Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

São Miguel do Gostoso: Onde fica e O que fazer?

Poucos lugares têm um nome que lhe cai tão bem como São Miguel do Gostoso. Veja que o destino não faz propaganda enganosa: não é paraíso, não é charmoso e tampouco qualquer outro adjetivo clichê que pode ser usado para descrever um lugar à beira-mar.

É simplesmente Gostoso.

Claro que as outras características também podem ser identificadas neste trecho do litoral do Rio Grande do Norte. Porém, poderiam soar exageradas ou aquém do que este São Miguel realmente é.

Quem vai a São Miguel do Gostoso não vai para ver praias paradisíacas – ou ao menos não deveria.

Também é bom não ir com muita pretensão estilo Dora, a Aventureira, querendo preencher um roteiro com mil e uma atividades para as férias – ou ao menos não deveria.

Por outro lado, se a ideia é ter dias preguiçosos em pousadas bem afeiçoadas, eventualmente esticar a canga na areia e deixar o estômago contente, aí pode ir que será Gostoso.

Dicas de São Miguel do Gostoso

São Miguel do Gostoso dicas
Praia de São Miguel do Gostoso

Onde fica São Miguel do Gostoso?

São Miguel do Gostoso fica no estado do Rio Grande do Norte, a 100 quilômetros de Natal. Inclusive, é na capital potiguar onde se encontra o aeroporto mais próximo.

Tenha em mente, porém, que a cidade está localizada no litoral norte. Apenas a ponto de referência, a Praia de Pipa, que também está no Rio Grande do Norte, encontra-se no litoral sul, a 85 quilômetros de Natal e a 185 quilômetros de São Miguel do Gostoso.

São Miguel do Gostoso onde fica
São Miguel do Gostoso é um destino localizado no litoral norte potiguar

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em São Miguel do Gostoso

O que esperar de uma viagem a São Miguel do Gostoso?

São Miguel do Gostoso tem algumas particularidades que podem surpreender o viajante desinformado – e não positivamente. Embora seja um destino carismático, alguns relatos entusiasmados podem não revelar todas as suas facetas.

Basicamente, o maior contraponto que pode te fazer repensar sobre uma viagem a São Miguel do Gostoso é que este destino praiano… tem praias apáticas.

Veja bem, não estou dizendo que as suas praias não garantem ótimos momentos de frente para o mar, porém, talvez não seja a experiência padrão que as pessoas têm em mente quando pensa em férias nas praias do Nordeste.

Apesar do mar azul em algumas épocas do ano, muitas vezes a água salgada está mais para turva do que transparente. Além disso, a enorme faixa de areia exige uma bela caminhada para enfim conseguir dar um mergulho.

E, talvez, o que mais pode aborrecer parte dos viajantes é que as praias mais centrais de São Miguel do Gostoso carecem de bares e restaurantes para passar o dia. Há sim alguns quiosques em trechos específicos, mas saiba que não é o tipo de lugar para sair da pousada sem um endereço certo para passar o dia.

Para salvar as férias dos viajantes que não abrem mão de comida farta e bebida gelada pertinho do mar, a dica é ir para a Praia de Tourinho, que está localizada a oito quilômetros do centrinho de Gostoso e entrega a melhor estrutura de quiosques da região.

Por fim, praias à parte, saiba que São Miguel do Gostoso é um destino de poucos passeios estilo tour bate volta durante o dia, mas que compensa com excelentes andanças gastronômicas para depois que o sol se por.

São Miguel do Gostoso viagem
As praias até podem não ser tão sedutoras, mas São Miguel do Gostoso tem tudo para te fisgar pelo estômago

Como ir a São Miguel do Gostoso?

Para quem está distante do Rio Grande do Norte a primeira etapa para chegar a São Miguel do Gostoso é ir primeiro a Natal. Isso porque, é na capital do estado onde se encontra o aeroporto mais próximo de lá.

A partir de Natal são aproximadamente 110 quilômetros para ir a São Miguel do Gostoso. Nesta etapa, o deslocamento pode ser feito de carro próprio, transfer, ônibus ou se juntando a um passeio bate volta.

Se estiver dentro das suas possibilidades, alugar um carro e seguir viagem a São Miguel do Gostoso por conta própria é o melhor esquema. Isso porque, além de fazer o percurso com mais independência, o veículo também será útil para os deslocamentos dentro da própria cidade.

Outra possibilidade é contratar um transfer privativo. Basta reservar com antecedência que a empresa contratada buscará o viajante no Aeroporto de Natal e o levará à sua acomodação em São Miguel do Gostoso. Cada trecho de um transfer custa em torno de R$ 270,00 para até quatro pessoas e uma das empresas que realizam este serviço é a Gostoso Adventure.

