Ilhabela: Roteiro para cinco dias de viagem ou menos. Descubra quais passeios, praias, cachoeira e outra atrações para visitar durante as sua férias na ilha mais famosa do litoral de São Paulo.
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

Não é à toa que este destino seja tão procurado durante os feriados prolongados. Além da tradição paulista de lotar as praias sempre que possível, um roteiro de quatro ou cinco dias é perfeitamente viável para uma primeira viagem a Ilhabela.

É claro que com dezenas de cenários a disposição, quem tem mais tempo para a trip pode aproveitar com calma os encantos da ilha mais famosa do litoral norte de São Paulo.

Porém, quem tiver apenas três dias de lazer, a viagem continua valendo a pena. Mas saiba que conhecerá muito pouco perto de tudo que este lugar pode nos proporcionar.

Para você ter uma ideia, eu passei quatro dias inteiros por lá e não conheci nem metade dos lugares que gostaria. Ainda assim, independente de quantos dias você ficará em Ilhabela, uma coisa é certa: a ilha provavelmente te dará motivos para querer voltar outras vezes.

Se acaso você já se convenceu de fazer uma viagem pelo litoral de São Paulo e está em busca de um roteiro em Ilhabela, neste post eu vou te contar o que eu fiz durante os meus cinco dias por lá.

Mas é claro, sinta-se à vontade para fazer as adaptações que achar mais pertinente, e adequar as sugestões aos seus gostos e estilo de viagem.

Leia também: 10 pousadas baratas em Ilhabela

# Roteiro de 5 dias em Ilhabela

» Chegada + Praia de onde estiver hospedado
» Praias do Sul
» Passeio de barco ou trilha
» Praias do Norte
» Regresso
» Reservar hospedagem em Ilhabela

# Dia 1: Chegada + Praia de onde estiver hospedado

Dependendo de onde você mora, é provável que boa parte do seu primeiro dia de viagem seja dedicado com o deslocamento a Ilhabela. Por conta disso, recomendo que não o considere como um dia cheio de passeio, ou que não inclua no seu roteiro lugares que estão distantes de onde estará hospedado.

Uma boa pedida é conhecer a praia do bairro em que está sua acomodação. Caso seu hotel seja na Vila ou em outra área onde o mar não é dos melhores, a dica é ir até a Praia do Perequê.

Além da localização conveniente na região central, a Praia do Perequê possui boa estrutura de bares, restaurantes e quiosques. Aliás, essa é uma das melhores praias para ficar em Ilhabela.

Após curtir o seu primeiro pôr do sol com uma paisagem bastante fotogênica, siga para a Vila – como é chamado o centro-histórico – e termine o dia em algum dos ótimos restaurantes ou bares de Ilhabela

Ilhabela roteiro dica
Praia do Perequê

» Clique aqui para encontrar as melhores ofertas de pousadas em Ilhabela

# Dia 2: Praias do Sul

O segundo dia do seu roteiro em Ilhabela pode ser para explorar praias e cachoeiras do sul.

Como eu estava hospedado na Vila, a minha estratégia foi sair bem cedo e ir direto para a badalada Praia do Curral, que está a 15 quilômetros do centro e a nove da balsa. A praia possui ótima estrutura, extensa faixa de areia e mar calmo.

Fiquei lá até por volta das 11hs e segui para a incomparável Cachoeira de Paquetá, que possui três quedas e uma das vistas mais lindas de Ilhabela.

O inicio da trilha está a um quilômetro e meio da Praia do Curral. Se acaso você estiver de carro pode deixá-lo nos estacionamentos que estão no inicio do caminho. Se estiver a pé, terá 20 minutos adicionais de caminhada.

O primeiro trecho da trilha é tranquilo, por outro lado, nos demais a dificuldade aumenta um pouco, mas sem exagero. Espere gastar de 15 a 20 minutos para percorrer cada trecho.

Se você ainda não tiver almoçado, a próxima parada pode ser a Praia Grande, que está a dois quilômetros e meio da Praia do Curral, e oferece restaurantes e quiosques mais econômicos que sua vizinha. A praia é urbana com a avenida logo ao lado, mas nem por isso deixa de ser uma opção bacana para o resto do dia.

Caso prefira um ambiente menos afetado pelo barulho de carros, ou ainda, conhecer mais um lugar neste dia, a Praia da Feiticeira é uma alternativa conveniente. No entanto, tenha em mente que a praia é pequena é não há estrutura – vi um único quiosque improvisado que vendia apenas bebidas.

Vista do alto da última queda na Cachoeira de Paquetá

Leia também: 7 dicas do que fazer em Ilhabela

# Dia 3: Passeio de barco ou trilha

Depois de um dia de roteiro puxado em Ilhabela, as próximas 24 horas podem ser mais tranquilas caso opte em fazer um passeio de barco.

Eu escolhi a tradicional rota até a Praia de Castelhanos, indo por mar e voltando pela estrada que corta o Parque Estadual Ilhabela, em meio a Mata Atlântica.

O passeio, que começou às 11hs, teve como primeiras paradas a Praia da Fome e Saco de Eustáquio. Em seguida chegamos a Castelhanos e por lá ficamos até às 16hs.

