Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Quando ir aos Lençóis Maranhenses: Clima e época para viajar

Se você não entender a logística de quando ir aos Lençóis Maranhenses é possível que as suas férias a um dos destinos mais exuberantes do Brasil sejam um fiasco. Pode soar exagerado, mas acredite: conhecer a dinâmica do clima nesta região é fundamental para que a sua viagem seja repleta de paisagens padrão cartão postal.

Sabe aquelas fotos em que um marzão de areia clarinha se contrasta com o azul brilhante de lagoas? Elas foram tiradas, muito provavelmente, durante os meses que compõem a melhor época para viajar aos Lençóis Maranhenses. Portanto, se você não quer sofrer com o mau de “expectativa x realidade”, o primeiro passo é comprar as passagens para a data correta.

E, tratando-se deste destino, infelizmente não há estações intermediárias milagrosas. Até há um período no meio do caminho entre a melhor e a pior época para ir aos Lençóis Maranhenses. Porém, na minha opinião, é um risco que não vale a pena ser corrido.

Por isso, se você quer estar diante de dunas e lagoas perfeitinhas que possivelmente foram as que te seduziram a fazer esta viagem, neste texto eu contarei qual é o melhor momento do ano para que isso aconteça.

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas nos Lençóis Maranhenses

Melhor época para viajar aos Lençóis Maranhenses

Sem delongas: via de regra, a melhor época para ir aos Lençóis Maranhenses é entre junho e setembro. Não à toa, este é o período de altíssima temporada por estas bandas do Maranhão e é um dos poucos lugares do Nordeste em que o clima mais adequado para os passeios coincide com as férias de julho.

Além disso, quem embarca no início da temporada de verão, em junho, talvez ainda consiga aproveitar os festejos de São João na capital do estado, São Luís. Em todo caso, celebrações juninas à parte, o fato é que esse é o período mais oportuno para ir aos Lençóis Maranhenses especialmente por causa do clima.

É de meados de junho às primeiras semanas de setembro quando as condições climáticas nesta região estão mais favoráveis para que as belezas naturais se apresentem com o time titular em campo.

Para começar, a partir de junho a temporada de chuva já está chegando ao fim e cumpriu o seu papel de abastecer as lagoas. Consequentemente, o sol volta a brilhar com mais intensidade e não há tantas nuvens atrapalhando o seu expediente. Ou seja, é a combinação ideal para encontrar a paisagem no auge da sua beleza.

É bem verdade que esse período do ano também é o mais tumultuado – e caro – para as suas férias – especialmente em julho. Porém, considero que seja um investimento necessário para visitar essa região como ela merece ser vista. Ainda assim, se você quer escapar das multidões da alta temporada, prefira ter como base a cidadezinha de Santo Amaro, que é um dos melhores lugares para ficar nos Lençóis Maranhenses.

melhor época para viajar aos Lençóis Maranhenses
A melhor época para viajar aos Lençóis Maranhenses é entre o final de junho ao início de setembro

Clima nos Lençóis Maranhenses [Mês a Mês]

O clima nos Lençóis Maranhenses se caracteriza por ter uma estação extremamente chuvosa e outra extremamente seca. Em comum, ambas te proporcionarão dias extremamente quentes. Para aproveitar a viagem sem grandes inconvenientes climáticos, vá no período em que as torneiras do céu permanecem fechadas.

Ainda assim, vale lembrar: as informações deste texto sobre quando ir aos Lençóis Maranhenses são baseadas na experiência durante a minha viagem, na troca de informações com moradores e, principalmente, nos dados históricos climatológicos fornecidos por sites especializados no tema.

Ou seja, apesar deste conjunto de referência ser um excelente guia, não dá para cravar que durante as datas da sua viagem a previsão do tempo nos Lençóis Maranhenses será de sol ou chuva – independente de qual época seja. Além disso, também não dá para afirmar se as lagoas já estarão secas ou não durante os passeios, afinal, essa é uma condição que dependerá do volume e intensidade das chuvas dos meses anteriores.

previsão do tempo Lençóis Maranhenses
O clima nos Lençóis Maranhenses influencia diretamente na experiencia da viagem

Janeiro, fevereiro, março, abril e maio: Pior época

Os primeiros meses do ano é o pior momento para fazer uma viagem aos Lençóis Maranhenses. Isso porque, de janeiro a maio as chuvas são intensas e as lagoas ainda estão em processo de formação. Basicamente, não há nenhuma vantagem em ir até lá neste período e você ainda fará os passeios na companhia de aguaceiros.

