De todas as pequenas cidades da América Central este destino guatemalteco é, sem dúvidas, o que possui melhores lugares para se hospedar. E digo mais: as opções de onde ficar em Antigua, na Guatemala, atende desde casais que estão em lua de mel e fazem questão de romantismo, a mochileiros que não podem – ou não querem – gastar mais do que US$ 10,00 por uma diária. 

Inclusive, a oferta de acomodações disponíveis é tão grande, que é comum ficar em dúvida sobre em qual hostel ou hotel se hospedar.

Por isso, neste post você irá descobrir tudo o que precisa saber para não errar na hora de decidir onde ficar em Antigua.

Além de te falar qual a melhor localização da cidade, vou indicar hospedagens com bom custo beneficio e relatar como foi a minha experiência por lá.

Leia também: O que fazer na Guatemala | Melhores passeios

# A melhor região para se hospedar em Antigua

Antes de começar a buscar uma hospedagem em Antigua que atenda as suas necessidades, é preciso saber em quais bairros procurá-las.

E, a boa notícia é que em Antigua as acomodações estão concentradas basicamente em um único lugar: o centro histórico.

Assim como em praticamente toda cidade colonial, a vida em Antigua gira em torno das suas ruas que parecem terem saído de um conto de fadas.

Pelas calles de paralelepípedo e entre as charmosas construções antigas, você certamente encontrará alguma acomodação que atenda o seu perfil. Tenha como referência a Plaza Mayor – a praça principal de Antigua – e a partir daí escolha um hostel ou hotel que esteja aos arredores.

Além dos inúmeros quartos disponíveis, o que não falta nesta região são bares, restaurantes, cafés, lojinhas de artesanato, agências de turismo e outros estabelecimentos que se fazem necessários aos viajantes – como lavanderia, banco e caixas eletrônicos. 

» Clique aqui e encontre hotéis em Antigua com até 40% de desconto

# Dicas de hospedagem em Antigua

Quem quer gastar pouco e está em busca de um hostel com quarto compartilhado, terá boas opções na cidade.

Apesar de não ser o hostel mais econômico, o Adra Hostel é o mais bem avaliado de Antigua. Se você quer se hospedar num ambiente charmoso, a altura das construções coloniais da cidade, pode fazer sua reserva que você não se arrependerá.

Além deste, outros dois albergues bem cotados e que não decepcionam é o Yellow House Hostele o Maya Papaya.

Já os viajantes que não abrem mão do conforto e privacidade de um hotel, mas não querem gastar uma fortuna pela diária, também há quartos com excelente custo-benefício.

O Hotel La Sin Ventura é um três estrelas ao lado da Plaza Mayor e que não custa muito. Outra acomodação econômica e bem avaliada é o Hotel y Arte Antigua.

Podendo gastar um pouco mais – em torno de R$ 250,00 pela diária em um quarto duplo – o Hotel Mesón de María e o Casa del Arco Antigua devem entrar no seu radar. Quem fica lá costuma sair mais do que satisfeito com a estadia.

# A minha experiência

A minha casa em Antigua não poderia ser outra senão o Bigfoot Hostel. Afinal, durante dois meses eu trabalhei na filial deste albergue na cidade de León, na Nicarágua, e, portanto, quando fui pra Guatemala não tive a menor dúvida de que me hospedaria lá.

Contar como foi a minha estadia soa um pouco suspeito, afinal, eu já tinha um carinho enorme pelas pessoas e por este hostel que me acolheu de braços abertos em território Nica.

Outro ponto a considerar é que em março de 2017, o Bigfoot Antigua mudou de casa. Ou seja, as instalações que conheci não são as mesmas de hoje em dia.

Sendo assim, esta recomendação de onde ficar em Antigua é baseada na simpatia e hospitalidade dos donos do hostel e dos funcionários, que pude presenciar e fazer parte por oito semanas, e nas fotos que vi da nova casa. Que por sinal, me parece melhor do que a anterior.

O albergue, que está ao lado da Plaza Mayor, tem quartos compartilhados e privados.

Além disso, possui uma área comum espaçosa, restaurante e oferece serviço de shuttle entre Antigua e vários outros destinos na América Central.

+ Dicas de onde ficar em Antigua, na Guatemala

>>> Muitas acomodações em Antigua não incluem café da manhã no valor cobrado pela diária. Na hora de comparar os preços entre hotéis é importante ficar de olho neste item.

Algumas hospedagens cobram um preço à parte por este serviço, outras, no entanto, nem mesmo oferecem esta facilidade.

 >>> Nem todos os hostels e hotéis incluem os impostos no valor da diária apresentado em sites como o Booking.com. Verifique isso antes de efetuar sua reserva para ter certeza de qual valor lhe será cobrado.

>>> Durante feriados – principalmente religiosos católicos, como a Semana Santa – Antigua tem um aumento significativo de visitantes. Os preços tendem a subir e é recomendado fazer sua reserva com mais antecedência.

>>> Hostels e hotéis simples normalmente não aceitam cartão como forma de pagamento.

>>> Para encontrar outras opções de lugares para ficar em Antigua, consultar preços ou até mesmo fazer sua reserva, recomendo o que você utilize o site Booking.com

Isso porque, muitas vezes há acomodações com até 40% de desconto. O que significa uma bela economia para sua viagem a Antigua.

 

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

3 COMENTÁRIOS

  1. Olá Murilo! Estou em Antígua agora, no Wicho & Charles e compartilho contigo a experiência: staff gente boa e bem flexível com os horários de entrada e saída. O hostel é pequeno mas com área comum bem acolhedora. O sistema das camas em casulos é confortável e as cortinas são mão na roda. Cada casulo tem tomada e ventilador. Tem locker com bom espaço, suficiente para uma mochila pequena e mais uns cacarecos. Pontos negativos: 4 banheiros com ducha e vaso sanitário no mesmo espaço o que pode deixar o viajante ” apertado” no horário de pico dos banhos. Não tive este problema mas vale a nota (: Os banheiros apresentam uma certa humidade e dois deles tem deck de madeira no chão do box o que visualmente é legal mas na pratica retém humidade e deixa um cheiro estranho no ar. Os quartos do andar de cima são mais espaçosos e ventilados, mas o Wi-Fi só pega bem na área comum. Em geral é um hostel bem ok, mas não fabuloso. Vale lembrar que a cozinha não está disponível parA uso. Se for ficar lá, aconselho o quarto do andar de cima, tanto pela ventilação, Espaco quanto pela privacidade. Bons dias!

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here