Quando ir a Ilha Grande, no Rio de Janeiro: Descubra como é o clima na ilha, quando é a alta e a baixa temporada, qual é o período de chuvas e qual é a melhor época para viajar!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Seria ótimo poder afirmar com segurança qual é a melhor época para ir a Ilha Grande. No entanto, a única certeza que temos sobre o clima neste destino do Rio de Janeiro é que não dá para ter certeza de nada.

Ainda assim, é possível minimizar as chances de tempo ruim durante a viagem. Embora seja preciso estar preparado para mudanças climáticas a qualquer momento, há estações em que os aguaceiros são mais mansos.

Portanto, para que você consiga se organizar adequadamente, neste texto eu contarei como é o clima em Ilha Grande durante cada mês do ano, e em quais deles você terá mais probabilidade de aproveitar as suas férias com céu azul e sol estralando.

 

Leia também: 10 pousadas baratas em Ilha Grande

# Melhor época para ir a Ilha Grande

A melhor época para ir a Ilha Grande – e por melhor, entende-se o período em que menos chove – é de maio a agosto. É neste curto espaço de tempo entre o final do outono e início do inverno que você terá menos chance de chuva durante a viagem.

Além disso, nos meses abril, setembro, outubro e novembro, os seus passeios em Ilha Grande dificilmente serão arruinados por temporais. Dá para viajar, apenas esteja ciente de que nuvens carregadas podem fazer parte do seu dia a dia.

clima em Ilha Grande
Praia de Lopes Mendes

» Clique aqui e encontre ofertas de hospedagem em Ilha Grande

# Clima em Ilha Grande (Mês a Mês)

O clima em Ilha Grande, assim como em toda a região da Costa Verde, chama atenção pelo alto volume de chuva durante todo o ano. Portanto, se acaso você conseguir três dias seguidos de sol, sinta-se um privilegiado.

Ainda assim, mesmo com as condições climáticas nem sempre sendo as mais favoráveis para passar o dia na areia, pode apostar que uma viagem a Ilha Grande vale a pena seja com chuva ou com sol.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

Calor e férias escolares, a combinação perfeita para ir a Ilha Grande, certo? Errado.

Isso porque, o verão é a pior época para viajar a essa região – seja pelo clima, como também pela superlotação das praias e acomodações, que, consequentemente, faz os preços dispararem.

Apesar das temperaturas mais elevadas, a alta temporada em Ilha Grande se caracteriza por ser bastante chuvosa, com precipitações acima de 200 mm todos os meses.

Aliás, estive em Ilha Grande durante o mês de janeiro e comprovei isso na prática. Embora tenha sido presenteado com alguns dias ensolarados, em outros tantos, a chuva caía pesada, interrompendo, inclusive, o fornecimento de energia elétrica da ilha.

Só pode viajar nessa época? Com sorte, até dá para aproveitar. Mas vá com paciência e com mais dinheiro no bolso.

época de chuva em Ilha Grande - dicas
Um raro dia de céu azul durante o verão em Ilha Grande

Leia também: 5 melhores passeios de barco em Ilha Grande

Abril, maio e junho

Pode escolher as datas da sua viagem? Então se programe para tirar férias entre abril e junho, afinal, esta é a melhor época para ir a Ilha Grande.

Com a chegada do outono as chuvas começam a dar uma trégua. Além disso, as temperaturas continuam altas o suficiente para aproveitar o dia de frente para o mar.

Para ficar ainda melhor, à parte de feriados, Ilha Grande fica mais vazia neste período. Ou seja, você terá praias menos tumultuadas e preços – principalmente de hospedagem – mais camaradas.

Apesar dos termômetros registrarem médias de 25°C, as noites costumam ser frescas e passagem de frente fria pode derrubar a temperatura para abaixo de 20°C. Portanto, leve algum agasalho na mala.

Julho, agosto e setembro

Em julho e agosto o clima em Ilha Grande continua firme, com dias ensolarados, céu azul e pouca chuva. Tenha em mente, porém, que a temperatura fica ligeiramente mais baixa – média de 23°C – o que pode começar a incomodar os mais friorentos.

Ainda assim, considero uma ótima época para ir a Ilha Grande.

Em setembro, com o início da primavera, as chuvas voltam a marcar presença outra vez. Porém, dificilmente elas causarão prejuízos no seu roteiro. Normalmente, são pancadas rápidas no final do dia.

Além disso, setembro apresenta outras duas vantagens se comparado aos outros dois meses anteriores: menos fluxo de turistas porque as férias do meio do ano já chegaram ao fim, e temperatura um pouco mais alta.

Outubro e novembro

Apesar dos aguaceiros serem cada vez mais frequente, outubro e novembro ainda são bons meses para ir a Ilha Grande.

Os preços ainda são mais simpáticos do que no verão, os viajantes ainda não chegaram em massa, e o calorão começa a tornar os dias na areia muito mais prazerosos.

Ainda assim, para não deixar nenhum grande passeio de fora do seu roteiro por causa de tempo ruim, recomendo incluir um dia extra no seu itinerário. Afinal, em geral, chove em torno de 150 mm em cada mês.                                                  

# Réveillon e feriados em Ilha Grande

O Réveillon em Ilha Grande segue a mesma dinâmica de outros destinos do litoral brasileiro. Como você não será o único a querer pular sete ondinhas na virada da noite do dia 31 para o primeiro dia do ano, espere encontrar a ilha bastante movimentada.

Sobre as festanças, elas acontecem em sua maioria na Vila de Abraão, o pedaço com melhor estrutura de Ilha Grande. Além de um palco com apresentação de shows gratuitos no burburinho central, é comum encontrar festas particulares em pousadas e hotéis.

Como não poderia deixar de ser, vá com o bolso cheio e mais paciência do que o habitual.

Aliás, seja no Ano Novo ou em qualquer outro feriado prolongado, Ilha Grande perde parte do seu encanto devido ao grande número de forasteiros e preços mais salgados do que a água do mar.

Ainda assim, os viajantes mais animados terão um Réveillon pra lá de especial em uma das ilhas mais lindas do Brasil.

3 lugares para se hospedar em Ilha Grande

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Marlin Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada D’Pillel tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Pedacinho de Céu.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ilha Grande.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here