COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
7 blogs essenciais para organizar sua viagem pela América Latina. Descubra quais blogs considero indispensáveis na hora de organizar as minhas férias pelo nosso continente. Informações úteis para você explorar Brasil, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia, Venezuela, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala, Belize e México e outros destinos.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Admito que a minha primeira viagem pela América Latina não foi organizada por mim. Na verdade, nem mesmo a ideia de fazer um mochilão pela Bolívia e Peru foi minha. Lá em 2011, minha maior preocupação era a faculdade de engenharia e fazer com que meu salário de estagiário durasse até o fim do mês. Viajar definitivamente não estava nos meus planos.

Mesmo assim aceitei o convite de alguns colegas do trabalho e me aventurei pela primeira vez para fora do país. E é claro, como entrei de gaiato nesta história, minha única função foi me fazer presente quando isso fosse indispensável, como por exemplo, na hora de tomar a vacina contra a febre amarela ou no primeiro dia da viagem.

Depois da minha primeira trip ter sido concluída com êxito, tomei gosto não apenas por viajar, mas também me apaixonei pelas surpresas do território latino americano.

Não satisfeito com apenas trinta dias de férias, o passo seguinte foi fazer uma viagem que durou mais de dez meses pelo nosso continente, e compartilhar dicas dos lugares que conheci. Porém, veja só, mesmo relatando minhas experiências por muitos destinos, outros tantos ainda estão de fora aqui no Volto Logo.

Por isso, decidi reunir neste post outros blogs que considero indispensáveis para organizar uma viagem pela América Latina. Tenho certeza de que se você seguir as dicas deste time, suas férias serão inesquecíveis.

Leia também: Por que eu sou apaixonado por viajar pela América Latina?

1- O Melhor Mês do Ano | por Camila Lisboa

Já faz tempo que acompanho as dicas da Camila, no blog o Melhor Mês do Ano, mas foi somente este ano que a conheci pessoalmente. E não tive a menor surpresa ao perceber o quanto ela é divertida e animada, afinal, assim são seus textos no blog.

Mão-de vaca assumida, o que não falta no seu site são dicas para viajar barato, inclusive por países considerados caros, como Uruguai e Chile.

Aliás, não tem como falar da Camila sem falar do Chile. Não é de hoje que ela se encantou pelo território chileno e começou a usá-lo como base para suas trips. Porém, há um ano o status do seu relacionamento com o país mudou para sério: ela abriu um hostel por lá, o La Minga. E antes que você pergunte, não é em Santiago, mas na encantadora ilha de Chiloé.

Além destes dois países que já citei, você também encontrará muitas informações sobre a Patagônia, Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Barbados e sobre Workaway, uma ótima alternativa para quem quer viajar gastando pouco.

O Melhor Mês do Ano
© Camila Lisboa

>>> Confira as dicas da Camila, no blog O Melhor Mês do Ano

2- Pé na Estrada | por Altier Moulin

Embora não seja um blog exclusivo sobre viagem pela América Latina, o que não falta no Pé na Estrada são dicas sobre o nosso continente. Não à toa o Altier já publicou e-books com informações valiosas sobre três países da América do Sul: Bolívia, Peru e Colômbia. Quem pretende viajar por estes destinos não deveria deixar de consultá-los.

Se seu plano é viajar pela instável Venezuela, foi neste blog que li um dos textos mais esclarecedores dos últimos tempos, “Viajar para a Venezuela ainda é possível?”.

Já se suas férias forem pelo Brasil, não se preocupe, pois o blog também está recheado com dicas de diversos estados brasileiros.  

Caso a ideia seja ir ao Caribe, vale dar uma olhada nas dicas sobre Cuba, Barbados e Republica Dominicana.

Pé na Estrada - Blog América Latina
© Altier Moulin

>>> Confira as dicas do Altier, no blog na Estrada

3- Uma Sul Americana | por Aline Rodrigues

Durante cinco meses a Aline percorreu destinos fascinantes pela Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru, Equador, Colômbia e Brasil. Uma viagem que, segundo ela, foi a mais linda e inesquecível da sua vida. Com tantos lugares no currículo, você já pode imaginar que não faltam dicas inspiradoras no seu blog.

