Antes de ir para a ilha mais famosa do litoral de São Paulo eu pensei que ficaria o dia inteiro na frente do mar, sem nenhuma preocupação e apenas observando as horas passarem vagarosamente. Porém, eu não poderia estar mais enganado, afinal, há muitas atividades para fazer em Ilhabela.
É claro que quem reina neste destino são as praias, e, se assim desejar, você pode passar todos os seus dias apenas na sombra de um guarda sol na companhia de amigos, cerveja e petiscos. Porém, acredite: a Ilha pode te oferecer muito mais.
Se as praias urbanas por si só já fazem valer a viagem, descobrir outros cantos mais isolados de Ilhabela nos faz ter certeza de que não erramos na escolha do destino. Afinal, praias selvagens, cachoeiras revigorantes e vistas de tirar o fôlego, estarão ao seu alcance.
Além disso, trilhas, passeios de barco e mergulho, são outros passeios para fazer em Ilhabela que podem deixar o seu roteiro ainda mais especial.
Por fim, como saco vazio não para em pé, depois de passar o dia explorando lugares fascinantes de Ilhabela, não faltarão bons restaurantes para você repor suas energias.
A Praia de Castelhanos é um dos lugares mais lindos para visitar em Ilhabela
# Dicas do que fazer em Ilhabela
Na minha opinião, uma primeira viagem a Ilhabela deve durar pelo menos cinco dias. No caso, considere dois dias parcialmente perdidos – sendo um para a ida e outro para a volta – e mais três dias inteiros na cidade.
Dessa forma, é possível fazer os principais passeios e visitar os pontos turísticos de Ilhabela sem pressa.
No entanto, não entre em pânico caso você não tenha todo esse tempo disponível. Afinal, não há nenhum problema em conhecer a ilha em menos dias – seja em um final de semana ou feriado prolongado.
Neste caso, o único senão é que será necessário deixar alguns passeios em Ilhabela de fora do roteiro.
Por fim, tenha em mente que a melhor forma de se locomover entre as atrações de Ilhabela é com um veículo próprio. Isso porque, além de alguns deslocamento serem longos, o transporte público é demorado e pode exigir baldeações no percurso.
Dá para se virar com aplicativos de corrida e ônibus? Até dá, mas é preciso mais paciência e tempo para ir de um canto para outro.
1- Praias do Norte de Ilhabela
2- Praias do Sul de Ilhabela
3- Cachoeiras em Ilhabela
4- Trilhas
5- Vistas e mirantes
6- Passeio de barco em Ilhabela
7- Vila
A Praia do Curral é uma das praias mais famosas de Ilhabela
» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ilhabela
1- Praias do Norte de Ilhabela
Como forma de facilitar a orientação geográfica em Ilhabela, as praias da cidade são relacionadas de acordo com a sua localização. Ou seja, os lugares que você conhecerá estarão ao norte ou sul da ilha, tendo a balsa como referência.
Começando pelo extremo norte, quem se destaca é a famosa Praia do Jabaquara, eleita por muitos como uma das mais bonitas de Ilhabela devido ao seu ambiente selvagem e preservado.
Outro recanto de tranquilidade é a Praia da Armação. O canto esquerdo da faixa de areia é point certo para famílias que querem sombra, mar calmo e um quiosque arrumadinho. Por outro lado, o canto direito costuma ser frequentado por quem quer praticar atividades aquáticas em stand up ou caiaque.
Muito próxima da Armação, a Praia Pedra do Sino é uma praia urbana, com três quiosques e muitos guardas sol na sua estreita faixa de areia. É uma opção conveniente e de fácil acesso, motivo principal que a torna tão concorrida.
Se achar a Pedra do Sino muito tumultuada, tente um espaço na Praia da Siriúba. Como possui menos estrutura para os visitantes, este pedaço de areia costuma estar mais sossegado que a sua vizinha.
Por fim, há três praias de Ilhabela que estão ao norte da balsa mas situadas antes de chegar ao centrinho: Praia do Perequê, Itaguaçu e Itaquanduba.
Apesar de não serem as praias mais lindas da ilha, elas costumam entrar no itinerário dos viajantes por outro motivo: hospedagem. Isso porque, devido à localização mais central e a boa estrutura de serviços, estas vizinhanças são três dos melhores bairros para ficar em Ilhabela.
Aliás, a Praia do Perequê é uma das regiões com maior oferta de pousadas baratas em Ilhabela.
