COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Como tirar passaporte brasileiro: Um passo a passo descomplicado para você emitir o seu documento. Descubra também como tirar passaporte para menores de idade, como funciona o passaporte de emergência e o que fazer caso você perca o seu durante uma viagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

De todas as burocracias que existem no nosso país, acredito que o processo de como tirar passaporte brasileiro seja uma das mais simples. É claro que, assim como qualquer outro documento, para emiti-lo deve-se seguir algumas etapas. Porém, com os documentos necessários em mãos, tudo deve ocorrer sem grandes complicações.

Ainda assim, se você já tem a data da sua viagem programada, a primeira dica que dou é não deixar para fazer isso na última hora. Apesar do procedimento ser bastante fácil, seu passaporte não ficará pronto de um dia para o outro.

Caso esta seja sua primeira viagem ao exterior e você ainda não sabe por onde começar, neste post irei te mostrar o passo a passo para tirar o seu primeiro passaporte. Além disso, também vou te contar como são os procedimentos para renovação de passaporte, como emitir um passaporte de emergência e o que você deve fazer caso tenha seu passaporte roubado no exterior.

# Passo a passo para tirar passaporte brasileiro

O órgão responsável por emitir o passaporte brasileiro é a Polícia Federal. É em algum de seus postos de atendimento que você deverá comparecer para levar os documentos necessários, e depois que ele estiver pronto é lá que você também irá retirá-lo.

Porém, antes disso, existem algumas etapas que você deve cumprir, como por exemplo: reunir toda a documentação, pagar o boleto referente à taxa cobrada e agendar o seu atendimento.

1- Documentação necessária

Para tirar o passaporte você precisará apresentar uma série de documentos originais. Alguns bem básicos, como Carteira de Identidade e CPF, e outros que não utilizamos com tanta frequência, como Título de Eleitor, comprovante de que votou nas últimas eleições e documento que comprove a quitação com o serviço militar.

Para que você não se esqueça de nenhum documento, clique aqui para consultar a lista completa que está no site da Polícia Federal.

2- Inicio do processo de solicitação e pagamento da GRU

Depois de verificar se você está em ordem com todos os documentos necessários, o próximo passo para tirar passaporte é fazer a solicitação no site da Polícia Federal através deste link.

Você terá apenas que preencher informações pessoais e, no final, irá emitir o boleto (GRU) para pagar a taxa de emissão, que atualmente é de R$ 257,25.

Pague a taxa respeitando a data de vencimento do boleto. O próximo passo para tirar passaporte só será realizado depois que o pagamento for feito.

3- Agendamento do atendimento

Após pagar a GRU, você deverá agendar a sua ida à Polícia Federal através deste link. Você decidirá em qual posto de atendimento irá comparecer, data e horário. Estes dois últimos itens você escolherá de acordo com a agenda do posto de atendimento. Ou seja, são eles que irão te mostrar quais dias e horários estão disponíveis.

4- Ida a Polícia Federal

Esta é uma das últimas etapas para tirar o seu passaporte. Basta comparecer no posto de atendimento que você escolheu no dia e horário agendado.

Leve todos os documentos originais necessários que você verificou no primeiro item, e não se esqueça de levar também o comprovante do pagamento da GRU e o protocolo de solicitação de emissão de passaporte que é fornecido quando você dá inicio ao processo (item 2).

5- Retirada do passaporte

Depois de levar seus documentos no posto de atendimento da Polícia Federal é só aguardar o passaporte ficar pronto e busca-lo. O tempo para que ele fique pronto varia de acordo com o posto de atendimento em questão.

Você pode consultar o andamento do seu processo através deste link.

A retirada do passaporte deve ser feita unicamente pelo seu titular. Lembre-se de levar um documento de identidade para retira-lo.

# Passaporte para menores de idade

Pais ou responsáveis que darão entrada para emissão de passaporte para menores de idade, devem se atentar aos documentos específicos para este tipo de procedimento.

»»» Confira aqui todas as exigências para a emissão de passaporte para menores de idade.

# Como renovar o passaporte?

Atualmente o passaporte brasileiro tem validade de dez anos. Após esse período você precisará de um novo documento. Não há renovação de passaporte. Você terá que seguir todas as etapas para emitir um novo. E, além dos documentos indicados no item 1, você também deverá apresentar o passaporte anterior quando comparecer ao posto de atendimento da Polícia Federal.

# Passaporte de Emergência

Caso você não possa esperar o tempo normal para a emissão do passaporte, em algumas situações é possível emitir um passaporte de emergência. Porém, vale lembrar que a Polícia Federal tem suas próprias definições de urgência. No caso, entende-se por emergência situações que não puderam ser previstas, e não situações criadas pelo descuido dos próprios cidadãos.

Algumas delas, são: catástrofes naturais, conflitos armados, necessidade de viagem imediata por motivo de saúde do requerente, do seu cônjuge ou parente até segundo grau, motivo de ajuda humanitária e outros casos que seguem essa linha.

»»» Confira aqui todos os detalhes sobre passaporte de emergência

# Perdi meu passaporte, e agora?

Ninguém quer perder ou ter o passaporte roubado durante uma viagem, porém, imprevistos acontecem e precisamos estar preparados para este tipo de coisa.

De uma forma resumida, caso isso aconteça contigo, você precisará fazer uma denúncia de roubo ou extravio com a polícia local, e depois comparecer ao consulado ou embaixada para solicitar um novo documento.

Inevitavelmente isso trará mais burocracia e alguns gastos extras para a sua viagem. Porém, não há pra onde fugir.

Para um passo a passo de como proceder leia o texto do blog Viajei Bonito, “O que fazer em caso de perda ou furto do passaporte no exterior”.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here