Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Onde ficar em Ouro Preto: Melhores bairros e pousadas

Não é apenas na cidade histórica mais famosa de Minas Gerais que essa regra se aplica. Pelo contrário. De um modo geral, destinos coloniais normalmente têm sua maior concentração de hospedagens em uma única região. E, se por um lado isso acaba facilitando na hora de decidir onde ficar em Ouro Preto, por outro, a dificuldade surge quando temos que escolher em qual acomodação se hospedar.

Afinal, o que não falta por lá são hotéis, pousadas e albergues.

Esta, inclusive, foi uma das minhas principais dúvidas quando estava planejando minha viagem. Com preços, avaliações e localização muito parecida, passei um bom tempo tentando decidir em qual albergue ficar. No fim das contas, fiquei satisfeito com a minha escolha.

Por isso, se você está organizando a sua trip e ainda está indeciso sobre onde ficar em Ouro Preto, leia este texto até o final que ele certamente te ajudará.

Além de contar como escolher o seu hotel, vou sugerir hospedagens com bom custo-benefício, e relatar como foi a minha experiência no local onde me hospedei.

Leia também: 5 dicas do que fazer em Ouro Preto

# O melhor bairro para ficar em Ouro Preto

Esta é a parte fácil deste processo: o lugar mais indicado para ficar em Ouro Preto é no centro histórico – se possível, não muito distante da Praça Tiradentes.

Isso porque, é por essa zona que se concentram muitos bares, cafeterias e restaurantes. Além disso, a rodoviária está cerca de oitocentos metros desta que é a praça principal da cidade. Se você tiver pouca bagagem pode ir caminhando até o seu hotel.

Já a dica de buscar por uma hospedagem que não esteja em uma ladeira muito íngreme soa engraçado aos meus ouvidos. É fato que ficando em certos lugares sua caminhada pode ser mais ou menos cansativa, mas outra verdade é que você terá que enfrentá-las de qualquer jeito caso queira conhecer a cidade.

O que recomendo, é: verifique no Google Maps se o hotel está a um raio de no máximo quinhentos metros da Praça Tiradentes. Se estiver dentro deste limite, é improvável que sua localização seja desastrosa. Para as acomodações que estão mais distantes, vale conferir as avaliações de quem já se hospedou lá.

hotel em Ouro Preto - dicas

O inconfundível Museu da Inconfidência, na Praça Tiradentes

» Clique aqui e encontre hotéis e pousadas em Ouro Preto com DESCONTO

# Hostels, pousadas e hotéis em Ouro Preto

Como a maior parte das acomodações estão alocadas em casarões antigos, na hora de escolher seu hotel em Ouro Preto é preciso ficar atento se antigo não será sinônimo de caindo aos pedaços.

Apesar de esses casos serem minoria, o alerta é válido para que você evite frustrações.

Quem pretende se hospedar em hostels saiba que há boas opções na cidade. As diárias em quartos compartilhados custam em torno de R$ 50,00, já com o café da manhã incluído.

O Trilhas de Minas Hostel é um dos mais bem avaliados e onde eu fiquei. Outros dois com boa reputação são o Varanda Hostel e o Alambique Hostel.

Para os viajantes que querem mais conforto e não abrem mão de privacidade, as pousadas em Ouro Preto com melhor custo-benefício cobram cerca de R$ 220,00 pela diária em um quarto privado para duas pessoas.

Dentre elas, a Pousada dos Meninos e a Pousada Laços de Minas costumam deixar os hóspedes bastante satisfeitos. Outra que dificilmente decepciona é a Pousada do Largo, no entanto, está mais afastada da Praça Tiradentes.

Opções mais sofisticadas também não faltam em Ouro Preto. O Hotel Solar do Rosário agrada até mesmo os viajantes mais exigentes. Outra muito procurada e que costuma ser um tiro certo é a Pousada Solar da Ópera.

Leia também: 7 pousadas baratas em Ouro Preto

# A minha experiência

O lugar que eu escolhi para ficar em Ouro Preto foi o hostel Trilhas de Minas e fiquei mais do que satisfeito com a estadia.

O albergue está ao lado da Praça Antônio Dias, e a 500 metros da Praça Tiradentes.

Da hora em que cheguei até o momento em que fui embora, a simpatia e atenção dos funcionários não poderia ter sido melhor.

O dormitório em que fiquei era espaçoso, com armário para guardar os pertences e tomada individual ao lado da cama. O banheiro é dentro do próprio quarto e não desaponta.

Já a área comum é uma sala não muito grande, com dois sofás e TV. O café da manhã é simples, mas suficiente para começar o dia muito bem.

Definitivamente é um lugar que recomendo.

pousadas e hotéis em Ouro Preto - Minas Gerais

Área comum do hostel Trilhas de Minas

Leia também: 5 melhores hostels em Ouro Preto

+ Dicas de onde ficar em Ouro Preto

>>> Se acaso você for viajar de carro, outro ponto importante na hora de escolher o seu hotel em Ouro Preto é verificar se ele possui estacionamento disponível.

Às vezes, é melhor pagar um pouco mais em um hotel com vagas, do que estacionamento particular por muitos dias.

>>> Nos finais de semana, feriados e carnaval, o número de turistas em Ouro Preto aumenta consideravelmente. Nessas épocas os preços sobem, e para conseguir boas tarifas é indicado fazer sua reserva o quanto antes.

>>> Para encontrar outros hotéis e pousadas para ficar em Ouro Preto recomendo que você consulte as ofertas do Booking.com. Isso porque, muitas vezes há acomodações com até 40% de desconto.

 

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Marília Pereira Gama disse:

Você nem citou a Pousada do Mondego. A mais charmosa e estrategicamente mais próximo a todos os principais museus.

Murilo Pagani disse:

Muito obrigado pela dica, Marília! =)

Abração