Também dá para ir a São Miguel do Gostoso de ônibus. A Expresso Cabral tem um único horário por dia, geralmente às 6h, e a saída é da Rodoviária de Natal – que está a 12 quilômetros da Praia de Ponta Negra e a 35 do aeroporto. A passagem custa em torno de R$ 35,00, pode ser comprada na hora e a viagem dura aproximadamente 2h30.

Passeio bate volta de Natal a São Miguel do Gostoso

Outra opção para ir a São Miguel do Gostoso é com os passeios bate volta que saem de Natal. Mesmo que a sua pretensão seja se hospedar na cidade por alguns dias, você pode utilizar este tour como uma espécie de transfer compartilhado.

Ou seja, se você já estiver em Natal, basta reservar um passeio para o dia que quer ir para Gostoso e, ao invés de voltar com o grupo para a capital, você fica no destino. Apenas não deixe para contratar na última hora porque estas atividades não costumam ser diárias.

Tenha em mente, porém, que os passeios não irão te deixar na acomodação em que ficará hospedado (a menos que você negocie isso com a empresa). Além disso, recomendo levar pouca bagagem para não ter nenhum problema com falta de espaço durante o percurso.

Por fim, os forasteiros que pretendem se hospedar apenas em Natal podem utilizar esse passeio como tour de um dia mesmo. Embora Gostoso seja um lugar para ser aproveitado com mais tempo – especialmente por causa dos restaurantes que só abrem à noite – o passeio bate volta é capaz de entregar um aperitivo deste cantinho potiguar.

São Miguel do Gostoso como ir
São Miguel do Gostoso está no Km 0 da BR-101

Melhor época para viajar a São Miguel do Gostoso

A melhor época para viajar a São Miguel do Gostoso é entre agosto e meados de março. Afinal, além do calorão constante, essa também é a época mais seca por lá. Ainda assim, saiba que de modo geral chove pouco nesta região.

Mesmo na época de chuvas em São Miguel do Gostoso, que acontece entre abril e julho, o volume de aguaceiros dificilmente ultrapassa a marca de 200 mm ao mês, que é uma quantidade razoavelmente baixa. Ou seja, mesmo na estação mais úmida do ano é pouco provável que uma viagem seja completamente arruinada.

Além disso, vale mencionar que São Miguel do Gostoso é um destino muito procurado por praticantes de windsurf e kitesurf. Neste caso, os ventos mais potentes para praticar estas atividades aparecem entre outubro e dezembro.

Por fim, saiba que São Miguel do Gostoso costuma ficar tumultuada e cara durante os feriados prolongados e o Ano Novo. Aliás, o Réveillon do Gostoso já se tornou um dos eventos mais cobiçados do Nordeste neste período.

Por outro lado, passado a euforia da virada do ano a cidade volta a ficar mais sossegada e é possível encontrar acomodações com bom custo benefício. Inclusive, estive lá durante uma primeira semana de janeiro pós Réveillon e este foi um dos cantinhos do litoral nordestino que estavam com tarifas de hospedagem mais em conta.

São Miguel do Gostoso quando ir
São Miguel do Gostoso é um destino que pode ser visitado o ano inteiro

Quantos dias ficar?

Na minha opinião, o tempo mínimo ideal para uma viagem a São Miguel do Gostoso são três dias inteiros. Ou seja, considerando a ida e a volta que serão parcialmente perdidas com deslocamento, recomendo organizar um roteiro de cinco dias.

Com um itinerário deste porte dá para fazer as principais atividades deste destino: dia de praia, dia de beach club e dia de passeio.

Além disso, com uma programação de cinco dias também dá para provar os principais cardápios da Rua da Xêpa – uma ruazinha com bares e restaurantes lado a lado que é o burburinho mais animado da região para ir à noite.

Com mais tempo, São Miguel do Gostoso se torna um excelente destino para dias de descanso e sem compromisso turísticos – ao melhor estilo “férias de verdade”.

Na outra ponta, para quem só tem quatro dias disponíveis a viagem continua valendo a pena. No entanto, será necessário deixar alguns lugares de fora do roteiro.

São Miguel do Gostoso roteiro
Para quem quer praticar kitesurf, não há limites para ficar em São Miguel do Gostoso

Onde se hospedar?

São Miguel do Gostoso é um destino compacto e com poucas praias. Aliás, há praticamente uma única faixa de areia sem grande diferença paisagística ao longo dos seus quase dez quilômetros de extensão.

