Diferente de outros destinos litorâneos, as praias de Balneário Camboriú não são as únicas atrações da cidade. Embora o mar seja, de fato, o responsável por ditar a vocação turística da região, não necessariamente os viajantes fazem questão de visitar todos os pedaços de areia do município.

O que é compreensível, afinal, Balneário tem tantos atrativos fora d’água que o seu mar muitas vezes fica em segundo plano durante a viagem.

Ainda assim, acredite: há belas praias em Balneário Camboriú que podem fazer parte da sua programação. Aliás, antes de viajar eu estava com as expectativas tão baixas que acabei me surpreendendo positivamente com alguns cenários que encontrei por lá.

Portanto, para que você também tenha a chance de se surpreender com as paisagens escondidas da cidade, neste texto eu contarei o que você pode esperar das melhores praias de Balneário Camboriú.

melhores praias de Balneário Camboriú
Praia do Centro de Balneário Camboriú

# Praias de Balneário Camboriú

Antes de tudo, vamos aos esclarecimentos: a melhor época para visitar as praias de Balneário Camboriú é durante o outono e a primavera.

Apesar de ter chuvas bem distribuídas ao longo do ano, os aguaceiros em Balneário são mais intensos durante o verão. Além disso, a superlotação de turistas e o trânsito são outros dois inconvenientes que você terá que encarar se acaso viajar na alta temporada.

Durante o inverno o clima costuma ser mais seco, e dias ensolarados são comuns. No entanto, embora seja possível aproveitar os quiosques à beira-mar, entrar na água será congelante.

Além disso, tenha em mente que as melhores praias de Balneário Camboriú ficam afastadas do centro da cidade. Portanto, a melhor maneira de chegar até elas é com um carro – seja utilizando os aplicativos de corrida ou um veículo próprio.

Por fim, confira a seguir mais informações sobre as praias de Balneário Camboriú

1- Praia dos Amores

2- Praia do Buraco

3- Prainha

4- Praia Central de Balneário Camboriú

5- Praia das Laranjeiras

6- Praia de Taquaras e Taquarinhas

7- Praia do Pinho

8- Praia do Estaleiro

9- Praia do Estaleirinho

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Balneário Camboriú

1- Praia dos Amores

A primeira indicada desta lista de praias de Balneário Camboriú é uma das minhas favoritas: a Praia dos Amores.

Localizada a apenas seis quilômetros do centro de Balneário – e a menos de três quilômetros se você estiver na Barra Norte – a Praia dos Amores está na divisa com o munícipio de Itajaí.

Aliás, a Praia dos Amores é apenas o cantinho direito da faixa e areia, próximo ao Morro do Careca. Caminhando menos de 200 metros já será a Praia Brava de Itajaí – inclusive, os comércios da orla têm o endereço da outra cidade.

Logradouros à parte, o fato é que tanto a Praia dos Amores como também a Praia Brava se destacam pela sua ótima estrutura comercial à beira-mar. Por lá, não faltam quiosques, bares, restaurantes e até mesmo animados e elegantes beach clubs.

Por causa desta excelente oferta de ambientes para se divertir, a Praia dos Amores é sempre muito procurada pelos jovens. Outro público que é figurinha carimbada pelas areias da Praia dos Amores são os surfistas – experientes ou não.

Apesar de ter comércios espalhados por todo o bairro, um dos pedaços mais movimentados é na Avenida Carlos Drummond de Andrade, próximo do calçadão à beira-mar.

Para comer e beber, alguns bons lugares de frente para o mar, são: Salsa Brava, La Belle Praia Brava, Voo Livre Petiscaria e Brava Ocean Grill.

Ou, se quiser se acomodar em um beach club, os dois mais famosos da vizinhança são o Pargus Seaside e o Majestic Beach Club.

Sobre a praia em si, você encontrara uma orla agradável com prédios baixos, faixa de areia espaçosa e mar com ondas constantes.

Praia dos Amores
Praia dos Amores, ao lado do Morro do Careca

2- Praia do Buraco

A Praia do Buraco é um refúgio selvagem e deserto literalmente ao lado do burburinho turístico de Balneário Camboriú. Portanto, é ideal para quem está em busca de sossego e não faz questão de comodidades de frente para o mar.

Embora não seja uma praia conveniente para passar o dia – devido à falta de estrutura e ao mar agitado para banho – sua paisagem fotogênica merece um espaço na sua programação. Até porque, você poderá visitá-la de uma maneira prática, agradável e sem precisar gastar muito tempo.

