Onde ficar em Caraguatatuba, no litoral de São Paulo: Descubra quais são as melhores praias e bairros para se hospedar, além de hostels, hotéis, pousadas e apartamentos com bom custo-benefício para a sua hospedagem.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Apesar de existir diversas vizinhanças para se hospedar na cidade, não é difícil decidir onde ficar em Caraguatatuba – destino do litoral norte de São Paulo. Isso porque, cada região possui prós e contras muito claros.

Portanto, basta você saber algumas particularidades da sua viagem, que fica fácil escolher uma hospedagem para os seus dias de descanso.

Ainda assim, atenção: se acaso for viajar durante os períodos mais movimentados, como Ano Novo, verão, férias escolares ou feriados prolongados, não deixe para reservar um lugar para ficar em Caraguatatuba na última hora. Afinal, na alta temporada as acomodações com melhor custo-benefício ficam lotadas com meses de antecedência.

E, para te ajudar na missão de garimpar uma boa estadia, neste texto eu contarei quais os melhores bairros e praias para ficar em Caraguá. E, além disso, indicarei hotéis e pousadas com boa reputação entre os viajantes.

Leia também:10 pousadas baratas em Caraguatatuba

# Melhores bairros e praias para ficar em Caraguatatuba

Três coisas que você deve se perguntar antes de escolher um bairro para ficar em Caraguatatuba, são:

– Estarei de carro ou dependerei do transporte público/aplicativos de locomoção?

– Quero visitar praias diferentes todos os dias ou ficar sossegado em um único pedaço de areia durante toda a viagem a Caraguatatuba?

– Faço questão de boa estrutura de comércios para o dia a dia e para bater perna à noite?

Em todo caso, uma coisa posso adiantar: independente de quais sejam suas respostas para os questionamentos, as melhores praias para ficar em Caraguatatuba, são:

» Praia do Indaiá
» Centro
» Martim de Sá
» Praia de Massaguaçu
» Praia de Tabatinga

E, para descobrir qual vizinhança é mais a sua cara, basta continuar lendo este texto atentamente até o final.

» Clique aqui para encontrar ofertas especiais de hotéis e pousadas em Caraguatatuba

# Praia do Indaiá

Localizada a apenas dois quilômetros ao sul do centro da cidade, a Praia do Indaiá é uma boa vizinhança para se hospedar em Caraguá.

Na minha opinião, a principal vantagem é que você estará perto do burburinho central, mas afastado o suficiente para ter uma boa noite de sono.

Além disso, a orla desta praia é bastante agradável e há vários quiosques bem arrumados próximo ao mar.

A faixa de areia é larga, plana e extensa, e as poucas ondas que aparecem não derrubam as crianças. Por outro lado, é comum que a água do mar esteja imprópria para banho.

Por fim, essa também é uma das melhores áreas para quem pretende organizar um roteiro que inclua São Sebastião ou Ilhabela. Afinal, está a apenas 24 quilômetros da cidade vizinha.

Hotéis e pousadas na Praia do Indaiá

Para se hospedar em Caraguatatuba sem ir à falência, a Hospedaria do Khalifa é uma das acomodações mais em conta da Praia do Indaiá. E o melhor: possui nota de avaliação nas alturas.

Outra opção com bom custo-benefício, localização privilegiada e excelentes serviços e estrutura é a Pousada Gotam.

Se acaso quiser uma estadia mais especial, com direito a chalés românticos, piscina e um espaço repleto de verde e natureza, consulte as ofertas do Chalé Caiçara.

melhores praias para ficar em Caraguatatuba
Orla da Praia do Indaiá

# Centro de Caraguatatuba

Irei considerar como área central de Caraguatatuba todo o pedaço de areia após a Praia do Indaiá e até a Praia do Camaroeiro. No entanto, tenha em mente que há mais de um bairro nesta região, como por exemplo, Jardim Primavera, Centro e Sumaré.

Porém, independente de em qual bairro esteja a sua acomodação, ficando por estas bandas você encontrará a melhor estrutura de bares, restaurantes e comércios em geral da cidade.

Além disso, o Terminal Rodoviário de Caraguá estará a aproximadamente três quilômetros de distância.

Embora eu não tenha achado a praia central tão bonita, considero essa área um ótimo lugar para ficar em Caraguatatuba.

Além das comodidades dos comércios, principalmente para quem gosta de sair à noite, a localização central também facilita a vida de quem for depender de transporte público ou Uber (que foi o meu caso!).

Como se não bastasse, o centro também fica perto de muitas atrações de Caraguatatuba, como a Prainha, Praia Martim de Sá, Mirantes do Camaroeiro, Morro do Santo Antônio e da feirinha de artesanato.

