquer dificuldade que você possa ter para chegar até lá.

» Dicas de hospedagem em Salta

» Passeios em Salta

5- Puerto Madryn

Localizada na região conhecida como Patagônia Atlântica, Puerto Madryn é a porta de entrada para começar a viajar por um dos lugares mais incríveis do planeta.

Popular entre os viajantes que querem observar animais marinhos em seu habitat natural, a Península Valdés pode ser visitada em um passeio bate e volta por exemplo.

Outro destino bastante procurado a partir de Puerto Madryn, é Punta Tombo, lugar onde há a maior colônia continental de pinguins do mundo.

» Dicas de hospedagem em Puerto Madryn

» Passeios em Puerto Madryn

6- Bariloche

Assim como Buenos Aires, esse é outro lugar óbvio para viajar na Argentina, mas, que não poderia ficar de fora.

A cidade é um dos destinos de inverno mais populares entre os brasileiros. Porém, não pense que ela deve ser visitada somente nessa estação.

Se você não faz questão de esquiar e ver neve, saiba que o verão em Bariloche é extremamente agradável.

O clima favorece a prática de atividades outdoors, e você conhecerá uma cidade diferente do que a maioria das pessoas conhecem.

Além disso, dá pra esticar a programação até outras cidades na Argentina que serão indicadas a seguir: Villa la Angostura e San Martín de los Andes.

Alguns passeios e lugares para incluir no roteiro em Bariloche, são: Circuito Chico, Cerro Tronador (verão), Cerro Catedral (inverno), Cerro Otto e Isla Victoria e Bosque de Arrayanes.

Bater perna pelo simpático centrinho turístico e comer muito bem também deve fazer parte do seu dia a dia.

» Dicas de hospedagem em Bariloche

» Passeios em Bariloche

cidades turísticas na Argentina - Bariloche
Bariloche

7- Villa la Angostura

Apenas oitenta quilômetros separam Villa la Angostura de Bariloche. Porém, ainda assim, poucas pessoas conhecem essa pequena cidade.

Além de paisagens deslumbrantes, como a praia do Lago Correntoso, Villa é o ponto de inicio para a famosa  Ruta dos 7 lagos – um caminho que proporciona belezas naturais deslumbrantes.

Um passeio no esquema bate-volta saindo de Bariloche é perfeitamente viável – seja de carro próprio ou no tour de alguma agência. No entanto, se tiver tempo considere se hospedar ao menos uma noite por lá.

» Dicas de hospedagem em Villa la Angostura

8- San Martín de los Andes

Outra cidade que está na Rota dos 7 Lagos é San Martín de los Andes. Essa, normalmente é a parada final do percurso.

A cidade de apenas 30 mil habitantes também costuma ser usada como base para conhecer o belíssimo Parque Nacional Lanín.

» Dicas de hospedagem em San Martín de los Andes

» Passeios em San Martín de los Andes

9- El Bolsón

Outra pequena cidade bem próxima de Bariloche e que vale a pena conhecer é El Bolsón.

O lugar é parada obrigatória para quem é adepto a hiking, cachoeiras e quer curte as férias em contato com a natureza. 

» Dicas de hospedagem em El Bólson

melhores destinos na Argentina
© M. Campo [Wikimedia Commons]

10- Ushuaia

Conhecida como La Ciudad del Fin del Mundo, Ushuaia é o principal destino na Patagônia Argentina.

Bem estruturada para receber os turistas, a cidade oferece diversas opções de hospedagem, bares, restaurantes e agências de turismo.

Outra coisa que não falta na cidade são lugares e passeios interessantes para ocupar o seus dias por lá.

Algumas das atrações que recomendo são: Parque Nacional del Fin del Mundo,  passeio pelo Canal Beagle e Glaciar Martial.

» Dicas de hospedagem em Ushuaia

» Passeios em Ushuaia

principais cidades da Argentina - Ushuaia
Ushuaia

11- El Calafate

Apesar da cidade em si não possuir grandes atrações, El Calafate se faz presente nos roteiros pela Patagônia devido a sua boa localização e estrutura para receber os turistas.

A poucas horas do Parque Nacional los Glaciares, onde está o imponente Glaciar Perito Moreno,  esse é o principal motivo que atrai viajantes até a cidade.

