Dependendo do seu repertório de viagens pelo litoral brasileiro, nem todas as praias de Caraguatatuba te arrancarão suspiros em um primeiro encontro. No entanto, a cidade tem sim alguns pedaços de areia que fazem valer a viagem.

E o melhor: há praia para todo quanto é tipo de gosto. Com mar calmo e agitado, com quiosques e sem estrutura nenhuma, com sombra natural e para ficar embaixo do guarda-sol. Portanto, basta saber qual é a sua praia e escolher àquela que faz mais o seu estilo.

Para te ajudar nesta tarefa, neste texto eu contarei o que eu achei dos lugares que visitei, e quais são, na minha opinião, as melhores praias de Caraguatatuba.

Apesar de não ter morrido de amores por todas as indicadas, afinal, tenho as minhas favoritas, acredito que elas podem agradar diferentes perfis de viajante.

# Melhores praias de Caraguatatuba [São Paulo]

Algumas das melhores praias de Caraguatatuba para você incluir no seu roteiro, são:

1- Praia do Indaiá
2- Praia Pedra da Freira
3- Martim de Sá
4- Praia de Capricórnio
5- Praia de Massaguaçu
6- Praia da Cocanha
7- Praia da Mococa
8- Praia de Tabatinga
9- Praia Sul da Ilha do Tamanduá

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Caraguatatuba

1- Praia do Indaiá

Localizada ao lado da Praia do Centro de Caraguatatuba, sentido São Sebastião, a Praia do Indaiá é uma agradável praia urbana que costuma receber muitas famílias em busca de sossego.

Possui faixa de areia larga e extensa, mar calmo e quiosques de frente para o mar que garantem bebidas e petiscos para você passar o dia.

Além disso, essa uma vizinhança com boa estrutura de comércios em geral. Aliás, é um dos melhores bairros para ficar em Caraguatatuba.

Seus principais benefícios, na minha opinião, é o fácil acesso para quem está no centro, e o fato dela ser enorme e dificilmente causar a sensação de superlotação como em outras praias centrais.

Por outro lado, não achei a praia mais bonita da cidade e, às vezes, pode estar imprópria para banho. (Clique aqui para consultar!).

Praia do Indaiá
Praia do Indaiá

2- Praia Pedra da Freira

Dentre as praias na área central de Caraguá, a Praia Pedra da Freira foi a minha favorita.

O acesso à praia é somente por uma curta e fácil caminhada de aproximadamente 15 minutos. O caminho se inicia no final da Rua Sebastião Izidoro, no estacionamento do Mirante do Camaroeiro.

A praia é pequena, com mar relativamente calmo e com uma boa vegetação no seu entorno que garante sombra na areia.

Estive nesta praia durante a semana, e apenas algumas poucas famílias estavam por lá. No entanto, imagino que aos finais de semana o espaço na areia seja mais concorrido e ela perca parte do seu encanto.

Para quem não quiser ter que levar todas as suas parafernálias de praia, há um quiosque que serve porções e bebidas, além, de claro disponibilizar mesas com cadeira e guarda-sol.

melhores praias de Cataguatatuba
Praia Pedra da Freira

3- Martim de Sá

Uma das praias de Caraguatatuba mais famosas é a Martim de Sá, que está situada a apenas cinco quilômetros do centro da cidade.

Um dos motivos para tal fama é que essa é uma das praias mais estruturadas da região. Há boa oferta de quiosques na orla, além de restaurantes, bares e pousadas bairro adentro.

A localização central também a faz ganhar pontos para quem quer perambular cada dia para uma praia diferente.

Na minha opinião, é uma boa vizinhança para se hospedar, e para os viajantes que gostam de acordar e ir andando para uma praia estruturada. Ou, para os forasteiros que gostam de bairros movimentados à noite.

A faixa de areia tem dois trechos distintos. No canto esquerdo o mar é mais calmo, a faixa de areia é mais apertada e o número de quiosques é maior. Por conta disso, essa parte costuma estar mais lotada, às vezes, exageradamente lotada.

Por outro lado, caminhando para o seu lado direito, sentido Prainha, o cenário começa a mudar. A praia ganha características de tombo, há menos quiosques, e, consequentemente, menos gente na areia.

Praia Martim de Sá
Canto esquerdo da Praia Martim de Sá

4- Praia de Capricórnio e Lagoa Azul

Para o meu gosto, a Praia do Capricórnio é uma das melhores praias de Caraguatatuba. Porém, essa certamente não é uma unanimidade entre os viajantes.

E não é que a praia seja feia. Afinal, sua extensa faixa de areia grossa forma um belo cenário. Além disso, no canto direito da praia há ainda a Lagoa Azul, que deixa a paisagem ainda mais especial.

No entanto, para quem quer passar o dia de frente para o mar, há três grandes inconvenientes a serem levados em conta: não há estrutura à beira-mar (ao menos não na baixa temporada!), não há sombra natural, e essa é uma praia de tombo com mar agitado.