Por essa razão, salvo exceções por causa do objetivo do roteiro de viagem, na minha opinião a melhor área para ficar em São Miguel do Gostoso é próximo da Rua da Xêpa – que oficialmente se chama Avenida Enseada das Baleias.

A Rua da Xêpa é o coração do centrinho de São Miguel do Gostoso. Apesar de estar sempre vazia durante o dia, é nela onde estão os principais bares e restaurantes para ir à noite. Ou seja, ao se hospedar por estas bandas dá para ir jantar a pé.

Outra possibilidade é se instalar na simpática vizinhança da Ponta de Santo Cristo. Trata-se de uma boa escolha para quem está em busca de sossego total, quer ficar perto de uma boa praia para passar o dia ou pretende praticar kitesurf. No entanto, é uma área residencial e sem comércios próximos, sendo que o acesso da praia à avenida principal de São Miguel do Gostoso tem um quilômetro por estrada de terra.

Por fim, saiba que independentemente de onde ficar em São Miguel do Gostoso o mais provável é que para ir às praias e passeios durante o dia você fará os deslocamentos de carro. Isso porque, para mim, algumas das melhores atrações da cidade estão afastadas do burburinho urbano.

E, para fazer a reserva nas pousadas em São Miguel do Gostoso ou até mesmo encontrar ofertas especiais, recomendo ficar de olho nas promoções do site Booking.com. Normalmente, dá para conseguir suítes com custo benefício imbatíveis.

Pousadas em São Miguel do Gostoso

Segue abaixo uma seleção de pousadas em São Miguel do Gostoso de diferentes categorias.

Se acaso alguma delas atender às suas necessidades, basta clicar no nome da acomodação destacado com esta cor para consultar disponibilidade e preços para a data da sua viagem, ver fotos, ler mais informações e avaliações de viajantes que já se hospedaram no local.

» Pousada Mirante da Praia ($): Hospedagem para se instalar com conforto e gastar pouco. Geralmente, as diárias de uma suíte tripla e com café da manhã sai por menos de R$ 200,00.

Apesar de básica, a Pousada Mirante da Praia tem tudo o que se precisa para ter uma excelente estada livre de aborrecimento.

» Pousada Casa de Taipa ($): Modesta e sem firulas, essa é uma das acomodações campeãs de reservas da cidade. O que é compreensível, afinal, seu quintal com jeitão de casa de praia é o tipo de lugar que arrebata o coração de todos à primeira vista.

Apesar de simples, a Pousada Casa de Taipa tem tarifas que cabem no bolso de praticamente qualquer viajante, suítes aconchegantes e anfitriões pra lá de simpáticos.

» Chalés Sonho de Verão ($$): Este foi o local onde eu fiquei durante a minha viagem a São Miguel do Gostoso e com toda certeza me hospedaria novamente. Afinal, para quem viaja em grupo e precisa de dois quartos, a relação preço x conforto é excelente.

Além disso, os Chalés Sonho de Verão têm sala e cozinha equipada, área externa com piscina, espaço de jogos e churrasqueira. Vale a pena, inclusive, reservar um espaço na programação para curtir a própria pousada.

» Pousada Recanto da Praia ($$): Dentre as pousadas em São Miguel do Gostoso à beira-mar, essa é a melhor pedida para ficar também ao lado do centrinho e da Rua da Xêpa. E o melhor: mesmo com uma localização imbatível, as diárias estão longe de custar uma fortuna.

Além do ótimo posicionamento de frente para o mar, a Pousada Recanto da Praia tem uma linda área externa pé na areia com piscina, café da manhã caprichado e habitações que atendem diversos tipos de hóspedes.

» Vila Emanuelle Pousada Boutique ($$): Está localizada no início do acesso à Praia da Ponta de Cristo e a uma quadra da Avenida dos Arrecifes – que a principal de São Miguel do Gostoso.

A Vila Emanuelle oferece linda área externa com piscina, estacionamento gratuito, café da manhã incluído no valor da diária, suítes duplas e chalés de dois quartos para até quatro pessoas.

» Hara Chalés e SPA ($$$): Com pinta de resort, é o lugar perfeito para os forasteiros que estão em busca de uma estada onde não faltarão detalhes que esbanjam charme e romantismo. Aliás, é o tipo de acomodação que por si só já faz valer a viagem dos pombinhos.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas em São Miguel do Gostoso.

São Miguel do Gostoso dicas de viagem
Centro de São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso Natal
Rua da Xêpa

O que fazer em São Miguel do Gostoso?

O mais bacana de uma lista do que fazer em São Miguel do Gostoso é não ter uma “programação obrigatória” de pontos turísticos para serem visitados. Por aqui, há poucos tours para incluir no roteiro e nem todos precisam fazer parte das suas férias.

