Melhor época para viajar a Ilhabela, no litoral de São Paulo: Descubra como é o clima na região, e quando você deve viajar para aproveitar melhor os passeios!
Salve esta imagem no seu Pinterest!

Assim como em todo o litoral paulista, entender qual é a melhor época para ir a Ilhabela é fundamental para aproveitar ao máximo o seu passeio.

Apesar de ser um destino visitável em qualquer estação do ano, cada período tem suas vantagens e desvantagens. Portanto, é importante compreender a dinâmica do clima em Ilhabela para viajar nos meses que podem oferecer aquilo que mais te agrada.

Além disso, vale a pena ficar de olho no calendário de eventos anual da ilha. Embora a condição climática seja a principal referência para decidir quando ir a Ilhabela, a cidade promove bons festivais que podem tornar o seu roteiro ainda mais especial.

Ou seja, se você já decidiu o mês em que irá viajar, confira se haverá algum evento no mesmo período, afinal, talvez basta ajustar os dias de chegada e partida para aproveitar as festanças.

Leia também: Onde ficar em Ilhabela | Melhores praias e pousadas

# Melhor época para ir a Ilhabela

Em linhas gerais, considero o período de abril a outubro a melhor época para ir a Ilhabela.

Apesar de ter chuvas distribuídas durante o ano inteiro, os aguaceiros são mais frequentes no verão. Ainda assim, com um tiquinho de sorte, é possível aproveitar a viagem a Ilhabela mesmo na estação mais quente do ano.

Aliás, já estive na ilha durante um chuvoso mês de janeiro e, para alegria dos visitantes, a chuvarada acontecia apenas à noite.

No caso, como você verá mais adiante, os maiores conflitos para aproveitar as praias de Ilhabela durante o verão são outros, e não exatamente o clima.

clima em Ilhabela
Praia de Castelhanos

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Ilhabela

# Clima em Ilhabela (Mês a Mês)

O clima em Ilhabela possui certa estabilidade se comparado a outros destinos turísticos.

É claro que no verão as temperaturas sobem e no inverno elas abaixam. Porém, a amplitude térmica não chega a ser tão drástica.

Em todo caso, contarei a seguir o que você pode esperar das condições climáticas em Ilhabela durante cada mês do ano.

Dezembro, janeiro, fevereiro e março

De modo geral, os destinos praianos do Brasil inteiro ficam apinhados de visitantes durante o verão. E, de fato, esse fenômeno também acontece no litoral norte de São Paulo.

Para mim, no entanto, esse é o pior momento para sair de casa e se aventurar pelos passeios que há para fazer em Ilhabela.

Veja bem, não estou dizendo que você não deva viajar a Ilhabela durante o verão. Aliás, alguns benefícios você só encontrará nesta época. Porém, é preciso estar ciente de alguns inconvenientes que farão parte do seu itinerário.

Para começar, se a sua viagem acontecer nas semanas do Natal, Ano Novo, finais de semana ou Carnaval, coloque uma dose extra de paciência na mala para encarar o trânsito e – principalmente – a travessia da balsa entre São Sebastião e Ilhabela.

Além disso, é importante sair de casa com um orçamento mais generoso. Afinal, alta temporada, em qualquer lugar do mundo, é sinônimo de preços mais inflacionados.

Por fim, vale lembrar que as chuvas de verão, apesar nos refrescar do calorão, podem atrapalhar a agenda de passeios.

Por outro lado, viajar durante o verão tem sim duas vantagens incontestáveis: temperaturas altas ideais para esticar a canga na areia, além de shows e festas divertidíssimas para os baladeiros de plantão.

melhor mês para ir a Ilhabela
Praia da Feiticeira

Abril e maio

Considero abril e maio dois dos melhores meses para viajar a Ilhabela. Isso porque, o outono consegue combinar apenas as vantagens do verão e do inverno.

Apesar de o clima em Ilhabela ficar mais fresco – especialmente durante as manhãs e noites – os dias ensolarados continuam sendo um baita convite para passar o dia de frente para o mar.

Além disso, as chuvas começam a dar uma trégua e sua presença já não é tão estraga prazeres quanto no verão.

