Melhor época para viajar a Campos do Jordão: Descubra quando ir, quais são os meses de baixa e alta temporada, além dos períodos em que mais chove.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Apesar de muita gente considerar o inverno a melhor época para ir a Campos do Jordão, para mim, a estação mais fria do ano oferece mais desvantagens do que benefícios.

É claro que nos meses de junho, julho e agosto há características que você não encontrará em nenhum outro momento do ano. No entanto, é preciso avaliar se essas condições realmente farão grande diferença para o melhor aproveitamento da sua viagem.

Eu, por exemplo, estive na cidade fora da alta temporada e não me arrependo da escolha que fiz. Inclusive, no caso de outras viagens futura, evitaria novamente os meses mais concorridos.

Em todo caso, saiba que mais do que revelar como foi a minha experiência, neste texto eu contarei como é o clima na cidade e o que você pode esperar de cada estação do ano.

Dessa forma, você conseguirá determinar quando ir a Campos do Jordão levando em consideração os seus próprios gostos e orçamento.

Leia também: Onde ficar em Campos do Jordão | Melhores bairros e pousadas

# Melhor época para ir a Campos do Jordão

Não há uma melhor época para ir a Campos do Jordão. Para mim, trata-se de um destino – quase – coringa que pode ser visitado a qualquer momento.

E eu disse quase coringa porque, na realidade, no que diz a respeito sobre o clima em Campos do Jordão, há dois meses que eu evitaria visitar este destino: janeiro e fevereiro.

No mais, sinta-se à vontade para planejar suas férias para o período que lhe parecer mais condizente com a sua realidade. 

clima em Campos do Jordão - dicas
Campos do Jordão

# Clima em Campos do Jordão (Mês a Mês)

O clima em Campos do Jordão é bem definido e dificilmente há variações inesperadas de um dia para outro. Ainda assim, é preciso entender a dinâmica de cada estação para que você não tenha nenhum inconveniente durante a sua viagem.

Janeiro, fevereiro e março (Verão)

A estação mais quente do ano é também a época mais chuvosa em Campos do Jordão. É justamente por essa razão que eu evitaria conhecer a cidade durante os meses de janeiro e fevereiro.

Historicamente, a média de chuva nos dois primeiros meses do ano é de 300 mm ao mês. Ou seja, os aguaceiros podem atrapalhar mais do que o desejado. Até porque, muitas das coisas para fazer em Campos do Jordão são ao ar livre.

Em março o volume de chuva diminui consideravelmente, sendo que a média esperada é de 195 mm.

Sobre a temperatura, esse é o período em que os termômetros registram suas máximas. No entanto, não espere nenhum calorão típico da maior parte das cidades brasileiras. As máximas dificilmente passam dos 24°C, e as mínimas, durante a noite, podem ficar abaixo dos 15°C.

Ou seja, mesmo que você vá a Campos do Jordão durante o verão, recomendo colocar ao menos um agasalho na mala.

Abril, maio e junho (Outono)

Para quem quer aproveitar o tal charme do inverno sem precisar congelar, e gastando bem menos do que durante a altíssima temporada, a dica é apostar numa viagem a Campos do Jordão durante abril ou maio. Inclusive, na minha opinião, estes são dois dos melhores meses para ir a cidade.

Por outro lado, em junho a cidade já está bastante movimentada e os preços – principalmente de hospedagem – não estão dos mais convidativos.

A partir de abril a chuva começa a ir embora e dias ensolarados com céu azul é uma realidade – formando assim, o clima ideal para os passeios ao ar livre.

Porém, atenção: apesar de o sol se apresentar durante o dia, ele faz a linha traiçoeiro e não é daqueles que esquentam pra valer. Levar roupa de frio, mesmo para as atividades diurnas, é essencial para que você aproveite sua programação.

Em abril, as temperaturas oscilam entre 17°C e 8°C. Por outro lado, a partir de maio as máximas raramente ficam acima de 14°C e a mínima pode ficar abaixo de 5°C.

Além disso, saiba que durante o mês de abril a cena gastronômica da cidade ganha um ingrediente especial: o pinhão. Além de pratos criativos elaborados com a semente, durante a Festa do Pinhão há workshops e eventos que podem incrementar o seu roteiro de viagem.

Julho, agosto e setembro (Inverno)

Enfim o inverno chegou de vez e, com ele, a alta temporada está aberta em Campos do Jordão.

Junto com o frio intenso, durante o mês de julho espere encontrar preços exorbitantes, muitos viajantes, além do tradicional Festival de Inverno de Campos do Jordão – que oferece apresentações musicais gratuitas e pagas.

Se fizer questão de ir neste mês prepare o bolso, reserve sua hospedagem com antecedência e coloque uma dose extra de paciência na mala porque lugares lotados farão parte do seu roteiro.

Em agosto, com o fim das férias escolares, o fluxo de turistas diminui mas o frio continua. Se acaso for viajar neste mês, espere encontrar temperaturas que variam entre 6°C e 12°C.

Além disso, nos finais de semana de julho e agosto há um evento que deixa Campos do Jordão ainda mais encantadora: a Festa da Cerejeira. Como se não bastassem as árvores floridas que enfeitam as ruas da cidade, a culinária japonesa ganha destaque nas mesas dos restaurantes.

Em setembro, apesar de ser oficialmente inverno na maior parte do mês, quem dita o clima em Campos do Jordão é a primavera. Apesar de as noites serem geladas, durante o dia a temperatura costuma ficar na casa dos 17°C.

Por conta do clima agradável e pelo movimento de turistas ser baixo, setembro é um ótimo mês para ir a Campos do Jordão. Inclusive, foi quando estive na cidade e com certeza voltaria outras vezes nesta mesma época.

baixa temporada em Campos do Jordão
Museu Felícia Leirner

Leia também: 10 pousadas baratas em Campos do Jordão

Outubro, novembro e dezembro (Primavera)

De um modo geral, outubro, novembro e dezembro são os meses de baixa temporada em Campos do Jordão. No entanto, os diversos feriados que há neste período, o Festival da Cerveja Artesanal (em outubro) e as festa de fim de ano, acabam por movimentar a cidade.

Para quem não gosta de frio, é um ótimo momento para conhecer Campos do Jordão. Afinal, os termômetros costumam oscilar entre 10°C e 22°C.

Por outro lado, vá preparado para encarar possíveis dias de chuva – principalmente se sua viagem for em dezembro, que é quando o índice pluviométrico quase bate os 300 mm ao mês.

# Campos do Jordão em feriado, vale a pena?

Depende da sua disposição.

Apesar de ser perfeitamente possível visitar as principais atrações de Campos do Jordão num feriadão prolongado, é preciso estar ciente de que todo e qualquer feriado significa preços mais altos.

Ou seja, você precisará desembolsar mais verdinhas para pagar sua hospedagem e refeições.

Se acaso isso não for um problema para você, a viagem é super válida.

3 lugares para se hospedar em Campos do Jordão

($) Para os viajantes que querem gastar pouco, o Hotel Vila Regina e o Siena Hotel são duas das opções mais bem cotadas econômicas perto de Capivari.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Villa Capivary Campos do Jordão.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Campos do Jordão.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here