Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Viagem à Costa Rica: 6 dicas valiosas

Poucos países no mundo oferecem tantas opções de ecoturismo como a Costa Rica. Apesar de pequeno, este território localizado entre o Panamá e a Nicarágua possui uma biodiversidade de fazer inveja a muitas nações que são afortunadas com mais espaço.

Para você ter uma ideia, poucos quilômetros separam praias paradisíacas de vulcões ativos e de florestas intocadas.

No entanto, como tudo tem seu preço, planejar uma viagem à Costa Rica pode não ser tão simples como parece. Começando pelos custos que, se comparado com outros destinos latino americanos, podem assustar um pouco.

Além disso, outro ponto que precisa ser estudado com atenção é sobre quais lugares você pretende conhecer e como irá se locomover entre eles. Isso porque, não é raro ter que gastar um dia inteiro de viagem para chegar de uma cidade turística até outra.

Porém, não se preocupe, pois nesse post irei te contar absolutamente tudo o que você precisa saber para seus dias de turismo na Costa Rica.

Tenho certeza que depois de ler este texto atentamente até o final, você estará pronto para tirar sua viagem do papel.

Leia também: O que fazer na Costa Rica | Os melhores passeios

# Dicas de viagem à Costa Rica

1- Visto e vacina
2- É perigoso viajar pela Costa Rica?
3- Melhor época para ir à Costa Rica
4- Principais destinos para viagem à Costa Rica
5- Como se locomover
6- Quanto custa viajar para a Costa Rica?
» Reservar passeios na Costa Rica

1- Visto e vacina

Embora brasileiros não precisem de visto para viagem de turismo por até 90 dias, é obrigatório apresentação dos seguintes documentos para uma viagem à Costa Rica: passaporte válido, Certificado Internacional de Vacina Contra a Febre Amarela e passagem (aérea ou terrestre) que comprove a sua saída do país.

Além disso, recomendo que você não saia de casa sem um seguro-viagem. Afinal, imprevistos podem acontecer em qualquer lugar do mundo. (Clique aqui para fazer uma cotação online)

2- É perigoso viajar pela Costa Rica?

Muitos viajantes me perguntam se é perigoso viajar pela Costa Rica. E, ao menos na percepção que eu tive sobre o país, a resposta é um sonoro não.

Aliás, se compararmos entre os países da América Central, a Costa Rica é de longe o país mais seguro para se viajar.

Isso não quer dizer, porém, que você não deva tomar os cuidados básicos que teria em qualquer destino latino americano – principalmente em grandes cidades, como a capital San José.

Além disso, recomendo evitar viajar de ônibus, ou até mesmo de carro particular, depois que escurecer.

No mais, tenha em mente que as cidade turísticas são bem tranquilas e não há motivo para preocupações fora do comum.

3- Melhor época para ir à Costa Rica

De um modo geral, os meses mais secos e de alta temporada na Costa Rica são de dezembro a abril. Porém, o clima pode variar bastante de acordo com a altitude e de que em qual costa, Pacífica ou caribenha, você está.

No lado banhado pelo Caribe, por exemplo, chove muito mais do que nas praias do Oceano Pacífico.

Maio e novembro, o primeiro e último mês da temporada de chuvas, podem ser boas alternativas para se viajar em épocas menos concorridas e com menos chance de tempo ruim se comparado aos meses de junho a outubro.

Costa Rica turismo

Vulcão Arenal

4- Principais destinos para viagem à Costa Rica

San José

Apesar de a capital costa-riquenha não ser um destino de turismo na Costa Rica, ela recebe muitos viajantes que ficam por ali um ou dois dias. Ou então, turistas que apenas passam à noite na cidade.

O primeiro motivo para isso é que o Aeroporto Internacional Juan Santamaría, principal porta de entrada ao país, está localizado a  18 quilômetros de San José.  O segundo motivo, é que a cidade também é um ponto de conexão para quem viaja de ônibus, já que dela partem muitas rotas para cidades muito mais interessantes turisticamente falando.

Além disso, San José pode ser usada como base para fazer passeios bate-volta, como por exemplo, até o Vulcão Poás, um dos mais visitados da Costa Rica.

Portanto, tenha em mente que mesmo sem a intenção de conhecer a capital da Costa Rica, provavelmente você irá ao menos passar por ela.

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem em San José

Puerto Viejo de Talamanca

Para quem atravessa a fronteira entre Panamá e Costa Rica do lado caribenho, a pequena vila hippie de Puerto Viejo costuma ser a primeira parada no país. Com uma vibe alto astral e descolada, a cidade atrai viajantes que estão em busca de praia, surf e festas ao som de reggae.