Além disso, no Uma Sul Americana não faltam textos para encorajar e ajudar as mulheres que ainda ficam com receio de se aventurar pelo nosso continente. E acredite, as dicas vão além de alertas de segurança.

É claro que ela conta sobre as situações de assédio que as mulheres, infelizmente, ainda sofrem na estrada – como aconteceu com ela recentemente no Peru. No entanto, você também encontrará posts sobre como escolher uma mochila feminina e dicas para os dias de menstruação durante a viagem.

blog Uma Sul Americana
© Aline Rodrigues

>>> Confira as dicas da Aline, no blog Uma Sul Americana

4- De Mochila e Caneca |por Itamar Tlo e Patricia Pereira

Outro blog que deixará seu planejamento de viagem pela América Latina mais fácil é o De Mochila e Caneca. Além de dicas de destinos clássicos, como Argentina e Peru, você encontrará informações preciosas da Ilha de Páscoa e Paraguai. Aliás, você se dará conta que uma viagem ao nosso vizinho pode render muito mais do que apenas compras.

Outro diferencial do blog é que o Itamar possui uma coluna chamada “Trilha Sonora”, onde ele indica e conta um pouco da história de diversas banda latinas.

Se sua viagem for pelo Brasil fique de olho, pois também há excelentes dicas por lá, principalmente dos estados de Santa Catarina e Paraná.

>>> Confira as dicas do Itamar e da Patricia, no blog De Mochila e Caneca

5- Mundo Sem Fim | por Michele Martins, Renan Greinert e Mucuvinha

Há pouco mais de dois anos o casal Michele e Renan, acompanhados do mascote Mucuvinha, começaram uma viagem de volta ao mundo sem data certa para terminar. Nesse tempo já percorreram a América do Sul, América Central e atualmente estão no México. É isso mesmo que você leu, eles estão há dois anos viajando pela América Latina. Um sonho, não?

A viagem é de baixo custo e como você já deve ter percebido, preza por um ritmo lento, pois além de ajudar na economia faz com que eles possam aproveitar o máximo de cada região.

Recentemente lançaram o livro “A Viagem de Mucuvinha – Rumo ao Fim do Mundo”, um relato sobre a viagem até Ushuaia, seguida da aventura até o Deserto do Atacama. E como não poderia ser diferente, as histórias são contadas pela visão do Mucuvinha, o macaquinho mais carismático das redes sociais.

viagem pela América Latina - Mundo Sem Fim
© Michele Martins, Renan Greinert e Mucuvinha

>>> Confira as dicas da Michele, do Renan e do Mucuvinha, no blog Mundo Sem Fim

6- Viviendo en el México Mágico | por Melissa Lima

Não escondo de ninguém que o México é um dos meus países favoritos na América Latina. Inclusive, um dos meus sonhos é passar uns três meses mochilando por aquele território imenso, abarrotado de paisagens deslumbrantes e uma comida melhor que a outra. Mas enquanto este dia não chega, me satisfaço descobrindo lugares surpreendentes através do blog Viviendo en el México Mágico, da Melissa.

Como o nome do blog já diz, a Mel não é apenas uma turista, mas sim, uma brasileira que vive em território mexicano. Por conta disso ela conhece um México que vai muito além dos seus principais cartões postais. É certo que no site você encontrará dicas dos destinos mais procurados pelos brasileiros, mas esteja preparado para descobrir lugares que você nunca tinha ouvido falar, e que vai ficar morrendo de vontade de incluir no seu roteiro.

Além disso, a Melissa conta como é morar no México, quais as principais diferenças com o estilo de vida brasileiro, além de nos alertar de possíveis roubadas por lá.

México
© Melissa Lima

>>> Confira as dicas da Melissa, no blog Viviendo en el México Mágico

7- Volto Logo | por Murilo Pagani

Se você chegou de gaiato neste texto, assim como eu embarquei na minha primeira viagem, deixa eu me apresentar: muito prazer, me chamo Murilo Pagani e sou o responsável pelo Volto Logo, um blog focado em compartilhar dicas e roteiros de viagem pela América Latina.

Além de informações sobre Colômbia, Equador, Argentina, Uruguai e toda a América Central – do Panamá ao México, passando por Costa Rica, Nicarágua, El Salvador, Honduras, Guatemala e Belize – também publico dicas sobre planejamento de viagem e algumas reflexões sobre o universo viajante.

