Um roteiro pela Patagônia é bastante popular não somente entre os brasileiros, mas entre turistas do mundo inteiro. Afinal, paisagens incríveis em um dos lugares mais isolados do mundo, proporcionam uma experiência única que não pode ser encontrada em nenhum outro lugar do planeta.

Os meses mais procurados pelos viajantes é durante o nosso verão, ou seja, de dezembro até inicio de abril.

Isso porque, nessa época as temperaturas não são tão congelantes como no inverno, todas as atrações estão disponíveis e você dificilmente terá problemas na estrada por causa de nevadas.

Por outro lado, durante o inverno muitos hostels, restaurantes e agências de turismos fecham as portas devido a baixa procura, limitando as opções dos turistas.

Além disso, na hora de organizar um roteiro pela Patagônia é preciso ter em mente que dificilmente conheceremos todos os lugares em uma única viagem.

Isso porque, há muitos destinos tanto na Argentina como no Chile. Portanto, é preciso priorizar àqueles que mais temos vontade de conhecer.

E, para te ajudar nesta tarefa de montar um itinerário, neste texto um indicarei qual é a rota mais clássica para uma viagem ao sul do mundo.

Leia também: 7 dicas essenciais para uma viagem pela Patagônia argentina

Roteiro de viagem pela Patagônia

No mapa abaixo você pode visualizar os destinos que fazem parte deste roteiro pela Patagônia.

E, a sequência que eu recomendo que você faça, é: Ushuaia – Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén.

Em relação as passagens e transporte entre as cidades da Patagônia, eu apenas comprei uma bilhete aéreo de ida de São Paulo até Ushuaia (escala em Buenos Aires), e volta de Buenos Aires para São Paulo.

Todos os outros trechos eu fiz de ônibus, e comprava as passagens conforme chegava em cada destino. Se acaso você não tiver muito tempo para ficar viajando de ônibus, você pode comprar uma passagem aérea de múltiplos-destinos, afinal, muitas vezes o valor acaba compensando.

» Clique aqui para ver preços ou reservar os melhores passeios na Patagônia

Ushuaia

Pegue um voo de Buenos Aires até Ushuaia e comece a descobrir a Patagônia pela cidade mais austral do mundo. 

Quer dizer, pelo menos para os argentinos que defendem essa fama com todas as forças. Pergunte a um chileno se isso é verdade e você escutará um sonoro não como resposta.

A situação é a seguinte: a pequena cidade chilena de Puerto Willians está de fato localizada mais ao sul do que Ushuaia. Porém, a maioria dos argentinos alegam que Puerto Willians se trata apenas de um porto, e com uma população tão pequena que não pode ser considerada uma cidade.

Discussões à parte, reserve ao menos três ou quatro dias inteiros para conhecer a gelada e encantadora Ushuaia. Afinal, você não veio tão longe para passar apenas duas noites, certo?!

A cidade em si pode ser percorrida a pé. Reserve um dia para conhecê-la. Passeie pelas praças, parques, museus e organize/reserve os passeios dos próximos dias caso você ainda não tenha feito isso.

Há muitas, mas muitas agências de turismo que oferecem diversos passeios em Ushuaia. Pesquise bastante antes de fechar negócio.

Alguns dos passeios que fiz e recomendo são: Glaciar Martial, Parque Nacional Tierra del Fuego, Isla Martillo (Pinguinera) e passeio pelo Canal Beagle.

Você não precisa fazer todos esses, ou se achar pouco, há muitos outros que você pode incluir no seu roteiro pela Patagônia, tudo depende do seu tempo e orçamento disponível.

roteiro Patagônia
Ushuaia

Leia também: Onde ficar em Ushuaia | Melhores regiões, hostels e hotéis 

Torres del Paine

Hora de atravessar a fronteira e ir até um dos parques mais bonitos do Chile: o Parque Nacional Torres del Paine.

Para ir até o parque, é interessante  você ter como base a cidade de Puerto Natales. De Ushuaia há ônibus que fazem esse trajeto, porém, não diariamente.