Apesar de simples, Puerto Viejo possui boas opções de hospedagem, restaurantes, barzinhos e alguns supermercados.

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem em Puerto Viejo de Talamanca

dicas de viagem à Costa Rica

Puerto Viejo

Parque Nacional Manuel Antonio

Se Puerto Viejo é um dos lugares mais visitados no Caribe da Costa Rica, do lado Pacífico quem se destaca é o exuberante Parque Nacional Manuel Antonio, afinal, ele é dono de algumas das praias mais lindas do país e, provavelmente, do mundo.

O povoado utilizado para explorar as belezas deste parque é Quepos. Localizado cerca de 150 quilômetros da capital San José, é lá que você encontrará opções de hospedagem e restaurantes.

Por fim, recomendo que você reserve pelo menos dois dias inteiros para conhecer a região.

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem aos arredores do Parque Manuel Antonio

Monteverde

Para quem quer explorar um pouco das florestas e da biodiversidade da Costa Rica, Monteverde é uma das cidades turísticas mais indicadas para isto.

A Reserva Biológica Bosque Nuboso Monteverde é uma daquelas atrações que você não pode deixar de conhecer quando estiver por lá. Além dela, o Selvatura Adventure Park também merece a sua atenção e costuma agradar a maioria dos viajantes.

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem em Monteverde

La Fortuna

Hikings em vulcões, cachoeiras, águas termais e atividades de aventura como rafting e tirolesa. Você encontrará tudo isso aos arredores da pequena e turística La Fortuna.

Com boa estrutura para os viajantes, esta cidade é a base para explorar um dos vulcões mais famosos da Costa Rica, o Arenal. Além dele, outro hiking popular, porém, mais difícil, é pelo Vulcão Cerro Chato.

Vale a pena reservar um dia inteiro para conhecer também o Parque Nacional Vulcão Tenorio. Localizado a 70 quilômetros de La Fortuna, muitas agências oferecem tours até lá para que você possa conhecer o belíssimo Rio Celeste.

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem em La Fortuna

Costa Rica - destinos de vulcões

La Fortuna

Jacó

Sempre presente nas listas de melhores praias para surf na Costa Rica, Jacó também atrai muitos viajantes que não são adeptos do esporte. A proximidade com San José, a noite animada e a boa estrutura para receber os turistas são as principais razões para isso. 

>>> Confira as melhores ofertas de hospedagem em Jacó

turismo na Costa Rica

5- Como se locomover

Assim como em boa parte da América Central, o transporte público e as estradas da Costa Rica não são muito eficientes. Inclusive, não é raro gastar longas horas de viagem para percorrer menos de 100 quilômetros.

Quem pretende viajar de ônibus de ônibus pela Costa Rica, é bom estar preparado para fazer conexões em dois ou três lugares para chegar ao seu destino final. Isso porque, a maioria das cidades turísticas não possuem transporte público direto entre elas.

Para evitar o pinga-pinga nos deslocamentos a opção mais tradicional são os shuttles –  transporte privado oferecido por agências de viagem. Normalmente eles são feitos em uma van, te busca e te deixa na acomodação de sua escolha, evitando assim que você tenha que ir até rodoviárias ou ponto de ônibus. O ponto negativo é que eles encarecem bastante a sua trip.

Outro ponto a ser lembrado na hora de planejar sua viagem pela Costa Rica é não considerar dia de deslocamento como um dia que você irá fazer passeios ou conhecer atrações turísticas. Esse dia, muito provavelmente, será um dia perdido.

Principais rotas de ônibus na Costa Rica

>> San José x La Fortuna: Ônibus direto, a viagem leva cerca de cinco horas e há apenas três saídas diárias – todas elas pela manhã.

>> San José x Quepos (Parque Nacional Manuel Antonio): Ônibus direto e a viagem leva cerca de três horas.

>> Puerto Viejo x San José: Ônibus direto, a viagem leva cerca de cinco horas e há cinco saídas ao longo do dia.

>> San José x Monteverde: Ônibus direto, a viagem leva cerca de cinco horas e há apenas duas saídas diárias.

>> San José x Jacó: Ônibus direto, a viagem leva cerca de duas horas e meia.

>> Monteverde x La Fortuna: Será necessário pegar dois ônibus: primeiro até a cidade de Tilarán e depois mais um até La Fortuna. O deslocamento total levará cerca de sete horas.

>> Monteverde x Puntarenas: Ônibus direto, a viagem leva cerca de três horas e meia.

