Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Buenos Aires: 4 melhores bairros e hotéis

Assim que comecei a planejar minha primeira viagem para Argentina, uma pesquisa rápida na internet me revelou que eu teria que pensar mais um pouco antes de decidir onde ficar em Buenos Aires.

Afinal, assim como em qualquer grande cidade, a capital argentina possui muitos bairros interessantes para se hospedar. Além, de claro, uma quantidade enorme de acomodações – de hostels bem econômicos a hotéis luxuosos.

Por isso, a primeira dica que eu deixo para você planejar esta etapa da sua viagem, é: tenha em mente quais são as vantagens  que você irá priorizar, na hora de escolher o seu bairro para se hospedar em Buenos Aires.

Proximidade com a vida noturna e bons restaurantes? Tranquilidade e ambiente agradável? Hospedagem com preços baixos? Fácil acesso ao transporte público? As respostas para estas perguntas é uma das coisas que irá te ajudar a tomar esta decisão.

A outra dica, e não menos importante, é continuar lendo esse post. Nele eu vou te contar como são os principais bairros da cidade, quais as atrações turísticas que estão perto de cada um, além de indicar opções de hostels e hotéis que valem a pena entrar na sua mira na hora de escolher uma hospedagem em Buenos Aires.

# Melhores bairros para ficar em Buenos Aires

Os quatro principais bairros turísticos da capital da Argentina também são os melhores para ficar em Buenos Aires:

» Microcentro
» San Telmo
» Recoleta
» Palermo

Todos eles estão relativamente bem localizados, possuem boa estrutura de comércios e fácil acesso com o transporte público. Além de claro, ótimas locais para se hospedar em Buenos Aires.

Mas então, qual o melhor lugar para ficar em Buenos Aires?

» Microcentro: Para quem quer economizar e não faz questão de ficar num hotel novinho ou numa vizinhança charmosa.

» San Telmo: Basicamente as mesmas características do centro. No entanto, com ruas menos tumultuadas.

» Recoleta: Para quem está com o orçamento mais folgado e preza por uma região agradável e elegante.

» Palermo: Para os viajantes curtem sair a noite. Seja para jantar em ótimos restaurantes ou para se divertir até o raiar do dia. 

» Clique aqui e encontre hotéis com até 40% de desconto para ficar em Buenos Aires

# Microcentro

Falar sobre se hospedar no centro de Buenos Aires pode ser algo muito genérico, já que há bairros muito próximos uns dos outros que compõem essa zona.

Porém, as acomodações mais procuradas estão na região da Calle Florida, Avenida Corrientes, Obelisco e da Avenida Nove de Julio, também conhecida como Microcentro.

Eu, por exemplo, já fiquei em plena Calle Forida e ao contrário de algumas opiniões, gostei de me hospedar ali. Como eu sempre saia bem cedo e só voltava à noite, o agito e barulho da rua de comércio mais famosa da cidade não me incomodou.

Tampouco o trânsito caótico dos arredores foi um problema, já que eu me locomovia com o metrô ou a pé. Aliás, umas das vantagens de estar nessa região é que você terá várias linhas de transporte público a sua disposição.

Além disso, muitas atrações turísticas de Buenos Aires estarão a poucos minutos de caminhada. Ir andando até outros bairros, como San Telmo e Puerto Madero, também não levará muito tempo.

Os preços das acomodações são mais baratos do que em outros bairros, como em Palermo e Recoleta. Por isso, quem está com o orçamento apertado pode gostar de ficar por aqui.

No quesito gastronomia, durante o dia há restaurantes para refeições rápidas ou mais elaboradas. À noite, no entanto, as opções são limitadas. Ainda assim, você encontrará alternativas como as tradicionais pizzarias da Avenida Corrientes.

Um aspecto negativo que li em alguns lugares, mas que não compartilho da mesma opinião, é sobre a questão de segurança.

De fato, o movimento nas ruas diminui durante a noite e esta pode até ser uma zona menos segura do que Palermo ou Recoleta.  Porém, todas as vezes que caminhei pelas avenidas principais elas nunca estavam desertas,  e também não me causavam sensação de insegurança.

Hospedagem no Microcentro de Buenos Aires

Perto da Avenida Nove de Júlio, a mais ou menos seis quadras do Obelisco, o famoso Milhouse Hostel e o albergue Casa De Papa são dois lugares perto de estação de metrô e bem avaliados. Recomendo o primeiro para quem está a fim de participar de happy hours e um ambiente mais festeiro. Por outro lado, o segundo, é ideal para quem quer mais tranquilidade.

Também pelo centro, porém, na movimentada Calle Florida, a minha experiência foi no  Suites Florida. É um albergue bastante popular entre os brasileiros, ideal para quem está sozinho e quer encontrar companhia de algum compatriota.

É um hostel grande, os dormitórios são espaçosos e a área comum bem agradável. Nos dois quartos compartilhados em que fiquei, os lockers eram amplos e cada cama possuía uma tomada e luz individual.