O passeio mais tradicional em São Miguel do Gostoso é o de buggy para visitar as praias que estão pelos arredores dessa região. Há desde roteiros curtos para ir aos pedaços de areia da própria cidade, a outros mais extensos que vão até destinos mais distantes, como por exemplo, Galinhos.

Os passeios de buggy em São Miguel do Gostoso custam entre R$ 250,00 e R$ 500,00 para até quatro pessoas, a depender do itinerário.

Quem viaja com mais disposição e orçamento pode aproveitar a atividade que é o carro chefe deste destino: kitesurf. Para quem nunca praticou o esporte o ideal é contratar um pacote de pelo menos 10 horas de aula.

O preço da hora-aula de kitesurf em São Miguel do Gostoso custa entre R$ 250,00 e R$ 300, sendo que são realizadas no máximo 2h30 de aula por dia. Quanto mais horas contratadas, mais barato tende a ficar o custo.

Outra opção de passeio para fazer pelos arredores de São Miguel do Gostoso é um bate volta até as piscinas naturais de Peróbas | Rio do Fogo (40 km) ou Maracajaú (65 km).

Como os tours às piscinas naturais não têm saídas regulares, a melhor forma de ir até lá é com um carro próprio e contratando o passeio de barco. Lembre-se, porém, de deixar tudo combinado antes de sair e de consultar se a tábua das marés estará conveniente para esta programação.

Por fim, para quem estiver em busca de passar um dia em grande estilo sem precisar de tanta logística, o melhor plano é pegar um day use no Nauan Beach Club (R$ 50,00 por pessoa). Localizado apenas a quatro quilômetros do centrinho, o local oferece uma linda área de piscinas, música agradável, bangalôs aconchegantes e gastronomia de primeiríssima qualidade.

o que fazer em São Miguel do Gostoso
O passeio de buggy é um dos principais para fazer em São Miguel do Gostoso
São Miguel do Gostoso o que fazer
Nauan Beach Club

Praias de São Miguel do Gostoso

Há apenas cinco praias em São Miguel do Gostoso: Ponta de Santo Cristo, Cardeiro, Xêpa, Maceió e Tourinhos. Com exceção da última, todas as outras ocupam a mesma faixa de areia e têm um cenário muito semelhante.

De modo geral, as praias de São Miguel do Gostoso se caracterizam por uma longa e extensa faixa de areia, pouquíssimas barracas de frente para o mar (e distantes da água) e vento constante.

Particularmente, não as considero lugares tão sedutores para passar um dia de praia. A única que quebra essa regra é Tourinhos, que se encontra a oito quilômetros do centrinho e tem uma enseada mais simpática e com diversas barracas de frente para o mar.

Em todo caso, segue abaixo uma breve descrição de cada uma delas:

» Ponta de Santo Cristo: É a praia dos kitesurfistas e das pousadas charmosas – ideal para quem está em busca de sossego e não faz questão de ficar perto do burburinho central.

» Praias do Cardeiro e Xêpa: São as duas praias centrais que oferecem – em alguns trechos – bares e restaurantes pé na areia. Destaque para Bar do Tico, Sheiks Bar e Restaurante, O Jardim do Seridó e Spaço Mix.

» Praia de Maceió: Apesar de ser a mais extensa da cidade, é praticamente toda deserta.

» Tourinhos: Embora esteja a oito quilômetros do burburinho central, é o melhor lugar para uma experiência “dia de praia”. Ou seja, vai ter quiosques que servem bebidas, petiscos e refeições, e o mar estará pertinho.

Além disso, a Praia de Tourinho garante um excelente entardecer com direito a mirante para acompanhar o pôr do sol.

São Miguel do Gostoso praias
Praia da Ponta de Santo Cristo
praias de São Miguel do Gostoso
Praia de Tourinhos

Onde comer em São Miguel do Gostoso?

Eis aqui o que faz São Miguel do Gostoso se tornar um lugar irresistível para muitos turistas: os restaurantes.

Embora tenha um centrinho compacto, os restaurantes em São Miguel do Gostoso são de fazer inveja a muito destino mais renomado – tanto no charme de seus ambientes como também nos sabores colocados à mesa.

Os principais restaurantes da cidade estão concentrados na pequena Rua da Xêpa (Avenida Enseada das Baleias) e ao longo da Avenida dos Arrecifes (a principal da cidade). De modo geral, eles abrem apenas à noite, sendo apenas um ou outro que também funciona durante para o almoço.

Sobre os preços, um prato individual bem elaborado custa entre R$ 55,00 e R$ 80,00. Incluindo bebidas e sobremesas, a conta de cada refeição costuma ficar bastante próxima de R$ 100,00 por pessoa.

