COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
motivos para viajar sozinho
Glaciar Perito Moreno- Argentina

Essa ideia de viajar sozinho nunca tinha passado pela minha cabeça até eu fazer meu primeiro mochilão. Durante minha viagem pela Bolívia e Peru, eu e meus amigos conhecemos diversas pessoas que eram adeptas a esse estilo de viagem.

A princípio pode parecer um pouco estranho. Ainda mais para nós, brasileiros, que estamos acostumados a viajar na maioria das vezes acompanhados de alguém, seja amigos, família ou namorada (o). Porém, nem sempre é possível conseguir companhia para aquela viagem que você tanto deseja. A não ser que você desista , o que eu realmente não aconselho, a única opção que nos resta é viajar sozinho.

E aqui vai uma lista com cinco bons motivos para você cair na estrada assim mesmo.

Leia também: Meus 11 melhores conselhos para quem vai viajar sozinho

1- Sozinho é diferente de solitário

“Nossa, mas qual a graça de viajar sozinho, sem a companhia de ninguém?”. Ouvi essa pergunta muitas vezes quando falei que iria viajar “sozinho” durante 25 dias.

É importante deixar claro que não é porque você vai iniciar sua viagem desacompanhado, que você ficará sozinho durante todo o período em que estiver viajando, a menos que você queira.

Viajar sozinho o deixará mais disposto e aberto a fazer novas amizades. Você encontrará pessoas que assim como você, também decidiram cair na estrada sem a companhia de conhecidos e que mesmo assim estão aproveitando (e muito) a viagem.

2- Você fará apenas o que quiser e na hora que quiser

Sabe aquela discussão de onde iremos almoçar ou então a que horas vamos sair a noite que sempre existe quando se viaja acompanhado?

Isso não acontecerá. Quando viajamos na companhia de alguém é normal ter que se chegar a um acordo, apesar de  nem sempre ser o que mais te agrada. Viajando sozinho você será o único responsável pelo que faz e pela hora que deseja fazer.

3- É uma atividade de auto – conhecimento

Esse tempo que você estiver sozinho será ótimo para pensar sobre o que você realmente gosta e o que te faz se sentir bem. Durante a nossa rotina habitual de trabalho, faculdade, amigos e mais trabalho, inevitavelmente fazemos coisas que não nos agradam muito.

Ás vezes somos obrigados, outras, queremos evitar alguma discussão ou então porque queremos agradar alguém. Viajando sozinho a única vontade que importa é a sua.

Leia também: 9 dicas para você aproveitar mais sua viagem

4- Você se tornará mais responsável

Sua viagem dependerá exclusivamente de você. Se você quer ir a um lugar e não sabe como, caberá somente a você descobrir isso. Se você optou em fazer um caminho alternativo para ir à algum lugar ou então não gostou daquele restaurante que parecia ser bom, a responsabilidade é totalmente sua. Você não poderá culpar ninguém por essas decisões.

motivos para viajar sozinho

Leia também: Viajar e suas consequências, algumas verdades que você deve saber

5- Você irá praticar muito mais outro idioma

Quando viajei com meus amigos quase nunca era o porta voz do grupo. Isso porque ao invés de tentar praticar o bom e velho portunhol, preferia deixar essa tarefa para os que já estavam mais acostumados com a língua estrangeira.

Na ocasião em que viajei sozinho a situação foi completamente diferente. Ou eu tentava ao menos me comunicar ou então não faria absolutamente nada. Resultado, além de aprender a me comunicar de forma mais clara e objetiva, aprendi algumas palavras em espanhol.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Sempre viajei só.zurich,Colômbia,Sampa,RJ,Madrid, Argentina,Paraiba e por aí vai….
    Afirmo … vc nca estará só, vc retorna com um novo leque de amigos, vc retorna se conhecendo melhor, vc se sente poderos@!
    N sou anti social… o contrário… mas amo viajar só!

  2. Murilo, concordo com você. A grande maioria das minhas viagens faço com o Douglas, mas as vezes não bate as datas por causa do trabalho. Ou mesmo por causa do trabalho, temos que viajar sozinhos. E vale a pena.
    Claro que faz falta a companhia, tem coisas que você gostaria de comentar ou compartilhar naquele momento. Mas as vezes curtir a sua própria companhia faz muito bem. Abraço

  3. Compartilho da mesma ideia. Fiz minha primeira viagem sozinho ano passado pelo BR mesmo, e foi uma das melhores decisões que tive. Tanto que estou embarcando num mochilão sozinho pela América do Sul daqui alguns meses, sem previsão de volta. Acho que o medo sempre existe, mas o jeito é ir com medo mesmo. Acho que nessas viagens mais do que conhecer os lugares por onde passa, é sobretudo conhecer a si mesmo.
    Abraço!

  4. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here