Para o meu gosto pessoal, eu não tive a menor dúvida na hora de decidir onde ficar em Balneário Camboriú – um dos principais destinos do litoral de Santa Catarina.

Aliás, se tivesse que dar um palpite, diria que o bairro em que fiquei hospedado atende perfeitamente mais de 80% dos viajantes que vão a turismo para este destino.

Ainda assim, dependendo do seu perfil, das suas intenções durante a viagem e da época do ano, outras vizinhanças também podem ser uma opção adequada para a sua hospedagem em Balneário.

Portanto, mesmo sendo bem claro qual é o melhor bairro para ficar em Balneário Camboriú – ao menos para a maior parte dos turistas – neste texto eu também explicarei sobre outras praias onde você pode se hospedar na cidade.

Além disso, indicarei hotéis, pousadas e apartamentos que, além de bem avaliados, podem oferecer um excelente custo-benefício para a sua estada.

# Melhores bairros e praias para ficar em Balneário Camboriú

De modo geral, a área central da cidade é a melhor região para ficar em Balneário Camboriú.

Inclusive, é lá onde está concentrada a rede hoteleira e onde estão algumas das pousadas mais baratas em Balneário Camboriú.

Para um viajante padrão que está a turismo pela primeira vez, na minha opinião, não há razão para escolher um hotel ou pousada fora desta zona.

Em todo caso, algumas outras praias para ficar em Balneário Camboriú, são:

» Taquaras

» Praia do Estaleiro e Estaleirinho

» Praia dos Amores e Praia Brava

» Clique aqui para encontrar hotéis em Balneário Camboriú

# Praia Central

Entenda como Praia Central a principal praia de Balneário Camboriú, e não apenas o trecho onde ela está em frente ao centro da cidade propriamente dito.

Porém, como de ponta a ponta ela tem seis quilômetros, tenha em mente que ao longo de sua extensão você encontrará diversos bairros com diferentes nomes. Apesar de pequenas diferenças entre si, toda essa região é bem estruturada para o turismo.

Basicamente, estes seis quilômetros de praia são divididos em três zonas: Barra Sul, Centro e Barra Norte. Em comum, todas estas zonas possuem a Avenida Atlântica como avenida à beira-mar.

Barra Sul, Centro e Barra Norte

A Barra Sul, onde se encontra o Parque Unipraias, é considerada uma área mais endinheirada. Aliás, por estas bandas a oferta de acomodações é mais escassa e a orla da praia possui menos comércios e movimento.

O Centro, como não poderia deixar de ser, é onde você encontrará maior variedade de hospedagens, bares, restaurantes e comércios em geral. Ou seja, o movimento é intenso de dia e à noite.

Na orla da praia, o burburinho se concentra próximo a Praça Almirante Tamandaré e no cruzamento da Avenida Atlântica com a Avenida Central. É nesta área que está o point de bares e restaurantes lado a lado que deixa qualquer viajante louco para decidir em qual deles entrar.

Bairro adentro, na Avenida Brasil – que é a primeira paralela à Avenida Atlântica – também há uma infinidade de lojas e cantinhos gastronômicos para deixar o seu estômago contente.

Por fim, na Barra Norte você encontrará um dos mais novos atrativos de Balneário Camboriú: a roda gigante Big Wheel. Na orla, conforme vai se afastando do centro, o número de comércios vai diminuindo, mas ainda há um bom vai e vem de pedestres no calçadão à beira-mar.

No meu caso, eu fique hospedado no centro, e com toda certeza seria a minha escolha em outras ocasiões. Isso porque, para mim, bater-perna dia e noite a poucos minutos do meu hotel foi uma comodidade e tanto.

Além disso, por estar no meio do caminho para qualquer um dos lados, as corridas de Uber sempre ficavam baratas. 

hotéis em Balneário Camboriú
A Praia Central de Balneário Camboriú é uma ótima região para se hospedar na cidade

Hotéis e pousadas no centro de Balneário Camboriú

Começo as dicas de hotéis para ficar em Balneário Camboriú com a sugestão de onde me hospedei: Mar Hotel. Se você está em busca de economia, quer ficar bem localizado e não faz questão de acomodações com muitas firulas, ele pode atender às suas necessidades.