É também em El Calafate de onde saem os ônibus para El Chaltén, a última das cidades na Argentina que irei recomendar nesse post.

» Dicas de hospedagem em El Calafate

» Passeios em El Calafate

cidades da Argentina - mapa
Glaciar Perito Moreno

12- El Chaltén

Como não colocar nessa lista a minha cidade favorita na Argentina ???

El Chaltén era um destino que nem estava inicialmente no meu roteiro pela Argentina, mas depois de visita-la, agradeço todos os dias por não ter cometido essa besteira.

Localizada na região patagônica, a aproximadamente quatro horas de El Calafate, essa é uma das melhores cidades latino americanas para quem curte hiking.

Alguns dos mais procurados são as trilhas que levam ao Cerro Torre e Cerro Fitz Roy. No entanto, há muitas outras opções com diferentes níveis de dificuldade.

Para quem gosta de trilhas, o tempo mínimo que eu recomendo para ficar em El Chaltén são três dias inteiros.

» Dicas de hospedagem em El Chaltén

» Passeios em El Chaltén

cidades Argentina - El Chaltén
Cerro Fitz Roy

Evite este erro na sua viagem pela Argentina

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Argentina é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

55 COMENTÁRIOS

  1. Adorei a lista de cidades da Argentina para incluir no roteiro de viagem, especialmente por ter algumas cidades menos populares, com El Bolson. Show de bola!!

  2. Uma vez fiz cara feia pro meu irmão quando ele disse que só tem Buenos Aires na Argentina, e acho que esta é a ideia de muita gente que desconhece o quanto há pra se fazer por lá, o que justifica teu post, muito bom por sinal.

  3. Já estive na Argentina um sem números de vezes, tenho amigos de lá e adoro o país. Já visitei algumas cidades da lista e outras que não estão nela. Cidades argentinas para viajar que estão em minha lista desejo há tempos: Salta e Angostura! 🙂

  4. Mui boa experiência desse jovem!!

    Amigo somos um casal com dois filhos 16 e 05 anos e estamos desejosos em sair do Brasil para uma cidade argentina, porém sem neve rsrs mas com o clima tranquilo, que tenhamos escola boas para as crianças e que nossa. Quanto ao custo de vida, seja bem melhor do que a que temos aqui no Brasil.

    Cordialmente,

    • Oi Everaldo, tudo bem?

      Que bacaaana… Sobre a cidade em questão, talvez alguma cidade pelo centro ou norte do país seria interessante.
      Córdoba, por exemplo, costuma agradar os viajantes! Mas não sei te dizer sobre a experiência de morar…

      Sobre os custos, não sei de qual cidade você é aqui no Brasil, mas o fato é que a Argentina não anda nada barata. Pelo contrário!

      Abração

  5. Bom dia, Murilo. Estou indo este mês a Posadas. Estou pensando no idioma. Pois não falo o espanhol. Obrigado, mio hermano, rsrsr.

  6. Ola Murilo!

    Sou de Campo Grande/MS e pretendo com mais amigos ir até à Argentina de carro. Pretendemos visitar Córdoba, Mendoza (ir pela Rute 40), Bariloche e depois Buenos Aires. Poderia nos ajudar dando dicas de onde dormir (não precisa ser hotel, e o mais barato possível :D) e onde comer?
    Já li seu post sobre Bariloche e achei sensacional!

    Abraços

    • Oi Julia, boa tarde!

      Depende da onde você estará no Paraguai, pois há mais de uma! hehe

      Perto da tríplice fronteira é Puerto Iguazu. Outra que me vem agora é Posadas!

      Abraço!
      Murilo

  7. Olá Murilo Pagani estou querendo fazer uma viagem para conhecer a Argentina e o Chile conhecendo as principais cidades, entre o centro e um pouco do sul dos paises, deixando deserto do atacama, salta e ushuaia para outra oportunidade, por se encontrarem em extremos. Como os descolamentos são as vezes bem grandes, você acha que um mês e meio de viagem seria suficiente? e tem algum roteiro para me indicar de cidades e passeios? desde já agradeço. bjs

    • Oi Vanessa! Que bacana…

      Conheço pouquíssimo essa região!
      Mas de qualquer forma, em um mês e meio dá pra conhecer muuuitos lugares!
      Assim de cabeça me lembro apenas de Santiago (e arredores), Pucón e Mendoza. E também depende do quanto você está disposta a descer ou subir… hehehe
      Mas certamente há outros destinos bacanas por aí.