A Praia da Pedra do Sino é uma das mais movimentada ao norte de Ilhabela
2- Praias do Sul de Ilhabela
Não menos lindas do que as praias do norte de Ilhabela, as sulistas também reúnem verdadeiras multidões de viajantes que estão em busca de sombra e água fresca.
A famosinha da região é a Praia do Curral, onde jovens e famílias dividem sua extensa faixa de areia e a boa estrutura de bares e restaurantes à beira-mar. Dentre as praias do sul, essa é a que possui melhor rede de hospedagem e comércio.
A menos de três quilômetros está a Praia Grande, uma alternativa urbana para quem gosta de passar o dia inteiro em uma única praia, e pagar preços menos exorbitantes do que na sua vizinha.
Menor do que as outras duas, a Praia da Feiticeira possui areia branquinha e coqueiros que ajudam a compor um belo cenário. Porém, pelo fato de não ser muito extensa acaba dando a sensação de estar sempre muito lotada. Leve seu cooler com gelo e lanchinhos para comer ao longo do dia porque não há restaurantes por lá.
Outra praia pequena e que se destaca na parte sul de Ilhabela é a Praia da Ilha das Cabras. A praia em si não é das mais “uaau”, mas vale a visita por conta do visual panorâmico, dos restaurantes com mesinhas sob um pergolado com vista privilegiada.
Além disso, a partir da Praia da Ilha das Cabras – que também é chamada de Praia das Pedras Miúdas – é possível chegar na… Ilha das Cabras. Que é um dos melhores lugares para mergulho e snorkel em Ilhabela.
Praia Grande está na região sul de Ilhabela e possui boa estrutura à beira-mar
3- Cachoeiras em Ilhabela
Não menos importante do que as praias, uma das coisas que você não pode deixar de fazer em Ilhabela é conhecer ao menos uma das suas dezenas de cachoeiras.
A minha favorita foi sem dúvida a Cachoeira Paquetá, cuja trilha começa a um quilômetro e meio da Praia do Curral. Até o inicio do caminho pela mata você pode ir de carro. Chegando ao limite onde há alguns estacionamentos é hora de colocar as pernas pra trabalharem.
Há três níveis de queda d’água, sendo que no último você será presenteado com uma piscina natural com borda infinita e vista para o mar. Cada um dos trechos da trilha leva em torno de 15 minutos de caminhada, totalizando assim 45 minutos para ir e mais 45 para voltar.
Por fim, outras cachoeiras em Ilhabela que você pode incluir na sua programação, são:
– Cachoeira da Friagem e Cachoeira Couro de Boi (ao norte, na altura da Praia do Viana).
– Cachoeira da Água Branca (na altura de Barra Velha).
– 3 Tombos (ao sul, na altura da Praia da Feiticeira).
– Cachoeira do Veloso (ao sul, na altura da Praia do Veloso).
– Cachoeira do Gato (a partir da Praia de Castelhanos).
Uma das quedas da Cachoeira Paquetá
4- Trilhas
Além das caminhadas necessárias para conhecer as cachoeiras já mencionadas, outra dica do que fazer em Ilhabela são as trilhas até praias paradisíacas ou mirantes com vista panorâmica da região.
O Pico do Baepi, embora recompense os aventureiros com uma visão inesquecível, exige o acompanhamento de um guia experiente e um bom condicionamento físico do viajante. Cada pernada da trilha tem 3,5 quilômetros, sendo que o percurso é bem íngreme, e se gasta em torno de três horas para fazer apenas a ida.
Igualmente cansativa e gratificante é a trilha até a Praia do Bonete. Neste caso, somente o caminho de ida tem aproximadamente 14 quilômetros com subidas e descidas. Para voltar o ideal é negociar um barco com os moradores da região, que costumam cobrar em torno de R$ 80,00 para levar os viajantes até a área central de Ilhabela.
Em todo caso, se você quiser conhecer a Praia do Bonete sem precisar se cansar, há passeios de barco que te levam até lá e que custam cerca de R$ 200,00 por pessoa (clique aqui para mais informações).
Por fim, lembre-se de que para chegar às cachoeiras indicadas anteriormente também é preciso percorrer um caminho em meio à natureza. Portanto, também são opções de trilhas para fazer em Ilhabela.
5- Vistas e Mirantes
Não é difícil ter uma vista privilegiada de Ilhabela. Na verdade, ao longo da avenida principal que vai de norte a sul você encontrará diversos mirantes que valem àquela parada de cinco minutinhos.
