Não dá para ir a Morro de São Paulo, na Bahia, em qualquer época do ano. Aliás, você até pode e consegue chegar lá durante as quatro estações, porém, há períodos em que as suas férias neste destino pode ser mais frustrante do que ter ficado em casa.

Apesar de o clima favorecer os passeios para fazer em Morro de São Paulo em boa parte do ano, em alguns meses específicos a chuvarada pode complicar os seus dias à beira-mar. E, mesmo que você consiga esticar a canga na areia, é provável que vá embora com a impressão de que o lugar que acabou de visitar está longe de ser o paraíso estampado em campanhas publicitárias.

Portanto, para conhecer as praias desta vila no auge da sua beleza, é preciso entender quando ir a Morro de São Paulo. Afinal, é só com dias ensolarados, de céu azul e mar cristalino, que você terá o sentimento de que todo o esforço para chegar à ilha valeu a pena.

Melhor época para ir a Morro de São Paulo

Tratando-se de condições climáticas, a melhor época para ir a Morro de São Paulo é entre os meses de agosto e fevereiro. Isso porque, além das boas temperaturas para passar o dia com roupa de banho, é durante a primavera e o verão em que há menos chuvas na região.

Como o clima em Morro de São Paulo é tropical úmido, até pode chover um pouco nestes períodos. Porém, os aguaceiros dificilmente atrapalharão o seu roteiro e o volume pluviométrico será muito menor do que na estação mais chuvosa.

Ainda assim, tenha em mente dentro deste período de melhor época para viajar a Morro de São Paulo, há outro fator além do clima que você dever levar em consideração. Basicamente, é importante refletir também se você está disposto a encarar as multidões – e preços mais altos – da altíssima temporada de verão, entre o Natal até o carnaval.

Se você quer fazer uma viagem a Morro de São Paulo e aproveitar também as famosas festas e a vida noturna deste destino, o verão é de fato o melhor momento para isso. Por outro lado, se a sua intenção é focar em dias sossegados de frente para o mar, prefira ir durante a primavera.

melhor época para visitar Morro de São Paulo
Foto tirada durante um dia de verão em Morro de São Paulo

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Morro de São Paulo

Clima em Morro de São Paulo [Mês a Mês]

O clima em Morro de São Paulo se caracteriza por ser quente e úmido na maior parte do ano. Mesmo durante a época mais seca, chuviscos no fim de tarde é um fenômeno comum – mas que não atrapalham as atividades. Por outro lado, durante o inverno os temporais acontecem mais frequentemente e podem sim prejudicar os seus planos.

Para minimizar a chance de perder um dia – ou vários – de praia, confira a seguir o que dá para esperar do clima em Morro de São Paulo durante cada estação. Porém, vale lembrar: as informações são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referência ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo em Morro de São Paulo será de sol ou chuva – independente de qual época seja.

Dezembro, janeiro, fevereiro: Alta temporada em Morro de São Paulo

Como não poderia deixar de ser, a estação mais quente do ano, com menor quantidade de chuvas e mais festiva da Bahia, é também o período de alta temporada em Morro de São Paulo. Além da ótima combinação climática para aproveitar a praia, a badalação noturna é outra marca registrada do verão. Ou seja, dias e noites intensas te esperam.

De dezembro a fevereiro é o único período do ano que costuma chover menos de 100 ao mês – pouco para os padrões desta parte do litoral baiano. Além disso, as temperaturas quase sempre acima dos 25°C e beirando os 30°C, completam o clima ideal para passar o dia debaixo de um guarda-sol.

Além disso, é durante a alta temporada em que a programação de festas em Morro de São Paulo não dá trégua: se quiser, você poderá farrear durante todas as noites da sua viagem.

Por outro lado, saiba que o maior fluxo de turistas faz os preços dispararem – especialmente de hospedagem. Nesta época, as pousadas baratas em Morro de São Paulo não serão assim tão econômicas, e reservar com antecedência é palavra de ordem para não ir à falência.

Por fim, tenha em mente que a faixa de areia, especialmente da Primeira e da Segunda Praia, costuma ficar completamente lotada – a ponto de ser difícil encontrar um cantinho para chamar de seu.

alta temporada de verão em Morro de São Paulo
Pôr do sol em Morro de São Paulo

Março: Alta temporada e clima instável

A partir de março as chuvas em Morro de São Paulo começam a aparecer com mais frequência. Porém, o número de turistas ainda é grande, principalmente nas primeiras semanas do mês.

O que acontece é que o ritual carnavalesco de Salvador termina com dias de descanso em Morro de São Paulo. Portanto, mesmo nas semanas depois da folia é comum que a cidade ainda esteja cheia de viajantes estrangeiros que continuam a viajar pela Bahia. E, aos finais de semana, os brasileiros se juntam a essa turma para aproveitarem os derradeiros suspiros do verão.

