Não lembro exatamente o porquê, mas foi somente na minha segunda viagem que eu reservei alguns dias para conhecer o bairro de Palermo, em Buenos Aires.
Hoje, agradeço imensamente por ter voltado à capital da Argentina, e ter tido outra oportunidade para visitá-lo.
Diferente de outros bairros portenhos, não é a arquitetura, a história ou um monumento que se destaca em Palermo. Na verdade, na minha opinião, sua maior atração é vivenciar seu ambiente simpático e despojado.
É claro que há pontos turísticos que você pode incluir nas andanças por lá. Mas para mim, nada supera uma caminhada sem compromisso pelos seus parques, e um fim de tarde em algum barzinho bacana.
Mas fique tranquilo, pois se caminhar sem rumo ou terminar o dia em um bar animado não faz seu estilo, neste post eu irei te contar o que mais há por Palermo, e o que o torna tão irresistível.
Vou te falar exatamente o que você pode esperar desta região, como se locomover por lá, onde se hospedar, lugares para conhecer e onde comer.
Leia também: Onde ficar em Buenos Aires | Os melhores bairros
# Palermo [Buenos Aires]
1- O que esperar de Palermo?
2- Localização e dicas de transporte
3- Hospedagem em Palermo
4- O que fazer em Palermo?
5- Onde comer em Palermo?
» Cotação de seguro viagem para Buenos Aires
» Reservar passeios em Buenos Aires
1- O que esperar de Palermo?
Antes de tudo, vale informar que Palermo é enorme e que há algumas subdivisões dentro do próprio bairro.
Palermo Soho, por exemplo, é a região com ares moderninho e descolado. Bares, cafeterias, restaurantes e as próprias pessoas, têm um astral mais despreocupado e estiloso.
Já Palermo Hollywood, que ganhou este nome por causa dos estúdios de TV e cinema que se instalaram ali, pode se dizer que é um pouco mais conservador, porém, nem por isso careta.
Além disso, ainda há outras áreas que também recebem nomes próprios, como Palermo Chico e Alto Palermo.
Apesar de cada parte do bairro ter as suas particularidades, de um modo geral, você encontrará um ambiente pra lá de agradável para caminhar, bares e restaurantes de diversos estilos, parques, lojas, museus, murais com arte de rua e uma das noites mais animadas para a sua viagem Buenos Aires.
2- Localização e dicas de transporte
Apesar de ser vizinho da famosa Recoleta, Palermo é o bairro que está mais afastado das outras regiões turísticas de Buenos Aires.
Além disso, nem todas as atrações tem uma estação de metrô ao seu lado. Na maioria das vezes você terá que combinar alguma estação da Linha Verde – como Plaza Italia ou Palermo – com mais dez ou quinze minutos de caminhada.
O que não chega a ser um grande problema, afinal, andar pelo bairro já é um passeio e tanto.
3- Hospedagem em Palermo
A maioria dos turistas que se hospedam em Palermo ficam no Soho. Isso porque, a região conta com acomodações para todos os gostos e bolsos.
Quem gosta de ficar em albergues, o 70 30 Hostel e o Caravan BA | Hostel Boutique são os mais bem cotados do bairro.
Já quem não abre mão de privacidade, porém, nem por isso quer gastar uma fortuna, vale conferir as suítes do Duque Hotel Boutique & Spa, Feel Buenos Aires e Soho Point Suites.
» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de hospedagem em Palermo
4- O que fazer em Palermo?
Apesar de ser uma ótima região para comer bem e fazer algumas comprinhas, Palermo possui ainda muitos lugares para conhecer. Inclusive, há até mesmo um Free Walking tour em Buenos Aires que acontece por estas bandas.
Na região chamada de Palermo Botânico, relativamente próximo da estação de metrô Plaza Italia, você encontrará as atrações número um do bairro: seus parques.
O Jardim Botânico é um refúgio bem ao lado da movimentada Avenida Santa Fé e pode ser a sua primeira parada. E, a partir daí, não faltarão outras áreas verdes para você incluir no seu roteiro por Palermo.
Reserve uma manhã ou uma tarde para visitar lugares como o Rosedal, Jardim Japonês e outros parques e praças arborizadas que estarão pela vizinhança.
