COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado. E também, utilize o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para garantir 5% de desconto.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Primeira viagem de avião: Um passo a passo para você entender exatamente o que fazer, e não cair em nenhuma roubada.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

É da natureza humana: só de imaginar fazer algo que nunca fizemos antes dezenas de dúvidas aparecem. E, no caso de uma primeira viagem de avião não é diferente. Até porque, muitas vezes além de um primeiro voo, normalmente essa também costuma ser a nossa primeira experiência viajando – que, por sua vez, carrega outra série de incertezas.

Será que não vou ficar perdido no aeroporto? Onde tenho que ir primeiro? E a tal da conexão? Será que pode dar alguma coisa errada na hora da imigração? Enfim. São tantos medos que não é de surpreender que o frio na barriga comece aparecer alguns dias antes da partida.

Porém, fique tranquilo, pois apesar de existir uma série de pequenos passos a serem seguidos durante uma primeira viagem de avião – ou melhor, durante qualquer deslocamento aéreo – se planejando adequadamente tudo deve ocorrer sem grandes complicações. E, para que você realmente esteja preparado para sua primeira experiência nas nuvens, neste texto eu irei revelar tudo o que você precisa saber.

Leia também: Seguro viagem barato | Dicas pra não se arrepender depois

# Antes da primeira viagem de avião

» Comprando a passagem
» Documentos
» Mala
» Check-in online
» Antecedência

1- Comprando a passagem

Quem nunca viajou de avião certamente deve ter dúvidas sobre como comprar uma passagem aérea. Ou ao menos, sobre quais os melhores sites para pesquisar e garantir o seu voo.

Se for o seu caso, saiba que há centenas de sites disponíveis onde você pode fazer uma busca e encontrar diversos voos para as datas e destino que você escolher. Alguns dos que eu mais uso e recomendo, são: Kayak, Skyscanner e MaxMilhas. Estes três sites fazem uma verdadeira varredura na internet, e costumam apresentar os voos com melhor custo-benefício.

No caso do Kayak e do Skyscanner, uma vez que você clicar nos voos desejados, ele te direcionará para outro site, que é onde você fará de fato a compra. Estes sites podem ser o da própria companhia aérea, agências online (como Decolar e Submarino), ou ainda algum outro site que faça essa função.

Após efetuar a compra você deve receber um e-mail com a confirmação do pagamento, voucher da passagem e um código localizador da sua compra. Simples assim! Não há uma passagem física que você deve imprimir.

2- Documentos

Com as passagens compradas para a sua primeira viagem de avião, é importante que você não se esqueça de providenciar nenhum documento que seja necessário para a viagem.

Se for voo nacional, apenas a Carteira de Identidade (RG) basta. Para voos internacionais, no entanto, a atenção precisa ser redobrada.

Passaporte, visto, certificado internacional de vacinação contra febre amarela e seguro viagem são algumas das exigências mais comuns. No entanto, verifique exatamente quais os documentos exigidos pelo seu destino.  

3- Mala

Antes mesmo de começar a organizar a sua mala, é importante que você entenda a nova lei – não mais tão nova assim – sobre despacho de bagagem.

Com as mudanças nas regras da ANAC, as companhias aéreas foram permitidas a cobrar um valor à parte da passagem para realizar o despacho de bagagem.

A única mala que você poderá levar gratuitamente durante a sua primeira viagem de avião é uma bagagem de mão com até 10kg, e que a soma das dimensões da bagagem (altura x largura x profundidade) não exceda de 115cm. Também é permitido que além da bagagem de mão, você embarque com um item pessoal, que pode ser uma bolsa pequena, pasta de trabalho, computador portátil e bolsa de câmera.

Toda a bagagem excedente que você tiver será despachada e cobrada à parte. O preço varia de acordo com a companhia aérea e com o fato do voo ser nacional ou internacional.

Pra não gastar mais dinheiro que o necessário, a dica é contratar o serviço de despacho de bagagem no momento em que estiver comprando a passagem, ou ao menos não deixar para comprar no aeroporto. Isso porque, quando comprado diretamente no balcão da companhia aérea, o preço cobrado costuma ser o dobro.