Caso não coincida com o dia que você quer, uma opção é ir primeiro até Punta Arenas (Chile) e de lá para Puerto Natales. Independente de qual for sua opção, esteja ciente que gastará praticamente o dia todo neste trajeto.

Importante: Compre sua passagem para Puerto Natales/Punta Arenas assim que chegar em Ushuaia ou com uma antecedência de pelo menos três dias.

Você pode conhecer Torres del Paine em um passeio de um único dia, saindo bem cedo de Puerto Natales e retornando quase à noite.

Nesse caso, será necessário ir com alguma agência de turismo, pois além de incluírem o transporte de ida e volta até o parque, você conhecerá o lugar basicamente de dentro de uma van. Parando apenas nos principais pontos de interesse para uma pequena caminhada e fotos.

A outra opção e que é muito mais interessante, na minha opinião, é o trekking. Nesse sistema você pode ir por conta própria, sem contratar nenhuma agência.

Os circuitos de trilhas mais tradicionais em Torres del Paine são o W, que dura quatro dias; e o Circuito O, também conhecido como circuito completo, que exige de sete a dez dias.

Se acaso você não tiver todos os equipamentos necessários para trilha e acampamento, em Puerto Natales há muitas lojas que alugam esses itens como saco de dormir, isolante térmico, barraca entre outros.

roteiro de viagem pela Patagônia - Chile
Parque Nacional Torres del Paine

Leia também: Circuito W em Torres del Paine | Um guia essencial para a sua viagem 

El Calafate

Depois de conhecer esse lugar incrível no Chile, volte para a Argentina rumo a El Calafate. A viagem desde Puerto Natales até El Calafate é bem tranquila e dura mais ou menos seis horas.

Reserve dois ou três dias inteiros para esse destino na Patagônia.

A grande atração que você não pode deixar de conhecer é o Parque Nacional los Glaciares, onde fica o grande e imponente Glaciar Perito Moreno. Essa incrível geleira é considerada uma das reservas de água doce mais importantes do mundo.

Outros passeios em El Calafate que você pode incluir na programação são o Glaciarium (bar e museu de gelo) e a Laguna Nimez.

rota Patagônia
Glaciar Perito Moreno, na Argentina
roteiro de mochilão pela Patagônia
Mini trekking no Glaciar Perito Moreno

Leia também: Onde ficar em El Calafate | Melhores bairros e hotéis

El Chaltén

Por fim, a última cidade do roteiro pela Patagônia foi a que eu mais gostei: El Chaltén.

Este pequeno povoado que está localizado dentro do Parque Nacional los Glaciares possui em torno de 600 habitantes e está apenas a três horas de El Calafate.

A pequena cidade é considerada a capital mundial do trekking devido às inúmeras opções  disponíveis. E o melhor: a maioria é de graça e você não precisa pagar nada para percorrê-las.

A maioria das trilhas em El Chaltén você pode fazer em um dia. Ou seja, sair bem cedo da sua acomodação e retornar no fim do dia.

As mais procuradas são as que levam até o Cerro Fitz Roy e Cerro Torre.

Reserve pelo menos três dias inteiros para El Chaltén.

destinos para roteiro na patagônia
El Chaltén
trilhas na Patagônia
Cerro Fitz Roy, em El Chaltén

Leia também: Onde ficar em El Chaltén | Dicas de Hospedagem

# Resumo do roteiro pela Patagônia

Lembre-se de que esta é apenas uma sugestão de roteiro de viagem pela Patagônia.

Portanto, você não precisa segui-lo a risca, e pode adaptá-lo da maneira que achar mais conveniente levando em conta o seu tempo disponível e interesses.