>> Puntarenas x Quepos: Ônibus direto, viagem leva cerca de três horas e meia.

>> La Fortuna x Peñas Blanca (fronteira com a Nicarágua): Será necessário pegar dois ônibus: primeiro até El Tanque e depois mais um até Peñas Blanca. O deslocamento total levará cerca de sete horas.

*Observação 1: Em Quepos é necessário pegar outro transporte para chegar até a entrada do Parque Nacional Manuel Antonio.

*Observação 2: San José possui mais de um terminal de ônibus. Verifique exatamente de qual deles sairá a sua viagem.

dicas Costa Rica

Fronteira entre Panamá e Costa Rica

6- Quanto custa viajar para a Costa Rica ?

Viajar pela Costa Rica custa bem mais caro do que pelo seus vizinhos da América Central. Aliás, na realidade, este é um dos destinos mais caros de toda a América Latina.

Pra começar, as passagens aéreas  para a Costa Rica não são das mais amigáveis. A menos que você consiga uma boa promoção, provavelmente gastará cerca de R$ 2.400,00 com elas.

Sobre acomodações, espere gastar cerca de R$ 60,00/noite em um quarto compartilhado de albergue ou R$ 240,00 na diária de um quarto privado em alguma pousada.

Já com as refeições é possível encontrar para todos os bolsos. O prato do dia em restaurantes simples custa a partir de R$ 25,00.

Por fim, entradas de parque nacionais e tours com agências também não são baratos. Se fizer seus passeios por conta própria, irá pagar em torno de R$ 100,00 por cada entrada de parque, mais alimentação e o transporte até lá.

Por outro lado, os preços de tours oferecidos por agências começam em R$ 300,00. Mas é claro, isso vai depender consideravelmente do passeio em questão.

Os shuttles também podem encarecer sua viagem. Dificilmente encontrará algum trecho por menos de R$ 150,00.

Preço dos passeios na Costa Rica

Para que você tenha uma ideia dos preços dos passeios na Costa Rica, segue abaixo os valores das principais atividades no país.

Todos esses tours são oferecidos pela Get Your Guide. Inclusive, essa é uma ótima plataforma para você reservar os seus tours.

Caso queira mais informações sobre cada passeio, ou até mesmo reservar algum deles, basta clicar nos textos com essa cor.

» Bate-volta para Parque Manuel Antonio (€ 127,00)
» Vulcões Irazú e Turrialba, saindo de San José (€ 135,00)
» Vulcão Arenal, saindo de La Fortuna (€ 83,00)
» Rio Celeste, saindo de La Fortuna (€ 104,00)

* Valores indicados em euro!

guia de viagem à Costa Rica

+ Dicas de turismo pela Costa Rica

>>> Se você tem tempo para conhecer outros lugares pela Costa Rica, saiba que o país tem muito mais para oferecer.

O Parque Nacional Tortuguero é um destino que dificilmente decepciona os turistas.

Se você está em busca de outras praias, Santa Teresa, Tamarindo e Montezuma podem ser boas opções.

Sobre os vulcões, além dos que já indiquei no decorrer do post, o Irazú pode render um belo passeio bate-volta desde San José.

>>> Sobre a culinária da Costa Rica, dificilmente você terá grandes surpresas. O tradicional arroz com feijão que está na mesa da maioria dos brasileiros também é muito consumido por lá. Porém, possui suas particularidades.

A combinação na maioria das vezes é mais seca do que estamos acostumados, são preparados juntos e levemente fritos. A mistura recebe o nome de Gallo Pinto e também pode ser consumido no café da manhã, muitas vezes acompanhado de ovos mexidos.

Também se consome muitos vegetais e peixes.

Evite este erro na sua viagem pela Costa Rica

Não contratar um bom seguro para sua viagem à Costa Rica é um erro do qual você não gostará de se arrepender. Ainda mais quando descobrir que ele pode custar muito menos do que você imagina.

Clique aqui e faça uma cotação online que compara os planos com melhor custo-benefício do mercado.

E, se sua viagem já estiver com as datas definidas, contrate um plano agora mesmo para não esquecer (e se arrepender) depois.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Débora Peroni disse:

Irei para Costa Rica em dezembro /24 em família. Faremos uma roadtrip. Será que é necessário comprar entrada dos parques com antecedência?

Murilo Pagani disse:

Oi, Débora, tudo bem?

Depende do parque e da flexibilidade do roteiro.

Particularmente, eu sempre gosto de deixar tudo organizado antes de ir.

Abraço