O que fazer na Costa Rica: Melhores passeios nos principais destinos do país [San José, La Fortuna, Monteverde, Puerto Viejo, Parque Manuel Antonio e outras praias]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
Não é sem razão que este pequeno país é um dos destinos mais desejados da América Central, afinal, há muito o que fazer na Costa Rica.

Mundialmente conhecida pelo seu excelente desenvolvimento nas atividades de ecoturismo, a Costa Rica também se destaca por ser o país mais seguro por estas bandas da América Latina.

Praias no Caribe e no Pacífico, vulcões a poucos quilômetros de grandes cidades e florestas que impressionam até mesmo nós, brasileiros, que temos aqui em terras tupiniquins a Amazônia.

Você poderá incluir tudo isso no seu roteiro. E o melhor: sem precisar encarar deslocamentos continentais.

E, para que você consiga se organizar adequadamente, neste texto eu contarei quais são os melhores passeios para fazer na Costa Rica.

Leia também: Costa Rica | Dicas de viagem, turismo e mochilão

# O que fazer na Costa Rica

A primeira coisa que você deve saber sobre o que fazer na Costa Rica é que este é um destino de atividades ao ar livre. Ou seja, os principais passeios a incluir no seu roteiro envolve muita natureza.

Para visitar minimamente os lugares mais bacanas do país, recomendo organizar um roteiro de pelo menos dez dias. Dessa forma, você conseguirá aproveitar as melhores atrações sem fazer da sua programação uma maratona.

Além disso, a passagem aérea para Costa Rica não costuma ser das mais econômicas. Por isso, na minha opinião, não vale a pena investir tanto $$$ para passar apenas cinco ou sete dias.

À parte da capital San José, que inevitavelmente aparecerá em algum momento no seu itinerário, outros destinos a considerar, são:

» Parque Nacional Manuel Antonio
» Puerto Viejo
» La Fortuna
» Monteverde
» Praias do Pacifico

Por fim, saiba que para deixar organizados todos os seus passeios na Costa Rica, você pode utilizar o site da Get Your Guide. Além de fazer sua reserva de um jeito rápido e seguro, você pode consultar as avaliações feitas por outros viajantes!

melhores passeios para fazer na Costa Rica
Vulcão Arenal, em La Fortuna

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios na Costa Rica

# San José

Com tantas belezas naturais disponíveis no seu território, a urbana San José, capital da Costa Rica, acaba sendo ofuscada durante uma viagem ao país.

Ainda assim, praticamente não há um único viajante que ao menos não passe pela cidade. Isso porque, além de abrigar o principal aeroporto da Costa Rica, San José também é o ponto de partida para fazer muitos deslocamentos de ônibus.

Em todo caso, saiba que fazer um city tour pelos principais atrativos de San José pode se revelar uma grata surpresa.

Além disso, a capital costa-riquenha pode funcionar como base para passeios bate-volta. Tenha em mente, porém, que alguns destinos são melhores aproveitados com mais tempo.

Dois passeios de um dia que valem muito a pena saindo de San José é o tour até os vulcões Irazú e Turrialba, e a aventura até o Vulcão Poás (este último, temporariamente suspenso porque o vulcão está em atividade!).

Também é possível fazer bate-volta até o Parque Nacional Manuel Antonio e à região do Vulcão Arenal. No entanto, por estarem longe de San José, é mais adequado reservar duas ou três noites para estes destinos. Até porque, há atrações suficientes para preencher os seus dias.

» Clique aqui para ver preços e reservar seus passeios em San José

# Parque Nacional Manuel Antonio

Praticamente uma unanimidade entre os viajantes, o Parque Nacional Manuel Antonio é um dos mais belos e visitados na Costa Rica. Inclusive, sua beleza na costa pacífica costuma se destacar sempre que surge uma lista com as melhores praias do mundo.

Além das águas cristalinas, parte do sucesso das suas paisagens se dá pela farta vegetação pela qual o parque está envolvido.

Embora esteja a apenas 170 quilômetros de San José e seja possível fazer um passeio bate-volta desde a capital, o mais indicado é dedicar ao menos duas noites para explorar este pedaço do litoral costa-riquenho.

A cidade base mais próxima para visitar o Manuel Antonio é Quepos, que tem boa estrutura de hotéis, restaurantes e serviços em geral.

Algumas praias que você não deve deixar de conhecer, são: Playa Puerto Escondido, Playa Manuel Antonio, Playa Gemelas, Playa, Espadilla Sur, Playa Espadilla Norte (fora do parque).

» Mais informações sobre o passeio bate-volta de San José para o Parque Nacional Manuel Antonio

# Puerto Viejo de Talamanca

Localizada na costa caribenha, a 217 quilômetros de San José, e a apenas 42 quilômetros de Sixaola – a cidade que faz fronteira com o Panamá – Puerto Viejo de Talamanca é destino certo para quem pretende cruzar a fronteira entre estes dois países.