» 1: Ida para Ushuaia
» 2: Ushuaia
» 3: Ushuaia
» 4: Ushuaia
» 5: Deslocamento para Puerto Natales (Torres del Paine)
» 6: Passeio bate-volta com agência até Torres del Paine
» 7: Deslocamento para El Calafate
» 8: El Calafate
» 9: El Calafate
» 10: Deslocamento para El Chaltén
» 11: El Chaltén
» 12: El Chaltén
» 13: El Chatén
» 14: Deslocamento para El Calafate
» 15: Voo de volta ao Brasil

Evite este erro na sua viagem pela Patagônia

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Patagônia é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se acaso sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

49 COMENTÁRIOS

  1. Olá Murilo! Eu quero ir para Ushuaia em janeiro. Somos em 4 pessoas( 2 adultos e dois adolescentes). Dispomos de 7 dias. Gostaria de visitar Ushuaia, El Calafate e El Chaten. Será que dá?? Você tem uma dica dos melhores lugares??

  2. Fala Murilo, tudo bem cara ?!?

    Tô indo pra Tailândia essa semana, mas vc sabe como são as coisas né ?!? Então já estou eu aqui pesquisando minha ”próxima” hahaha…

    Tô querendo conhecer a patagônia há tempos… mas a logística é um pouco complicada….

    Bom, lendo seu blog, minha dúvida seria uma só:

    Não vale a pena alugar um carro em ushuaia e entregá-lo no último destino ao invés de fazer os trajetos de ônibus ?

    Muito obrigado !

    • Faala Juliano, tudo bem?

      Que bacaaaana!

      Cara, se sua viagem for durante o verão acredito que pode ser uma boa ideia sim. Já durante o inverno pode ser complicado por conta de nevascas e esse tipo de situação!

      Apensa vá preparado para dirigir loooongas horas!

      Abraço

  3. Olá Murilo, tudo bem?
    Temos de 10 a 15 dias para conhecer Torres del Paine – El Calafate – El Chaltén, saindo de Porto Alegre. Qual a sua sugestão? É melhor ir direto a Puerto Natales para conhecer Torres del Paine? Sabes se consigo fazer todo esse trajeto de bus? Ou melhor fazer algum trecho de avião? Adorei o seu blog! PS.: Não colocamos Ushuaia devido o orçamento, pretendemos voltar outro momento apenas para conhecer, será uma boa ideia? Abraços

    • Oi Mariana, tudo bem e você?

      Que bacana! Você pretende fazer algum circuito em Torres del Paine ou apenas o passeio de um dia?

      De qualquer forma, sim, a melhor base para conhecer Torres del Paine é Puerto Natales. Não faça o passeio bate-volta desde El Calafate.

      Para estas três cidades basta uma passagem de ida e volta para o mesmo destino e fazer os outros deslocamentos de ônibus. Por exemplo, se seu voo de ida e volta é para El Calafate, você pode ir de El Calafate para Puerto Natales de ônibus (São aproximadamente seis horas de viagem num veículo direto). Sobre a sequência do roteiro não há tanta diferença.

      Desde El Calafate também é possível ir de ônibus para El Chaltén (aproximadamente 5 horas).

      Sim, se o orçamento está apertado Ushuaia complicaria a logística e os gastos!

      Abração

  4. Olá Murilo. tenho 15 dias para viajar em julho de 2018 e não faço ideia por onde começar…
    Gostaríamos de conhecer a Patagônia e Bariloche, mas também gostaríamos de passar uns dias em Buenos Aires.
    Poderia nos sugerir um roteiro??

    • Oi Beatriz, tudo bem?

      Pra fazer todos estes lugares bem completo eu acho que o ideal seria você ter mais alguns dias…

      Um roteiro que você pode fazer é Buenos Aires – El Calafate e El Chaltén. Isso se você gostar de trilhas, claro. Pois em El Chaltén as Grandes atrações são as trilhas.

      Outra possibilidade é deixar a Patagônia pra uma outra oportunidade e fazer Buenos Aires + Bariloche e Região dos Lagos, incluindo Villa la Angostura e San Martin de los Andes. Neste caso, 15 dias seria mais do que suficiente!

      Espero ter ajudado!

      Abração

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here