A menos de 100 quilômetros de São Paulo capital, as praias do Guarujá recebem uma legião de viajantes, principalmente, durante o verão e feriados prolongados. E não é pra menos, pois além de belos pedaços de areia, a cidade tem uma estrutura adequada e que não deixa os turistas na mão.
Ainda assim, antes de cair na estrada é preciso se informar sobre quais lugares você irá incluir no seu roteiro. Afinal, com vinte e sete praias distribuídas em pouco mais de 22 quilômetros de extensão, é praticamente impossível conhecer toda a costa do Guarujá em dois ou três dias. Mais adequado é incluir na sua rota apenas as praias que tem mais chance de te agradar.
E, para que você possa organizar seu itinerário, neste texto eu contarei a você quais são as melhores praias do Guarujá. Note, porém, que este é apenas um resumo baseado na minha experiência e nos lugares que conheci. Se tiver a oportunidade, inclua também outras paradas que não estão indicadas abaixo. Quem sabe você não acaba descobrindo um belo refúgio?
Leia também: 5 coisas que você não pode deixar de fazer no Guarujá – SP
# Mapa das praias do Guarujá
Neste mapa das praias do Guarujá estão indicados todos os points da cidade. Algumas praias são acessadas somente por trilha ou pelo mar, portanto, antes de sair do seu hotel se informe sobre como chegar ao local para não ter nenhuma inconveniência.
As praias que estão destacadas com um ponto amarelo serão mencionadas nesta lista com as melhores praias do Guarujá. Para mais informações sobre cada uma delas basta ler o texto com atenção até o final.
Leia também: Onde ficar no Guarujá – SP | Dicas, praias e pousadas
1- Praia do Guaiúba
Mesmo tendo me hospedado num bairro próximo da Praia do Guaiúba, eu só fui descobri-la no meu último dia de viagem meio que por acaso, quando uma turma do hostel disse que iria pra lá e eu me juntei ao grupo.
Situada numa simpática vizinhança residencial, a Praia do Guaiúba é uma boa pedida para famílias, pois além do mar calminho, a orla possui três ou quatros quiosques que garantem comodidade para os comes e bebes ao longo do dia.
O acesso é super fácil e há uma quantidade razoável de vagas para estacionar o carro perto da praia.
A pouco mais de um quilômetro da Guaiúba está a Casa Tropical, uma cafeteria com ambiente descolado e que serve verdadeiras delícias doces e salgadas. Embora o preço não seja dos mais amigos, foi um lugar que eu adorei conhecer na cidade.
Hospedagem na Praia do Guaiúba
($$): Pousada da Ju
Praia do Guaiúba
2- Praia do Tombo
Pertinho da Praia do Guaiúba, a Praia do Tombo é uma das mais famosas praias do Guarujá.
Primeiro, porque ela é a única praia do estado de São Paulo a possuir a Bandeira Azul, um certificado internacional que garante a qualidade do local em três aspectos: Social, Ambiental e Econômico.
E segundo, porque suas ondas fortes atraem surfistas de todos os cantos. Inclusive, o local recebe diversos campeonatos de surf.
Para os banhistas, embora o mar seja traiçoeiro, a visita a esta praia continua valendo. Para mim, é uma das orlas mais bem cuidadas e agradáveis de Guarujá.
Para matar a fome quando estiver por estas bandas, há vários quiosques no calçadão a beira-mar. Para uma sobremesa de dar água na boca, faça uma parada no charmoso Georgia Café, que serve bolos deliciosos.
Hospedagem na Praia do Tombo
($$): Pousada Good Times
Praia do Tombo
3- Praia das Pitangueiras
Possivelmente a mais concorrida praia do Guarujá, a Praia das Pitangueiras é também a mais central da cidade. Aliás, caminhando duas ou três quadras bairro adentro você chegará ao centro comercial do município.
Não apenas a orla, mas toda a região, possui bons lugares para comer e beber durante todo o dia. Na alta temporada, inclusive, é neste pedaço que está a noite mais animada de Guarujá.
O bairro ainda oferece boas pousadas e hotéis, o que o torna uma excelente área para ficar hospedado.