Na minha opinião, embora não seja um investimento exatamente barato, vale a pena reservar um parte do orçamento da viagem à comilanças dignas de férias.

Para o almoço, O Jardim do Seridó tem pratos bem servidos para dividir com outras pessoas e preços acessíveis. Trata-se de um bom quiosque pé na areia ao lado da Rua da Xêpa.

Não muito longe dali está o Spaço Mix, que tem um cardápio mais elaborado e um ambiente pra lá de agradável. As refeições individuais custam na faixa de R$ 70,00.

Meu almoço inesquecível, porém, foi no Nauan Beach Club, onde provei a Moqueca de Caju (R$ 42,00) e o Polvo e Pupunha (R$ 85,00). Ambos os pratos me deixaram com imensas saudades.

Já meus dois restaurantes favoritos para o jantar foram o Bistrô Capella e o Bambuareca Restaurante. Além de pratos para comer com olhos, seus drinks são igualmente caprichados e entregam sabores pouco habituais.

No Bistrô Capella provei o Risoto de Polvo (R$ 70,00) e no Bambuareca o Camarão no Mangue (R$ 68,00). Não teria a menor dúvida em pedir os mesmos pratos novamente em outras oportunidades.

Por fim, para adoçar o dia, vale a pena fazer uma pausa na simpática Abelhuda Café & Armazém.

onde comer em São Miguel do Gostoso
Restaurante Borogodó
São Miguel do Gostoso restaurantes
Camarão no Mangue do Restaurante Bambuareca

Réveillon em São Miguel do Gostoso

O Réveillon do Gostoso é um dos eventos mais concorridos por quem está a fim de muita diversão durante os últimos dias do ano. E sua fama é compreensível, afinal, são seis dias de festa até o raiar do dia, bebida liberada e shows com os artistas mais estourados do momento.

O Réveillon do Gostoso promove dois tipos de festas.

As Festas Pénareia são realizadas à tarde, a partir do meio dia e acontecem em um beach club. Os ingressos são “secos” e bebidas são pagas à parte dentro do evento. Normalmente, as Festas Pénareia são nos dias 27, 28, 29 30 de dezembro, sendo que dá para comprar as entradas avulsas para cada dia e o preço gira em torno de R$ 300,00 cada uma.

Além disso, também há as Festas Arena, que são realizadas à noite, a partir das 22h e funciona no esquema open bar. Costumam ser realizadas nos dias 26, 27, 28, 29, 30 e 31 de dezembro, sendo que o ingresso é vendido em um pacote único que inclui todos os eventos.

No Réveillon de 2023 o pacote para as Festas Arena custaram, no primeiro lote, R$ 4.000,00 (masculino) e R$ 3.000,00 (feminino).

Os festeiros mais animados que pretendem ir às festas do dia e da noite, conseguem comprar o combo Festas Pénareia + Festas Arena com desconto.

Por fim, lembre-se de que o preço das pousadas durante o Réveillon do Gostoso fica mais inflacionado e muitas acomodações só aceitam reserva para todo o período. Portanto, planejar-se e reservar com antecedência é fundamental para conseguir uma suíte com bom custo benefício.

Réveillon do Gostoso
Mais até do que pelas praias, o Réveillon do Gostoso é famoso pelas festas animadas

3 pousadas para se hospedar em São Miguel do Gostoso

($) Para se instalar muito bem e gastar pouco, recomendo o Chalés Sonho de Verão. Aliás, foi onde me hospedei e com toda certeza ficaria novamente.

($$) Se preferir uma pousada mais convencional com direito a café da manhã incluído na diária, aposte na Pousada Recanto da Praia.

($$$) Por fim, para uma estada mais especial em grande estilo, invista no Hara Chalés e SPA.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras pousadas em São Miguel do Gostoso.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
BRUNA FRANCISCA disse:

AMEIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII a página!

Murilo Pagani disse:

Oi, Bruna, tudo bem?

Que legal, fico feliz em saber que gostou das dicas de São Miguel do Gostoso.

Espero que aproveite a viagem.

Abraço!

BRUNA FRANCISCA disse:

Eu fui no carnaval pra lá, no seu post tem várias dicas que eu fui..

Gabriela A C disse:

Pagani, voce nos enganou!A verdade e´ que você escreve super bem!! Dicas espetaculares! Salve a essência com humor! Amo Sao Miguel….

Murilo Pagani disse:

Oi, Gabriela, tudo bem?

Não foi a intenção. hehehe

Muito obrigado pelas palavras.

Abraço