Para ficar ainda melhor, com o início da baixa temporada em Ilhabela, você praticamente não precisará enfrentar trânsito, as praias estarão mais vazias, e os preços mais camaradas.

Inclusive, é um dos períodos em que as pousadas baratas em Ilhabela estarão mais em conta.

Junho, julho e agosto

Verdade seja dita: o clima em Ilhabela durante o inverno fica menos amigável para os banhos de mar. Porém, ainda assim, dá para aproveitar a viagem – principalmente se você não for muito friorento.

Os termômetros registram médias de 22°C, com máximas podendo chegar a 26°C, e mínimas dificilmente abaixo de 18°C.

O que pode acontecer, infelizmente, é alguma passagem de frente fria derrubar a temperatura de uma hora para a outra. Por isso, na minha opinião, quem consegue organizar a viagem sem muita antecedência ganha vantagem.

Em todo caso, não se esqueça de colocar um agasalho na mala para não passar perrengue.

Sobre as chuvas, boa notícia: essa é a época mais seca em Ilhabela e é pouco provável que os aguaceiros atrapalhem os seus planos.

Além disso, nos meses de junho, julho e agosto a cidade promove três de seus principais eventos anuais: o Borboun Festival Ilhabela (um festival música com foco em jazz), a Semana da Vela de Ilhabela e o Festival do Camarão.

Ilhabela no inverno
Parada durante o passeio de barco em Ilhabela

Setembro, outubro e novembro

A primavera também é uma boa época para ir a Ilhabela. Aliás, a dinâmica do clima e da presença de turistas é muito semelhante ao outono.

De modo geral, os viajantes só comparecem em massa na ilha durante os feriados prolongados da estação. À parte disso, é possível encontrar suas praias vazias e preços mais baixo do que no verão.

Sobre o clima, aos poucos o calor vai ficando com jeito de verão, assim como também a presença de nuvens choronas. Inclusive, neste período o índice pluviométrico registra em torno de 150 mm ao mês – menos do que no verão, mas superior ao inverno.

Além disso, alguns festivais – de menor porte que os anteriores – também acontecem, como por exemplo, o Festival de Aves, Festival Vida Natural e o início do Natal Iluminado.

Para quem pretende viajar antes da muvuca de final de ano, se planeje para voltar para casa até o dia 20 de dezembro.

# “E aí, será que vai chover em Ilhabela?”

Por mais que eu adoraria prever o tempo com 100% de precisão, ainda não adquiri este dom e tenho dedicado toda a minha vocação em adivinhação para acertar os números da Mega-Sena da Virada.

Sendo assim, vou me adiantar em responder algumas dúvidas que pipocam na caixa de comentários em textos desta categoria.

» Primeiro, um esclarecimento: as dicas sobre melhor época para viajar a Ilhabela são baseadas nas minhas experiências quando estive na cidade, mas também – e principalmente – em dados históricos climáticos de sites meteorológicos.

É importante que você entenda isso porque não necessariamente o clima que eu encontrei em um destino será o mesmo que você encontrará quando estiver lá, mesmo viajando na mesma época do ano.

» Ainda assim, viajar na época mais conveniente para um lugar, aumentará a sua chance de aproveitar mais os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação.

» Quando digo que um período é a época mais chuvosa em determinada cidade, isso não quer dizer que choverá por 24 horas todos os dias.

Significa que, no acumulado deste período, foi registrado um volume pluviométrico maior do que nas demais estações.

» Ainda assim, tenha em mente que nas épocas mais chuvosas poderá sim chover o dia inteiro por dias seguidos.

Por outro lado, também pode ser que faça sol de manhã, fique nublado à tarde e chova só à noite. Ou, vice-versa.

Ou então, pode ser que a data da sua viagem seja nos únicos quatro dias do mês em que não caiu uma gota d’água do céu, e você irá pensar: “Tá vendo só, o Murilo disse que essa era a época mais chuvosa do ano e aqui estou eu, aproveitando esse solzão na praia!”.

3 lugares para se hospedar em Ilhabela

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Da Vila é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Náutilus tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Real Villa Bella.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ilhabela

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here