COMPARTILHAR

Seguro viagem com desconto

Seu cupom: VOLTOLOGO5

»»» Leia: Seguro viagem pela América Latina | Dicas e desconto

As 10 melhores praias do litoral norte de São Paulo. Surpreenda-se com verdadeiros paraísos em Ilhabela, São Sebastião e Ubatuba.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Já adianto: tentar selecionar as melhores praias do litoral norte de São Paulo, em uma lista com apenas dez indicações, pode ser bastante injusto com essa parte do território paulista. Afinal, são tantos lugares fascinantes, que para ser correto com todos os destinos possíveis teria que escrever um texto com pelo menos cem sugestões.

Além do que, tem aquela velha história: o que é uma praia imperdível para mim pode não ser tão interessante para você. Apesar do litoral norte de São Paulo ter dezenas de praias paradisíacas, no geral, cada uma delas têm suas próprias particularidades e, consequentemente, cada característica tende a agradar diferente perfil de viajante.

Mesmo sabendo da provável injustiça que vou cometer ao deixar de fora algum cantinho especial do litoral paulista, decidi fazer essa lista com as minhas praias favoritas no litoral norte de São Paulo.

E, veja bem, se por acaso a sua praia predileta não estiver listada abaixo, não fique bravo comigo. É provável que eu ainda não tenha tido a oportunidade de conhecê-la, e vou ficar contente se você puder me indica-la nos comentários no final deste texto. 🙂 

1- Praia de Castelhanos (Ilhabela)

No quesito beleza natural a Praia de Castelhanos é, para mim, a mais impressionante do litoral de São Paulo. Ou, na realidade, seu grande trunfo seja o fato de termos a possibilidade de vê-la do alto de um mirante.

Pelo sim ou pelo não, a verdade é que seus quase dois quilômetros de extensão com vasta vegetação, águas cristalinas e aspecto selvagem, formam um cenário capaz desbancar muitos cartões postais de peso pelo mundo.

Localizada no lado leste de Ilhabela, o acesso complicado a Castelhanos deixa a aventura ainda mais emocionante. Para chegar à praia você precisará recorrer a um veículo com tração 4×4 ou a um barco. Mas não se preocupe, pois na ilha há diversas agências de turismo que oferecem o passeio até lá – seja por terra ou por mar.

Já em Castelhanos, aproveite para conhecer também a Cachoeira do Gato e não se esqueça de abusar do repelente.

praias em São Paulo - Castelhanos, Ilhabela
Praia de Castelhanos

Leia também: Praia de Castelhanos: O passeio mais concorrido de Ilhabela

2- Praia da Armação (Ilhabela)

Situada no norte de Ilhabela, a Praia da Armação me conquistou pelo seu ambiente tranquilo e despreocupado. Com um único restaurante no canto esquerdo, é ideal para famílias ou qualquer viajante que queira passar o dia inteiro de bobeira em uma sombra generosa.

A praia em si também não decepciona: mar calmo, areia clara e água cristalina formam uma paisagem pra lá de relaxante. Já quem gosta de movimento pode aproveitar o lado direito da praia, um dos melhores de Ilhabela para a prática de atividades náuticas.

Praia da Armação, em Ilhabela, São Paulo
Praia da Armação

3- Praia do Curral (Ilhabela)

Diferente das outras duas praias indicadas, a Praia do Curral é mais movimentada e com o astral lá no alto. É uma das mais famosinhas de Ilhabela, e uma das melhores para quem está em busca de uma boa estrutura a beira-mar. Por lá não faltam quiosques e restaurantes com bons serviços.

Para uma vista bacana da praia vá até o canto esquerdo e suba nas pedras que estão lá. Sem dúvida você entenderá porque a Praia do Curral é uma das mais concorridas do litoral norte de São Paulo.

praias em são paulo - ilhabela
Praia do Curral

Leia também: Onde se hospedar em Ilhabela?

