Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Campos do Jordão: Roteiro para um fim de semana

Num primeiro momento, o destino de inverno mais famoso de São Paulo parece ter sido feito sob medida para uma viagem de final de semana. Porém, pesquisando com mais cuidado, fica fácil perceber que um roteiro em Campos do Jordão pode incluir atividades para três ou quatro dias.

Sim, você até pode conhecer suas principais atrações e pontos turísticos em 48 horas. No entanto, fique sabendo que a cidade e seus arredores têm dezenas de opções de lazer.

Ainda assim, como sei que nem todos os viajantes dispõem de tal possibilidade, neste post darei sugestões para você organizar o seu roteiro em Campos do Jordão, independente da sua quantidade de dias disponíveis.

Você poderá utilizar estas dicas para planejar uma viagem de 2, 3 ou até mesmo 4 dias.

Leia também: Onde ficar em Campos do Jordão?

# Roteiro para um final de semana em Campos do Jordão (2 dias)

Se acaso você pretende fazer um roteiro de final de semana a Campos do Jordão, chegue na cidade nas primeiras horas do sábado, e que se programe para ficar até domingo ao anoitecer. Isso porque, dessa forma você conseguirá incluir uma maior quantidade de passeios no seu itinerário.

Um roteiro típico seria fazer os dias 1 e 2 que indicarei logo abaixo. Os passeios sugeridos nestes são, de um modo geral, àqueles que costumam agradar boa parte dos viajantes e considerados os clássicos da cidade.

Ainda assim, se você não dispensa boas trilhas e caminhadas em meio à natureza, você pode dedicar um dia da sua trip para se apaixonar pelas paisagens do Complexo do Baú, que na realidade está na cidade vizinha São Bento do Sapucaí.

# Roteiro de 4 dias em Campos do Jordão

Confira a seguir como organizar sua viagem a Campos do Jordão num roteiro de 4 dias ou menos.

Lembre-se, porém, de verificar o horário de funcionamento de cada atração, para que você se programe adequadamente de acordo com os seus dias pela cidade.

Dia 1: Horto Florestal, Teleférico e Capivari

Reserve o primeiro dia do seu roteiro em Campos do Jordão para conhecer alguns dos lugares mais emblemáticos da cidade.

Acorde (ou chegue) cedo, e depois de um café da manhã reforçado vá para o Horto Florestal, aproximadamente a 15 quilômetros do centrinho turístico.

Para os viajantes que estiverem sem carro, a boa noticia é que há transporte público até lá, e te deixa na entrada do parque.

Com uma natureza privilegiada, apenas uma simples caminhada pelas áreas de lazer do Horto Florestal já faria a visita valer a pena. Porém, você também encontrará outras atrações por aqui, como por exemplo: quatro trilhas diferentes, arvorismo e tirolesa (cerca de R$ 50,00), passeio de trenzinho, ou poderá ainda alugar uma bicicleta.

Possibilidades para um dia inteiro de atividade certamente não faltarão. Caberá somente a você decidir quanto tempo investir no parque.

Saindo de lá, a dica é voltar a Capivari e no fim de tarde pegar o teleférico para o Morro do Elefante. É de lá que vemos uma das vistas panorâmicas mais lindas da região.

Por fim, para terminar o dia, nada melhor do que perambular pelo centrinho turístico e aproveitar para repor as energias em algum restaurante ou barzinho da região.

final de semana em Campos do Jordão - dicas

Paisagem durante a trilha no Horto Florestal

roteiro de viagem a Campos do Jordão

Capivari

Leia também: 10 pousadas baratas em Campos do Jordão

Dia 2: Palácio da Boa Vista, Museu Felícia Leirner, Fábrica Baden Baden, Pico do Itapeva

Você pode começar o segundo dia do seu roteiro em Campos do Jordão visitando o Palácio da Boa Vista – também conhecido como Palácio do Governador.

Residência oficial do governador do estado de São Paulo, o palácio conta com um belo acervo de peças mobiliárias, esculturas, obras de arte e porcelanas. Você pode fazer visitas guiadas, porém, entre em contato antecipadamente.

Pertinho dali, uma atração que encanta até mesmo os mais desentendidos de arte é o Museu Felícia Leirner. Afinal, apreciar a harmonia das suas esculturas num jardim bem cuidado não exige muito conhecimento artístico. Já para àqueles que conhecem a história e admiram as obras da escultora, o passeio certamente será ainda mais proveitoso.