Em uma rua paralela ao Mar Hotel, o Hotel das Américas é outra opção de hospedagem três estrelas que normalmente tem diárias que cabem no bolso de praticamente qualquer viajante.

Além destes dois, o Tropikalya Gold Hotel também possui bom custo-benefício, e encanta os turistas com as suas suítes espaçosas e um café da manhã reforçado.

Se estiver em busca de uma hospedagem mais estrelada, o Hotel Marimar The Place é um dos quatro estrelas mais concorridos de Balneário Camboriú. Não à toa, possui uma nota de avaliação invejável.

Mais próximo da Barra Sul, o Santa Inn Hotel é um dos mais bem cotados do pedaço.

Ou ainda, duas opções que são velhas conhecidas de muitos viajantes são o Ibis Styles e o Mercure Camboriú. Este último, inclusive, está situado em plena Avenida Atlântica no trecho mais central de todos.

melhores bairros para se hospedar em Balneário Camboriú
Orla da Praia Central, no trecho da Praça Almirante Tamandaré

# Praia de Taquaras

Localizada a oito quilômetros do centro da cidade, sentido Barra Sul, a Praia de Taquaras é uma das praias de Balneário Camboriú onde você poderá se hospedar. Isso, é claro, se você estiver em busca de isolamento e, preferencialmente, com um veículo próprio para se locomover.

Apesar de ser uma praia lindíssima, inclusive, mais bonita que a praia urbana do centro, o bairro possui pouca estrutura para os viajantes. Aliás, você encontrará uma ou outra pousada, alguns quiosques e restaurantes no canto direito da praia, e pouquíssimos comércios.

Ficando por aqui, sair para bater perna à noite não será uma realidade durante o seu roteiro de viagem.

Hotéis e pousadas na Praia de Taquaras

Um dos melhores lugares para se hospedar na Praia de Taquaras é no Reserva Praia Hotel – um quatro estrelas de ares moderno e localizado na avenida da praia.

Além de suítes confortáveis e com toques de romantismo, sendo que algumas possuem até banheira de hidromassagem, o Reserva Praia também possui uma boa área externa.

Além de piscina e academia, há um restaurante que abre diariamente, o que facilita a vida do viajante porque em algumas épocas do ano nem todos os comércios ficam abertos nesta região.

Por fim, outras comodidades que já estão incluídas no valor da diária são o café da manhã e o direito de uso do estacionamento.

praias para ficar em Balneário Camboriú
Canto direito da Praia de Taquaras, onde há alguns quiosques pé na areia

# Praia do Estaleiro e Praia do Estaleirinho

As praias do Estaleiro e do Estaleirinho possuem vizinhanças com dinâmica semelhante à Praia de Taquaras. Inclusive, até mesmo a faixa de areia e a paisagem de todas estas praias são muito parecidas.

É uma possibilidade de bairros para ficar em Balneário Camboriú? Sim.

Vale a pena? Na minha opinião, apenas se a sua intenção é justamente fugir do astral urbano, das comodidades e do agito da praia central.

Neste caso, saiba que você estará ainda mais distante do centro de Balneário, aproximadamente 13 quilômetros.

Hotéis e pousadas na Praia do Estaleiro

Uma das acomodações com melhor custo-benefício na Praia do Estaleiro é a Pousada OceAnas.

Além de precinho camarada, a Pousada OceAnas está de frente para o mar e recebe os viajantes como se fossem amigos de longa data. Com decoração alegre e espaços descontraídos, é aquele tipo de lugar que nos faz sentir em casa mesmo quando estamos viajando.

Outra opção com reputação nas alturas e que ostenta um cenário que parece ter saído de um conto de fadas é a Praia do Estaleiro Guest House. Sem dúvida é um endereço certeiro para quem está em busca de sossego sem abrir mão de conforto.

hospedagem em Balneário Camboriú
Praia do Estaleiro

# Praia dos Amores e Praia Brava

Se não ficasse no centro, a minha segunda opção de bairro para ficar em Balneário Camboriú seria a Praia dos Amores, na divisa com a Praia Brava – esta última, no munícipio de Itajaí.