Já sobre a organização da mala em si, é importante que você verifique exatamente o que pode e o que não pode ser transportado nas bagagens de mão e nas despachadas, seja em voo nacional ou internacional.

E claro, sempre leve na bagagem de mão seus objetos de valor e eletrônicos, como notebooks, câmeras ou qualquer outro aparelho que pode ser danificado.

viajar de avião pela primeira vez

Leia também: 10 dicas de como planejar uma viagem independente

4- Check-in online

A primeira etapa propriamente dita de uma viagem de avião é o check-in, seja ele online ou presencial no aeroporto. O check-in nada mais é do que a confirmação dos seus dados com a companhia aérea, para que assim ela tenha certeza de que você irá viajar, e emita o seu cartão de embarque.

Para evitar as filas dos aeroportos, principalmente se você não for despachar nenhuma bagagem, recomendo que você faça seu check-in online.

De um modo geral, as companhias aéreas permitem que você faça o check-in pela internet a partir de três dias antes da data do seu voo. Ou seja, se sua viagem é no dia 20, a partir do dia 17 você já conseguirá fazer seu check-in através do site da empresa.

Preencha seus dados corretamente e, inclusive, no caso de viagem ao exterior preencha as informações de acordo com documento oficial que você utilizará durante a viagem.

Com o check-in devidamente concluído, você receberá um cartão de embarque onde constará os seus dados pessoais, além das informações sobre o seu voo, como número do voo, hora e portão de embarque.

5- Antecedência

Uma das piores sensações que você poderá sentir na sua primeira viagem de avião é de correr contra o tempo. Acredite, a angústia de saber se conseguirá ou não embarcar é algo terrível. Portanto, se planeje para chegar ao aeroporto antecipadamente.

Em voos nacionais, recomendo que chegue ao aeroporto ao menos 1h30 antes horário do voo. Já em voos internacionais a antecedência deve ser ainda maior: entre três e quatro horas.

E lembre-se que essa antecedência é para estar no aeroporto, e não para sair da sua casa. Se programe para não ter que fazer o seu deslocamento às pressas e conte com possíveis imprevistos de trânsito – principalmente se sua viagem for durante algum feriado.

# No aeroporto

» Check-in + Despachar a bagagem
» Embarque
» É hora de decolar

6- Check-in + Despachar a bagagem

A primeira coisa a fazer quando chegar ao aeroporto é procurar o balcão da sua companhia área. É lá que você fará o seu check-in – caso ainda não tenha feito online – e onde irá despachar sua bagagem.

Se já tiver feito o check-in online, está com o cartão de embarque em mãos, e não precisa despachar nenhuma bagagem, você poderá pular esta etapa e ir direto para aos procedimentos de embarque.

7- Embarque

Enfim sua primeira viagem de avião está quase começando. Depois de ter feito os trâmites iniciais no aeroporto, o próximo passo é seguir para área de embarque.

Além de você mesmo passar por um detector de metais, sua bagagem de mão passará por uma esteira de raio-X para verificarem se você não está embarcando com nenhum objeto proibido. Caso seja encontrado algum material/pertence que não possa ser levado na cabine, ele ficará retido.

Uma vez que você não tenha tido nenhum problema com este procedimento, é hora de procurar pelo seu portão de embarque. O número do portão vem informado no seu cartão de embarque e também costuma estar disponível nos monitores do aeroporto. Logo após passar pelo raio-X é comum vermos sinalizações indicando as direções dos portões.

Encontre seu portão, verifique se é ali mesmo onde será seu embarque, e aguarde o inicio.

Levante-se para embarcar somente quando for a sua vez. Quase sempre o procedimento de entrada no avião é feito de acordo com a sequência de fileiras e poltronas para evitar tumultos na aeronave. Fique atento à numeração do seu assento e às instruções dadas pelos funcionários.

