Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

5 dicas do que fazer em Ouro Preto

Embora não faltem pontos turísticos na cidade histórica mais famosa de Minas Gerais, para mim, o melhor programa para fazer em Ouro Preto não exige grandes pesquisas ou planejamento prévio.

Ainda que ter uma listinha com os principais lugares para incluir no seu roteiro seja válido, Ouro Preto é capaz de conquistar até mesmo os forasteiros mais despreparados.

E digo isso por experiência própria. Por motivos que não me recordo, cheguei a Ouro Preto sem as minhas habituações anotações e mapa com os atrativos da região.

Até comecei a fazer algumas buscas durante o meu primeiro almoço na cidade, porém, após maravilhosas garfadas de mexidão mineiro e doces caseiros, achei apropriado caminhar algumas quadras antes de iniciar, de fato, os meus passeios.

Mas eis que não precisei andar nem duas quadras para me dar conta que… Perambular sem rumo pelas estreitas ruas históricas da cidade é um baita passeio para fazer em Ouro Preto.

Portanto, já considere essa sendo a primeira – e talvez mais importante – dica que você encontrará neste texto. Ainda assim, não se preocupe, pois ao longo deste post também te contarei quais os pontos turísticos que você pode incluir no seu itinerário.

Leia também: Onde ficar em Ouro Preto | Melhores bairros e pousadas

# O que fazer em Ouro Preto

Não é à toa que Ouro Preto é a cidade histórica mais lembrada de Minas Gerais.

Protagonista durante o Ciclo do Ouro brasileiro, capital do estado até o ano de 1897, e dona de um conjunto arquitetônico barroco capaz de fazer inveja a muita cidade grande, pode apostar que não faltam ingredientes para tornar esse destino tão especial.

E, para que você consiga tirar maior proveito de todos os seus atributos, as minhas cinco dicas do que fazer em Ouro Preto, são:

1- Perambular sem rumo pelo centro histórico
2- Visitar Igrejas
3- Passeio na Mina da Passagem
4- Comer bem
5- Fazer um bate-volta até Mariana


1- Perambular sem rumo pelo centro-histórico

A melhor maneira de conhecer o centro histórico de Ouro Preto é caminhando. Apesar de suas ladeiras darem um calafrio num primeiro momento, pode ter certeza de que as andanças valerão a pena.

Um ótimo lugar para iniciar seu passeio é a Praça Tiradentes – a principal da cidade e onde se encontra o Museu da Inconfidência. Não muito longe dali, considere visitar também o Museu Casa dos Contos – o meu favorito em Ouro Preto.

Para comprar uma lembrancinha da cidade ou simplesmente ver artesanato da melhor qualidade, passe na Feirinha de Pedra Sabão, que fica ao lado da Igreja São Francisco de Assis.

Por fim, se você gosta de visuais panorâmicos, vá até o Mirante do Morro São Sebastião. A caminhada até lá – assim como o cenário do alto – é de tirar o fôlego.

o que fazer no centro histórico de Ouro Preto

Centro histórico de Ouro Preto

2- Visitar Igrejas

Não há como falar sobre o que fazer em Ouro Preto sem mencionar suas belas igrejas. Aliás, já adianto: visitar todas elas requer tempo e sorte. Primeiro, porque há mais de 15 locais religiosos, e segundo porque algumas podem estar fechadas durante sua viagem.

Para decidir quais incluir no seu roteiro, recomendo que leia o texto “19 igrejas em Ouro Preto”, do blog Mineiros na Estrada. Além disso, fique atento ao horário de visitação, afinal, nem todas estão abertas diariamente.

Para mim, algumas das igrejas mais bonitas em Ouro Preto, são: Igreja de São Francisco de Assis, Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Igreja de São Francisco de Paula.

pontos turísticos em Ouro Preto

Igreja de São Francisco de Paula

Leia também: 7 pousadas baratas em Ouro Preto

3- Passeio na Mina da Passagem (ou em alguma outra!)

Apesar de todo o ouro ter sido usurpado pelos europeus, algumas minas existem até hoje. E, um dos passeios mais tradicionais para fazer em Ouro Preto, é visitar estes locais.

Pertinho do centro histórico, a Mina do Chico Rei é a que tem acesso mais fácil para os viajantes. Basta reservar duas horinhas do seu dia que você conseguirá conhece-la.

No entanto, para um passeio mais divertido e em uma mina de maior porte, a melhor pedida é a Mina da Passagem. Localizada a oito quilômetros do centro histórico, a caminho de Mariana, nesta mina você fará um percurso de 315 metros, sendo que a profundidade chega a 120 metros.

Embora não seja um passeio baratinho (R$112,00 o ingresso adulto), quem faz não costuma se arrepender dessa aventura.

4- Comer bem

Assim como em qualquer destino de Minas Gerais, uma das obrigações para fazer em Ouro Preto é comer – muito – bem. E nem precisa se preocupar pois não faltam bons restaurantes na cidade.

Minha refeição mais completa e feliz foi um almoço no estilo buffet à vontade no Restaurante Conto de Réis. Além de provar os melhores pratos – salgados e doces – da cozinha mineira, a decoração do local é cheia de detalhes históricos.

