Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir a Porto Seguro: Clima e época para viajar

A melhor época para ir a Porto Seguro é…depende. Pouco conclusivo, eu sei, mas é que diferente de outros destinos do litoral do Nordeste – que têm períodos secos e chuvosos bem definidos – esse trecho da costa baiana apresenta um clima mais uniforme ao longo do ano.

Apesar de haver meses em que os aguaceiros tendem a ser mais intensos, grosso modo, dias de chuvas podem acontecer sem causar espanto em qualquer uma das quatro estações. Ainda assim, veja isso como uma vantagem para a sua viagem, porque é justamente por essa mesma razão que Porto Seguro é considerado um destino coringa. Isso porque, a situação inversa também é uma realidade: pode dar praia em qualquer época do ano.

Em todo caso, se você quer ter uma ideia do que esperar do clima em Porto Seguro no mês das suas férias, neste texto eu contarei como é o histórico de chuva e calor de janeiro a dezembro.

Melhor época para ir a Porto Seguro

Considerando a melhor época para ir a Porto Seguro os meses em que as temperaturas estarão mais elevadas e as chuvas mais escassas, podemos concluir através do histórico de sites meteorológicos que esses meses são janeiro e fevereiro. Afinal, além de apresentarem um volume pluviométrico abaixo de 100 mm ao mês, os termômetros costumam estar sempre acima de 30°C.

Além disso, os meses de junho, julho, agosto e setembro também são considerados bons momentos para ir a Porto Seguro. Apesar de as temperaturas estarem mais amenas, o volume de chuva continua abaixo do necessário para atrapalhar os seus passeios.

Ainda assim, como você verá abaixo nos detalhes do clima em Porto Seguro, mesmo nestes períodos pode ter alguma chuva. E, se você só puder viajar em outra época, a viagem não necessariamente precisa ser descartada.

melhor época para ir a Porto Seguro

Via de regra, os melhores meses para ir a Porto Seguro, são: janeiro, fevereiro, março, julho, agosto e setembro

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Porto Seguro

Clima em Porto Seguro (Mês a Mês)

O clima em Porto Seguro apresenta poucas variações ao longo do ano. Ainda assim, apesar de sutis, viajar em um mês ou em outro pode fazer diferença durante a sua viagem. Em todo caso, tratando-se de um destino com chuvas bem distribuídas ao longo do ano, é bom sempre ir preparado para um dia ou outro nublado.

Janeiro, fevereiro e março

Os meses de verão formam a alta temporada em Porto Seguro. Afinal, além do clima favorável para curtir os passeios à beira-mar, também é um dos períodos do ano em que o brasileiro mais viaja devido às férias escolares e o carnaval. Portanto, além de calorão e pouca chuva, espere encontrar praias mais lotadas e tarifas de hotéis mais caras.

Enquanto janeiro e fevereiro possuem volume pluviométrico na casa dos 80 mm ao mês – o que é bem pouco – as águas de março fazem este índice subir para 130 mm. Ainda dá para aproveitar, mas a chance de perder um dia ou outro de praia será maior.

Ainda assim, vale lembrar mais uma vez: em qualquer estação do ano pode chover em Porto Seguro. Inclusive, segundo os moradores com quem conversei, o verão de 2022 foi atípico pela grande quantidade de chuva também em janeiro. Aliás, cheguei na cidade no fim deste mês e os meus dois primeiros dias foram sem praia. Depois disso, passei três semanas na região e só peguei dois ou três dias com chuviscos e tempo nublado.

Para quem quer viajar nesta época mas fica com um pé atrás devido a superlotação, uma dica: a partir da última semana de janeiro até a semana antes do carnaval, há uma considerável diminuição no fluxo de viajantes. Portanto, é um ótimo momento para visitar as praias de Porto Seguro.

verão em Porto Seguro

O verão é uma das melhores épocas para ir a Porto Seguro

Abril, maio e junho

Com a chegada do outono começa também uma das épocas em que você encontrará o menor número de turistas em Porto Seguro. Porém, isso não significa que o clima está completamente desfavorável. De abril a meados de maio chove sim mais do que nos meses de verão, porém, dias de céu azul com o sol estralando também são bem comuns.