Apesar de estar grudada em outra cidade não precisa se preocupar. Isso porque, ao contrário das praias que indiquei anteriormente, a Praia dos Amores está bastante perto da área urbana de Balneário: apenas dois quilômetros da Barra Norte e a três quilômetros do centro.

Em todo caso, saiba que a Praia dos Amores e este pedaço da Praia Brava possui uma estrutura comercial independente. Se você não quiser sair daqui para comer e beber, não precisa.

Há uma boa oferta de bares e restaurante nas redondezas, principalmente na Avenida Carlos Drummond de Andrade e na orla da praia.

Aliás, na avenida à beira-mar há alguns beach clubs bem animados, como por exemplo, o Pargus Seaside e o Majestic Beach Club.

Apesar do agito dos bares, essa vizinhança tem um astral menos intenso do que o centro de Balneário. Inclusive, a ausência de edifícios altos te dará a sensação de estar em outra cidade.

No caso da Praia Brava, é exatamente outro munícipio. O dilema é conseguir entender onde é Praia dos Amores e onde é Brava.

Todos os estabelecimentos da orla, por exemplo, são endereçados como Praia Brava, mesmo os aplicativos de mapa indicando que você está na Praia dos Amores. Na orla, as placas de endereço também constam como Itajaí.

Porém, basta andar duas quadras bairro adentro, que você estará de volta a Balneário Camboriú, na Praia dos Amores, com placas de endereço padrão Balneário Camboriú.

Enfim, independente destes pequenos detalhes, o fato é que essa é uma boa região para se hospedar durante a sua viagem.

Hotéis e pousadas na Praia dos Amores e Brava

Com ambiente charmoso e vista para o mar, a Pousada Canto da Brava é uma pousada pé na areia e que oferece uma estada digna de boas lembranças.

Seja para viagem a dois ou em família, a Canto da Brava é um bom lugar para estar perto da natureza e, ainda assim, poder ir andando até os bares e restaurantes do bairro.

Se acaso você quiser ficar mais próximo dos comércios, outra opção de hospedagem por estas bandas é a Pousada Ondas da Brava. Lá você encontrará ótima estrutura, suítes aconchegantes e um café da manhã que sempre recebe muitos elogios nos sites de avaliação.

melhor região para se hospedar em Balneário Camboriú
Orla da Praia Brava, em Itajaí, na divisa com Balneário Camboriú
lugares para ficar em Balneário Camboriú
Praia Brava

+ Dicas sobre onde ficar em Balneário Camboriú

» Além de hotéis e pousadas convencionais, também há muitos flats e apartamentos em Balneário Camboriú que você pode se hospedar durante a viagem.

É possível encontrá-los nos mesmos sites de reserva, como o Booking.com.

Normalmente, estas acomodações costumam ser um bom plano para quem for viajar em grupo de amigos, famílias, ou qualquer pessoa que prefere ter mais espaço e privacidade para a estada.

De modo geral, os flats e a apartamentos não incluem café da manhã na diária. Por outro lado, é comum que essas hospedagens tenham cozinha equipada onde você poderá preparar as suas refeições.

» O preço dos lugares para ficar em Balneário Camboriú vai depender da categoria da acomodação e da época do ano.

Na baixa temporada, por exemplo, um hotel econômico custa – em média – entre R$ 150,00 e R$ 210,00 por dia em uma suíte para duas pessoas, com o café da manhã incluído na conta.

Por outro lado, durante os períodos mais concorridos – como no Ano Novo e no verão – um mesmo quarto pode custar de duas a três vezes mais caro.

Aliás, se você pretende se hospedar em Balneário Camboriú durante a alta temporada, recomendo reservar seu hotel com antecedência para garantir um melhor custo-benefício,

» Por fim, se acaso quiser consultar as promoções de hotéis em Balneário Camboriú no Booking.com, clique aqui.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here