Sobre os funcionários, alguns são simpáticos e prestativos, outros nem tanto. O wi fi também deixa a desejar – bastante instável. A cozinha compartilhada é bem apertada, principalmente se considerarmos a quantidade de hóspedes que o hostel recebe.

Quem está em busca de um hotel simples e sem muito luxo, o Hotel El Cabildo, Hotel Reconquista Garden e o Tritone Hotel, possuem um bom custo x benefício. Todos eles estão bem perto de estação de metrô e há diárias por cerca de R$ 240,00.

Já quem pode gastar um pouco mais, vale a pena conferir as ofertas do Broadway Hotel & Suites e TRYP Buenos Aires Hotel.

onde se hospedar em Buenos Aires - Centro

Avenida Nove de Júlio

# San Telmo

Os casarões antigos, os restaurantes e cafés tradicionais, e a atmosfera melancólica, são algumas das características de San Telmo que, para mim, tornam este bairro tão atraente para se hospedar em Buenos Aires.

Esta é uma das zonas mais antigas da cidade, e caminhar pelas suas ruas certamente te fará voltar no tempo. Se não fizer, basta entrar em algum dos vários antiquários que há por lá e você sentirá isso.

Está localizado bem perto do Microcentro, cerca de um quilômetro e meio dependendo de onde você estiver. Há algumas estações de metrô pelo perímetro do bairro, mas para chegar até elas talvez seja necessário uma caminhada de uns quinze minutos.

Não é o tipo de bairro para quem quer balada e vida noturna agitada, mas há ótimos cafés, bares e restaurantes. Ou seja, estará bem servido durante o dia e à noite.

Sobre a segurança, sofre da mesma fama que o centro. Porém, em San Telmo, me pareceu que as ruas ficam mais vazias. Mas nada que me fizesse desconsiderar este bairro como uma opção de hospedagem.

Hospedagem em San Telmo

Se você pretende se hospedar em algum albergue de San Telmo, anote estes três nomes: Art Factory San Telmo, Circus Hotel & Hostel e America Del Sur Hostel. Todos eles são bem recomendados e não estão longe do metrô. O primeiro fica a uma quadra da estação Belgrano, e os dois últimos a menos de dez minutos de caminhada da estação Independência.

Já para ter mais privacidade, conforto, sem precisar gastar uma fortuna, os Arribo Buenos Aires Hotel Boutique, Patios de San Telmo e Lemon Apartments, dificilmente vão decepcionar.

primeira vez em Buenos Aires onde ficar

Plaza Dorrego

# Recoleta

Considerado um dos melhores bairros para ficar em Buenos Aires, a Recoleta, de fato, merece a fama que tem.

Com uma localização estratégica – nem tão longe do centro, mas afastado o suficiente para você se esquecer da confusão da Calle Florida – essa é uma das vizinhanças mais nobres da capital argentina.

Antigamente o acesso com o metrô atendia somente parte da região, o que acabava se tornando uma inconveniência. Porém, hoje em dia, a Linha H já funciona até a estação Las Heras, o que facilita a locomoção com o transporte público.

Além de muitas senhorinhas caminhando pelas ruas ou sentadas em algum café tradicional, espere encontrar um ambiente agradável, lojas de marcas internacionais e  restaurantes bacanas.

A noite costuma ser tranquila e, embora existam alguns bares, os festeiros de plantão talvez se decepcionem com a vida noturna modesta. Mas basta um pulo até o bairro vizinho, Palermo, para resolver este problema.

Como tudo tem seu preço, espere gastar mais caso se hospede nesta área. Além das acomodações serem mais caras, você também vai pagar mais para comer fora.

Hospedagem na Recoleta

Para quem tem a intenção de ficar em albergues na Recoleta, a má notícia é que não há tantas opções como em outros bairros. A grande (e talvez única) barbada é a Reina Madre Hostel, que além de bem avaliada possui preços razoáveis.

Por outro lado, hotéis quatros estrelas, com bons serviços e diárias em torno de R$ 300,00, não faltam.

Alguns bem cotados são os ARC Recoleta Boutique Hotel & Spa e Art Suites & Gallery. Além deles, os apartamentos da Le Batiment recebem muitos elogios. Sem dúvidas são ótimas opções para você se hospedar em Buenos Aires.

hotéis na Recoleta para ficar em Buenos Aires

Praça da Recoleta

# Palermo

Quem conhece e curte a Vila Madalena, em São Paulo, certamente se identificará com Palermo.

Ou melhor, com Palermo Soho, já que o bairro é subdividido em áreas menores por ser muito grande.

Reduto dos mais jovens e descolados, essa é a zona mais arborizada de Buenos Aires, possui ótimos restaurantes, galerias de arte, cafés mais modernosos e uma das noites mais animadas da capital argentina – talvez a mais.

É o bairro mais afastado da região central (se comparado aos outros que já citei) e, embora exista metrô até lá, as estações disponíveis ficam a mais ou menos quinze minutos de caminhada de onde estão as principais acomodações.

Como já mencionei, Palermo é popularmente subdivido em áreas menores. A minha dica é que você se hospede em Palermo Soho, preferencialmente aos arredores da Plaza Armenia e da Plazoleta Julio Cortazar.

