Quando ir para Buenos Aires: Entenda como é o clima e quais os melhores meses para viajar a capital da Argentina. Descubra como será sua experiência no verão outono, inverno e primavera.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Já adianto: não há uma melhor época para viajar para Buenos Aires. Com estações bem definidas ao longo do ano, o clima em cada mês na capital da Argentina nos proporciona experiências completamente diferentes. E, o que cabe a nós na realidade, é decidir como queremos aproveitar a cidade.

Caso não seja você quem escolha as datas da sua viagem, a boa notícia é que o destino queridinho dos brasileiros é visitável em qualquer época do ano. No entanto, é importante se informar sobre o clima em Buenos Aires para que você prepare a sua mala adequadamente. Afinal, em terras portenhas temos temperaturas que vão do frio congelante ao calor insuportável.

E, para que você tenha uma ideia de como pode encontrar a cidade durante as sua férias – ou decidir quando é a melhor época para você – neste post eu irei te explicar como são as condições climáticas em cada estação do ano.

Leia também: Os melhores bairros para ficar em Buenos Aires

# Clima em Buenos Aires (Resumo)

Verão em Buenos Aires: Quente e úmido.

Outono em Buenos Aires: dias ensolarados, manhãs e noites frescas. Chuva frequente em março, e moderada em abril e maio.

Inverno em Buenos Aires: Frio e seco

Primavera em Buenos Aires: dias ensolarados e noites agradáveis. Pouca chuva em setembro, e frequente em outubro e novembro.

clima em Buenos Aires
Parque Centenário, em Buenos Aires

# Verão

Engana-se que pensa que Buenos Aires possui um verão ameno. Durante minha primeira viagem a capital argentina, pude comprovar na pele que nossos vizinhos também precisam de muita água e Quilmes gelada, para suportar os primeiros meses do ano.

Acredite, o verão portenho pode ser mais quente do que você imagina. É claro que muitos brasileiros já estão acostumados com temperaturas altíssimas. No entanto, se não for o seu caso, vá preparado.

Junto ao sol que costuma brilhar frequentemente acima dos 30º C, quem se faz presente de dezembro a março – principalmente em março – são as chuvas. Apesar delas não arruinarem a viagem, elevam ainda mais a sensação térmica.

# Outono

Considere as características do outono em Buenos Aires para abril e maio, já que março é muito parecido com o verão e com chuvas intensas, e em junho o frio já é uma constante.

Para mim, abril e maio são os melhores meses para viajar para Buenos Aires. O motivo? Pouca chuva, dias ensolarados, além de manhãs e noites mais frias. Fato é, porém, que viajando durante esses meses a mala deve ser feita pensando nos dias de frio e calor. É comum sairmos de manhã todos empacotados na rua e, ainda antes do almoço, parecermos um cabide ambulante segurando as peças avulsas e desejando parar na sombra mais próxima.

Em abril as temperaturas costumam oscilar entre 15 º C e 25 º C. Já em maio as médias diminuem e variam entre 10 º C e 20 º C.

quais os melhores meses para ir a Buenos Aires
Como não poderia deixar de ser, Rosedal praticamente sem flores durante o outono!

Leia também: 50 dicas do que fazer em Buenos Aires

# Inverno

Amantes do frio, anotem: a melhor época para vocês conhecerem Buenos Aires é de junho a agosto. Em julho, o mês mais frio do ano, as temperaturas máximas dificilmente passarão dos 15 º C, e as mínimas podem ficar entre 0º C de 5 º C. E, como se não bastasse, os ventos deixam a sensação térmica ainda mais fria.

As chuvas, por sua vez, dão uma trégua e dificilmente aparecem. Inclusive, esta é a época mais seca em Buenos Aires. E, caso você esteja pensando em ver neve em Buenos Aires, é melhor tirar seu cavalinho do frio, pois este é um evento raríssimo na cidade.

Não se esqueça de caprichar nas roupas de inverno, e aproveite as temperaturas baixas para se esbaldar nas aconchegantes cafeterias e  nos deliciosos restaurantes portenhos.

# Primavera

Assim como o outono, a primavera é outra estação intermediária bastante conveniente para viajar a Buenos Aires. Setembro, inclusive, é um mês que oferece apenas o lado bom das estações mais extremas: poucas chuvas e temperaturas amenas – condição ideal para os passeios ao ar livre.

Em outubro e novembro os dias são ainda mais ensolarados e a umidade começa a dar as caras novamente. Nestes meses, deixe as roupas pesadas do inverno em casa, e traga um guarda-chuva.

# Ano novo em Buenos Aires (Vale a pena?)

Uma dúvida comum entre os brasileiros é se vale ou não a pena viajar para Buenos Aires durante o Ano Novo. E, mais uma vez, vai depender das suas expectativas para o Réveillon.

Se você está em busca de viajar para encontrar uma festança aos moldes brasileiros, é melhor escolher outro destino. Além disso, lembre-se de que nos dias 31de dezembro e 1 de janeiro parte das suas atividades turísticas serão interrompidas.

No entanto, viajar para Buenos Aires durante o Ano Novo também têm suas vantagens. A cidade fica menos caótica, há menos turistas, passagens aéreas e hotéis tendem a ficar mais baratos e, apesar de não ter uma folia a la Praia de Copacabana, há muita festa animada. O pessoal do Blog Aires Buenos, inclusive, recomenda a festa Piso Compartido, uma das mais concorridas de Buenos Aires para começar o ano novo com o astral lá em cima.

» »» Tem outras dicas sobre qual a melhor época para viajar para Buenos Aires? Me conta aí nos comentários! 🙂

5 lugares para se hospedar em Buenos Aires

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Milhouse Hostel (Centro) e o Reina Madre Hostel (Recoleta) são duas opções concorridas na cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel El Cabildo (Centro) e o ARC Recoleta Boutique (Recoleta)  têm ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Mio Buenos Aires (Recoleta).

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Buenos Aires

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here