Atente-se, porém, que nos feriados e durante os meses de verão, filas em comércios é comum, o trânsito fica mais chato e achar um pedaço livre na areia pode exigir mais paciência.
Hospedagem na Praia das Pitangueiras
Praia das Pitangueiras
4- Praia da Enseada
Ao lado da Praia das Pitangueiras está a Praia da Enseada, a mais extensa praia do Guarujá – com quase seis quilômetros de faixa de areia. Não à toa, essa região é uma das mais estruturadas da cidade.
Tanto na orla como também nas ruas paralelas ao mar, não faltam bares, restaurantes, hospedagens e opção para o lazer.
Além do mar, outra atração que não pode faltar no seu roteiro por estas bandas é o Mirante do Morro do Maluf – também chamado de Mirante do Morro da Campina. Situado num morro que está entre a Praia das Pitangueiras e a Praia da Enseada, dá pra chegar lá em cima de carro ou numa caminhada de quinze minutos.
Por conta da sua boa infraestrutura diversificada, a Praia da Enseada recebe um público eclético, ao melhor estilo coração de mãe.
Hospedagem na Praia da Enseada
($): Curvão Surf House
Praia da Enseada (vista do Mirante do Morro da Campina)
5- Praia de Pernambuco
De ambiente familiar, a Praia de Pernambuco conquista os viajantes pelo seu aspecto mais selvagem, mesmo estando a apenas uma quadra de uma movimentada estrada principal que dá acesso a areia. É ideal pra os viajantes quem tranquilidade, mas sem abrir mão das comodidades que somente uma boa estrutura é capaz de oferecer.
Por falar em boa estrutura, é nesta praia que está o luxuoso Hotel Sofitel Guarujá Jequitimar, bem de frente para o mar.
Além disso, quem vem a Praia de Pernambuco às vezes é presenteado também com outra praia, a Praia do Mar Casado. Quando a maré está baixa, uma faixa de areia se torna visível e transforma a região em duas praias, formando assim uma bela paisagem.
Hospedagem na Praia de Pernambuco
($$): Pousada Solarium
($$$): Sofitel Jequitimar Guaruja
Praia de Pernambuco
6- Praia do Perequê
Embora não seja a melhor praia do Guarujá no quesito mar para banho, a Praia do Perequê é, na minha opinião, um dos cenários mais fotogênicos da cidade.
O bairro é um dos maiores redutos de pescadores da baixada santista, o que faz com que a areia e o mar sejam enfeitados com dezenas de barquinhos coloridos.
Como não poderia deixar de ser, a região possui ótimos restaurantes onde quem reina na mesa são, claro, os frutos do mar. Uma ótima pedida para almoçar num local mais sossegado e com peixe fresquinho de ótima qualidade.
Praia do Perequê
Leia também: 10 pousadas baratas no Guarujá
7- Prainha Branca
Não há lista de melhores praias do Guarujá que esteja completa sem a Prainha Branca. E não escondo de ninguém: este é meu lugar favorito na cidade.
Acessada somente por trilha ou barco, a Prainha Branca é um verdadeiro refúgio para dias tranquilos e desconectados.
Rodeada de verde, com mar cristalino e areia fofinha, a praia é uma das mais preservadas e lindas do litoral paulista,
Para quem faz questão de comodidades na areia, não se preocupe, há uma modesta estrutura de comércios por lá, Inclusive, há opções de hospedagens para quem quiser passar alguns dias neste mini-paraíso que há muito tempo já foi descoberto pelos viajantes.
O acesso à trilha para a Prainha Branca é ao lado de onde saem as balsas que fazem a travessia Guarujá x Bertioga. Embora tenha algumas subidas no percurso, o caminho é tranquilo e costuma ser percorrido em aproximadamente quarenta minutos.
Não custa relembrar: aos que forem para passar noite, não espere nada sofisticado por estas bandas. Toda estrutura na Prainha Branca é bastante simples, mas suficiente para os viajantes mais aventureiros.
