Dicas do que fazer no Guarujá, no litoral de São Paulo: Melhores praias, atrações pontos turísticos e lugares para conhecer durante a sua viagem! (Inclui dicas do que fazer com chuva e o que fazer a noite!)
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

O óbvio é verdade neste caso: aproveitar a vida na areia é uma das melhores coisas para fazer no Guarujá, destino do litoral paulista que está a menos de cem quilômetros de São Paulo.

Com vinte e sete pedaços de areia a disposição dos viajantes, as poucas atrações fora d’água servem para completar o seu roteiro de viagem – antes ou depois de colocar o bronze em dia – mas que dificilmente ocuparão o papel de protagonista das suas férias.

Ainda assim, indicarei neste texto alguns programas – além de praias – para você incluir no seu itinerário. Como nem todas as atividades irão agradar a todos, coloque na sua rota apenas àquelas que têm mais sentido com o seu estilo.

E claro, se tiver outras dicas do que fazer em Guarujá, seja uma praia imperdível ou qualquer outro ponto turístico que não está neste post, me conta lá nos comentários. Tenho certeza que a sua experiência poderá ajudar outros viajantes!

Leia também: Melhores bairros, praias e pousadas para ficar no Guarujá

# Dicas do que fazer no Guarujá em 2 dias

Dois dias inteiros de frente para o mar já é um bom começo para recarregar a energia de qualquer pessoa. Porém, não há tempo máximo para momentos de sombra e água fresca. Podendo ficar mais dias no Guarujá, pode apostar que não faltarão praias bacanas para você conhecer.

Atente-se, porém, que para visitar as praias mais afastadas do centro, um carro é fundamental. Afinal, o transporte público exige uma dose extra de paciência e, para chegar a certas praias, a caminhada da rodovia até a areia é um tanto cansativa.

1- Aproveitar as melhores praias do Guarujá

Dificilmente você conseguirá conhecer todas as praias do Guarujá numa única viagem. Portanto, foque naquelas que tem mais chance de te agradar.

Fora do burburinho central, a Praia do Guaiúba está sempre cheia de família com crianças. Embora não tenha uma mega-estrutura, há bons quiosques que garantem os comes e bebes durante o dia.

Também por estas bandas, a Praia do Tombo é o point dos surfistas e esportistas de plantão. O mar agitado e traiçoeiro não é o mais adequado para os banhistas que querem apenas relaxar na água. Ainda assim, dá pra aproveitar a areia e as redes de futevôlei que ficam espalhadas por lá. A orla é uma das mais bonitas da cidade e há vários quiosques de frente para o mar.

Para quem gosta de ficar perto do agito, a Praia das Pitangueiras é uma das mais movimentadas da cidade. Afinal, é por aqui que também está o centro comercial do Guarujá. Há muitos comércios em geral, mini-shoppings, bares e restaurantes. Para saídas noturnas esta região é a melhor pedida.

Ao lado das Pitangueiras está a Praia da Enseada, a mais extensa do Guarujá e que também oferece uma boa estrutura a beira-mar.

Com uma pegada mais selvagem, mas nem por isso de difícil acesso, a Praia de Pernambuco possui uma bela vegetação aos seus arredores. Uma escolha certeira pra curtir um ambiente mais natureza sem abrir mão de algumas comodidades. É nesta praia, inclusive, que está o luxuoso hotel Sofitel Guarujá Jequitimar.

Algumas praias mais desertas e preservadas, mas que exigem um carro para chegar até lá, são: Praia do Éden (carro + pequena trilha), Praia das Conchas, Praia do Iporanga e Praia de São Pedro. As três últimas estão a 25 quilômetros do centro e são acessadas por um condomínio particular, mas com entrada liberada para o público em geral.

atrações no Guarujá
Praia do Tombo
lugares para conhecer no Guarujá
Praia de Pernambuco

Leia também: TOP 7 | Melhores praias do Guarujá

2- Ir aos mirantes da cidade

Ainda com o mar como protagonista, mas agora de outro ângulo, uma das coisas mais legais para fazer no Guarujá é ver a cidade do alto. E o melhor: há dois mirantes gratuitos e com fácil acesso para que tenhamos uma visão panorâmica da região.