Hotéis e pousadas no centro de Caraguatatuba

O local que eu me hospedei em Caraguatatuba foi a Hospedagem Primavera. E, com toda certeza, ficaria lá novamente em outras ocasiões, afinal, tive uma ótima experiência.

A Hospedagem Primavera é uma acomodação familiar de pequeno porte, daqueles lugares que nos fazem sentir em casa mesmo quando estamos viajando. Além de boa estrutura e localização imbatível, a limpeza estava impecável e o Sr. Geraldo, o responsável pela casa, recebe os forasteiros com uma simpatia e atenção sem igual.

Para uma acomodação mais convencional, que tenha piscina e café da manhã na diária, a Pousada da Costa é uma das mais tradicionais do centro de Caraguá.

Ou, se você faz questão de ficar perto do burburinho central e quer economizar passos na hora de jantar ou passear à noite, o Hotel Jangada Flat está situado bem no meio da praia do centro e tem tarifas realistas.

pousadas no centro de Caraguá - dicas
Praia do centro de Caraguatatuba

# Martim de Sá

A Martim de Sá é uma das praias mais famosas e concorridas para ficar em Caraguatatuba – seja no quesito de hospedagem, ou até mesmo de espaço na areia para esticar a canga.

Vizinhança com vida própria, a Praia Martim de Sá oferece boa estrutura de comércios, quiosques na orla e acomodações com bom custo-benefício. Além disso, está a apenas quatro quilômetros do centro de Caraguá.

Sobre a praia em si, espere encontrá-la sempre movimentada – muitas vezes, mais do que o ideal para momentos de tranquilidade de frente para o mar.

O canto esquerdo costuma ser o mais tumultuado, pois, além da faixa de areia mais estreita nesta área, é onde o mar é mais calmo e ideal para banhistas.

Por outro lado, no canto direito, em direção a Prainha, os quiosques vão se tornando mais raros e o mar ganha traços de tombo – ou seja, mais perigoso para turistas.

Além de curtir a praia urbana do bairro, os viajantes que se hospedarem na Martim de Sá também poderão ir andando até a Prainha.

Apesar de estar sempre cheia devido ao seu pequeno tamanho, a Prainha tem mar calmo e os quiosques com preços mais camaradas que encontrei em Caraguatatuba.

Hotéis e pousadas na Praia Martim de Sá

Para os viajantes que gostam de se hospedar em albergues, é na Martim de Sá que está o melhor avaliado da cidade: o Hostel Brazil Backpackers Caraguá.

Na linha de pousadas BBB – boa, bonita e barata – as duas que costumam oferecer bom custo-benefício são a Pousada Caraguá e a Pousada Villa Del Mare.

Se acaso você estiver viajando em um grande número de pessoas e quiser usufruir da privacidade e comodidade que só um apartamento é capaz de oferecer, recomendo que consulte as diárias do Apartamento Martim de Sáe do Apartamento San Martin.

Por fim, saiba que você também pode se hospedar na Prainha e, dessa forma, ficar no meio do caminho entre as duas praias e aproveitar a estrutura de ambos os bairros. Neste caso, uma acomodação com boa reputação é a Pousada Morada da Prainha.

bairros em Caraguatatuba
Canto direito da Praia Martim de Sá

Leia também:9 melhores praias de Caraguatatuba

# Praia de Massaguaçu

Localizada a 11 quilômetros do centro de Caraguatatuba, a Praia de Massaguaçu é uma ótima área para os viajantes que estão motorizados, querem tranquilidade, não fazem questão de lugares movimentados para sair à noite, e pretendem passar cada dia em uma praia diferente.

Apesar de ter vida própria e uma boa estrutura de comércios, Massaguaçu é mais sossegada que as outras vizinhanças comerciais da cidade. Inclusive, até a sua faixa de areia costuma ser pouco ocupada.

Outro benefício, na minha opinião, é que quem estiver de carro chegará facilmente a algumas das melhores praias de Caraguatatuba, como por exemplo, Capricórnio, Cocanha e Tabatinga.

Além disso, Massaguaçu está a apenas 14 quilômetros da Praia de Maranduba – a primeira praia de Ubatuba. Ou seja, quem pretende fazer um roteiro por estas duas cidades, terá deslocamentos mais ágeis.

Por outro lado, saiba que a Praia de Massaguaçu é de tombo, com alguns trechos de correnteza e faixa de areia inclinada. (Não é à toa que ela está quase sempre vazia!)

Apesar de eu ter gostado bastante dos quiosques e da praia em si, quem vai com crianças ou gosta de brincar na água, ficará mais despreocupado em outra praia.