Localizada na Barra Norte de Balneário, o acesso à praia se dá por uma espécie de passarela de madeira que contorna o mar e é rodeada de vegetação. O início do caminho é bem ao lado do Molhe da Barra Norte e da Roda Gigante – ou seja, mais prático impossível.

Além disso, o percurso até a Praia do Buraco é plano e tem menos de 700 metros. Ou seja, em apenas 15 minutos você chegará à praia através de uma simpática caminhada em meio à natureza.

Por fim, outra particularidade é que é nas areias da Praia do Buraco onde se encontra o único resort de Balneário Camboriú, o Infinity Blue Resort & Spa.

lista de praias de Balneário Camboriú - SC
Passarelas à beira-mar que vão da Barra Norte à Praia do Buraco
Praia do Buraco
Praia do Buraco

3- Prainha [Praia do Canto]

Podendo ser avistada do Molhe da Barra Norte, a Prainha – também chamada de Praia do Canto – está no meio do caminho até a Praia do Buraco. Portanto, fazendo a caminhada pelas passarelas à beira-mar você conhecerá estas duas praias de Balneário Camboriú.

Fazendo jus ao seu nome, a Prainha tem uma faixa de areia limitada, e, por isso, acaba sendo um mero atrativo de passagem.

Ainda assim, seu mar calmo rodeado pela vasta vegetação forma um belo cenário natural. Não à toa, é um local bastante utilizado para ensaios fotográficos.

Qual é a praia mais bonita de Balneário Camboriú?
Prainha, também conhecida como Praia do Canto

4- Praia Central de Balneário Camboriú

Com seis quilômetros de extensão, a Praia do Centro de Balneário Camboriú é a mais estruturada e movimentada da cidade. Ironicamente, também é a menos bonita – naturalmente falando – das indicadas neste texto.

Ainda assim, esta legítima praia urbana tem os seus motivos para marcar presença em praticamente qualquer roteiro.

Para começar, a região central é um dos melhores bairros para ficar em Balneário Camboriú. Isso porque, além da rede hoteleira se concentrar no centro, você também estará muito bem servido com uma infinidade de bares, restaurantes, cafeterias e comércios em geral.

Seja para o café da manhã, almoço ou até mesmo para festejar depois que o sol se por, é no burburinho central da cidade onde você conseguirá tudo isso a poucos passos de distância.

Além disso, no centro – ou muito próximo a ele – estão alguns das principais coisas para fazer em Balneário Camboriú.

Em todo caso, como a Praia Central é bastante extensa, saiba ao longo dos seus seis quilômetros há pequenas diferenças. Até por isso, pode-se dividi-la em três setores: Barra Norte, Centro e Barra Sul.

Barra Norte, Centro e Barra Sul

Apesar da faixa de areia ser a mesma e da orla estar montada com prédios altíssimos de ponta a ponta, o pedaço mais movimentado é do centro em direção à Barra Norte.

No Molhe da Barra Norte, além do início do caminho para a Praia do Buraco e a Prainha, também se encontra um dos principais atrativos de Balneário: a Roda Gigante Fg Big Wheel.

Da ponta norte em direção ao centro, ao longo de quatro quilômetros você terá uma orla abarrotada de bares e restaurantes lado a lado. E, na altura da Praça Almirante Tamandaré, próximo ao cruzamento da Avenida Atlântica com a Avenida Central, o fervo é ainda mais intenso.

Além disso, é nesta região que estão algumas das pousadas baratas em Balneário Camboriú.

Por outro lado, o trecho entre o final do centro em direção à Barra Sul é mais sossegado. Embora ainda existam bares e restaurantes à beira-mar, eles ficam mais espaçados um dos outros.

Finalmente, na extrema ponta sul está outra atração imperdível durante uma viagem a Balneário Camboriú: o Parque Unipraias, onde através de um teleférico você poderá chegar até a Praia das Laranjeiras.

Praia do Centro de Balneário Camboriú
Praia do Centro de Balneário Camboriú, próxima à Barra Norte
Praia de Balneário Camboriú
Orla da Praia do Centro de Balneário Camboriú, na região da Barra Sul

5- Praia das Laranjeiras

Há motivos de sobra para a Praia das Laranjeiras ser uma das mais visitadas praias de Balneário Camboriú.

Para começar, trata-se de uma praia com o visual bastante bonito. Com mar calmo, faixa de areia larga e protegida por morros esverdeados, passar um dia neste pedaço de areia é certamente mais agradável do que na barulhenta Praia Central.

