Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Belo Horizonte: Melhores bairros e hotéis

Apesar de ser uma grande cidade, decidir onde ficar em Belo Horizonte é relativamente simples. Afinal, mesmo tendo diversos bairros interessantes para os viajantes, cada um deles possuem características bem distintas. Portanto, basta você saber o que mais te agrada que fica fácil escolher a melhor região para você se hospedar.

Além disso, a boa noticia é que a cidade oferece acomodações com ótimo custo-benefício. Apesar de algumas áreas serem mais caras do que outras, de um modo geral, é possível ficar em um lugar bacana sem precisar gastar uma fortuna.

Como a minha viagem a BH foi dividida entre turismo e trabalho, minha estadia foi em dois bairros diferentes.

E, a seguir, vou te contar o que eu achei destas regiões, indicar hostels e hotéis em cada uma delas, e ainda sugerir outras áreas – que eu não fiquei hospedado – mas que também são boas opções para quem quer conhecer a capital mineira.

# Onde ficar em Belo Horizonte

» Savassi
» Lourdes
» Pampulha
» Centro
» Reservar hospedagem em Belo Horizonte

# Savassi

Sem dúvida este é um dos bairros mais convenientes para se hospedar em Belo Horizonte. Aliás, durante meus dias de turismo em BH foi nesta vizinhança que eu fiquei hospedado e não tenho do que reclamar.

Pertinho do Centro e de muitas atrações turísticas de BH, a Savassi é um bairro comercial e boêmio. Há uma oferta generosa de bares, restaurantes cafeterias e até shoppings centers. Ou seja, é um lugar com movimento durante o dia e a noite.

Além disso, possui um astral animado, ambiente agradável e fácil acesso com o transporte público.

Hostels e hotéis na Savassi

Quem gosta de ficar em hostel as duas opções mais bem cotadas da Savassi é o Adrena Sport Hostel e o Hostel Savassi.

Fiquei hospedado no Adrena e tive uma estadia bastante simpática: dormitório confortável e espaçoso, funcionários gentis e localização privilegiada. Espere pagar cerca de R$ 50,00 pela diária de uma cama em dormitórios compartilhados.

Por outro lado, quem gosta da privacidade de um hotel, mas nem por isso quer gastar muito, o  Ibis BH Savassi é aquela opção simples, sem firulas  e que cumpre o que promete.

Gastando um pouco mais, cerca de R$ 270,00 por noite, é possível ficar em hotéis de grandes redes e bastantes confortáveis, como o Max Savassi Apart Service, Tulip Inn Belo Horizonte e o eSuites Savassi Toscanini.

melhores bairros para ficar em Belo Horizonte

Savassi

# Lourdes

Se você quer ficar perto de tudo, mas ao mesmo tempo afastado de barulho e agito, o bairro Lourdes é uma escolha certeira.

Grudado no Centro e na Savassi, este é um bairro tradicional e mais residencial do que os seus vizinhos. Ainda assim, você encontrará boa oferta gastronômica por lá.

Caso você resolva ficar nesta parte de Belo Horizonte, se hospedar em alguma acomodação próxima da Praça da Liberdade vai facilitar sua vida na hora de conhecer os principais pontos turísticos da cidade.

Hostels e hotéis no Lourdes

Para os albergueiros de plantão, a dica no bairro Lourdes é o Samba Rooms Hostel. Além da excelente localização possui estrutura bacana e um bom custo-benefício por estes lados.

Já os hotéis com boa reputação e que ganham pontos por conta da localização, são: Clarion Lourdes Belo Horizonte, San Francisco Flat e San Diego Convention Lourdes.

# Pampulha

Apesar da Pampulha ser dona de um dos principais cartões postais de BH – a Lagoa da Pampulha – quem se hospedar por estes lados estará mais distante do burburinho turístico e noturno da cidade.

Neste caso, vale se planejar com cuidado pois você gastará mais tempo e dinheiro para se locomover pela capital mineira.

