Quando ir a Gramado: Descubra qual a melhor época para viajar, como é o clima durante cada mês do ano, além de quais são os melhores festivais na cidade!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

É necessário muita atenção na hora de decidir quando ir a Gramado. Isso porque, além das condições climáticas que costumam nortear qualquer viagem, há outros fatores que influenciarão a sua experiência.

Como poucos destinos turísticos conseguem fazer, Gramado tem um calendário de eventos movimentado durante o ano todo. Ou seja, se você quiser incrementar as suas férias, vale se programar para visitar a Serra Gaúcha durante o festival que te parece mais bacana.

Além disso, a diferença dos custos de uma viagem durante a alta e a baixa temporada é enorme. Portanto, quem estiver com o orçamento apertado também deve levar isso em conta na hora de marcar a data da viagem.

No mais, a boa notícia que posso adiantar é que Gramado garante ótimas férias em qualquer época do ano. Apesar das suas particularidades em cada estação, em todos os meses você conseguirá aproveitar as delícias deste pedaço do Rio Grande do Sul.

Leia também: Onde ficar em Gramado | Melhores bairros e pousadas

# Melhor época para ir a Gramado

Para o bem ou para o mal, a verdade é que não há uma melhor época para ir a Gramado. Tudo vai depender das suas preferências climáticas, orçamento disponível, e de quais experiências você não abre mão.

No que diz a respeito sobre o clima em Gramado, em qualquer estação do ano os principais passeios da região podem fazer parte do seu roteiro. Isso porque, apesar de grande variação de temperatura, as chuvas são bem distribuídas e não costumam arruinar as férias.

Portanto, a melhor forma de decidir quando ir a Gramado é você saber o que encontrará na cidade em cada mês do ano, e marcar a viagem para o período mais adequado de acordo com a sua realidade.

quando é a baixa temporada em Gramado?
Canela, a vizinha-irmã de Gramado

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Gramado

# Eventos e clima em Gramado (Mês a Mês)

Embora tenha estações bem definidas, o clima em Gramado costumar ter reviravoltas surpreendentes durante uma mesma semana e, às vezes, até mesmo em um único dia. Ou seja, você terá uma ótima noção das condições gerais, mas na hora de organizar a sua mala é sempre bom incluir peças para dias frios e quentes.

Outra particularidade é que as chuvas são muito bem distribuídas ao longo do ano. Historicamente, em nenhum mês o volume de precipitação é menor do que 116 mm, ou maior do que 180 mm.

Janeiro

O primeiro mês do ano é também o último período da alta temporada em Gramado.

Contrariando as expectativas de um destino de inverno, o verão em Gramado é bastante quente, com temperaturas que podem bater facilmente os 28°C.

Além de ser um mês de férias escolares – que por si só já favorece o maior número de turistas na cidade – outro fator que contribui para maior fluxo de viajantes é o Natal Luz. Isso porque, as festividades natalinas só se encerram por completo em meados da segunda semana de janeiro.

Fevereiro e março

Fevereiro e março são os meses de baixa temporada em Gramado. Ou seja, é a melhor época para quem quer economizar.

Além de diárias em hotéis com preços muito camaradas, os cardápios dos restaurantes também ficam mais acessíveis. Uma sequência de fondue, por exemplo, sai por meros R$ 40,00, enquanto nos meses mais movimentados não custa menos de R$ 80.00.

Por outro lado, é preciso ter em mente que por conta do baixo número de turistas, algumas atrações fecham as portas para dar férias coletivas aos funcionários. O que não chega a ser um grande problema, afinal, há tantas coisas para fazer em Gramado, que você certamente terá atividades suficientes para preencher o seu roteiro.

Inclusive, minha viagem a Gramado foi entre o final de janeiro e inicio de fevereiro e eu não me arrependo. Precisei fazer alguns ajustes na programação, mas nada que tenha comprometido minha diversão.

Sobre o clima, as características de verão, com temperatura alta e chuva, prevalecem até meados de março. Com o outono batendo na porta, as manhãs e noites tendem a ficarem mais frescas, com os termômetros beirando os 20°C.

melhor época para viajar a Gramado
Praça das Etnias, no centro de Gramado!