Outro sub bairro muito conhecido e que possui boas opções de hospedagem é Palermo Hollywood. Porém, na minha opinião, além de não ser tão interessante quanto Palermo Soho, você estará ainda mais longe dos atrativos desta área e da cidade.

Hospedagem em Palermo

O 70 30 Hostel é um dos mais bem avaliados de Palermo Soho, possui bom preço, está a dez minuto da estação de metrô Plaza Itália e os brasileiros normalmente adoram.

Já o Caravan BA | Hostel Boutique possui o preço um pouco acima da média e está um mais afastado do metrô. Porém, quem já ficou diz que vale cada centavo. Certamente uma boa opção para você ficar em Buenos Aires.

Quem está em busca de um bom custo x benefício pela região, pode consultar as ofertas do Duque Hotel Boutique & Spa.

Ou, para economizar mais ainda, vale a pena dar uma olhada nos apartamentos Feel Buenos Aires e Soho Point Suites.

Hospedagem em Buenos Aires

Parque em Palermo

+ Dicas de onde ficar em Buenos Aires

Embora estes quatro bairros sejam os mais indicados para ficar em Buenos Aires, principalmente durante uma primeira viagem, saiba que há outras alternativas pela cidade.

» Puerto Madero, por exemplo, na minha percepção não é um bairro muito autêntico e com vantagens para você se hospedar. Porém, há grandes redes de hotéis por ali, como o Hilton Buenos Aires.

Fora da zona mais turística da cidade, o bairro Abasto pode se revelar uma bela surpresa. Além de possuir fácil acesso com o metrô, se hospedar nesta região é uma oportunidade de conhecer melhor a rotina portenha sem tanto turismo.

» Lembrando que para aproveitar as principais atrações da cidade o ideal é ficar 4 dias inteiros em Buenos Aires.

» Uma boa ferramenta para encontrar hospedagem para ficar em Buenos Aires é o Booking.com. Muitas vezes, dá para garimpar acomodações com até 40% de desconto.

» Se acaso preferir, clique aqui encontrar outros lugares para se hospedar em Buenos Aires.

 

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Claudinei disse:

Boa noite Murilo, eu nunca fui Na Argentina e estou pensando em ir passar umas ferias la com minha namorada.
Pisquisei na internet e perguntei pessoas e eles sempre me recomedam Palermo e Recoleta.
Mas eu quero, algum lugar mais em conta por que quero passar uns 15 dias .
Quais hoteis ou bairros vc nos recomendam.
Obg
Desde já agradecemos.
Forte abraço

Murilo Pagani disse:

Oi Claudinei, tudo bem?

Que legal!

No caso de Buenos Aires, de fato, Palermo e Recoleta são dois dos bairros mais agradáveis para se hospedar.

Por outro lado, as acomodações mais em conta ficam mais na área central da cidade. O centro não exatamente o bairro mais bonito da capital da Argentina, como qualquer centro de grande cidade latino americana, mas você estará próximo dos principais bairros!

San Telmo é outro possível bairro, fica ao lado do centro e ambos se parecem um pouco. Mas não necessariamente o preço da diária será mais em conta por lá!

No caso, você quer passar todos os 15 dias apenas em Buenos Aires? Com esse tempo dá para incluir outros destinos no roteiro, caso você queira!

Abraço

Fernanda disse:

Salvando o post aqui pq fui algumas vezes pra Buenos Aires e sempre fiquei hospedada no centro, mas em nenhum hotel que merecesse destaque! Estou querendo voltar e já faz tempo que ando lendo sobre ficar na Recoleta ou Palermo, que é o que estou pensando mesmo.

Murilo Pagani disse:

Os dois bairros são ótimos, Fernanda!
Certamente sua experiência será bem diferente da do centro. =)

Abraço

Eta cidade que eu adoro! Ótimas dicas de onde ficar em Buenos Aires, para vários perfis. 🙂 Em minhas primeiras visitas à capital argentina eu ficava no centro, ali pela 9 de Julio… Acho fácil e confortável ficar por ali. Fazia muita coisa caminhando.
Atualmente fico em casa de amigos, fora da zona turística, ali pela região do estádio do River. Fica mais evidente ainda como é interessante para quem vai turistar, escolher bem a região que irá se hospedar. 🙂

Murilo Pagani disse:

Que legal, Analuiza!

Conheço pouco esse pedaço onde fica o estádio do River!

Abraço

Maria C disse:

Muito bom esse apanhando de onde ficar em Buenos Aires. Com tantas opções interessantes além das famosas pegadinhas, ter um norte pra fazer a melhor escolha é essencial! Show! Beijinhos!

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou, Maria!

Abraço

Hebe disse:

Murilo, muito seu post. Desses locais já fiquei em palermo e adorei. Um bairro que é um charme né?

Murilo Pagani disse:

Que bom que gostou, Hebe!

Também acho. Para mim é um dos melhores bairros para ficar em Buenos Aires!

Abraço