Melhor época para ir a São Miguel dos Milagres, no litoral de Alagoas: Descubra como é o clima na região e quando viajar para aproveitar os melhores passeios e praias do estado.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não há outra opção: para aproveitar, de fato, a sua viagem, é preciso entender qual é a melhor época para ir a São Miguel dos Milagres. Afinal, sair de férias para um destino de praia e só encarar chuva é uma situação muito frustrante.

E, apesar de muita gente pensar que dá para curtir o litoral de alagoas em qualquer estação do ano, a realidade ao vivo e a cores não é exatamente essa.

É bem verdade que o clima em São Miguel dos Milagres – e em qualquer outro canto do mundo – está cada vez mais imprevisível. No entanto, de modo geral, planejar as férias baseado no histórico de condições climáticas da região ainda costuma ser um bom plano.

Portanto, para que você se organize adequadamente e aproveite ao máximo os seus passeios, neste texto eu contarei quando ir a São Miguel dos Milagres, e como é o clima em cada estação do ano.

Leia também: Onde ficar em São Miguel dos Milagres | Melhores praias e pousadas

# Melhor época para ir a São Miguel dos Milagres

Via de regra, a melhor época para ir a São Miguel dos Milagres é de outubro a meados de março. Isso porque, além do sol brilhar praticamente todos os dias, esse é o período do ano com menor índice de chuvas.

Consequentemente, o tempo seco também contribui para que a água do mar atinja o seu nível máximo de esplendor.

Sabe aquelas fotos com mar azul que tanto te inspiraram a conhecer aquele lugar? Elas certamente foram tiradas durante essa estação.

Se acaso você não puder viajar neste período, continue lendo este texto até o final para entender como é o clima em São Miguel dos Milagres mês e mês e, quem sabe, organizar as suas férias para outro período.

No entanto, já adianto: a depender das suas datas disponíveis, talvez, seja mais conveniente escolher outro destino para as suas férias anuais.

clima em São Miguel dos Milagres
Praia do Patacho

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em São Miguel dos Milagres

# Clima em São Miguel dos Milagres

O clima em São Miguel dos Milagres é quente durante o ano inteiro. No entanto, isso não significa que as condições climáticas estarão favoráveis para esticar a canga na areia em qualquer época do ano.

Assim como em boa parte do litoral nordestino, o clima nesta região se caracteriza por ter basicamente duas estações: seca e chuvosa. E, na passagem de uma para outra, períodos de transições intercalam as suas duas personalidades.

Janeiro, fevereiro e março

Os primeiros meses do ano é um bom período para ir a São Miguel dos Milagres. No entanto, é preciso estar ciente de alguns possíveis inconvenientes.

Sobre o clima, os dias são de céu azul, sol estralando e pouquíssima chuva, sendo que os aguaceiros começam a aumentar a partir da segunda quinzena de março.

O maior contraponto de viajar a São Miguel dos Milagres durante o verão, na minha opinião, é que o destino estará mais movimentado e, consequentemente, com preços mais altos.

Se você não gosta de muvuca, evite viajar no Ano Novo, nas duas primeiras semanas de janeiro e no carnaval.

Abril, maio, junho, julho e agosto

Só pode viajar entre abril e agosto? Então, considere escolher outro destino para as suas férias. Isso porque, o outono e o inverno são as estações mais chuvosas em São Miguel dos Milagres.

Apesar de os termômetros registrarem temperaturas entre 25°C e 27C°, os índices pluviométricos nestes meses dificilmente ficam abaixo de 200 mm ao mês, podendo chegar a 300 mm na época de chuva mais intensa.

Isso que dizer que irá chover todos os dias e o dia inteiro? Não.

Porém, se chover, não dá para reclamar.

Além disso, saiba que mesmo que você tenha a sorte de pegar três ou quatro dias de tempo bom, tenha em mente que a água do mar, provavelmente, estará um pouco turva.

Ou seja: talvez, a paisagem que você irá encontrar seja bem diferente da que você estava esperando.

Setembro

Setembro é o mês de transição entre a época de chuvas e a época de seca em São Miguel dos Milagres.

Ainda assim, apesar de ser um mês aceitável para a sua viagem, dias nublados e eventuais aguaceiros podem estar presentes no seu roteiro – mas sem grandes prejuízos na programação de passeios.

Aliás, estive em São Miguel dos Milagres durante a primeira semana de setembro e comprovei isso na prática.

Para a minha sorte, porém, o que prevaleceu foram os dias de céu azul e pouquíssimas nuvens.

época de chuva em São Miguel dos Milagres
Praia de São Miguel dos Milagres

Outubro, novembro e dezembro

Os últimos meses do ano é a melhor época para ir a São Miguel dos Milagres – tanto pelas condições climáticas, como também pelo fluxo de turistas.

Sobre o clima, capriche no protetor solar e garanta uma sombra nas barracas de frente para o mar. Além de ser a estação mais seca, o calorão será uma feliz realidade durante a sua viagem.