Leia também: Como chegar em Gramado?

Abril e maio

Depois de um curto hiato de sossego, Gramado volta a receber muitos forasteiros a partir de abril. Na realidade, a depender da data do carnaval, no final de março os viajantes já começam a dar as caras novamente.

O motivo? A Páscoa. As festividades duram quase um mês, e a cidade se decora especialmente para a ocasião, há eventos culturais, e a comilança de chocolate atinge níveis estratosféricos.

Além disso, em abril o friozinho já aparece timidamente, e Gramado começa a reinar com a sua tradição de ser um destino de inverno.

Para não perder o embalo das festanças, em maio a cidade realiza outro evento bastante popular: a Festa da Colônia. Resgatando a história dos imigrantes que chegaram a Gramado, o evento é um prato cheio para quem quer provar delícias da culinária italiana, alemã e até mesmo portuguesa. Sem dúvida, é uma excelente época para ir a Gramado.

Na hora de fazer sua mala, lembre-se de que já é importante dar uma atenção redobrada às roupas de frio.

Junho, julho e agosto

Apesar de não receber nenhum grande evento, os meses de junho e julho são de movimento intenso em Gramado. Afinal, o frio já é uma realidade e muitos viajantes vão em busca do tal charme que só a estação mais fria do ano é capaz de oferecer.

Além disso, as férias escolares também contribuem para o aumento de turistas na cidade.

Consequentemente, que viaja nesta época gasta mais – principalmente com acomodação. Com a rede hoteleira praticamente com ocupação máxima, para garantir uma hospedagem com bom custo-benefício você deve fazer sua reserva com meses de antecedência.

Além de caprichar nas roupas de inverno, é válido incluir na mala um pacote extra de paciência. Afinal, trânsito, filas e lugares lotados certamente farão parte do seu roteiro.

Sobre o clima em Gramado durante o inverno, espere encontrar temperatura na casa dos 10°C, sendo que a máxima raramente passa dos 17°C.

Em agosto, apesar das férias escolares chegarem ao fim, o agito na cidade continua por causa do tradicionalíssimo Festival de Cinema de Gramado.

Setembro e outubro

Apesar de não ser um período com uma baixa tão acentuada quanto fevereiro e março, setembro e outubro são meses relativamente tranquilos na cidade. O que, consequentemente, é uma ótima oportunidade para encontrar pousadas baratas em Gramado.

Além disso, para quem não gosta de temperaturas congelantes, o clima volta a ficar mais agradável com a chegada da primavera.

O evento de setembro é o Festival de Cultura e Gastronomia, onde os comilões de plantão poderão se esbaldar com dezenas de pratos preparados especialmente para a ocasião.

Em outubro, a cidade já começa a se organizar para seu maior evento anual: o Natal Luz, que começa – acredite se quiser – na última semana deste mês.

Novembro e dezembro

O brasileiro ainda nem recebeu sua primeira parcela do décimo terceiro e Gramado já está toda produzida para a festa mais aguardada na cidade: o Natal Luz, que começa na última semana de outubro e vai até o inicio de janeiro.

A prova da grandiosidade dos espetáculos apresentados durante esses meses é que, o destino que se tornou conhecido por ser uma opção para o inverno, atualmente tem sua maior temporada, vejam só, no verão.

Ruas enfeitadas, turistas por todos os lados e apresentações natalinas de dia e de noite – você encontrará tudo isso se ir a Gramado durante essa época.

Como é de se imaginar, as despesas da sua viagem serão mais elevadas. Apesar de algumas atrações do Natal Luz serem gratuitas, os espetáculos mais bacanas são pagos – e não são exatamente baratinhos.

Além disso, os gastos com hotéis e alimentação também serão mais altos.

Importante também é se planejar com antecedência. Além de reservar seu hotel, compre seus ingressos para os espetáculos do Natal Luz quanto antes puder.

Sobre o clima em Gramado, vá preparado para passar um natal típico de terras tupiniquins: com calor e chuva.

3 lugares para se hospedar em Gramado

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Eleganz Hostel & Suítes é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Alameda Alegra Hotel tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Prodigy Gramado.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Gramado.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here