Além deste roteiro há outras opções para conhecer esta, que é considerada uma das melhores praias de Ilhabela: você pode ir por terra e voltar navegando, ou ir e voltar de jipe. A vantagem neste último caso é que você pagará menos, e terá mais tempo para conhecer a Cachoeira do Gato.

Outra praia que você pode chegar de barco ou através de uma cansativa trilha é a Praia do Bonete. Infelizmente não pude conhecê-la porque precisei escolher entre ela e Castelhanos. Porém, quem já a visitou garante que é a mais bonita da ilha.

Por fim, menos concorrido que os outros tours, mas com destinos que também não deixam a desejar, é o passeio de escuna à Praia do Jabaquara e Praia da Fome. As saídas, no entanto, não são tão frequentes quanto os demais, pois nem sempre o mar está com boas condições para navegação.

passeios e roteiro em Ilhabela

Praia da Fome

# Dia 4: Praias do Norte

Reza a lenda que um roteiro por Ilhabela sem conhecer as praias do norte não é um roteiro correto. Brincadeiras à parte, e pelo sim ou pelo não, não custa nada dedicar um dia inteiro para as paisagens desta região.

No extremo norte da ilha quem se destaca é a selvagem Praia do Jabaquara. Porém, os “desmotorizados” terão dificuldade para chegar até lá. Isso porque, não há ônibus até a praia, e o último ponto é a seis quilômetros do mar, onde se inicia uma estrada de terra. Já quem estiver de carro não terá dificuldade para fazer o percurso.

De acesso mais fácil e menos distante da Vila está a Praia da Armação: uma praia tranquila e com um único e bem estruturado restaurante à beira-mar. No canto esquerdo, onde está o quiosque, há também uma baita sombra que é feita por uma árvore. Por outro lado, no canto direito as pessoas praticam esportes aquáticos.

Ainda mais central e urbanizada do que as outras duas é a Praia Pedra do Sino, que leva este nome devido ao som peculiar emitido pelas grandes pedras que estão no seu canto direito. É uma praia com três ou quatro quiosques e dezenas de mesinhas com guarda sol que, inusitadamente, formam uma bela paisagem.

Quem estiver a fim de conhecer alguma cachoeira, desde a Praia do Viana – famosa pelo restaurante de mesmo nome e sua casquinha de siri – é possível começar as trilhas que levam até a Cachoeira da Friagem e a Cachoeira Couro de Boi.

roteiro em Ilhabela - praias do norte
Praia da Armação

Leia também: 7 hostels em Ilhabela que realmente valem a pena!

# Dia 5: Regresso

Finalmente chegou o último dia do seu roteiro de viagem em Ilhabela. Porém, se você não precisa voltar pra casa tão cedo, ainda é possível aproveitar suas últimas horas na ilha.

Formando um panorama digno de cartão postal, a Ilha das Cabras é um santuário ecológico com vida marinha privilegiada, e está localizada muito próxima da costa.

A praia de acesso é a Pedras Miúdas, também conhecida como Praia da Ilha das Cabras, que está a dois quilômetros da balsa na direção sul. Lá você poderá dar seu último mergulho em Ilhabela, seja a beira-mar, praticando snorkel ou até mesmo mergulhando com cilindro.

Se acaso você já se salgou demais e não faz questão de entrar na água, pode aproveitar a oportunidade para almoçar com uma vista de tirar o fôlego, ou simplesmente garantir as últimas fotos da viagem a Ilhabela.

praias do sul - roteiro de 5 dias em ilhabela
Praia Pedras Miúdas [A Ilha das Cabras está à frente da praia, e não aparece nesta foto]

3 lugares para se hospedar em Ilhabela

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Da Vila  é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, a Pousada Náutilus tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Hotel Real Villa Bella.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Ilhabela

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

8 COMENTÁRIOS

  1. Olá, estou com dificuldades para descobrir como chegar. Consigo pegar um onibus no aeroporto de Guarulhos ?? Cheguei a pesquisar no Click Bus e não achei.

    • Oi Andreza, tudo bem?

      Tem ônibus do Aeroporto de Guarulhos para Ilhabela, sim. Quem faz a rota é a empresa Pássaro Marrom (antiga Litorânea).
      A passagem custa em torno de R$ 60,00 e há 5 saídas por dia.

      Você pode consultar os valores e horários através do site abaixo:

      >>> https://www.passaromarron.com.br/?nocache=1

      No local de partida, coloque “Guarulhos Aeroporto”.

      Espero que aproveite se roteiro em Ilhabela!

      Abraço

  2. Adoro ilha bela, primeira vez q fui foi em 2018, tempo estava frio e não consegui explorar nada nos três dias q fiquei, segunda vez fui no último dia 05 de setembro, passei 3 dias fui com condução própria com amigos e finamente consegui aproveitar muito.. ilha das cabras e um paraíso , pode passar uma semana na ilha é impossível conhecer todas belezas cada canto tem uma história e paisagem diferente. Quem nunca foi recomendo e assino embaixo

    • Oi Danyllo, tudo bem?

      Que bom que dessa vez você conseguiu aproveitar o seu roteiro em Ilhabela! 🙂

      É um lugar que dá para voltar várias vezes, né?!

      Abraço

  3. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here