O que fazer em Belo Horizonte (BH): Descubra quais são as principais atrações, pontos turísticos, passeios e lugares para conhecer que você pode incluir num roteiro de viagem pela capital de Minas Gerais.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Mesmo tendo dormido muito pouco durante as oito horas de viagem de ônibus entre São Paulo e BH e estar com bastante sono, eu não deixaria que isso atrapalhasse o roteiro que eu pretendia fazer em Belo Horizonte.

No entanto, pouco depois de tomar um banho eu me dei conta do que de fato impediria, parcialmente, os meus planos de passeios em BH: era segunda-feira, e praticamente todas as atrações estão fechadas nesse dia.

Ainda assim, depois de uma breve conversa com o pessoal que trabalhava no hostel em que fiquei hospedado, descobri que daria para para cumprir, ainda que não por completo, o meu itinerário. E neste texto, eu contarei a você quais são os programas que não dá pra deixar de fazer em Belo Horizonte. 

Leia também: Onde ficar em Belo Horizonte | Melhores bairros e hotéis

# O que fazer em Belo Horizonte, Minas Gerais

Para conhecer os principais pontos turísticos em Belo Horizonte eu recomendo dedicar ao menos dois ou três dias inteiros na cidade. Isso sem contar, é claro, passeios bate-volta até outras cidades de Minas.

Para incluir Inhotim, por exemplo, o ideal é montar um roteiro para passar 5 dias em BH.

Abaixo estão alguns lugares que você não deveria deixar de conhecer em Belo Horizonte. E, no final do texto, há dicas de passeios bate-volta que você pode fazer saindo da capital mineira.

1- Mercado Central de Belo Horizonte
2- Circuito Cultural Praça da Liberdade
3- Parque das Mangabeiras
4- Praça do Papa
5- Parque Municipal
6- Feira Hippie
7- Museu de Arte e Ofícios
8- Savassi
9- Conjunto Moderno da Pampulha
10- Mineirão

1- Mercado Central de Belo Horizonte

Um dos principais motivos que me levam a visitar mercados são as comidas deliciosas que normalmente há neles e, confesso, o de BH está mais do que bem servido nesse quesito.

São diversos estabelecimentos vendendo os mais variados sabores de Minas: pão de queijo recheado, doces típicos, cachaças artesanais, queijos, temperos e o tradicional fígado acebolado com jiló.  Recomendo que você vá na hora do almoço e que faça sua refeição por lá mesmo.

Mercado Central de Belo Horizonte

⇒ De segunda a sábado, das 7h às 18h
⇒ Domingos e feriados, das 7h às 13h

principais pontos turísticos em BH
Produtos do Mercado Municipal de Belo Horizonte

2- Circuito Cultural Praça da Liberdade

Somente a Praça da Liberdade em si, com seu agradável espaço público, já valeria uma visita por essa região de BH. Junte a isso todas as atrações que existem ao seu redor e fica praticamente impossível ignorá-la.

Inaugurado em 2010, esse circuito já é considerado um dos polos culturais mais importantes do nosso país. São vários museus, centros de cultura, biblioteca e outras instituições que além de contar boa parte da história de Minas Gerais, possuem diversas exposições artísticas.

Se  eu tivesse que escolher apenas duas das mais de 15 instituições que fazem parte desse complexo para conhecer em uma tarde, certamente seria o Centro Cultural Banco do Brasil e o Memorial Minas Gerais Vale.

Sem dúvida este é um daqueles passeios que não pode faltar na programação de atividade para fazer em BH.

Circuito Liberdade

⇒ Você pode consultar todas as instituições participantes e horários de funcionamento nesse site.

lugares para conhecer em BH - Dicas
Praça da Liberdade

3- Parque das Mangabeiras

Se você acompanha o blog há algum tempo já deve ter percebido que um dos meus passeios favoritos quando viajo, é conhecer parques e outros espaços públicos onde a natureza esteja presente.  Em Belo Horizonte, na minha opinião, nenhum outro lugar atende melhor esse critério do que o famoso Parque das Mangabeiras.