Portanto, para famílias com crianças que gostam de comodidades e precisam de um mar calmo para ter mais tranquilidade com os pequenos, é melhor esticar a canga em outro lugar.

Ou, outra opção é se acomodar pelos arredores da Lagoa Azul. Apesar do mar com ondas constantes continuar sendo uma realidade, é possível se divertir às margens da lagoa sem salgar os olhos.

Por outro lado, os viajantes que querem sossego, levarão todas as suas coisas para passar o dia e sabem se comportar em um mar com mais ondas, ficarão contentes com essa escolha.

praias de Caraguá
Praia de Capricórnio
Lagoa Azul Caraguatatuba
Lagoa Azul, no canto direito da Praia de Capricórnio

5- Praia de Massaguaçu

A Praia de Massaguaçu está na mesma faixa de areia que a Praia de Capricórnio. Portanto, as características naturais destas duas praias são muito semelhantes.

A principal diferença é que enquanto Capricórnio é uma área predominante residencial, com muitas casas bem cuidadas de frente para o mar, Massaguaçu é um bairro bastante comercial.

Além de quiosques e restaurantes com serviços na areia, em Massaguaçu você encontrará muitos bares, restaurantes e comércios em geral. Inclusive, é um bom lugar para quem quer se hospedar afastado do burburinho central sem abrir mão destas facilidades.

Assim como na Praia de Capricórnio, as areias da Praia de Massaguaçu dificilmente ficam superlotadas.

Massaguaçu
Praia de Massaguaçu

Leia também: 10 pousadas baratas em Caraguatatuba

6- Praia da Cocanha

Caminhando para a esquerda da Praia de Massaguaçu e depois de cruzar o Rio Gracuí você chegará à Praia da Cocanha.

Diferente da sua vizinha Massaguaçu, o mar por aqui é mais calmo e, consequentemente, atrai muito mais banhistas para passar o dia. Aliás, é um local muito procurado por famílias.

Além disso, a Praia da Cocanha tem um bom número de quiosques com serviços de praia, o que garante mais comodidade para os viajantes que não querem se preocupar com nada.

Se você não faz questão de ser servido ao longo do dia e quer levar seus próprios comes e bebes, além de cadeiras e guarda-sol, a dica é se aconchegar mais para o canto esquerdo da praia.

Além de estar afastado do tumulto central onde se concentram os quiosques (eles ficam mais para o meio e canto direito!), na minha opinião, essa parte da praia é mais bonita.

Praia da Cocanha
Praia da Cocanha
dicas de praias em Caraguatatuba
Canto esquerdo da Praia da Cocanha

7- Praia da Mococa

Penúltima praia de Caraguatatuba, situada a 16 quilômetros do centro, sentido Ubatuba, a Praia da Mococa costuma ser bastante elogiada pelos viajantes.

Com quase dois quilômetros de extensão, a maior concentração de quiosques está do centro para o lado esquerdo da praia. Portanto, é por estas bandas que você terá sombra, água fresca e maior companhia na areia.

A praia em si tem mar calmo e areia grossa com algumas manchas escuras. Além disso, em alguns trechos a faixa de areia não é plana, mas sim, com uma pequena inclinação.

Se acaso você quiser mais tranquilidade e não faz questão de serviços à beira-mar, o canto direito da Praia da Mococa, em direção a Praia da Cocanha, é mais sossegado e, para mim, ainda mais bonito.

Mococa
Praia da Mococa
Praia da Mococa em Caraguatatuba
Canto direito da Praia da Mococa

8- Praia de Tabatinga

Localizada a 18 quilômetros do centro, sentido Ubatuba, a Tabatinga é uma das últimas praias de Caraguatatuba. Mas pode apostar: apesar da distância do burburinho central, vale a pena reservar um dia da sua viagem a Caraguá para conhecê-la.

Para começar, apenas essa praia por si só já vale o deslocamento. Com mar calmo, longa faixa de areia, vegetação abundante e águas claras, é um ótimo lugar para passar o dia – principalmente para os viajantes que querem dar um tempo das praias urbanas.

Além disso, é desta praia de onde saem os barcos que fazem a travessia até a Ilha do Tamanduá – local onde se encontra o último pedaço de areia a ser indicado nesta lista de melhores praias de Caraguatatuba.

A Praia de Tabatinga possui dois trechos bem diferentes.

No canto direito, é onde está o imenso Condomínio Costa Verde Tabatinga (e também onde se encontra o estrelado Costa Verde Tabatinga Hotel).

Embora você consiga acessar a praia através do condomínio, a faixa de areia nesta parte não possui estrutura de quiosques. Normalmente, quem fica por estas bandas são os moradores do próprio condomínio, ou os viajantes que já levam todas as suas parafernálias para passar o dia.

Dica: vale a pena levar suas coisas porque o mar é mais bacana nessa área.

Em todo caso, quem quiser se aconchegar nas comodidades de um quiosque basta ir ao canto esquerdo, sentido Rio Tabatinga.

Além de poder comer e beber sem se preocupar em levar nada de casa, a paisagem do rio desaguando no mar forma um belo cenário.