Para gastar menos, duas boas pedidas são o Restaurante Santa Ceia e o Restaurante Parada do Conde.

Se acaso estiver em busca de um local para fazer um lanche rápido, dois endereços que não irão decepcionar são a Hamburgueria Pão de Queijo e o Café Cultural Ouro Preto.

Por fim, lembre-se de que você está em Minas e há chances enormes de você entrar em qualquer restaurante e nunca mais querer sair de lá. Portanto, não se limite apenas aos locais mais conhecidos.

lugares para conhecer em Ouro Preto

Prato feito do Restaurante Parada do Conde

5- Fazer um bate-volta até Mariana

Localizada a apenas 15 quilômetros de Ouro Preto, Mariana é outra cidade histórica mineira que merece a sua visita. Portanto, separe um dia do seu roteiro para fazer um bate-volta até lá.

Como a distância é curta, você pode ir de ônibus de linha, carro próprio ou até mesmo Uber. No entanto, há um transporte que pode deixar o passeio ainda mais especial: trem. Apesar de ser uma linha turística, a viagem certamente será mais divertida.

Assim como em Ouro Preto, em Mariana você encontrará um belo conjunto de construções coloniais e muitas igrejas. E, sem dúvida, a melhor maneira de percorrer o centro histórico da cidade é caminhando.

3 lugares para se hospedar em Ouro Preto

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Trilhas de Minas Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a  Pousada dos Meninos tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Solar do Rosário .

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ouro Preto

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Sara Faleiros disse:

Realmente Ouro Preto não tem erro!! Minha cidade preferida no mundo!! Meu museu preferido também é a Casa dos Contos. E se estiver procurando o melhor restaurante da vida indico o Paço. Somos apaixonados desde que conhecemos!! Hoje, preparando mais uma viagem pra Ouro Preto com uma amiga que nunca foi, minha mãe (que é ex aluna da ufop) indicou o passeio do Horto, um caminho que sai da rodoviária e chega até o Pilar, passando pela Casa dos Contos!!

Murilo Pagani disse:

Oi, Sara, tudo bem?

Que bacana o seu relato. Realmente, Ouro Preto é uma cidade apaixonante, né?!

Espero que aproveitem a viagem.

Abraço

Fabíola Ferreira da Silva disse:

Qual pousada me indicaria ?

Murilo Pagani disse:

Oi Fabíola, tudo bem?

Conforme indicado no final do texto, três boas opções de lugares para ficar em Ouro Preto, são: Trilhas de Minas Hostel, Pousada dos Meninos e Hotel Solar do Rosário.

Espero que aproveite os passeios em Ouro Preto!

Abraço

Tanta coisa maravilhosa para fazer em Ouro Preto! Eu pensei apenas no Centro Histórico mas confesso que já me conquistou!

Murilo Pagani disse:

Oi Carla, tudo bem?

Tem muito passeio bacana para fazer em Ouro Preto! 🙂

Abraço!

Fernanda disse:

Adoro Ouro Preto e em breve vai fazer um década da última vez que turistei por lá, mais do que na hora de voltar né? Comida mineira nunca é demais e ainda por cima em uma cidade cheia de História, que eu amo!

Murilo Pagani disse:

Oi Fernanda, tudo bem?

Também adorei Ouro Preto. Realmente, é um destino que dá vontade de voltar várias vezes!

Comida boa + história + paisagens = combo imbatível para qualquer viagem, né?! hahahaha

Abraço

Luciana disse:

Que interessante saber que Ouro Preto já foi capital de Minas Gerais. Taí uma cidade que quero muito conhecer!

Murilo Pagani disse:

Oi Luciana, tudo bem?

É um baita destino, viu?! Tem muita coisa bacana por lá!

Abraço

Itamar Japa disse:

Eu tenho uma vontade muito grande de conhecer as cidades históricas de Minas Gerais!
Ouro Preto certamente está no topo da lista de desejos e a cada matéria que vejo sobre a cidade, fico com mais vontade.
Já sabia muitas coisas sobre a cidade, mas não sabia que Ouro Preto foi capital de MG.
Valeu pelo post! Adorei!

Murilo Pagani disse:

Oi Itamar, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas de Ouro Preto!

Abraço

Cintia Grininger disse:

Conheço parte das cidades históricas de Minas mas Ouro Preto estava planejada para esse ano, que infelizmente foi o que foi… adorei as dicas, e acho que a mais importante delas em cidades históricas é reservar um tempinho para perambular pelas ruas sem pressa, só apreciando os detalhes e imaginando como era a vida ali antigamente.

Murilo Pagani disse:

Oi Cintia, tudo bem?

Eu também adoro reservar um tempinho apenas para caminhar sem compromisso…

Abraço

Angela Martins disse:

Adorei essas dicas do que fazer em Ouro Preto! Um destino que me encanta.

Murilo Pagani disse:

Oi Angela, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas! 🙂

Abraço

Valerio disse:

Muito grato por compartilhar um pouco da sua grande viagem conosco.
Valeu muito à pena!
Parabéns!!!

Murilo Pagani disse:

Oi Valerio, tudo bem?

Ouro Preto é um lugar muito bacana!

Espero que aproveite a viagem!

Abraço