Considerando-se apenas o clima, a melhor época para ir a Aracaju seguirá a mesma dinâmica de outros destinos deste eixo do litoral do Nordeste. Afinal, a capital de Sergipe também apresenta uma estação chuvosa muito bem definida e que não é o período mais adequado para esticar a canga na areia.

Por outro lado, há de se levar em conta que um roteiro pelo território sergipano pode incluir cidades que estão mais afastadas da capital. E, portanto, sofrem menos influencia das chuvas do inverno.

Além disso, uma viagem a Aracaju fora da alta temporada de verão pode render festanças que nem mesmo os aguaceiros tiram o encanto. Para os viajantes que gostariam de participar de um São João em grande estilo, as praias podem entrar apenas como um complemento da programação naqueles dias em que São Pedro colaborar.

Portanto, mais até do que entender como são as condições climáticas mês a mês pela capital sergipana, o importante é você pensar sobre os tipos de passeios e experiências que quer incluir nas suas férias.

Melhor época para viajar a Aracaju

De modo geral, para os turistas que querem viajar para pegar praia, a melhor época para ir a Aracaju é entre setembro e março. Isso porque, historicamente, esse é o período com menor volume de chuva na cidade e com as temperaturas mais altas. Ou seja, é a combinação ideal para as atividades praianas.

Ainda assim, quem só conseguir organizar uma viagem a Aracaju para outros meses e tiver flexibilidade com o roteiro, consegue montar uma baita programação de férias fazendo dos cenários litorâneos meros coadjuvantes do itinerário.

Portanto, desde que você entenda as condições climáticas deste período e esteja de acordo com o que te espera, é possível visitar a capital de Sergipe e os seus arredores em outras estações.

melhor época para viajar a Aracaju
Considerando-se o clima, a melhor época para viajar a Aracaju é entre setembro e março

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Aracaju

Clima em Aracaju [Mês a Mês]

O clima em Aracaju está na faixa de denominação tropical atlântico. Ou seja, é predominantemente quente o ano inteiro, e com estações úmidas e secas muito bem definidas.

Para que você planeje adequadamente a sua viagem, confira a seguir o que dá para esperar do clima em Aracaju durante cada mês do ano. Porém, vale lembrar: as informações são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referência ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo em Aracaju será de sol ou chuva – independente de qual época seja.

Janeiro, fevereiro e março: A alta temporada em Aracaju

Os meses de verão, do final de dezembro a meados de março, compõem a alta temporada na capital sergipana. Afinal, além do clima conveniente para se aproveitar as praias de Aracaju, o período de festas de fim de ano, férias escolares e carnaval, também contribuem para a chegada de mais turistas.

Em todo caso, vale destacar: por aqui, o verão é menos tumultuado do que em outras capitais do Nordeste. No Ano Novo, por exemplo, as tarifas das pousadas em Aracaju sofrem menos impacto da inflação festiva. Além disso, durante o carnaval a cidade se torna um excelente destino para quem quer fugir da folia, pois os blocos aracajuanos vão para as ruas uma ou duas semanas antes da data oficial.

Sobre o clima em Aracaju, durante os primeiros meses do ano os termômetros registram mínimas de 26°C e ultrapassam com bastante frequência a marca de 30°C. Os dias costumam ser de céu azul, com pouquíssimas nuvens e sensação térmica elevada mesmo durante a noite (uma suíte com ar condicionado ajudará a dormir melhor).

Por fim, sobre as chuvas, saiba que elas são eventos raros até fevereiro, com índice pluviométrico na faixa de 50 mm ao mês. Com a chegada do outono o cenário começa a mudar, porém, nada preocupante a ponto de atrapalhar seus passeios.

clima em Aracaju
O verão é o período de alta temporada em Aracaju

Abril: Será que vai dar praia?

Historicamente, o mês de abril faz parte do período de chuvas em Aracaju. Portanto, as condições climáticas já são mais instáveis. Aliás, corrigindo: o calorão é certo, pois as temperaturas continuam altas, porém, a instabilidade é sobre se/ou quanto irá chover.

Em 2022 eu passei o mês inteiro de abril em Aracaju e pude comprovar essa falta de previsão na prática. Durante os meus 30 dias na cidade, anotei 15 dias de céu azul, com tempo firme e nenhum sinal de chuva. Por outro lado, 15 dias foram marcados por céu cinza, aguaceiros leves e, quase sempre, passageiros.