O Mirante da Piúva, Mirante do Barreiros e os arredores da Praia da Ilha das Cabras já rendem inúmeras fotos.
A caminho das praias, vale ficar de olho no Mirante da Praia do Jabaquara e no Mirante da Praia do Bonete.
Outra vista que nos deixa de boca aberta é a do Mirante da Praia de Castelhanos. Inclusive, alguns pontos da estrada que vai para esta praia também nos fazem querer descer do carro por alguns instantes.
Outros lugares que irão te provar que a Ilha é realmente bela – me desculpe o trocadilho infame – é do alto do Pico do Baepi e da Cachoeira Paquetá.
Vista de um dos mirantes da estrada que vai à Praia de Castelhanos
6- Passeio de barco em Ilhabela
Fazer um passeio de barco em Ilhabela é uma ótima maneira de conhecer alguns cartões postais da cidade em uma tacada só.
Basicamente as agências de turismo oferecem os mesmos três roteiros, e você consegue contratar todos eles através do site da Easy Travel Shop.
Passeio de Escuna à Praia da Fome e Praia do Jabaquara
As escunas são aqueles barcos grandões que podem transportar mais de 100 passageiros. E, em Ilhabela, elas são utilizadas para fazer o passeio até as praias da Fome e Jabaquara.
De modo geral, a programação dura entre seis e sete horas, sendo que por isso as saídas acontecem pela manhã, por volta das 10h30.
Quanto ao itinerário não há grande invenções: há duas paradas, uma na Praia da Fome (normalmente mais curta), e outra na Praia do Jabaquara (normalmente mais longa, onde os visitantes costumam almoçar). Tenha em mente, porém, que refeições não estão incluídas no valor do passeio e devem ser pagas à parte.
De modo geral, por ser um passeio em uma embarcação mais estável, e em praias mais próximas da região central, trata-se de uma atividade recomendada para fazer com crianças em Ilhabela.
» Passeio de Escuna em Ilhabela (R$ 97,00 por pessoa)
Passeio de lancha à Praia do Bonete
A Praia do Bonete é considerada uma das melhores praias de Ilhabela. Afinal, além da sua beleza natural ela também é uma das mais preservadas da região.
Como não dá para chegar até lá de carro, a maneira mais rápida e confortável é com os passeios à bordo de um barco rápido – que costumam levar entre 15 e 30 passageiros.
Embora a Praia do Bonete seja a grande estrela do passeio e onde os visitantes passarão a maior parte do dia, algumas empresas podem incluir alguma outra parada durante o itinerário. Normalmente, é em outro pedaço de areia do sul de Ilhabela, como por exemplo, a Praia de Indaiaúba.
De modo geral, o passeio à Praia do Bonete dura o dia inteiro, com saída pela manhã e retorno por volta das 16h30. Além disso, como não estão incluídas as refeições, leve dinheiro para fazer o pagamento nos quiosques.
Aliás, outras coisas que recomendo levar para este passeio, são: repelente, protetor solar e capa de chuva (ou ao menos algum tipo de proteção para a sua mochila, caso não possa molhar).
» Passeio de barco à Praia do Bonete (R$ 205,00 por pessoa)
Passeio à Praia de Castelhano
Possivelmente o passeio em Ilhabela mais procurado pelos viajantes, o tour até a Praia de Castelhanos tem quatro modalidades, sendo que a forma de ir e voltar é o que os difere.
No caso, dá para ir e voltar e de jipe, ir e voltar de barco, ir de jipe e voltar de barco (Terra x Mar) ou ir de barco e voltar de jipe (Mar x Terra).
Apesar de pequenas mudanças no preço e no itinerário, todas as quatro modalidades deste passeio tem como principal objetivo passar algumas horas na Praia de Castelhanos – uma das mais preservadas da ilha e que está localizada dentro do Parque Estadual Ilhabela.
Porém, quem faz ao menos um dos percursos de barco ganha uma parada extra durante o passeio. Normalmente, a Praia do Saco do Eustáquio entra na programação do tour.
No meu caso, optei em fazer a ida de barco e a volta de jipe, e gostei bastante desta logística.