4- Maresias (São Sebastião)

Maresias foi um lugar que eu adiei dezenas de vezes para conhecer. E, de tanto escutar sobre as suas qualidades, tinha medo que quando a visitasse estaria com a expectativa muito alta e ela acabasse me decepcionando. Porém, o meu receio não se concretizou. Na verdade, bastaram algumas horas por lá para que eu ficasse encantado com esta praia do litoral paulista.

Um dos destinos mais aclamados de São Sebastião, Maresias é uma praia urbana de areia clara, mar agitado e estrutura adequada. No entanto, engana-se quem pensa que o mar é a única atração de lá. É claro que a praia em si já justifica uma viagem para estes lados, porém, você também encontrará restaurantes legais, esportes de aventura, mirantes com vistas de tirar o fôlego e agito noturno.

Além disso, Maresias está em uma localização estratégica que facilita a vida de quem quer explorar outras praias de São Sebastião.

praias no litoral norte de São Paulo - Maresias
Praia de Maresias

Leia também: 10 pousadas baratas em Maresias

5- Juquehy (São Sebastião)

Enquanto Maresias cumpriu seu papel e fez jus a fama que tem, Juquehy chegou sem estardalhaço e foi uma simpática surpresa na minha última viagem pelas praias do litoral norte de São Paulo.

Organizada, com estrutura bacana e uma praia pra viajante nenhum botar defeito, Juquehy faz a linha charmosinha, ideal para famílias e casais que gostam de ambientes com um toque de sofisticação sem exagero.

melhores praias de São Paulo - Juquehy
Praia de Juquehy

Leia também: Onde ficar em Juquehy | Dicas e pousadas

6- Camburi e Camburizinho (São Sebastião)

Outra dupla que me causou admiração, além de vontade de passar um bom tempo aproveitando sua paisagem impecável e seus bons serviços gastronômico e hoteleiro, foram as praias de Camburi e Camburizinho.

É bem verdade que ambas já são bastante conhecidas no litoral norte de São Paulo, porém, admito que assim como Juquehy eu não sabia muito sobre elas. E isso, consequentemente, aumentou o meu grau de satisfação.

Com mar agitado em diversos tons de verde, areia dourada e um ambiente selvagem bem ao lado de uma avenida estruturada, estas praias agradam desde famílias com crianças a jovens em busca de diversão. Isso porque, nas épocas de alta temporada essa é uma das regiões mais movimentadas de São Sebastião.

Como bônus você ainda terá o cenário apaixonante do Rio Camburi, que divide as duas praias.

Camburi - litoral norte de São Paulo
Praia de Camburi

Leia também: Onde ficar em Camburi | Dicas e pousadas

7- Praia das Calhetas (São Sebastião)

Se você quer realmente se desconectar do mundo, ou melhor, do contato com outras pessoas, a Praia das Calhetas é uma escolha certeira. É claro que durante feriados e meses de alta temporada ter a praia só pra você é uma tarefa complicada. Ainda assim, o movimento por lá costuma ser menor do que nas suas vizinhas.

Com acesso por um condomínio particular, este é o tipo de lugar pra quem não faz questão de nenhuma estrutura, e quer saber mesmo de muita tranquilidade e contato com a natureza.

A vegetação abundante, a areia fina e as rochas em um dos seus lados, nos dão a sensação de estar em algum paraíso perdido – mesmo estando dentro de um condomínio privado.

Como não há nenhuma estrutura, se for passar o dia não se esqueça de levar água, lanchinhos e repelente.

litoral norte de São Paulo - melhores praias - Calhetas
Praia das Calhetas

8- Praia do Félix (Ubatuba)

De ambiente familiar, mar calmo e água cristalina, a Praia do Félix é uma opção pra lá de conveniente no litoral norte de São Paulo. Durante a alta temporada algumas barraquinhas vendem petiscos, pastéis e bebidas geladas, te fazendo assim um convite irresistível para passar o dia todo de bobeira.

