COMPARTILHAR
Onde ficar em Ouro Preto, a cidade histórica mais famosa de Minas Gerais. Descubra qual a melhor região, hotéis, pousadas e albergues com excelente custo-benefício para você se hospedar.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é apenas na cidade histórica mais famosa de Minas Gerais que essa regra se aplica. Pelo contrário. De um modo geral, destinos coloniais normalmente têm sua maior concentração de hospedagens em uma única região. E, se por um lado isso acaba facilitando na hora de decidir onde ficar em Ouro Preto, por outro, a dificuldade surge quando temos que escolher em qual acomodação se hospedar. Afinal, o que não falta por lá são hotéis, pousadas e albergues.

Esta, inclusive, foi uma das minhas principais dúvidas quando estava planejando minha viagem. Com preços, avaliações e localização muito parecida, passei um bom tempo tentando decidir em qual albergue ficar. No fim das contas, fiquei satisfeito com a minha escolha.

Por isso, se você está organizando a sua trip e ainda está indeciso sobre onde se hospedar em Ouro Preto, leia este texto até o final que ele certamente te ajudará. Irei te contar como escolher o seu hotel, sugerir hospedagens com bom custo-benefício, além de relatar como foi a minha experiência no local onde me hospedei.

# A melhor região para se hospedar em Ouro Preto

Esta é a parte fácil deste processo: o lugar mais indicado para ficar em Ouro Preto é no centro histórico – se possível, não muito distante da Praça Tiradentes. É por essa zona que se concentram muitos bares, cafeterias e restaurantes. Além disso, a rodoviária está cerca de oitocentos metros desta que é a praça principal da cidade. Se você tiver pouca bagagem pode ir caminhando até o seu hotel.

Já a dica de buscar por uma hospedagem que não esteja em uma ladeira muito íngreme, soa engraçado aos meus ouvidos. É fato que ficando em certos lugares sua caminhada pode ser mais ou menos cansativa, mas outra verdade é que você terá que enfrentá-las de qualquer jeito caso queira conhecer a cidade.

O que recomendo, é: verifique no Google Maps se o hotel está a um raio de no máximo quinhentos metros da Praça Tiradentes. Se estiver dentro deste limite, é improvável que sua localização seja desastrosa. Para as acomodações que estão mais distantes, vale conferir as avaliações de quem já se hospedou lá.

Ouro Preto - dicas de onde ficar na cidade histórica
O inconfundível Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes

# Dicas de hostels, pousadas e hotéis

Como a maior parte das acomodações estão alocadas em casarões antigos, na hora de escolher seu hotel em Ouro Preto é preciso ficar atento se antigo não será sinônimo de caindo aos pedaços. Esses casos são minoria, porém, o alerta é válido para que você evite frustrações.

Quem pretende se hospedar em hostels há boas opções na cidade. As diárias em quartos compartilhados custam em torno de R$ 50,00, já com o café da manhã incluído. O Trilhas de Minas Hostel é um dos mais bem avaliados e onde eu fiquei. Outros dois com boa reputação são o Varanda Hostel e o Alambique Hostel.

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Trilhas de Minas

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Varanda Hostel

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Alambique Hostel

Para os viajantes que querem mais conforto e não abrem mão de privacidade, as pousadas com melhor custo-benefício cobram cerca de R$ 200,00 pela diária em um quarto privado para duas pessoas. Dentre elas, a Pousada dos Meninos e a Pousada Laços de Minas costumam deixar os hóspedes bastante satisfeitos. Outra que dificilmente decepciona é a Pousada do Largo, no entanto, está mais afastada da Praça Tiradentes.

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Pousada dos Meninos

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Laços de Minas

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Pousada do Largo

Opções mais sofisticadas também não faltam em Ouro Preto. O Hotel Solar do Rosário agrada até mesmo os viajantes mais exigentes. Outra muito procurada e que costuma ser um tiro certo é a Pousada Solar da Ópera.

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre o Hotel Solar do Rosário

>>> Veja fotos, avaliações e outras informações sobre a Pousada Solar da Ópera

# A minha experiência

A minha casa em Ouro Preto foi o hostel Trilhas de Minas e fiquei mais do que satisfeito com a escolha. O albergue está ao lado da Praça Antônio Dias, e a quinhentos metros da Praça Tiradentes.

Da hora em que cheguei até o momento em que fui embora, a simpatia e atenção dos funcionários não poderia ter sido melhor.

O dormitório em que fiquei era espaçoso, com armário para guardar os pertences e tomada individual ao lado da cama. O banheiro é dentro do próprio quarto e não desaponta.

Já a área comum é uma sala não muito grande, com dois sofás e TV. O café da manhã é simples, mas suficiente para começar o dia muito bem.

Definitivamente é um lugar que recomendo.

pousadas e hotéis em Ouro Preto - Minas Gerais
Área comum do hostel Trilhas de Minas

+ Dicas de onde ficar em Ouro Preto

>>> Se você for viajar de carro, outro ponto importante na hora de escolher o seu hotel em Ouro Preto é verificar se ele possui vagas disponíveis. Algumas vezes é melhor pagar um pouco mais em um hotel com vagas, do que estacionamento particular por muitos dias.

>>> Nos finais de semana, feriados e carnaval, o número de turistas em Ouro Preto aumenta consideravelmente. Nessas épocas os preços sobem, e para conseguir boas tarifas é indicado fazer sua reserva o quanto antes.

>>> Para outras dicas sobre a cidade, leia o post “Ouro Preto: Dicas práticas para sua viagem”.

>>> Se você já se hospedou em algum destes lugares ou tem outras dicas de onde ficar em Ouro Preto, em Minas Gerais, me conte sua experiência aí nos comentários. Tenho certeza de que ajudará outros viajantes! 🙂

>>> Lembrando que o Booking.com é nosso parceiro. Além de ser uma ótima ferramenta para te ajudar no planejamento da sua viagem, ao fazer sua reserva com os links que estão disponíveis no Volto Logo nós ganhamos uma pequena comissão e você não paga absolutamente nada a mais por isso.

>>> Confira outras ofertas de hospedagem em Ouro Preto

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here