» Passeio de Jipe para a Praia de Castelhanos (R$ 130,00 por pessoa)
» Passeio de barco a Praia de Castelhanos (R$ 195,00 por pessoa)
» Terra x Mar, ida jipe e volta de barco (R$ 185,00 por pessoa)
» Mar x Terra, ida de barco e volta de jipe (R$ 185,00 por pessoa)
A Praia do Saco do Eustáquio costuma fazer parte dos roteiros que vão à Praia de Castelhano
7- Vila [Centro-histórico de Ilhabela]
Datado em 1805, quando ainda era chamado de Vila Bela da Princesa, é assim que o centro histórico de Ilhabela é conhecido até hoje: Vila.
Porém, apesar de toda sua importância e história, não espere encontrar dezenas de construções bonitinhas por aí.
Atualmente, o que faz a Vila ser tão importante para o turismo é que é nas suas poucas quadras que você encontrará ótimos restaurantes, bares, sorveterias, lojinhas de artesanato e acomodações.
Se durante o dia é comum se deparar com suas ruas vazias e muitos estabelecimentos fechados, no fim da tarde a Vila começa a ganhar vida e possui um astral pra lá de animado e descontraído,
Perambular por esta área certamente é uma das coisas que você não deve deixar de fazer em Ilhabela. Seja para comer em algum restaurante legal, tomar uma cerveja, ou simplesmente ver o pôr do sol ou sentir a brisa da noite pela orla ou no píer central.
E por falar em comer, alguns restaurantes em Ilhabela que você pode incluir na sua programação gastronômica, são: Cheiro Verde, Borrachudo Sanduicheria, Creperia N’areia, Bella Bar e Vila Caranguejo.
Igreja Nossa Senhora D’ Ajuda é uma das construções históricas do centro de Ilhabela
# O que fazer em Ilhabela com chuva?
Verdade seja dita: não há muito o que fazer em Ilhabela com chuva.
Como bom destino de praia que é, os principais passeios em Ilhabela são ao ar livre. E, consequentemente, são prejudicados nos dias em que o clima não colabora.
Para não ter a viagem arruinada, o melhor a fazer é se informar sobre o clima em Ilhabela e tentar evitar o período de aguaceiros – que é justamente durante verão. De dezembro a março, o índice pluviométrico fica acima dos 200 mm em todos os meses.
Se ainda assim você não puder viajar em outra época, ou for surpreendido com um dia de chuva em Ilhabela, aproveite o tempo ruim para bater perna pelo centrinho da cidade – a Vila.
Lá você encontrará ótimos restaurantes, cafeterias, lojinhas, pequenas galerias e algumas construções históricas. Apesar de não substituir um dia de frente para o mar, pode ser mais proveitoso do que ficar trancado no quarto.
# O que fazer em Ilhabela à noite?
O principal programa para fazer em Ilhabela à noite é perambular pelo seu centrinho turístico e se aconchegar em algum barzinho que esteja tocando música ao vivo.
Tenha em mente, porém, que o agito é maior apenas nos períodos de alta temporada, como por exemplo, Ano Novo, verão, carnaval e feriados prolongados. Nestes períodos, inclusive, é comum ser montado um palco na Vila, onde acontece shows musicais gratuitos.
Se acaso você estiver na cidade durante a semana e nos meses de baixa, não vá tão empolgado para curtir a noite em Ilhabela.
Alguns endereços onde você pode aproveitar a noite em Ilhabela, são: Estaleiro Bar, Beer Hostel Ilhabela, Bar SP, Sea Club e DPNY. Antes de ir, porém, consulte a programação oficial.
Se esbaldar na culinária local é uma das melhores coisas para fazer à noite em Ilhabela
# Roteiro de 3 dias em Ilhabela
Organizar o que fazer em Ilhabela em 3 dias é bem simples. Se tiver mais tempo, porém, saiba que você terá outras atividades disponíveis para incluir no itinerário.
Considerando passar 72 horas na ilha, chegando bem cedo do primeiro dia e indo embora somente depois que o sol se por três dias depois, você pode separar seus passeios para fazer em Ilhabela da seguinte forma:
» Primeiro dia: Chegada e praias do norte de Ilhabela.
» Segundo dia: Passeio de barco de sua preferência.
» Terceiro dia: Praia do Curral, Cachoeira de Paquetá e retorno.
Se hospedando na Vila, você pode bater perna por lá quando chegar dos passeios e à noite.
Por fim, se você tem a possibilidade de fazer um roteiro de 5 dias em Ilhabela, preencha os demais dias com as outras praias, trilhas e cachoeiras que foram indicadas no texto.