Como é uma das primeiras praias do norte de Ubatuba, para garantir seu lugar na sombra durante os dias mais movimentados é bom chegar cedo.

Praia do Félix - São Paulo
Praia do Félix

9- Itamambuca (Ubatuba)

A Praia de Itamambuca foi o meu primeiro destino no litoral norte de São Paulo. E, sem dúvida, foi a grande responsável para que eu me encantasse com este pedaço do estado.

Apesar do mar com ondas fortes responsável por atrair muitos surfistas e o público jovem, a praia também tem espaço para famílias. Inclusive, apesar do canto direito ser o lado mais agitado é por lá que passa o Rio Itamambuca, que além de formar uma paisagem única garante a diversão da criançada.

A vilazinha ainda possui algumas opções legais de hospedagem e restaurantes.

praias em São Paulo - Itamambuca
Praia de Itamambuca

Leia também: Onde se hospedar em Ubatuba | Dicas, praias e pousadas

10- Vermelha do Centro (Ubatuba)

Apesar de não ser uma praia pra qualquer pessoa, devido ao seu mar extremamente agitado e com ondas pra surfista nenhum botar defeito, a Vermelha do Centro – ou simplesmente Vermelhinha – é uma das paisagens mais autênticas de Ubatuba.

Por ser uma praia de tombo ela não é um paraíso pra quem gosta de ficar tranquilo na água, mas se você gosta de sossego na areia, certamente se encantará por este pedaço pouco frequentado na cidade. Aliás, se você quer ter o menor contato possível com outras pessoas, o canto esquerdo da praia é o mais indicado para isso.

Se sua intenção for passar o dia inteiro por lá recomendo que leve alguns lanches e bebidas.

melhores praias do litoral norte de São Paulo - Vermelha do Centro - Ubatuba
Praia Vermelha do Centro

Leia também: 10 pousadas baratas em Ubatuba

+ Praias no litoral norte de São Paulo

Mesmo estas dez praias do litoral norte de São Paulo já renderem inúmeras viagens, existem outras dezenas de paraísos que não foram indicados neste texto. Alguns eu ainda não tive a oportunidade de conhecer, como a Praia do Jabaquara e a Praia do Bonete, ambas em Ilhabela. Outros lugares, no entanto, eu tive a dolorosa tarefa de deixar de fora deste post.

Para diminuir a minha injustiça com algumas praias que eu não me canso de voltar, deixarei a seguir mais algumas indicações.

Em São Sebastião, outras praias que valem a visita são a Toque-Toque Pequeno, Toque-Toque Grande e Praia da Paúba.

Em Ubatuba, minha cidade favorita no litoral de São Paulo, algumas praias que eu sempre gosto de visitar, são: Praia do Prumirim, Praia da Almada e Praia do Cedro.

>>> E você, tem outras dicas de praias no litoral norte de São Paulo?

Me conta aí nos comentários. Tenho certeza que ajudará outros viajantes! 🙂


QUER AJUDAR O BLOG SEM PRECISAR GASTAR UM ÚNICO CENTAVO POR ISSO? 

Utilizando os serviços dos nossos parceiros através dos links, banners e caixas de pesquisa que estão aqui no blog, nós ganhamos uma pequena comissão e VOCÊ NÃO PAGA ABSOLUTAMENTE NADA A MAIS POR ISSO.

 Confira as dicas de como pesquisar e reservar sua hospedagem através do Booking.com

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Olá Murilo!

    Boas indicações na minha opinião mesmo não gostando muito de praias, porém algumas dessas indicações (ou todas) tem muito verde e o rio passa por perto. Prefiro floresta,campo do que praia rsrs

    Já tinha ouvido falar por um amigo sobre a indicação no final do artigo da praia do Prumirim e já memorizei onde quero ir em breve.

    Abraço!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here