Espero que as dicas que você encontrar aqui no blog te inspire e te ajude a organizar suas próximas viagens. Caso fique com alguma dúvida, independente de qual seja, basta deixar um comentário no final dos posts que irei responder com o maior prazer!

Fronteira entre Panamá e Costa Rica

# Bônus

Vai por mim, estes sete blogs já mencionados te ajudarão a planejar praticamente qualquer viagem pela América Latina. No entanto, como a blogosfera é habitada por centenas de blogs que produzem conteúdo de altíssima qualidade, deixarei mais algumas indicações. Afinal, seria uma injustiça não compartilhá-las contigo.

Dois dos blogs que me inspiraram a fazer uma longa viagem também possuem inúmeras dicas bacanas sobre a América Latina, são eles: 360Meridianos e Mochilão Trips.

O 360 é comandado pelo trio Luíza, Natália e Rafael, que já fizeram um intercâmbio na Índia, deram uma volta ao mundo e dominam a arte de contar boas histórias.

À frente do Mochilão Trips está a Carol Moreno, que também já rodou esse mundão e atualmente leva os viajantes aos melhores botecos de Curitiba, com o Tour Comida de Boteco.

Outra que já deu uma volta ao mundo e que dá dicas valiosas sobre a América Latina é a Karla Larissa, do blog Compartilhe Viagens. No seu currículo também está um e-book sobre a Tailândia (que escreveu junto com a Carol Moreno), e o livro “Dois no Mundo”, onde conta sobre os momentos de diversão, reflexão e as histórias com as pessoas que ela e o Fred (seu marido), conheceram durante a viagem de volta ao mundo.

Já se sua viagem for a Buenos Aires, nem pense em chegar lá sem antes consultar as dicas do blog Aires Buenos, do Túlio Bragança. Além de dar milhares de dicas no site, o Túlio já publicou dois e-books sobre a capital da Argentina e criou o Aires Buenos Tour, um passeio pelo lado B da cidade, feito por e para brasileiros.

Outra especialista em uma cidade hermana é a Adriana Magalhães, do blog Atravessar Fronteiras. A Dri já visitou nada mais do que oito vezes (ou seria nove?!), as cidades de Bariloche e Villa la Angostura. E é claro, com tanta experiência por lá ela reuniu tudo o que sabe em um guia sobre estas duas cidades.

A Gisele e o Adriano, do blog Viajei Bonito, também já compartilharam centenas de dicas sobre a América do Sul. Recentemente estiveram na Patagônia argentina durante o inverno e trouxeram dicas fresquinhas de lá.

Se sua viagem for para o Deserto do Atacama, a Carla Boechat, do blog Fui, Gostei, Contei, está morando há mais de seis meses por lá, trabalha em uma agência de viagem, e não se cansa de postar fotos e dicas iradas nas suas redes sociais e no blog.

Para organizar suas férias pelo Brasil, recomendo que leia o texto “Conheça o Brasil com quem entende do assunto”, do blog Tô Pensando em Viajar. Lá você encontrará dicas de todos os estados brasileiros.

Mais um blog que possui inúmeras informações sobre as terras tupiniquins, e de outros destinos latino americanos, é o Viagens Cine.

E se nenhum desses blogs tiver o que você está buscando, fique tranquilo, pois seu caso ainda tem solução. Aliás, embora esta seja a última indicação neste post, aconselho você utilizá-la logo que começar a planejar uma viagem, seja pela América Latina ou para qualquer outro lugar. O site da RBBV – Rede Brasileira de Blogueiros de Viagem – possui um acervo de conteúdo sobre viagem de valor inestimável.

»»» Tem dicas de outros blogs ou de como organizar uma viagem pela América Latina? Me conta aí nos comentários. Tenho certeza que ajudará outros viajantes! 🙂

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Só tem blog MARAVILHOSO com gente linda 🙂 Tenho o prazer de conhecer boa parte da lista pessoalmente… É cada viagem linda, mas é cada blogueiro mais lindo ainda 🙂

    Valeu por colocar o OMMDA encabeçando a lista 🙂

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here