Aliás, eu mesmo estive em Morro de São Paulo durante o mês de março, duas semanas depois do carnaval, e me surpreendi ao chegar à ilha em um sábado de manhã e vê-la completamente lotada. Ainda assim, isso não é um problema para que você aproveite os passeios.

Na realidade, o que pode interferir no seu roteiro são as chuvas. Embora eu ache que vale a pena ir a Morro de São Paulo em março, é provável que você tenha que lidar com aguaceiros durante estada. Esperar a chuva passar para ir à praia, ou se abrigar em algum comércio durante uma pancada d’água que chegou sem aviso prévio na hora em que você saiu para jantar, fizeram parte do meu dia a dia em Morro.

Morro de São Paulo melhor época para viajar
Segunda Praia de Morro de São Paulo
clima em Morro de São Paulo
Terceira Praia de Morro de São Paulo

Abril, maio, junho e julho: Época de chuvas em Morro de São Paulo

Quer se encontrar com Morro de São Paulo com chuva? Então, viaje entre os meses abril a julho. Afinal, esse é o período de baixa temporada na ilha e o clima é o principal responsável por isso.

Apesar de os termômetros continuarem registrando temperatura na faixa dos 25°C, a chuvarada se apresenta com mais intensidade do que um viajante desejaria para as suas férias. Em média, nesta estação costuma chover mais de 200 mm em cada mês, sendo que dias seguidos com as torneiras do céu abertas é uma realidade.

Além disso, essa condição climática também pode tornar a saga para chegar a Morro de São Paulo menos agradável do que já costuma ser. Afinal, fazer deslocamentos de barco debaixo de chuva não exatamente o melhor programa de férias.

Particularmente, não acho que vale a pena ir a Morro de São Paulo neste período e é a única estação que eu recomendo evitar. Embora exista a possibilidade de pegar dias ensolarados e de céu azul mesmo nesta época de chuvas, o risco de ter a viagem prejudicada é alto.

Morro de São Paulo com chuva
De abril a julho é a época mais chuvosa em Morro de São Paulo

Agosto, setembro, outubro e novembro: Bom período para ir a Morro de São Paulo

Com a chegada da primavera as chuvas ficam mais tímidas e, aos poucos, o sol vai se tornando figurinha carimbada mais uma vez. Ou seja, a partir de agosto já é considerada uma boa época para ir a Morro de São Paulo.

Além disso, viajar neste período também proporciona outro combo de vantagens: preços mais camaradas, praias menos tumultuadas e calorão menos intenso do que no auge do verão. Ou seja, para quem não faz questão de festas e quer tranquilidade, essa é a estação mais conveniente para a viagem.

Isso, é claro, deixando de fora os feriados prolongados deste período. Afinal, assim como em qualquer canto do litoral brasileiro, durante os feriadões as praias ficam cheias e, consequentemente, os preços das pousadas em Morro de São Paulo acompanharão essa demanda.

Embora ainda seja um mês de transição climática, em agosto o índice pluviométrico volta para a casa dos 100 mm. E, nos meses seguintes, permanece com este volume.

Sobre as temperaturas, elas continuam com médias de 25°C, variando entre 22°C e 28°C. Portanto, certamente estará calor suficiente para se aproveitar as praias de Morro de São Paulo.

Tábua das marés em Morro de São Paulo

Morro de São Paulo é um destino com piscinas naturais, portanto, a tábua das marés vai influenciar nos horários destas atividades. Embora seja possível aproveitar as praias a qualquer momento, os passeios às piscinas devem ser realizados durante a maré baixa.

Ainda assim, há uma boa notícia: algumas das piscinas naturais em Morro de São Paulo se formam próximas da faixa de areia – na Segunda e na Quarta Praia. Ou seja, não necessariamente você precisa fazer um passeio de barco para visita-las. Dessa forma, é mais fácil se programar para aproveitar essa atração durante a maré baixa.

Em todo caso, saiba que os passeios de barco em Morro de São Paulo também realizam paradas em piscinas naturais que estão localizadas mar adentro.

Se você faz questão que essas atrações estejam no seu roteiro, o ideal é marcar a viagem para as semanas de luas cheia ou nova. Isso porque, são nestes períodos em que a maré fica baixa durante o dia em um horário conveniente para o passeio.

3 lugares para se hospedar em Morro de São Paulo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Che Lagarto é a melhor opção para a sua estada.

($$) Para quem faz questão de privacidade, a Pousada Ilha da Saudade oferece excelente relação preço x conforto.

($$$) Querendo investir em uma estada mais especial, consulte as suítes da Passárgada Pousada.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Morro de São Paulo.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here