Prainha Branca
+ Dicas de praias no Guarujá
Eu sei, indicar apenas sete praias do Guarujá, de um total de vinte e sete, é injusto com os outros belos pedaços de areia da cidade. Até porque, algumas das praias mais preservadas, e, consequente, com uma beleza natural mais generosa, ainda não foram listadas.
No caminho da Praia da Enseada para a Praia de Pernambuco, acessada por um condomínio mas com entrada liberada ao público em geral, a pequena Praia do Éden é considerada por muitos viajantes a mais linda da região.
Mais distante do centro – cerca de vinte e cinco quilômetros sentido Bertioga – o trio Praia do Iporanga, Praia das Conchas e Praia de São Pedro, também costumam conquistar os viajantes que prezam por praias mais selvagens e sem tanto movimento.
Para quem for até a Prainha Branca, vale a pena esticar a pernada até a Praia Preta e a Praia do Camburí.
E você, tem conhece outros lugares que poderiam estar nesta lista com as melhores praias do Guarujá? Me conta aí nos comentários! 🙂
2 lugares para se hospedar no Guarujá ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Grand Hotel Guarujá tem um ótimo custo-benefício. ($$) Outra boa pedida com bom preço e excelente reputação é a Pousada Ilha das Conchas. ($$$) Podendo investir numa experiência diferenciada, o Sofitel Guarujá Jequitimar é o cinco estrelas mais famoso da cidade. » Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem no Guarujá. |
Hola.
Estou organizando uma viagem para um grupo de europeus que vão passar o réveillon no Guarujá.
Qual é a praia com ambiente más chic e onde poderemos desfrutar da queima de fogos?
Obrigada
Oi, Milene, tudo bem?
No geral, as praias do Guarujá não tem ambientes muito chiques.
O Hotel Sofitel Guaruja Jequitimar é um dos lugares mais requintados, mas infelizmente não sei te dizer como é a queima de fogos nesta praia.
Abraço
Bom dia , estou indo passar uma semana em Santos, quero ir pro Guaruja. Mas o que ouço falar é que as praias sao tomadas por cadeiras dos prédios e que ficamos sem local para colocar nosso guarda sol e pra sentar nas cadeiras dos comerciantes cobram $100,00 . É verdade isso ????
Oi Hélio, tudo bem?
Olha, quando eu fui não presenciei essa situação que você descreveu em nenhuma das praias que visitei.
Em todas as praias do Guarujá em que estive, e que indiquei neste texto, havia espaço na areia e a possibilidade de eu me instalar com a minha própria cadeira e guarda-sol.
Sobre a cobrança dos comerciantes, em alguns destinos, de fato, pode haver alguma cobrança ou consumação mínima para utilizar estes serviços. No entanto, não sei te dizer se é o caso dos quiosques do Guarujá e nem se o preço seria tão alto assim.
Espero ter ajudado!
Abraço
Lugar sensacional Guaiuba super recomendo, estou aqui hj. Os comerciantes não cobram por guarda sol e cadeiras, basta vc consumir QUALQUER coisa. um pastel por exemplo
Oi Evan, tudo bem?
Que legal!
Muito obrigado por compartilhar a sua experiência nas praias do Guarujá!
Abraço
Olá, saberia informar se as praias de Guarujá, estão liberadas neste período de janeiro/21?
Oi Solange, tudo bem?
Até onde eu sei, estão liberadas. O acesso foi bloqueado apenas entre os dias 31/12/2020 e parte do dia 01/01/2021.
Abraço!
Ja tive o prazer de conhecer a Guaiuba, Tombo, Asturias, pitangueiras e pernambuco.
Gosto demais do Guarujá. Vi que não mencionou a de Asturias, não curtiu?
Abraços
Oi Igor, tudo bem?
Que legal!
Eu quero voltar em breve para conhecer outras praias do Guarujá.
Não mencionei a Asturias justamente por isso, acabou não dando tempo de visitar… É bacana?
Abraço
A Praia do Tombo está liberada para banho? Estamos no dia 21/09/2020. Nessa época a água do mar é quente, fria ou ok?
Oi Maria Fernanda, tudo bem?
Oficialmente, até o momento, a praia está liberada apenas para atividade física.
Temperatura da água ok em caso de tempo bom e com sol!
Abraço