Era comum, por exemplo, amanhecer chovendo e ainda antes do almoço o dia clarear como se nada tivesse acontecido. O oposto, embora mais raro, também ocorria: você saia de casa besuntado de protetor solar e antes de caminhar três quadras até a praia precisava se abrigar em algum comércio.

Pela minha experiência na cidade, abril é um mês em que dá para aproveitar tudo o que há para fazer em Aracaju mesmo com possíveis chuvas. Até pode ser que você pegue alguns dias nublados e outros em que não será empolgante dar o primeiro passo para ir à praia. Porém, dá para visitar os pontos turísticos sem grandes complicações.

Aracaju quando ir
Mesmo com a possibilidade de chuvas, o mês de abril também se destaca por bonitos finais de tarde

Maio, junho, julho e agosto: Chuvas pesadas e São João

Salvo a única exceção de querer aproveitar os festejos juninos de São João, eu evitaria viajar a Aracaju entre os meses de maio e agosto. Afinal, esta é oficialmente a temporada de chuvas na cidade, sendo maio o mês mais úmido do ano, com índice pluviométrico podendo chegar a 200 mm ao mês.

Veja bem, não estou dizendo que irá chover dia e noite, por todos os dias, neste período. Porém, a presença de temporais em algum momento é certa e, se for exatamente durante a semana da sua viagem, o roteiro praieiro será sim prejudicado.

Em todo caso, se você quer viajar nesta época, um bom plano é ir no mês de junho. Isso porque, se não der praia, ao menos você poderá participar das comemorações juninas.

Em Aracaju, o principal evento é o Forró Caju, que normalmente acontece no centro da cidade em uma praça entre os mercados municipais. Além disso, a Orla de Atalaia – principal vizinhança turística da capital – também é sede de eventos, como por exemplo, o Arraiá do Povo.

Setembro, outubro, novembro e dezembro: O sol volta a brilhar em Aracaju

Depois de um inverno chuvoso, o início da primavera traz de volta os dias ensolarados, com céu azul e clima em Aracaju mais estável. Embora os aguaceiros ainda possam dar as caras até meados de outubro, não é nada que cause preocupação.

Para você ter uma ideia, o volume pluviométrico mais alto deste período é em setembro, quando chove apenas 80 mm ao mês. O calor, apesar de não ser tão intenso quanto no verão, já é aceitável o bastante para passar o dia inteiro com roupa de banho à beira-mar: médias de 26°C.

Além disso, há outra grande vantagem de se viajar nestes meses, que também formam uma das melhores épocas para ir a Aracaju: trata-se de uma estação intermediária, com poucos turistas na cidade. Consequentemente, os preços dos hotéis em Aracaju estarão mais acessíveis e as atrações menos congestionadas.

Mesmo durante os feriadões prolongados, o fluxo de visitantes não é tão intenso quanto o que você encontraria em cidades vizinhas. Portanto, é uma bela oportunidade para ir a Aracaju sem precisar gastar uma fortuna.

época de chuvas em Aracaju
Orla do Pôr do Sol é uma das atrações durante uma viagem a Aracaju

Tábua das marés em Aracaju

A tábua das marés em Aracaju, diferente do que acontece em outros lugares do Nordeste, não é tão relevante para a sua viagem. Isso porque, este não é um destino de piscinas naturais que precisam ser visitadas no momento em que a maré estiver mais baixa.

Apesar da variação da maré estar presente e causar alguma mudança na paisagem natural, você vai conseguir pegar praia em qualquer momento. No máximo, o que você vai precisar fazer é andar ainda mais para chegar à agua do mar quando ela estiver baixa.

Ainda assim, saiba que há um passeio em Aracaju que é melhor aproveitado durante a maré baixa: Ilha dos Namorados e Crôa do Goré. Porém, como são bancos de areia, situados no Rio Vaza-Barris, que servem apenas para banho de água doce – e não para a observação de vida marinha – não acho que seja essencial coordenar as datas da sua viagem com os períodos de maré baixa.

3 lugares para se hospedar em Aracaju

($) Para os viajantes que querem economizar, a Pousada Raio de Sol é uma das mais em conta da cidade.

($$) Preferindo uma estada em hotel mais convencional, o Celi Hotel Aracaju tem excelente custo-benefício.

($$$) Para uma estada mais especial, o VIDAM Aracaju é uma escolha certeira.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Aracaju.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here