Praia de surfista, com muita gente jovem e astral descontraído, a boa vibe de Puerto Viejo é sua grande atração. As praias são legais e deixam a estadia ainda mais bacana, no entanto, não pense que por estar na costa do Caribe você encontrará um litoral com areia branquinha e mar azul turquesa.

Alguns lugares que você pode incluir na sua lista do que fazer na Costa Rica, são: Playa Negra, Playa Cocles, Playa Chiquita, Parque Nacional Cahuita, Playa Manzanillo.

melhores passeios na Costa Rica
Praia em Puerto Viejo

# La Fortuna

Se eu tivesse que dar uma única dica sobre o que fazer na Costa Rica, seria: vá para La Fortuna.

Situada a 160 quilômetros de San José, La Fortuna é o ponto de partida para se envolver com algumas das mais belas paisagens do país.

Embora a grande atração da cidade seja o Vulcão Arenal – onde podemos fazer trilhas numa bela reserva natural – a região ostenta outros atrativos.

Ainda na categoria de trekkings e vulcões – só que para os mais preparados fisicamente – outra opção é o Vulcão Cerro Chato.

Na categoria águas, o passeio mais imperdível é o que vai até o Parque Nacional Vulcão Tenório, onde se encontra o impressionante Rio Celeste com suas águas azul, veja só…celeste.

Apesar de não ser permitido se banhar no Rio Celeste, pelos arredores de La Fortuna há muitas outras cachoeiras onde você pode garantir um mergulho.

Ou ainda, inclua no seu roteiro o passeio noturno até as termas naturais das redondezas. Por conta da presença e atividade dos vulcões, muitos rios ficam com a água aquecida naturalmente – o que garante um passeio pra lá de relaxante depois de um cansativo dia de trilha.

Por fim, os mais aventureiros ainda podem praticar tirolesa, arvorismo, rafting e outros esportes que são capazes de adicionar uma dose extra de adrenalina no seu roteiro.

dicas do que fazer na Costa Rica
Rio Celeste

» Clique aqui para ver preços e reservar seus passeios em La Fortuna

# Monteverde

Se La Fortuna é o destino certo para conhecer os vulcões da Costa Rica, Monteverde é a porta de entrada para conhecer as florestas do país.

Além de visitar a Reserva Biológica Bosque Nuboso, a principal no território costa-riquenho, reserve tempo para outras atividades, como: Selvatura Park, Reserva Santa Elena, orquidários e passeios em fazendas de café.

o que fazer em 5 dias na Costa Rica
Floresta na Costa Rica

» Clique aqui para ver preços e reservar seus passeios em Monteverde

# Outras praias na Costa Rica (Pacífico)

Além das praias de Puerto Viejo e do Parque Nacional Manuel Antonio, há muitos outros pedaços de areia que podem entrar na sua programação de passeios para fazer na Costa Rica.

Tudo vai depender do seu tempo disponível e do seu gosto de ficar à toa de frente para o mar.

Algumas praias famosas entre os viajantes, são: Playa Jacó, Playa Tamarindo, Playa Manzanillo, além de muitas outras que estão na região de Puntarenas e Guanacaste.

# Como comprar os passeios para fazer na Costa Rica?

Para deixar toda sua programação acertada antes de sair de casa, uma boa maneira de comprar ingressos dos passeios para fazer na Costa Rica é através da Get Your Guide, um site onde você pode pesquisar e encontrar detalhes de tours, verificar os preços e já fazer sua reserva imediatamente – tudo online.

Além de oferecer um ambiente seguro, outra vantagem da Get Your Guide é que você pode fazer alterações nas datas dos passeios. Ou ainda, muitas atrações têm cancelamentos gratuitos até 24 horas antes do início da atividade.

Outro benefício, embora nem sempre, é que dependendo do passeio os preços são bastante realistas. Alguns podem até ser mais em conta do que comprando direto com as empresas responsáveis, já que como eles tem um grande volume de reservas conseguem tarifas mais simpáticas.

Ainda assim, antes de fazer sua reserva recomendo ficar atento a estes três detalhes para não ter nenhuma surpresa desagradável:

» Caso você ainda não tenha certeza das datas do seu roteiro, verifique se a atração indica que o cancelamento e gratuito.

» A maior parte dos passeios para fazer na Costa Rica são com guias que falam espanhol e inglês.

De qualquer forma, os guias que falam em espanhol costumam se virar muito bem no portunhol e isso não chega a ser um grande problema.

» Leia atentamente toda a descrição do passeio: o que está incluso no valor, quais itens são opcionais no momento da compra (refeições, traslados…), qual a duração e horário da atividade e onde é o ponto de encontro.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here