Verdade seja dita: esse post poderia ser facilmente resumido em um tweet com menos de 140 caracteres. Isso porque, levando em consideração as condições climáticas da região, dá para ir a São Miguel do Gostoso em qualquer época do ano.

Diferente de outros destinos do litoral nordestino, o clima em São Miguel do Gostoso não tem uma temporada de chuva muito intensa.

Em alguns meses do ano os aguaceiros até aparecem com mais frequência. No entanto, não chega a ser temporais que arruínam um roteiro de viagem.

Além disso, as temperaturas são altas durante o ano inteiro. Dificilmente você verá os termômetros marcarem menos de 24°C. E, na outra ponta, as máximas estão sempre beirando os 30°C, independente da estação do momento.

Ainda assim, se você quiser saber mais detalhes sobre a melhor época para viajar a São Miguel do Gostoso, neste texto eu te contarei como é o clima neste pedaço do litoral do Rio Grande do Norte.

Leia também: Onde ficar em São Miguel do Gostoso | Melhores praias e pousadas

# Melhor época para ir a São Miguel do Gostoso

A melhor época para ir a São Miguel do Gostoso é de agosto a fevereiro. Afinal, além do calorão constante, essa também é a época mais seca por lá.

Além disso, entre outubro e dezembro é quando o vento está mais forte.

Apesar de os banhistas não exigirem tal fenômeno, muitos dos visitantes que vão a São Miguel do Gostoso são praticantes de windsurf e kitesurf. Ou seja, esse é o melhor momento para os esportistas aquáticos.

Por fim, saiba que embora tenha um longo período de alta temporada, Gostoso só fica muvucada em duas datas especiais: Ano Novo e Carnaval. Portanto, se você quer agito e festejar, se programe para ir a São Miguel do Gostoso nestas épocas.

Por outro lado, se acaso você estiver em busca de praias mais vazias e sem tumulto, evite estes períodos de festa.

clima em São Miguel do Gostoso
Praia Ponta de Jesus Cristo

» Clique aqui e encontre ofertas de pousadas em São Miguel do Gostoso

# Quando chove em São Miguel do Gostoso?

A época de chuva em São Miguel do Gostoso vai de março a meados de julho. No entanto, isso não significa que você enfrentará temporais homéricos durante dias seguidos.

Aliás, mesmo nestes meses, dá para viajar a São Miguel do Gostoso sem precisar se preocupar com a agenda de passeios.

Apesar de ser o período do ano com maior volume pluviométrico acumulado, a média de chuva dificilmente ultrapassa os 100 mm ao mês. Ou seja, mesmo sendo a época mais chuvosa, chove pouco.

Para você ter uma ideia, em outros famosos destinos do Nordeste, como Maragogi e Porto de Galinhas, nos meses de chuva mais intensa o volume pluviométrico mensal pode chegar perto de 400 mm.

Além disso, a pouca chuva deste período não influenciará o nível de cristalinidade da água do mar. Não pense, porém, que isso é uma boa notícia.

O que acontece é que, de modo geral, e comparando com outras praias do Rio Grande do Norte, o mar é um pouco turvo em São Miguel do Gostoso – faça chuva ou faça sol.

Inclusive, deixo aqui minha opinião não solicitada: não acho que São Miguel do Gostoso seja um destino paradisíaco.

Apesar de as praias serem o principal motivo da viagem, os pedaços de areia desta parte do litoral potiguar funcionam como um complemento de uma viagem que tem como objetivo ser… Gostosa.

Afinal, para mim, o que arranca suspiros em São Miguel do Gostoso não é o mar, mas sim, o astral aconchegante e com jeitinho de casa de amigo com o qual somos recebidos.

época de chuva em São Miguel do Gostoso
Praia Ponta de Jesus Cristo

# Viagem marcada, e agora?

“Murilo, comprei um pacote de viagem para São Miguel do Gostoso e não vi que essa é a época mais chuvosa. Será que vai chover quando eu estiver lá? Vou conseguir aproveitar os passeios? Devo mudar a data da viagem?”.

Normalmente, a minha resposta para estas perguntas que sempre chegam aos comentários no final do texto é um sincero “Não sei”. Isso porque, poucos destinos litorâneos apresentam condições climáticas tão estáveis quanto São Miguel do Gostoso.

Por isso, neste caso especifico, eu diria que, mesmo que você esteja com viagem marcada para a época mais chuvosa em Gostoso, não há razão para pânico.

Conforme já mencionado, mesmo no período com maior quantidade de chuvas, São Miguel do Gostoso continua sendo um destino viável para as suas férias.

Se ainda assim você quiser se livrar de algum peso na consciência antes da viagem, se programe para passar um ou dois dias a mais por lá. Afinal, dessa forma, mesmo que chova durante 24 horas seguidas do seu roteiro, você terá outros dias para aproveitar a vida boa de frente para o mar.

3 lugares para se hospedar em São Miguel do Gostoso

($) Para os viajantes que procuram uma pousadas barata, a Pousada Arte do Velejo é uma escolha certeira.

($$) Um pouco mais intimista, a Pousada Curva do Sol tem ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Hara Chalés e SPA.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Miguel do Gostoso.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Esse é um lugar que quero muito conhecer!!
    Há tempos já, desde quando li, também em um blog sobre e fiquei encantada.
    Está na minha lista de desejos que pretendo realizar um dia.

    Beijos da CEO,
    Cami Santos

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here