COMPARTILHAR

Atenção Viajante!!!

Economize no seu seguro viagem fazendo uma cotação online, que compara as melhores seguradoras do mercado. E também, utilize o cupom de desconto VOLTOLOGO5 para garantir 5% de desconto.

»»» Clique aqui e descubra agora quanto você vai precisar investir na sua segurança durante a sua viagem.

PS: Pode apostar que é menos do que você imagina! :)
Ilhabela: Roteiro para cinco dias de viagem ou menos. Descubra quais passeios, praias, cachoeira e outra atrações para visitar durante as sua férias na ilha mais famosa do litoral de São Paulo.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é à toa que este destino seja tão procurado durante os feriados prolongados. Além da tradição paulista de lotar as praias sempre que possível, um roteiro de quatro ou cinco dias é perfeitamente viável para uma primeira viagem a Ilhabela.

É claro que com dezenas de cenários a disposição, quem tem mais tempo para a trip pode aproveitar com calma os encantos da ilha mais famosa do litoral norte de São Paulo. Já quem tiver apenas três dias de lazer a viagem continua valendo a pena, mas saiba que conhecerá muito pouco perto de tudo que este lugar pode nos proporcionar.

Para você ter uma ideia, eu passei quatro dias inteiros por lá e não conheci nem metade dos lugares que gostaria. Porém, independente de quantos dias você ficará em Ilhabela, uma coisa é certa: a ilha provavelmente te dará motivos para querer voltar outras vezes.

Se você já se convenceu de fazer uma viagem pelo litoral de São Paulo e está em busca de um roteiro em Ilhabela, neste post eu vou te contar o que eu fiz durante os meus cinco dias por lá. Mas é claro, sinta-se à vontade para fazer as adaptações que achar mais pertinente, e adequar as sugestões aos seus gostos e estilo de viagem.

Leia também: Onde ficar em Ilhabela | Dicas, praias e pousadas

# Dia 1: Chegada + Praia de onde estiver hospedado

Dependendo de onde você mora, é provável que boa parte do seu primeiro dia de viagem seja dedicado com o deslocamento a Ilhabela. Por conta disso, recomendo que não o considere como um dia cheio de passeio, ou que não inclua no seu roteiro lugares que estão distantes de onde estará hospedado.

Uma boa pedida é conhecer a praia do bairro em que está sua acomodação. Caso seu hotel seja na Vila ou em outra área onde o mar não é dos melhores, a dica é ir até a Praia do Perequê. Além da localização conveniente na região central, possui boa estrutura de bares, restaurantes e quiosques.

Após curtir o seu primeiro pôr do sol com uma paisagem bastante fotogênica, siga para a Vila – como é chamado o centro-histórico de Ilhabela – e termine o dia em algum restaurante ou bar bacaninha. 

Ilhabela roteiro dica
Praia do Perequê

Leia também: Onde comer em Ilhabela?

# Dia 2: Praias do Sul

O segundo dia do seu roteiro em Ilhabela pode ser dedicado para explorar praias e cachoeiras do sul.

Como eu estava hospedado na Vila, a minha estratégia foi sair bem cedo e ir direto para a badalada Praia do Curral, que está a quinze quilômetros do centro e a nove da balsa. A praia possui ótima estrutura, extensa faixa de areia e mar calmo.

Fiquei lá até por volta das 11hs e segui para a incomparável Cachoeira de Paquetá, que possui três quedas e uma das vistas mais lindas de Ilhabela.

O inicio da trilha está a um quilômetro e meio da Praia do Curral. Se você estiver de carro pode deixa-lo nos estacionamentos que estão no inicio do caminho, se estiver a pé terá vinte minutos adicionais de caminhada. O primeiro trecho da trilha é bem tranquilo, já nos outros dois a dificuldade aumenta um pouco, mas sem exagero. Cada um deles leva cerca de quinze minutos para ser percorrido.

Se você não tiver almoçado até então, a próxima parada do dia pode ser a Praia Grande, que está a dois quilômetros e meio da Praia do Curral, e oferece restaurantes e quiosques mais econômicos que sua vizinha. A praia é urbana com a avenida logo ao lado, mas nem por isso deixa de ser uma opção bacana para o resto do dia.

Caso prefira um ambiente menos afetado pelo barulho de carros, ou ainda, conhecer mais um lugar neste dia, a Praia da Feiticeira é uma alternativa conveniente. Apesar de achar a praia bonita, o fato dela não ser muito grande me deu a sensação de estar extremamente lotada. Além disso, só vi um único quiosque que vendia apenas bebidas. Se estiver com fome ou for passar o dia o ideal é levar alguns lanchinhos.