Localizado ao pé da Serra do Curral, as funções desse parque vão muito além de ser apenas um espaço para lazer. Ele também tem a missão de preservar a fauna e flora nativa dessa região, e promover a educação ambiental e cultural com os seus visitantes.

Além de poder caminhar, ler, praticar atividades físicas ou simplesmente relaxar em alguns dos espaços do parque, em determinados pontos é possível apreciar uma bela vista de BH.

Parque da Mangabeiras

⇒ De terça a domingo (e feriados), das 8h às 17h

o que fazer em BH - dicas
Parque das Mangabeiras

Leia também: Dicas práticas para sua viagem a BH

4- Praça do Papa

Pouco antes de chegar ao Parque das Mangabeiras, certamente uma praça com uma cruz irá chamar sua atenção. Trata-se da Praça Israel Pinheiro, ou simplesmente Praça do Papa- como ficou popularmente conhecida após a visita do Papa João Paulo II em 1980.

Do alto dessa praça se tem uma vista bem bonita da cidade. Passeio ideal para um fim de tarde quando o sol estiver se pondo.

passeios em Belo Horizonte
Praça do Papa

5- Parque Municipal

Localizado na região central da cidade, o Parque Municipal Américo Renné Giannetti é um típico parque urbano.  Quem está lá dentro nem de longe sente a agitação da Avenida Afonso Pena, uma das mais movimentadas de Belo Horizonte e que está ao lado dessa área verde.

Meu passeio por lá durou menos do que o esperado por causa da chuva. Mas é possível passar algumas horas caminhando pelas sua trilhas, observando seus jardins e, quem sabe, tirando algumas fotos.

Para quem gosta de contato com a natureza, vale lembrar que a cidade Capitólio, que fica a menos de 300 quilômetros de BH, surpreende 10 em cada 10 viajantes e pode entrar o seu roteiro por Minas Gerais. Para saber como organizar sua viagem para lá, leia o texto “O que fazer em Capitólio”.  

Parque Municipal Américo Renné Giannetti

⇒ De terça a domingo (e feriados), das 6h às 18h

roteiro de viagem BH
Parque Municipal Américo Renné Giannetti

6- Feira Hippie

De hippie só mesmo o nome, mas nem por isso a maior feira de artesanato de Belo Horizonte deixa ser interessante. Há mais de 40 anos centenas de pessoas vão à Avenida Afonso Pena aos domingos para comprar peças de decoração, artesanatos em geral, móveis ou simplesmente para comer em alguma das várias barraquinhas de comida que também há por lá.

Feira Hippie

⇒ Aos domingos, das 7h às 14h

7- Museu de Arte e Ofícios

Mesmo que você não seja fã de museus talvez se interesse por esse passeio, afinal, ele está instalado no belíssimo prédio da antiga Estação Central.

O museu conta com um acervo bem variado de ferramentas e instrumentos utilizados nas mais diversas profissões. Uma ótima oportunidade para acompanhar a evolução dos equipamentos utilizados em diferentes áreas de trabalho.

Museu de Arte e Ofícios

⇒ Terça a sexta-feira, de 12h às 19h
⇒ Quarta e quinta-feira, de 17h às 19hs –  ENTRADA GRATUITA
⇒ Sábado, Domingo e Feriado, de 9h às 17h – Aos Sábados ENTRADA  GRATUITA.
 

8- Savassi

Além de ser um ótimo bairro para se hospedar, a Savassi é a região perfeita para quem quer aproveitar um barzinho no fim da tarde, ou almoçar em algum restaurante legal durante o dia.

Na Praça Diogo de Vasconcelos (Praça da Savassi), por exemplo, há muitos bares, cafés e restaurantes com mesinhas e cadeiras na calçada. Um ambiente bem descontraído e sem formalidades. 

o que fazer em Belo Horizonte em 5 dias
Savassi

9- Conjunto Moderno da Pampulha

Sabe qual foi o meu maior arrependimento durante essa viagem à BH??? Não ter reservado tempo suficiente para conhecer com calma todo o Conjunto Moderno da Pampulha.  Assim que cheguei ao MAP (Museu de Arte da Pampulha), percebi que deveria ter separado pelo menos um dia inteiro para caminhar e tirar fotos dessa belíssima área da cidade.