Inclusive, para quem só pode viajar nesta época e faz questão de ir às praias do Nordeste, Porto Seguro é um dos poucos lugares onde você terá maior chance de esticar a canga na areia. Neste período, viajar para o litoral de Alagoas ou Pernambuco, por exemplo, será muito mais arriscado do que para este trecho do litoral da Bahia.

Além disso, para quem se incomoda com o tremendo calor nos meses de verão, durante o outono as temperaturas estarão menos intensas, com máximas normalmente em torno de 26°C.

Na minha opinião, são meses em que dá para encarar uma viagem a Porto Seguro. Se possível, apenas tente deixar um ou dois dias de folga na programação para o caso de algum dia chuvoso atrapalhar o seu passeio.

mês de chuva em Porto Seguro

Centro histórico de Porto Seguro

Julho, agosto e setembro

Enquanto chove com intensidade em boa parte do litoral do Nordeste, a partir de julho, o sol já voltou a brilhar com mais frequência em Porto Seguro. Inclusive, o mês de julho é um dos escolhidos pelas operadoras de turismo para levar os grupos de estudantes que irão se formar no ensino médio. Sim, essa tradição se mantém viva até os dias de hoje.

Além disso, as férias escolares por si só também já faz aumentar o número de viajantes na cidade. Portanto, se você pretende ir a Porto Seguro durante o mês de julho, reserve seu hotel com antecedência.

Se conseguir ir em agosto ou setembro, será melhor. Além de evitar o mês mais tumultuado desta estação, as suas chances de tempo firme serão ainda maiores. Isso porque, historicamente, agosto e setembro são os períodos com menor volume de chuva, com precipitação média de 60 mm ao mês. Inclusive, muitas pessoas consideram estes os melhores meses para ir a Porto Seguro.

Outubro, novembro e dezembro

De outubro a dezembro é o pior período do ano para fazer os passeios em Porto Seguro. Isso porque, estes são os meses em que os registros apontam o maior volume de chuva do ano: na faixa de 130 mm ao mês, sendo novembro o mais úmido.

Dá para aproveitar? Pode ser que dê, inclusive, já estive na cidade durante um mês de novembro e não peguei chuva. Porém, se os aguaceiros atrapalharem o seu roteiro não dá para reclamar. Ou seja, se não quiser correr este risco, talvez seja melhor escolher outro destino para as suas férias.

Aliás, a partir de outubro o sol já é presença confirmada na maior parte da costa nordestina. É um ótimo momento para ir ao litoral de Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Ceará.

clima em Porto Seguro

Tempo nublado com nuvens carregadas são comuns em Porto Seguro durante os últimos meses do ano

Tábua das marés em Porto Seguro

O fenômeno da alta e baixa da maré influencia na experiência em diversas praias do Nordeste – especialmente as que têm como atração uma piscina natural. Porém, na minha opinião, no caso de Porto Seguro essa variação não traz grandes mudanças para um roteiro.

O único passeio em que é realmente essencial que a maré esteja baixa é para o Parque Marinho de Recife de Fora. Porém, caso você vá durante um período de maré alta, há outras atividades que poderão preencher as suas férias.

Ainda assim, se você fizer questão de marcar as suas passagens para um período de maré baixa, esteja no destino durante as luas cheia ou nova. Isso porque, são nestes momentos em que a maré estará mais baixa em um horário conveniente para a realização de passeios às piscinas naturais.

3 lugares para se hospedar em Porto Seguro

($) Para os viajantes que querem economizar, o Hotel Bem Brasil é um dos mais em conta da cidade.

($$) Se preferir ficar perto da praia, o Vila Miola Hotel tem um dos melhores custos-benefícios.

($$$) Querendo investir em mais estrelas, o Best Western Shalimar é uma das melhores pedidas.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Porto Seguro.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Comentários:
ADRIANA disse:

Valeu pelas informações objetivas. Me reanimou para viagem a Porto Seguro neste mês.

Murilo Pagani disse:

Que legal, Adriana.

Espero que aproveite a viagem a Porto Seguro.

Abraço

Edwiges Gonçalves disse:

Gostei bastante da sua matéria, é sempre bom saber como pode estar o clima quando vamos programar uma viagem. Obrigda.

ATT

Edwiges.

Murilo Pagani disse:

Oi, Edwiges, tudo bem?

Fico feliz em saber que as dicas te ajudaram!

De fato, é importante ficar de olho sobre qual é o melhor momento para visitar cada destino.

Abraço