Para um passeio mais cultural, inclua na sua programação o Museo Evita e o Museo de Arte Latinoamericano (MALBA), que são dos dos melhores museus em Buenos Aires.
No fim do dia, uma boa pedida é ir para os arredores da Plaza Serrano e curtir seu astral animado em algum barzinho ou restaurante.
Ou ainda, caso prefira esticar a caminhada até Palermo Hollywood, você pode visitar as velharias do Mercado de las Pulgas, ou apreciar os murais de arte urbana da região. Um dos mais impressionantes é o que retrata a mexicana Frida Kahlo, que está na Avenida Dorrego, 1600.
Leia também: 50 dicas do que fazer em Buenos Aires
5- Onde comer em Palermo?
Para muitas pessoas, o bairro de Palermo é a melhor região para comer em Buenos Aires. E é claro que tal afirmação não é em vão, afinal, não faltam bares, restaurantes e cafeterias por lá.
Depois de bater perna pelos Parques de Palermo, o Daniels Bar foi a minha escolha para um almoço despretensioso pelos arredores da estação de metrô Plaza Italia.
O pequeno restaurante de esquina pode passar despercebido por muita gente que caminha pela Rua Thames ou pela Rua Charcas, porém, se quiser almoçar em um ambiente simpático e tranquilo, pode entrar sem medo.
Apesar do cardápio enxuto, você encontrará pratos tipicamente portenhos, como bife de chorizo e milanesa a napolitana, que custam em torno de AR$ 230,00 e AR$ 150,00, respectivamente.
Uma opção que infelizmente não conheci, mas que é indicado – e muito elogiado – pelo pessoal do blog Aires Buenos, é o moderno Brandon: comida boa e atendimento eficiente por um preço justo.
Para se esbaldar em algum café, vale conferir as dicas da Amanda, do blog Buenos Aires para Chicas. Inclusive, ela tem um post inteirinho somente com suas cafeterias favoritas em Palermo Soho.
Ou ainda, caso você seja daqueles viajantes que gostam de caminhar sem rumo e entrar naquele cantinho que te parecer mais convidativo, vá para a Plaza Serrano. Você certamente encontrará algo que te agrade.
» ATUALIZAÇÃO: O Daniels Bar fechou em 2019.
Evite este erro na sua viagem a Buenos Aires Não contratar um bom seguro para sua viagem a Buenos Aires é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina. Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado. |
Valeu a dica! Vou passar meu aniversário por lá e já sei o que não perder 😃😃
Oi, Sônia, tudo bem?
Que legal.
Espero que aproveite o passeio em Palermo.
Abraço
O Bairro de Palermo, em Buenos Aires, é super interessante. É mesmo um bairro, no verdadeiro sentido da palavra. Até parece outra cidade, dentro de BA.
É incrível, né Carla?!
Abraço
Quando fiz minha primeira vagem para Buenos Aires achei Palermo um bairro muito bacana. Quero voltar para experimentar suas dicas de restaurantes, já que vou querer andar bastante pelo bairro de nove e vou precisar de energia.
Oi Sil, tudo bem?
Palermo é um bairro que sempre dá vontade de voltar, né?!
Abraço
Eu sou suspeita para falar de Palermo porque é um dos bairros que eu mais gosto em Buenos Aires, seguido por San Telmo. Adoro a vibe noturna, cheio de bares, restaurantes, micro cervejarias, além dos bosques e jardins. Amo!
E eu que não apenas por Palermo, mas por Buenos Aires inteira?! hahahaha
Abraço
Estou planejando conhecer Buenos Aires e amei esse seu post sobre Palermo. Parece mesmo ser um bairro super gostoso e bonito. Gostei de saber que há áreas verdes, parques e jardins para conhecer e ainda, locais para comer bem. Obrigada pelas dicas!!!
Palermo é um bairro muito bacana, Luciana! Vale dedicar um dia inteiro para passear por estes lados de Buenos Aires. 🙂
Abraço
Óticas dicas sobre Palermo, o que me fez ver que também passamos muito rápido por lá. Não sabia sobre o museu de Evita, mais uma razão para explorar melhor o bairro.
Oi Fabíola, tudo bem?
É um baita museu, viu?! Vale a pena visitar.
Abraço