*** Caso chegue ao portão de embarque e não veja nenhuma movimentação não entre em pânico. Não é raro que alguns portões de embarque mudem de última hora. Neste caso, é provável que algum funcionário da companhia esteja no local para informar sobre tal mudança. Ou ainda, os auto falantes da área de embarque também costumam avisar sobre estas alterações!

8- É hora de decolar!

Já dentro do avião, procure por sua poltrona e guarde sua bagagem de mão no compartimento superior disponível. Antes, porém, tire os pertences que for precisar durante o voo – como livro ou fones de ouvido.

Qualquer dúvida que tiver basta perguntar aos funcionários a bordo. Todos costumam ser muito solícitos e educados.

dicas de conexão em primeira viagem

# Desembarque

» Retirada da bagagem
» Imigração
» Conexão ou escala?

9- Retirada de bagagem

E então, que tal sua primeira viagem de avião? Em solo firme novamente, é hora de continuar a jornada, afinal, apesar do voo já ter terminado, ainda restam algumas burocracias a serem cumpridas.

Depois de desembarcar, basicamente o que você precisa fazer é seguir o fluxo/orientações dos funcionários da companhia aérea / alto falantes do aeroporto, e se dirigir até a esteira onde serão retiradas as bagagens que vieram no seu voo.

Este é aquele momento tenso que você fica torcendo pra sua mala aparecer logo na esteira. Assim que ela der as caras, basta pega-la e se dirigir a última etapa caso seu voo seja internacional: imigração.

10- Imigração

Caso você esteja viajando para outro país, após pegar suas bagagens você passará pela imigração no aeroporto. De um modo geral, basta apresentar seu passaporte e todos os outros documentos exigidos pelo destino. Se você estiver com tudo em ordem é pouco provável que tenha problemas.

Ainda assim, não fique assustado caso o agente de imigração te faça algumas perguntas – aliás, isso é perfeitamente comum. Normalmente eles questionam sobre o que você está indo fazer no país, por quanto tempo viajará, quais cidades visitará ou até mesmo onde ficará hospedado.

11- Conexão ou escala?

Talvez, dependendo do seu voo, para chegar ao seu destino final você pode fazer uma conexão ou uma escala.

Quando se tratar de uma escala, isso significa que o avião fará uma parada antes do destino final para embarque e desembarque de outros passageiros. Você, no entanto, permanece dentro do avião para seguir viagem.

Já numa conexão você descerá do avião e precisará pegar outro voo (com outro número, inclusive). Neste caso, é como se você iniciasse um novo processo de embarque. Algumas vezes o tempo de conexão é curtíssimo e você deve seguir imediatamente ao seu próximo portão de embarque. Já em outras situações é preciso esperar algumas horas.

Nestes procedimentos sempre siga as instruções dos funcionários das companhias aéreas. Caso sua conexão seja super curta, é comum ter funcionários da empresa indicando aonde os passageiros devem se dirigir para embarcar no próximo voo.

Sobre as bagagens, normalmente elas são transferidas de um voo para outro pela própria companhia aérea. No entanto, este é um tipo de informação que eu sempre gosto de confirmar no momento do primeiro embarque para não ter nenhum tipo de contratempo.

+ Dicas para uma primeira viagem de avião

>>> Para se dar bem na sua primeira viagem de avião – e nas próximas também – use roupas confortáveis durante o seu voo. Os assentos da classe econômica já não costumam ser lá aquelas coisas, portanto, faça ao menos o dever de casa.

>>> Evite fazer refeições muito pesadas próximas ao horário do seu voo. Apesar disso, também recomendo que não vá sem comer nada, principalmente se não quiser pagar praticamente o preço de outra passagem aérea por uma refeição de aeroporto.

>>> Sobre a antecedência para comprar sua passagem aérea, para viagens nacionais é possível encontrar bons preços comprando entre 45 e 60 dias antes da data do voo. Já para viagem internacional comece suas buscas com quatro meses de antecedência.

* Fonte da foto de destaque: Shutterstock

Evite este erro durante a sua viagem

Não contratar um bom seguro viagem é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here