Vista do alto da última queda na Cachoeira de Paquetá

Leia também: 7 dicas do que fazer em Ilhabela

11 dicas para sua viagem a Ilhabela

# Dia 3: Passeio de barco ou trilha

Depois de um dia de roteiro puxado em Ilhabela, as próximas vinte e quatro horas podem ser mais tranquilas caso opte em fazer um passeio de barco.

Eu escolhi a tradicional rota até a Praia de Castelhanos, indo por mar e voltando pela estrada que corta o Parque Estadual Ilhabela, em meio a Mata Atlântica. O passeio, que começou às 11hs, teve como primeiras paradas a Praia da Fome e Saco de Eustáquio. Em seguida chegamos a Castelhanos e por lá ficamos até às 16hs.

Além deste roteiro há outras opções para conhecer esta, que é considerada uma das praias mais lindas de Ilhabela: você pode ir por terra e voltar navegando, ou ir e voltar de jipe. A vantagem neste último caso é que você pagará menos, e terá mais tempo para conhecer a Cachoeira do Gato.

Outra praia que você pode chegar de barco ou através de uma cansativa trilha é a Praia do Bonete. Infelizmente não pude conhecê-la porque precisei escolher entre ela e Castelhanos. Porém, quem já a visitou garante que é a mais bonita da ilha.

Menos concorrido que os outros tours, mas com destinos que também não deixam a desejar, é o passeio de escuna à Praia do Jabaquara e Praia da Fome. As saídas, no entanto, não são tão frequentes quanto os demais, já que nem sempre o mar está com boas condições para navegação.

passeios e roteiro em Ilhabela
Praia da Fome

Leia também: Praias de Castelhanos | O passeio mais concorrido de Ilhabela

# Dia 4: Praias do Norte

Reza a lenda que um roteiro por Ilhabela sem conhecer as praias do norte não é um roteiro correto. Brincadeiras à parte, e pelo sim ou pelo não, não custa nada dedicar um dia inteiro para as paisagens desta região.

No extremo norte da ilha quem se destaca é a selvagem Praia do Jabaquara. Porém, os “desmotorizados” terão dificuldade para chegar até lá. Não há ônibus até a praia, e o último ponto é a seis quilômetros do mar, onde se inicia uma estrada de terra. Já quem estiver de carro não terá dificuldade para fazer o percurso.

De acesso mais fácil e menos distante da Vila está a Praia da Armação: uma praia tranquila e com um único e bem estruturado restaurante a beira-mar. No canto esquerdo, onde está o quiosque, há também uma baita sombra que é feita por uma árvore. Já o lado direito é dedicado à prática de esportes aquáticos.

Ainda mais central e urbanizada do que as outras duas é a Praia Pedra do Sino, que leva este nome devido ao som peculiar emitido pelas grandes pedras que estão no seu canto direito. É uma praia com três ou quatro quiosques e dezenas de mesinhas com guarda sol que, inusitadamente, formam uma bela paisagem.

Quem estiver a fim de conhecer alguma cachoeira, desde a Praia do Viana – famosa pelo restaurante de mesmo nome e sua casquinha de siri – é possível começar as trilhas que levam até a Cachoeira da Friagem e a Cachoeira Couro de Boi.

roteiro em Ilhabela - praias do norte
Praia da Armação

Leia também: 10 pousadas baratas em Ilhabela

# Dia 5: Regresso

Finalmente chegou o último dia do seu roteiro de viagem em Ilhabela. Porém, se você não precisa voltar pra casa tão cedo, ainda é possível aproveitar suas últimas horas na ilha.

Formando um panorama digno de cartão postal, a Ilha das Cabras é um santuário ecológico com vida marinha privilegiada, e está localizada muito próxima da costa. A praia de acesso é a Pedras Miúdas, também conhecida como Praia da Ilha das Cabras, que está a dois quilômetros da balsa na direção sul. Lá você poderá dar seu último mergulho em Ilhabela, seja a beira-mar, praticando snorkel ou até mesmo mergulhando com cilindro.

Se você já se salgou demais e não faz questão de entrar na água, pode aproveitar a oportunidade para almoçar com uma vista de tirar o fôlego, ou simplesmente garantir as últimas fotos da viagem.

praias do sul - roteiro de 5 dias em ilhabela
Praia Pedras Miúdas [A Ilha das Cabras está à frente da praia, e não aparece nesta foto]
»»» Ficou com alguma dúvida ou tem outras dicas de roteiro de viagem em Ilhabela? Me conta aí nos comentários! 🙂

3 lugares para se hospedar em Ilhabela

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Da Vila  é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Náutilus tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Real Villa Bella.

» Se preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ilhabela

COMPARTILHAR
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

2 COMENTÁRIOS

  1. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here