Além disso, outro benefício de viajar para São Miguel dos Milagres durante a primavera é que as praias estarão relativamente vazias – principalmente se comparadas à altíssima temporada de verão.

Ainda assim, atenção: durante os diversos feriadões que há nesta época do ano, e a partir da segunda quinzena de dezembro, o cenário que se forma na região é de alta temporada.

# Tábua das marés e piscinas naturais em São Miguel dos Milagres

Normalmente, um dos passeios mais desejados para quem viaja a São Miguel dos Milagres – e Maragogi – é o que leva os visitantes às piscinas naturais.

Se este for o seu caso, saiba que além do clima em São Miguel dos Milagres, a condição da maré no momento da sua viagem também influenciará a sua experiência. Isso porque, os passeios às piscinas naturais acontecem somente durante a maré baixa.

Porém, nem tudo está perdido, afinal, com a tábua das marés conseguimos saber como ela estará com meses de antecedência.

Pela minha experiência com este tipo de passeio, a atividade só vale a pena se o nível da maré estiver no máximo em 0,6 m – sendo que quanto mais próximo de 0,0, melhor. Embora os passeios normalmente aconteçam com a maré até 0,8 m, parte da beleza das atrações se dissipa quando a maré está mais alta.

# “E aí, será que vai chover em São Miguel dos Milagres?”

Por mais que eu adoraria prever o tempo com 100% de precisão, ainda não adquiri este dom e tenho dedicado toda a minha vocação em adivinhação para acertar os números da Mega-Sena da Virada.

Sendo assim, vou me adiantar em responder algumas dúvidas que pipocam na caixa de comentários em textos desta categoria.

» Primeiro, um esclarecimento: as dicas sobre melhor época para viajar a São Miguel dos Milagres são baseadas nas minhas experiências quando estive na cidade, mas também – e principalmente – em dados históricos climáticos de sites meteorológicos.

É importante que você entenda isso porque não necessariamente o clima que eu encontrei em um destino será o mesmo que você encontrará quando estiver lá, mesmo viajando na mesma época do ano.

» Ainda assim, viajar na época mais conveniente para um lugar, aumentará a sua chance de aproveitar melhor os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação.

» Quando digo que um período é a época mais chuvosa em determinada cidade, isso não quer dizer que choverá por 24 horas todos os dias.

Significa que, no acumulado deste período, foi registrado um volume pluviométrico maior do que nas demais estações.

» Ainda assim, tenha em mente que nas épocas mais chuvosas poderá sim chover o dia inteiro por dias seguidos.

Por outro lado, também pode ser que faça sol de manhã, fique nublado à tarde e chova só à noite. Ou, vice-versa.

Ou então, pode ser que a data da sua viagem seja nos únicos quatro dias do mês em que não caiu uma gota d’água do céu, e você irá pensar: “Tá vendo só, o Murilo disse que essa era a época mais chuvosa do ano e aqui estou eu, aproveitando esse solzão na praia!”.

Viagem marcada, e agora?

“Murilo, comprei um pacote de viagem para São Miguel dos Milagres e não vi que essa é a época mais chuvosa. Será que vai chover quando eu estiver lá? Vou conseguir aproveitar os passeios? Devo mudar a data da viagem?”.

Se eu ganhasse um real a cada vez que recebo esta pergunta eu já nem precisaria ficar tentando adivinhar os números da Mega-Sena da Virada.

E a resposta mais honesta que eu posso dar a essa dúvida é um sincero “Não sei”.

Conforme já mencionei, se você vai viajar em uma estação chuvosa naquele destino, é provável que chova.

Mas não necessariamente.

Se vai chover quando você estiver lá? Não sei.

Para as minhas viagens, eu prefiro não arriscar, pois sei que vou ficar muito frustrado se ir à praia e só pegar chuva – especialmente se for para algum local que eu ainda não conheço.

E apenas um alerta: as lindas fotos publicitárias que tanto te inspiram a conhecer àquele lugar, dificilmente são tiradas na época de chuva. ´

Em todo caso, se você é diferente de mim e prefere viajar mesmo assim, ao menos esteja preparado para ter o seu primeiro “Expectativa x Realidade” ao vivo e a cores.

Sobre mudar a data da viagem, é ainda mais difícil responder. Isso porque, na minha opinião, devemos levar em conta diversos aspectos:

» Terei custos extras por isso?

» Se sim, posso arcar com estas despesas adicionais sem me prejudicar financeiramente?

» Realmente posso viajar em outra época do ano?

» Estou muito angustiado para viajar o quanto antes, e aceito pegar dia ou outro de tempo ruim?

» O quanto eu posso me decepcionar se encontrar as praias muito diferentes das fotos que eu vi antes de viajar?

No mais, aproveite as férias, faça chuva ou faça sol!

3 lugares para se hospedar em São Miguel dos Milagres

($) Para os viajantes que querem economizar, o Flat São Miguel dos Milagres tem precinho camarada.

($$) Querendo investir em uma pousada mais convencional sem precisar ir à falência, consulte as suítes da Pousada Recanto dos Milagres.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes da Pousada Praia Bonita.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Miguel dos Milagres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here