      Uma pena não conseguir de ajudar com mais informações!

      Abraço!

    • Oi Vanessa,
      Acabo de chegar de férias e fiz exatamente este roteiro. Saimos de vôo do Rio de Janeiro para Buenos Aires, de Buenos Aires de vôo para Bariloche, de Bariloche saímos de ônibus para Puerto Montt, porém não aconselho ficar em Puerto Montt (me arrependi, pois é uma cidade muito feia), vá para Puerto Varas que é bonita e turística e conheça também Frutillar, todas essas cidadezinhas são próximas (os lagos andinos e o vulcão Osorno são paisagens de tirar o fôlego). Saímos de vôo de Puerto Montt para Santiago e de lá retornamos para o Rio de Janeiro, nosso lar. Ao todo foram 18 dias dias de uma viagem maravilhosa e inesquecível. Fiz todo o roteiro sozinha e como éramos em quatro pessoas fizemos a opção de alugarmos apartamentos o que deixou a viagem muito mais em conta.
      Espero ter ajudado e se quiser mais detalhes entre em contato por e-mail que terei muito prazer em te ajudar. Favor colocar no assunto: FÉRIAS, que saberei do que se trata.
      ps:. Desculpas responder uma pergunta que não era para mim, mas…
      Edna Alves

  8. Olá! Estou indo passar Reveillon na Argentina. Fico 11 dias e vou sozinha. Qual roteiro você sugeriria? Me programei apenas para Buenos Aires, mas gostaria de conhecer outros lugares.

    • Oi Isabela!
      Depende muito do seus gostos… rs
      Dá pra incluir Colonia, no Uruguai, por exemplo.
      Além disso Buenos Aires tem atrações pra mais de uma semana… Você poderá aproveitar bem a cidade!

      Abraço

  9. Eu moro na argentina e vale muito a pena conhecer moro em Córdoba que e um lugar incrivil em agosto vou para o sul da argentina esquel morar

  10. Olá!! Eu e meus primos estamos programando um mochilão pela América do Sul, estamos pensando em: Argentina, Chile, Uruguai e Peru. O nosso tempo será de 15 dias. E na Argentina, gostaria de ir: Buenos Aires, Mendoza, Bariloche, Ushuaia, El Calafate e El Chaltén. O nosso meio de transporte estamos disposto a faze-lo por onibus, trem, a pé, a nossa última opção seria o aereo, até por questões financeiras, não ficar muito pesado..Estamos com dificuldades em organizar este roteiro kkkk, quero conhecer tudo!! O que você me indica?

    • Oi Renata!

      Em 15 dias eu recomendo que você faça um roteiro por 3 cidades. No máximo 4, mas isso se você for fazer alguns trechos de avião e não for gastar muito tempo com deslocamento terrestre.

      Antes de começar a de fato montar o roteiro,recomendo que vocês escolham as cidades que realmente mais querem conhecer!

      Abraço

  11. Oiii estou em São paulo, vou de carro rsrs, me da uma dia de uma Cidade boa e segura pra ir com a Familia, ” eu a mulher e duas crianças “, muitoo obrigadoo ??

    • hahahahaha
      A Argentina é um país que vale muuuitas viagens! heheheh
      Com esse tempo sugiro que fique apenas em uma cidade e aproveito o máximo que ela tem pra
      oferecer! 🙂

      Abraço,

    • Oi Ivone,

      Depende de quantos dias disponíveis você terá! hehehe

      Pela descrição do tipo de cidade que você gosta, dessa lista eu recomendaria Villa la Angostura, El Bolsón, El Chaltén e El Calafate.

      Cada uma delas possuem suas particularidades, aí, vai de você verificar quais delas te parecem mais interessantes… hehe

      Abraço

  12. Excelente apresentação da Argentina. Parabéns, Murilo! Estive lá por 17 dias e não saí de Buenos Aires, por falta de dica. Que pena! Voltarei, certamente. Valeu!!!

    • Que bom que gostou Tânia! 🙂

      Eu também não vejo a hora de voltar… Tem muita coisa que ainda quero conhecer por lá!
      hehehehe

      abraço,
      Murilo

  13. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here