Por outro lado, o contra ponto é que neste trecho muitos barcos ficam atracados, tornando o banho de mar inviável. Ainda assim, basta caminhar alguns metros que você terá um bom espaço para salgar o corpo.

Tabatinga
Praia de Tabatinga

9- Praia Sul da Ilha do Tamanduá

Uma das melhores coisas para fazer em Caraguatatuba é visitar a Ilha do Tamanduá. Isso porque, é lá que está uma das praias mais lindas da cidade.

Situada a aproximadamente 15 minutos de navegação desde a Praia de Tabatinga, esta ilha é um lugar intocado, onde você poderá realmente ficar desconectado da urbanização.

A Ilha do Tamanduá tem duas praias, mas a Praia Sul é a única onde há estrutura de um quiosque e, portanto, é o ponto onde os viajantes desembarcam para passar o dia ou apenas algumas horas.

Se você for durante a semana e fora de alta temporada, estará diante de um verdadeiro refúgio – aquele tipo de lugar que não dá vontade de ir embora.

Por outro lado, apesar de eu não ter visitado a ilha na alta temporada, me pareceu ser o tipo de praia que perde parte do seu encanto se acaso estiver muito lotada. Até porque, a praia é pequena e não precisa de muita gente para o espaço na areia se tornar concorrido.

A principal empresa que realiza essa travessia de barco até a ilha é a Barcas Brasil e o preço é de R$ 50,00 por pessoa. Eles ficam no canto direito da Praia de Tabatinga, mas logo que você estiver caminhando até lá provavelmente verá algum ponto de apoio deles na metade da praia.

Quando fui não fiz nenhum agendamento. Apenas cheguei à Tabatinga, encontrei o pessoal, e me organizei para eles me levarem.

Na hora de ir você já deixa agendado o horário que vai querer que eles te busquem de volta. Ou, também é possível deixar o horário em aberto e aí você entra em contato com eles ao longo do dia.

Ilha do Tamanduá
Praia Sul da Ilha do Tamanduá

+ Praias de Caraguatatuba

Além de todos estes pedaços de areia, há ainda outras praias de Caraguatatuba que podem, ou não, fazer parte do seu roteiro de viagem.

Particularmente, as praias do sul de Caraguatatuba, sentido São Sebastião, como Praia das Flecheiras e Praia das Palmeiras, não me agradaram tanto.

Ao lado da Praia do Indaiá, a Praia Aruan é bastante parecida com a sua vizinha e pode ser um bom lugar para passar ao dia.

Do outro lado da Praia do Indaiá está a Praia do Centro de Caraguatatuba e, adiante, a Praia do Camaroeiro. É uma boa região para caminhar na orla à noite, afinal, é um dos pedaços mais movimentados de Caraguá.

Embora não seja legal para banho, indo até a Praia do Camaroeiro você pode aproveitar para comprar peixes frescos ou esticar o passeio até o Mirante do Camaroeiro.

Outra praia urbana de Caraguatatuba que está na área central e, portanto, sempre cheia, é a Prainha, que fica ao lado da Martim de Sá. Apesar de pequena, á uma praia agradável, com quiosques e ambiente familiar.

Além disso, a partir do canto esquerdo da Prainha há uma trilha onde você poderá ter uma vista panorâmica da praia e, seguindo adiante, chegar à Pedra do Jacaré – onde os mais aventureiros saltam dela para cair direto no mar.

Também próxima à Martim de Sá, a Praia Brava faz jus ao nome que tem e, apesar da bela paisagem, é pouco simpática para os banhistas.

4 lugares para se hospedar em Caraguatatuba

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Brazil Backpackers é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Hospedagem Primavera e a Pousada Caraguá têm um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir em uma estadia mais especial, vale conferir as suítes do Costa Verde Tabatinga.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Caraguatatuba.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

12 COMENTÁRIOS

  1. Muito bom ter essas referências suas das melhores praias de Caraguatatuba! Já conheço umas três delas. Uma é a Tabatinga, que achei muito bonita, como você disse, mas não gostei de ficar do lado esquerdo porque os barcos sujam boa parte da água e areia com óleo. Abraço!

  2. Que post completo, Murilo!
    Não conheço Caraguatatuba, apenas Ubatuba e Ilhabela… E há tanto para explorar nessa região, né? Fiquei especialmente encantada pela Lagoa Azul e confesso que também achei a Praia Pedra da Freira
    mais charmosas entre as citadas. Definitivamente, preciso conhecer Caraguá! <3

  3. Rapaz, nao tem site que transmita melhor e retrate tao bem cada canto desses.Com essas informacoes viajo de boa pra qq lugar que vc indicar!!Site bem estruturado, coerente que salvou minha viagem pro Nordeste!
    MURILO PAGANI sou grato demais a vc!!

    • E aí, Gabriel, beleza?

      Poxa, que legal! =)

      Fico feliz em saber que curtiu o blog e que as dicas te ajudaram!

      Que venha muitas outras viagens…

      Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here