Com vista para a Praia da Enseada, o Mirante do Morro do Maluf – também chamado de Mirante do Morro da Campina – pode ser alcançado de carro ou caminhando cerca de quinze minutos (subida, lembre-se!).

Outro mirante que também pode ser acessado numa caminhada de menos de vinte minutos ou de carro, é o Mirante da Caixa d’ Água, que tem vista para a Praia do Tombo. Como o caminho por aqui é mais abandonado e menos movimentado, o ideal é ir durante o dia e evitar voltar depois que escurecer.

mirantes no Guarujá
Vista do Mirante do Morro do Maluf

Leia também: 10 pousadas baratas no Guarujá

3- Provar as delícias do Geórgia Café e da Casa Tropical

Para os amantes de um bom café, lugares instagramáveis e comidinhas de dar água na boca, o Geórgia Café e a Casa Tropical são perfeitos para um dia de chuva ou para uma sobremesa depois do almoço.

Ambos se encontram na Praia do Tombo, sendo que o Geórgia Café está na avenida da praia e tem duas concorridas mesinhas de frente para o mar, e a Casa Tropical está situada a cerca de um quilômetro bairro a dentro.

Como nem tudo é perfeito, o preço dos comes e bebes não é dos mais simpáticos, principalmente se levarmos em conta a média de valores da cidade. A fatia de um bolo recheado, que é o carro-chefe dos dois lugares, custa R$ 10,00 no Geórgia e R$ 15,00 na Casa Tropical.

De fato, não faz a linha baratinho, mas tudo o que provei valeu cada garfada.

o que fazer com chuva no Guarujá
Casa Tropical

4- Fazer a trilha para a Prainha Branca

Embora nem todos os viajantes sejam fãs de trilha, para mim, a trilha para a Prainha Branca é a melhor coisa a se fazer no Guarujá.

Praticamente na divisa com Bertioga, a praia é acessada apenas por trilha ou barco. O que, como já é de se imaginar, faz com que o ambiente rústico e selvagem reine por aqui.

Com areia clara, mar esverdeado e vegetação por todos os lados, a Prainha Branca é um ótimo local para passar o dia inteiro, ou, quem sabe, até mesmo pernoitar por estas bandas.

Apesar de simples, a praia tem pequenos comércios que garantem estadia e refeições para os viajantes que quiserem dias realmente sossegados.

A trilha para a Prainha Branca começa ao lado de onde saem as balsas para Bertioga. O caminho, que é bem tranquilo e possui poucas subidas, costuma ser percorrido em quarenta minutos.

trilhas no Guarujá
Prainha Branca

5- Curtir o agito noturno (aos finais de semana e/ou alta temporada)

Já aviso: fora da alta temporada a noite no Guarujá não é muito promissora. No entanto, aos finais de semana, feriados e durante o verão, o cenário muda e os boêmios conseguem encontrar facilmente um canto para chamar de seu.

O maior agito é pelos arredores da Praia das Pitangueira e Praia da Enseada. Nestas duas vizinhanças dá pra sair andando e parar no bar que achar mais divertido.

Nas Pitangueiras, a Rua Rio de Janeiro é quem se destaca pela maior oferta de barzinhos lado a lado. Porém, mesmo na orla os quiosques oferecem um ambiente pra lá de animado.

» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas do que fazer no Guarujá? Me conta aí nos comentários! 🙂

3 lugares para se hospedar no Guarujá

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Tombo Beach Hostel é uma das opções mais bem avaliadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Grand Hotel Guarujá  tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir numa experiência diferenciada, o Sofitel Guarujá Jequitimar é o cinco estrelas mais famoso da cidade.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem no Guarujá.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

8 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here