Aproveite que o Brasil é um país enorme e vá conhecer outros destinos que têm um clima mais adequado para férias nesta época do ano. Aliás, o verão e o início do outono são ótimas estações para conhecer diversos lugares em terras tupiniquins. Portanto, não há razão alguma para insistir em ir aos Lençóis Maranhenses.

Junho, julho, agosto e setembro: Melhor época

A partir da segunda quinzena de junho o ciclo de chuvas começa a chegar ao fim e se inicia a alta temporada nos Lençóis Maranhenses. Além de lagoas cheias e do tempo mais estável, as festas de São João e as férias escolares de julho dão um empurrãozinho extra para que o turismo volte a operar a todo vapor.

Apesar de encontrar os hotéis mais caros, os passeios mais lotados e as cidades mais movimentadas, na minha opinião, são inconvenientes que valem a pena serem enfrentados para se ter a melhor experiência no quesito beleza das paisagens.

Inclusive, a minha viagem foi durante a primeira semana de agosto e valeu muito a pena. De modo geral, tudo ocorreu sem complicações e eu achei até mesmo que a região não estava tão lotada quanto esperava.

Sobre o clima nos Lençóis Maranhenses nesta época do ano, durante o dia os termômetros costumam estar sempre acima dos 30°C, chegando frequentemente aos 32°C. Ainda assim, saiba que a sensação térmica durante os passeios não é insuportável, pois há sempre uma brisa constante que ameniza o calorão. Inclusive, é importante caprichar na proteção solar mesmo que pareça que o sol não está tão potente.

Além disso, reservar uma suíte com ar-condicionado, seja nas pousadas em Santo Amaro ou nas pousadas em Barreirinhas, é fundamental para uma boa noite de sono.

Por fim, no quesito volume pluviométrico, as chuvas começam a diminuir gradativamente a partir da metade de junho e chegam ao índice acumulado mensal mais baixo do ano em setembro. Ainda assim, julho e início de agosto podem ter um dia ou outro nublado, mas sem causar prejuízos ao seu roteiro de passeios para fazer nos Lençóis Maranhenses.

alta temporada nos Lençóis Maranhenses
A alta temporada nos Lençóis Maranhenses é entre junho e setembro
clima nos Lençóis Maranhenses
Circuito Lagoa Azul

Outubro, novembro e dezembro: Tem certeza?

De outubro a dezembro o clima nos Lençóis Maranhenses continua estável, com sol a pino e pouca probabilidade de chuva. Por outro lado, o senão é que a partir de outubro as lagoas mais famosas – e bonitas – já costumam estar praticamente secas.

Aliás, a partir de setembro já é notório uma baixa significativa no volume d’água nos principais circuitos do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Os receptivos turísticos, inclusive, já começam a investir mais tempo procurando quais áreas permanecem com um visual bacana para levar os viajantes. 

Ainda assim, se você quiser arriscar a viagem do final de setembro a meados de outubro, sua melhor chance de encontrar lagoas cheias é ficando em Santo Amaro. Tenha em mente, porém, que o período mais fotogênico dos cenários já terá passado e talvez você não fique diante dos Lençóis dos seus sonhos.

Em novembro e dezembro a chance de encontrar lagoas cheias – e bonitas – é ainda menor. Durante anos eu acompanhei as fotos de pessoas que viajaram nesta época e, para o meu gosto, as imagens não eram lá tão atraentes.

Portanto, para mim, vale mais a pena esperar a próxima temporada para ir aos Lençóis Maranhenses do que fazer uma viagem que poderá ser decepcionante em novembro e dezembro.

chuvas nos Lençóis Maranhenses
Para mim, não é um bom plano ir aos Lençóis Maranhenses entre os meses de outubro e dezembro

3 lugares para se hospedar nos Lençóis Maranhenses

($) Na cidade de Santo Amaro, a Pousada Beira-Rio é a que oferece melhor custo-benefício.

($) Em Barreirinhas, a Pousada Vitória do Lopes está pertinho de tudo, é bem avaliada e tem ótimas tarifas.

($$) Podendo investir um pouco mais, vale a pena conferir as suítes do Porto Preguiças Resort, que é considerado o melhor lugar para ficar em Barreirinhas.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.