A menos de três quilômetros do museu está outro passeio que você poderá incluir no seu roteiro: a visita guiada pela fábrica da Cervejaria Baden Baden.

Apesar de a visita em si não ser das mais empolgantes, é uma ótima oportunidade para degustar rótulos da marca, além de comprar algumas garrafas com preços amigáveis. Só não se esqueça de fazer seu agendamento por telefone antecipadamente, mesmo na baixa temporada.

Para encerrar o dia, se você estiver de carro – e o clima favorável – uma boa pedida é partir rumo ao Pico do Itapeva. Apesar do mirante não ter uma estrutura adequada, a vista pra lá de fotogênica faz valer o passeio.

Campos do Jordão - Fim de semana

Museu Felícia Leirner

Dia 3: Trilha Complexo do Baú e São Bento do Sapucaí

Apesar de não ser exatamente na cidade, quem gosta de trilhas e aventura deveria reservar um dia do roteiro em Campos do Jordão para explorar o Complexo Pedra do Baú, que está no munícipio vizinho São Bento do Sapucaí.

Apesar de algumas trilhas serem difíceis, exigir trechos de escalda ou subir uma “escada vertical” com degraus fixados na própria Pedra do Baú, há também a Trilha do Bauzinho, que é ideal para os viajantes que querem curtir um visual incrível sem gastar muita energia.

Lembrando que para os caminhos mais difíceis, recomendo que você faça o passeio com alguma agência ou ao menos acompanhado de um guia experiente.

Além disso, vale a pena aproveitar a tarde para visitar o Bairro do Quilombo. Para descobrir os trabalhos envolventes dos artesões locais, as meninas do blog Tô Pensando em Viajar recomendam o atelier do escultor Ditinho Joana e o Espaço Arte no Quilombo.

Leia também: Quando ir a Campos do Jordão | Clima e melhor época para viajar

Dia 4: Jardim Amantikir e Parque de Aventura

O último dia do roteiro em Campos do Jordão não será de tranquilidade.

É bem verdade que você pode aproveitá-lo para descansar ou revisitar algum lugar que você tenha gostado. Porém, se você é do tipo que gosta mesmo de explorar cada cantinho, saiba que ainda tem muita coisa pra fazer em Campos do Jordão.

A primeira parada do sua programação pode ser o Jardim Amantikir. Trata-se um parque repleto de flores e jardins cuidadosamente organizados que saem bem em qualquer foto.

O preço da entrada, porém, não é dos mais simpáticos: R$ 40,00 se você for por conta própria e não se enquadrar em nenhuma categoria de meia-entrada.

Outro programa na cidade que garante momentos de diversão e contato com a natureza, mas que não é exatamente econômico, são os parques de aventura Tarundu, Bosque do Silêncio e Aventura no Rancho.

Podendo investir, todos eles rendem uma dose extra de adrenalina para adultos e crianças.

Há diversas opções de esportes radicais, sendo que há duas categorias de ingressos: avulso ou na categoria “passaporte ilimitado”. Essa última opção, normalmente, oferece melhor custo-benefício. 

roteiro em Campos do Jordão - 2 dias

Jardim Amantikir

3 lugares para se hospedar em Campos do Jordão

($) Para os viajantes que querem gastar pouco, o Hotel Vila Regina e o Siena Hotel são duas das opções mais bem cotadas econômicas perto de Capivari.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Villa Capivary Campos do Jordão.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Campos do Jordão.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sebastião Monte Neto disse:

Oi
Melhor alugar um carro ou ir de transfer particular na ida e ônibus na volta? Não sei andar nada por lá ?
É muito difícil conseguir Uber ?

Murilo Pagani disse:

Oi, Sebastião, tudo bem?

Alugar um carro é mais cômodo e vale a pena sim.

Será muito melhor tanto para chegar lá, como também para se locomover entre as atrações.

Abraço

Raquel Rosa disse:

Boa Noite

Caso eu vá sozinha sem guia como faço para ir visitar os pontos turisticos da cidade ?

Murilo Pagani disse:

Oi Raquel, tudo bem?

Em alguns lugares dá pra ir com o transporte público. Mas você também pode fazer algum tour em grupo ou ir de táxi.

Abraço!