Além do museu, outras obras da arquitetura moderna fazem parte desse complexo: a Casa do Baile; a Igreja São Francisco de Assis, conhecida como Igrejinha da Pampulha; e o Iate Tênis Clube. Tudo ao redor da imensa e fotogênica Lagoa da Pampulha.

Acredite: passar um dia inteiro por estas bandas é uma das melhores coisas para fazer em Belo Horizonte

o que fazer em BH - pampulha
Igreja da Pampulha

10- Mineirão

Aproveite o dia que for conhecer a região da Pampulha para conhecer também o Estádio do Mineirão. Isso, esse mesmo. O lendário estádio da Copa de 2014 onde o Brasil perdeu de 7×1 para a Alemanha.

Apesar de não ter tido tempo de conhecer, essa era uma das atrações que estavam no meu roteiro de viagem em BH. Se você tiver interesse em visitá-lo recomendo que leia o post da Zelinda, do blog Em Cantos Fotográficos. Ela fez um texto bem detalhado contando como é o tour guiado pelo estádio.

+ Passeios para fazer em BH

Tendo mais de três dias disponíveis, além de conseguir zerar os principais programas turísticos para fazer em Belo Horizonte, dá pra incluir outros destinos no roteiro.

A primeira opção de passeio costuma ser o Instituto Inhotim, que fica na cidade de Brumadinho, a 60 quilômetros de BH. Embora dê para conhecer esse enorme parque/museu a céu aberto num esquema bate-volta,  quem dedica dois dias de visita ao instituto consegue aproveitar melhor. Neste caso, passe uma noite na região de lá.

Com mais três ou quatro dias disponíveis, considere alugar um carro para conhecer algumas cidades-históricas de Minas Gerais, como Congonhas, Ouro Preto e Mariana. 

Se dirigir não é contigo, pule Congonhas e vá de ônibus direto de BH para Ouro Preto.

Bom roteiro para fazer em 7 dias em Belo Horizonte e arredores, é:

– Dia 1: Chegada a BH antes do almoço, passeio pela Pampulha à tarde.

– Dia 2: Bate-volta para Inhotim.

– Dia 3: Circuito Cultural Praça da Liberdade, Mercado Central de BH e Parque Municipal Américo Renné Giannetti.

– Dia 4: Parque das Mangabeiras, Praça do Papa, Museu de Arte Ofícios e fim de tarde/noite na Savassi.

– Dia 5: Deslocamento para Ouro Preto de manhã e caminhar pela cidade à tarde.

– Dia 6: Atrações em Ouro Preto

– Dia 7: Regresso

Lembrando que caso no seu primeiro dia você chegue em Belo Horizonte a tarde ou a noite, o ideal é dedicar mais um dia inteiro para curtir a cidade.

E, se no último dia sua saída de Ouro Preto for somente no final da tarde, considere passar o dia na cidade de Mariana, que está a apenas quinze quilômetros de Ouro Preto.

3 lugares para se hospedar em Belo Horizonte

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Adrena Sport Hostel é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis BH Savassi tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Max Savassi Apart Service.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Belo Horizonte


Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV 2016

Estive em BH durante o Encontro de Blogueiros de Viagem da RBBV 2016. Esse evento foi organizado pela Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem e reuniu mais de 150 blogueiros que representaram mais de 100 blogs de viagem entre os dias 24 e 28 de novembro.

Além de turistar por alguns pontos turísticos da cidade, o evento teve ainda diversas palestras relacionadas ao mercado de turismo.

dicas do que fazer em Belo Horizonte
© Alessandra Fratus, do blog Tô Pensando em Viajar

Agradecimentos

blogueiros de viagem em BH

 

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

6 COMENTÁRIOS

    • Eeei Camis, tudo bem!?

      Que massa! Curti muuuito BH.
      Ahhh… Se tiverem tempo aproveitem pra conhecer Inhotim.
      Dá pra fazer um bate-volta, mas algumas pessoas recomendam 2 dias pra conhecer com calma…

      Brigadão por reservar seu hotel por aqui!

      Abraço

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here