+ Dicas do que fazer em Ilhabela
» Para quem curte a energia dos “Clubes de Praia”, o DPNY Beach Hotel e o Sea Club são dois dos mais famosos de Ilhabela. Além do ambiente sofisticado, não faltarão opções de entretenimento e gastronomia.
» Embora já tenha mencionado, vale lembrar que praticar mergulho, snorkel e esportes náuticos como vela e windsurf, são outras alternativas do que fazer em Ilhabela. Para estas duas últimas atividades a BL3 é referência na cidade.
3 lugares para se hospedar em Ilhabela ($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Da Vila é uma das opções mais bem cotadas da cidade. ($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Náutilus tem um ótimo custo-benefício. ($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Real Villa Bella. » Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ilhabela |
Boa noite
Tudo bem
Sou Elisangela gostaria de uma indicação, para passeios vou ficar 3 dias
Oi, Elisangela, tudo bem?
Depende do seu perfil e de que tipos de passeios que prefere.
No caso, as sugestões que tenho são essas que mencionei no texto.
Abraço
Eu vou final desse mês, vou ficar 4 dias, gostaria de saber a região mais em conta para se hospedar. Não quero ficar me hostel, pensei em pousada mesmo.
Oi, Christiane, tudo bem?
A Praia do Perequê é uma boa vizinhança com estrutura de serviços e possui um bom número de pousadas baratas por lá!
Vou deixar abaixo o link do meu texto com dicas de hospedagem em Ilhabela, ok!?
> https://www.voltologo.net/pousadas-baratas-em-ilhabela/
Abraço
Muito bom o conteúdo! Já ajudou bastante a montar um roteirinho aqui!
Que bom, Guilherme!
Abraço
Pode me dizer se a água do mar em ilha bela é gelada igual arraial ou agradável como Angra?
Oi, Ana Paula, tudo bem?
Eu não achei gelada igual Arraial do Cabo, não. Na minha opinião, a temperatura estava mais agradável.
Abraço
Olá,
Estou louca pra conhecer Ilha Bela, mas no momento só conseguiria 2 diárias lá. Será que 2 dias dá pra aproveitar? Qual seria a dica do que não deixar de fazer?
Oi Izabele, tudo bem?
Olha, você vai ter que focar seu roteiro nos lugares que mais tem vontade de conhecer!
No caso, sobre o que fazer, vai depender do seu perfil.
Eu, por exemplo, não deixaria a Praia de Castelhanos de fora…
Abraço!
Uma curiosidade, lá tem uber?
Vou em agosto e vamos ficar na praia do Curral e não estarei de carro!
Oi Jailma, tudo bem?
De acordo com alguns comentários de outros viajantes, até o final do ano passado ainda não tinha, não.
Não sei te dizer se alguma coisa mudou desde então…
Abraço!
Oii, tudo bem?
Escolhi Ilhabela pra passar a lua de Mel, mas só teremos dois dias para aproveitar… Gostaria de saber como faço pra entrar em contato com o lugar que oferece o passeio de jipe e barco??
Obrigada!!
Oi Lenise, tudo bem e você?
Que bacana!
Vou deixar abaixo o link de duas agências que oferecem este passeio, ok?!
>>> https://www.maremar.tur.br/
>>> https://www.castelhanostur.com.br/
Abraço
Como chegar em Ilhabela saindo do aeroporto de Congonhas/SP?
Oi Graça, tudo bem?
Não tem ônibus direto entre o Aeroporto de Congonhas e Ilhabela.
Você precisará pegar o ônibus na Rodoviária do Tietê ou no Aeroporto de Guarulhos.
A empresa que opera essa linha é a Litorânea (atual Pássaro Marrom).
Abraço
Boa tarde,
Vou para Ilhabela no dia 30 /10/20 e ficar até o dia 03/11/20, iremos de condução do Rio de janeiro, pois não dirigimos. Gostaria de saber dicas de onde se hospedar mais próximo as balsas e ao centro. Obrigada!
Oi Cleude, tudo bem?
Que legal! =)
Se me permite dar uma sugestão, a área da balsa não tem as melhores opções de hospedagem.
Talvez, uma boa vizinhança para vocês seja a Praia do Perequê, localizada a 3 quilômetros da balsa!
De qualquer forma, segue abaixo o link de um texto onde eu dou várias dicas de hospedagem em Ilhabela!
>>> https://www.voltologo.net/onde-ficar-em-ilhabela/
Abraço