Fiquei hospedado no bairro de São Luiz, a poucos metros do Estádio do Mineirão, da UFMG e a menos de um quilômetro do Complexo da Pampulha.

É uma área residencial e tranquila, mas com poucas opções de lugares para comer e o acesso com o transporte público pode exigir certo tempo. Ainda em São Luiz, mas para os lados da Avenida Presidente Antônio Carlos, o bairro ganha uma cara mais comercial e movimentada.

Hostels e hotéis na região da Pampulha

A minha casa na Pampulha foi o Universidade Pampulha Hostel, um lugar agradável com dormitórios espaçosos e atendimento pra lá de simpático. 

Às margens da Lagoa, outro albergue que se estaca é o Da Orla Pampulha Hostel.

Numa parte mais movimentada, colados na Avenida Presidente Antônio Carlos, o Quality Hotel Pampulha e o Nobile Inn Pampulha são bastante concorridos e não costumam decepcionar.

Ou ainda, para um ambiente mais intimista e isolado ao lado da Lagoa, o Pampulha Design Hotel tem um bom custo-benefício.

hotéis para ficar em Belo Horizonte

Lago da Pampulha

# Vale a pena ficar no centro de Belo Horizonte?

Assim como em outras metrópoles brasileiras, o Centro de BH sofre com uma imagem que não é das melhores. E o motivo é a velha questão de pouco movimento durante à noite e a sensação de insegurança.

No entanto, vale lembrar que a região central de Belo Horizonte é muito ampla. Nos arredores do Parque Américo Renné, por exemplo, você encontrará um ambiente mais dinâmico e hotéis com bom custo-benefício. Inclusive, essa pode ser uma boa área para quem está em busca de tarifas mais baixas sem abrir mão de uma boa localização.

Por outro lado, as acomodações que ficam pelas bandas da rodoviária e da Praça Sete de Setembro devem sim ser evitadas.

Hostels e hotéis no Centro

Apesar de estar localizado perto da Praça da Liberdade e não no centrão propriamente dito, o Ibis Belo Horizonte Liberdade é aquela opção prática, organizada e barata.

Para os lados do Parque Municipal, na conhecidíssima Avenida Afonso Pena, o Othon Palace é um quatro estrelas que não custa muito e tem estrutura adequada. Não à toa é um dos mais reservados de Belo Horizonte.

» Se acaso preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Belo Horizonte.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Frede disse:

E aí mano!
Cara, sempre acompanho teus posts por aqui, ficaria legal ter um canal no Youtube hein!
Faz falta gente que dê dicas para quem quer fazer viagem econômicas e passeios alternativos, sem abrir mão de conhecer novos lugares.

Murilo Pagani disse:

E aí, Frede, tudo bem?

Que massa. Fico contente em saber que acompanha as dicas por aqui! =)

Cara, vontade de fazer um canal não falta, mas não acho tempo para aprender as paradas de vídeos! hahahaha

Abraço!

Jessica disse:

Cara! Muito obrigada pelas indicações. Vou seguir teus conselhos para o mochilão que vou fazer.

Murilo Pagani disse:

Oi Jessica, tudo bem?

Espero que aproveite a viagem!

Abraço

WAGNER DE BARROS MAGALHAES disse:

Muito legais e verdadeiras as dicas e os comentários sobre BHZ. Felizmente as opções aqui estão aumentando e as ofertas melhorando. Uma dica que faltou, em minha opiniao: há vida fora da zona sul e regiao Pampulha na cidade, com opções bem legais, tanto gastronômicas como hospedagem e outros atrativos: bairro Santa Tereza, bairros Cidade Nova e União (hotéis econômicos e 5 estrelas, alem da facilidade de acesso aos aeroportos), são alguns deles.
Volte a BHZ e curta ainda mais.

Murilo Pagani disse:

Oi Wagner, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas!
E muito obrigado por complementar as informações…
Certamente BH é uma cidade que votarei outras vezes! xD

Abração