Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Buenos Aires: Clima e melhor época para viajar

Já adianto: não há uma melhor época para viajar para Buenos Aires.

Isso porque, com estações bem definidas ao longo do ano, o clima em cada mês na capital da Argentina nos proporciona experiências completamente diferentes.

E, o que cabe a nós na realidade, é decidir como queremos aproveitar a cidade.

Caso não seja você quem escolha as datas da sua viagem, a boa notícia é que o destino queridinho dos brasileiros é visitável em qualquer época do ano.

No entanto, é importante se informar sobre o clima em Buenos Aires para que você prepare a sua mala adequadamente. Afinal, em terras portenhas temos temperaturas que vão do frio congelante ao calor insuportável.

E, para que você tenha uma ideia de como pode encontrar a cidade durante as sua férias – ou decidir quando é a melhor época para você – neste post eu irei te explicar como são as condições climáticas em cada estação do ano.

Leia também: Os melhores bairros para ficar em Buenos Aires

# Clima em Buenos Aires (Resumo)

» Verão em Buenos Aires: Quente e úmido.

» Outono em Buenos Aires: dias ensolarados, manhãs e noites frescas. Chuva frequente em março, e moderada em abril e maio.

» Inverno em Buenos Aires: Frio e seco

» Primavera em Buenos Aires: dias ensolarados e noites agradáveis. Pouca chuva em setembro, e frequente em outubro e novembro.

clima em Buenos Aires

Parque Centenário, em Buenos Aires

# Verão

Engana-se que pensa que a capital argentina tem um verão ameno. Aliás, durante minha primeira viagem a Buenos Aires, pude comprovar na pele que nossos vizinhos também precisam de muita água e Quilmes gelada, para suportar os primeiros meses do ano.

Acredite: o verão portenho pode ser mais quente do que você imagina. É claro que muitos brasileiros já estão acostumados com temperaturas altíssimas. No entanto, se não for o seu caso, vá preparado.

Junto ao sol que costuma brilhar frequentemente acima dos 30º C, quem se faz presente de dezembro a março – principalmente em março – são as chuvas. Apesar delas não arruinarem a viagem, elevam ainda mais a sensação térmica.

# Outono

Considere as características do outono em Buenos Aires para abril e maio. Isso porque, março é muito parecido com o verão e com chuvas intensas, e em junho o frio já é uma constante.

Para mim, abril e maio são os melhores meses para viajar para Buenos Aires.

O motivo? Pouca chuva, dias ensolarados, além de manhãs e noites mais frias.

Por outro lado, viajando durante esses meses a mala deve ser feita pensando nos dias de frio e calor. É comum sairmos de manhã todos empacotados na rua e, ainda antes do almoço, parecermos um cabide ambulante segurando as peças avulsas e desejando parar na sombra mais próxima.

Em abril as temperaturas costumam oscilar entre 15ºC e 25ºC. Já em maio as médias diminuem e variam entre 10ºC e 20ºC.

quais os melhores meses para ir a Buenos Aires

Como não poderia deixar de ser, Rosedal praticamente sem flores durante o outono!

Leia também: 50 dicas do que fazer em Buenos Aires

# Inverno

Amantes do frio, anotem: a melhor época para vocês conhecerem Buenos Aires é de junho a agosto.

Em julho, o mês mais frio do ano, as temperaturas máximas dificilmente passarão dos 15ºC, e as mínimas podem ficar entre 0ºC de 5ºC. E, como se não bastasse, os ventos deixam a sensação térmica ainda mais fria.

As chuvas, por sua vez, dão uma trégua e dificilmente aparecem. Inclusive, esta é a época mais seca em Buenos Aires. E, caso você esteja pensando em ver neve em Buenos Aires, é melhor tirar seu cavalinho do frio, pois este é um evento raríssimo na cidade.

Não se esqueça de caprichar nas roupas de inverno, e aproveite as temperaturas baixas para se esbaldar nas aconchegantes cafeterias e  nos deliciosos restaurantes portenhos.

# Primavera

Assim como o outono, a primavera é outra estação intermediária bastante conveniente para viajar a Buenos Aires.

Setembro, inclusive, é um mês que oferece apenas o lado bom das estações mais extremas: poucas chuvas e temperaturas amenas – condição ideal para os passeios ao ar livre.

Em outubro e novembro os dias são ainda mais ensolarados e a umidade começa a dar as caras novamente. Nestes meses, deixe as roupas pesadas do inverno em casa, e traga um guarda-chuva.

# Ano novo em Buenos Aires (Vale a pena?)

Uma dúvida comum entre os brasileiros é se vale ou não a pena viajar para Buenos Aires durante o Ano Novo. E, mais uma vez, vai depender das suas expectativas para o Réveillon.

Se você está em busca de viajar para encontrar uma festança aos moldes brasileiros, é melhor escolher outro destino.

Além disso, lembre-se de que nos dias 31de dezembro e 1 de janeiro parte das suas atividades turísticas serão interrompidas.

No entanto, viajar para Buenos Aires durante o Ano Novo também têm suas vantagens. A cidade fica menos caótica, há menos turistas, passagens aéreas e hotéis tendem a ficar mais baratos e, apesar de não ter uma folia a la Praia de Copacabana, há muita festa animada.

O pessoal do Blog Aires Buenos, inclusive, recomenda a festa Piso Compartido, uma das mais concorridas de Buenos Aires para começar o ano novo com o astral lá em cima.

5 lugares para se hospedar em Buenos Aires

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Milhouse Hostel (Centro) e o Reina Madre Hostel (Recoleta) são duas opções concorridas na cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel El Cabildo (Centro) e o ARC Recoleta Boutique (Recoleta)  têm ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Mio Buenos Aires (Recoleta).

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Buenos Aires.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.