Ainda assim, se estiver de carro, o que você pode fazer é se hospedar em Massaguaçu para aproveitar a sua boa estrutura. Porém, curtir o dia em praias vizinhas, com o mar mais adequado para os banhistas.

Hotéis e pousadas na Praia de Massaguaçu

Se acaso você estiver em busca de um cantinho para chamar de casa, a poucos metros da praia e com tarifas que cabem no bolso de muitos viajantes, os Chalés Santorini é uma escolha certeira.

Para ficar em um hotel mais convencional, o mais famoso do pedaço é o Brisa Hotel, que tem localização imbatível.

Numa outra parte do bairro, mas com localização igualmente correta, reputação invejável e ambiente mais intimista, a Pousada Parapuã é daquelas que nos deixa com vontade de prolongar a estadia e adiar a volta para a casa.

hospedagem em Caraguatatuba
Praia de Massaguaçu

# Praia de Tabatinga

No que diz a respeito beleza natural, a Praia de Tabatinga é, para mim, uma das mais privilegiadas de Caraguatatuba.

Situada na divisa de Ubatuba e a 18 quilômetros do centro de Caraguá, essa é uma praia fotogênica, plana e com um mar que parece uma piscina de tão calmo.

Além disso, a partir de Tabatinga você pode fazer um passeio de barco para um dos refúgios mais sossegados da cidade: a Ilha do Tamanduá.

Na minha opinião, essa é uma boa região para pessoas que estiverem de carro, não pretendem sair à noite e querem estar a poucos passos de uma praia legal para passar o dia.

Por outro lado, há alguns inconvenientes. A oferta de pousadas por estas bandas, por exemplo, não é tão grande. Consequentemente, o preço das diárias é ligeiramente mais alto do que em outros bairros.

Além disso, a maioria dos quiosques fica no canto esquerdo da praia, próximo de onde o Rio Tabatinga deságua no mar. Apesar da linda paisagem, nesta área muitos barcos ficam atracados, tornando o trecho pouco útil para banho.

Já no canto direito da praia é onde se encontra e imenso Condomínio Costa Verde Tabatinga. Se por um lado é uma área excelente para os banhistas, por outro, a falta de estrutura na areia complica a vida dos viajantes que fazem questão de comodidades de frente para o mar.

Ainda assim, vale a pena se programar para “montar acampamento” com as suas próprias parafernálias – não se esqueça dos comes e bebes – e curtir o dia por estas bandas da cidade.

Hotéis e pousadas na Praia de Tabatinga

O hotel em Caraguatatuba que ostenta a maior quantidade de estrelas se encontra na Praia de Tabatinga e atende pelo nome de Costa Verde Tabatinga Hotel.

Situado dentro do condomínio de mesmo nome, o Costa Verde Tabatinga é o mais parecido com um resort que você encontrará por estas bandas do litoral paulista. Possui ótima estrutura com piscinas, área externa bem cuidada, serviço de praia, além, de claro, suítes exemplares.

Além disso, há outra comodidade: café da manhã e jantar incluídos no valor da diária.

Se acaso você quiser uma acomodação mais em conta, sem precisar abrir mão de conforto, piscina e bons serviços, a Pousada Port Louis, que fica fora da área do condomínio, possui tarifas mais simpáticas e, ainda assim, oferece uma estrutura de altíssimo nível.

+ Dicas de onde ficar em Caraguatatuba

» Se acaso você for viajar de carro, não se esqueça de verificar se a pousada possui estacionamento e quais os procedimentos para uso.

» Nem todos hostels e pousadas incluem café da manhã no valor da diária. Portanto, verifique se a sua acomodação oferece este tipo de serviço, se terá que pagar à parte, ou se nem mesmo oferece este tipo de facilidade.

» Em feriados prolongados o número de turistas em Caraguatatuba aumenta consideravelmente. Nessa época os preços sobem, e para conseguir boas tarifas é indicado fazer sua reserva o quanto antes. Portanto, não deixe para a última hora.

» Se você já se hospedou em algum destes lugares ou tem outras dicas de onde ficar em Caraguatatuba, conte sua experiência nos comentários. Afinal, tenho certeza de que ajudará outros viajantes!

» Uma boa ferramenta para encontrar e reservar bons hotéis e pousadas em Caraguatatuba é o Booking.com. Isso porque, muitas vezes há ótimas promoções especiais.

» Se acaso preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Caraguatatuba.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. Semana passada estive em Caraguatatuba e fiquei hospedado na Ilha morena praia hotel, que além de hospedagem tem um clube com parque aquático, quadras e muita área verde, e serviços de bar e restaurante tudo dentro da pousada/hotel, gostei muito ambiente famíliar, com certeza voltarei lá.

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here