Além disso, a Praia das Laranjeiras tem ótima estrutura de quiosques e restaurantes de frente para o mar. Facilitando, portanto, o dia a dia das famílias com crianças que não abrem mão destas comodidades.

Por fim, e talvez o principal motivo por fazê-la receber tantos visitantes, é a sua localização de fácil acesso e próxima ao centro.

Situada a apenas sete quilômetros da área central de Balneário, dá para chegar à Praia de Laranjeiras com um carro próprio, de Uber gastando menos de R$ 15,00, com o passeio Barco Pirata e com os teleféricos do Parque Unipraias.

Tanto o embarque para o teleférico como para o passeio de barco acontecem ao lado do Molhe da Barra Sul.

Como nem tudo é perfeito, o maior senão é que a Praia das Laranjeiras costuma ser uma das mais lotadas de Balneário Camboriú – especialmente durante a alta temporada.

Praia das Laranjeiras
Praia das Laranjeiras, uma das mais famosas de Balneário Camboriú

6- Praia de Taquaras e Taquarinhas

A partir de agora as próximas indicações das praias de Balneário Camboriú têm perfis muito semelhantes.

Além de serem menos urbanas – aliás, esqueça os arranhas céu do centro de Balneário – são praias que estão sempre desertas durante a baixa temporada. E, mesmo nos períodos mais movimentados, são locais que oferecem uma faixa de areia menos tumultuada.

Inclusive, se você for a estas praias durante a semana dos meses de inverno, o mais provável é que encontre a maior parte dos comércios à beira-mar de portas fechadas.

Outra particularidade é que ao longo da rodovia que passa por todas estas praias – a Rodovia Interpraias – há diversos mirantes no caminho. Portanto, saia do seu hotel com o celular carregado.

A primeira dupla de praias desta região, bem ao lado da Praia das Laranjeiras, é a Taquarinhas e Taquaras. Embora estejam na mesma faixa de areia, a Taquarinhas é sem nenhuma estrutura.

Aliás, se você quer se acomodar em algum restaurante que ofereça cadeiras e guarda-sol, vá direto para o canto direito da Praia de Taquaras. É lá que estão os ajeitados Das Antiga Taquaras e Taquaras Restaurante.

Sobre as praias em si, ambas têm uma faixa de areia pra lá de espaçosa. O mar é diferente dependendo do trecho, sendo que na área dos restaurantes as ondas costumam ser mais fracas.

Taquaras
Canto direito da Praia de Taquaras onde há alguns restaurantes de frente para o mar

7- Praia do Pinho

A Praia do Pinho entrou de vez no cenário turístico nacional – isso mesmo, nacional – ainda na década de 80.

Apesar de realmente ser uma das mais lindas praias de Balneário Camboriú, o que despertou o interesse dos visitantes neste pedaço do litoral catarinense não foi a sua paisagem natural, mas sim, o fato dela ter sido a primeira praia naturista do Brasil.

Localizada entre as praias de Taquaras e Estaleiro, a nove quilômetros do centro de Balneário, a Praia do Pinho é uma das melhores praias naturistas que já tive a oportunidade de visitar.

Além da bela paisagem natural, com faixa de areia espaçosa, mar agitado e rodeada por costões rochosos, destaca-se também pela boa estrutura turística que oferece, com estacionamento, lanchonetes e até pousada e camping.

Como estive na praia durante a baixa temporada e durante a semana, não havia ninguém por lá. Porém, mesmo nos períodos mais movimentados, o que se houve falar é que tudo funciona de maneira muito organizada e seguindo o código de ética com normas aprovadas pela FBrN (Federação Brasileira de Naturismo).

Se você nunca esteve em uma praia naturista, mas ficou interessado em visitá-la durante o seu roteiro pelas praias de Balneário Camboriú, recomendo que leia à seção de dúvidas frequentes do site Praia do Pinho e aos comentários de avaliação desta praia no site Tripadvisor.

praia naturista em Balneário Camboriú
Praia do Pinho, a primeira praia de naturismo do Brasil

8- Praia do Estaleiro

Com jeitinho de vila praiana e vocação residencial, a Praia do Estaleiro é um dos melhores endereços dentre as praias de Balneário Camboriú para quem quer tirar alguns dias de descanso longe da urbanização e do agito.

Embora sua estrutura turística seja limitada, há algumas boas opções de pousadas de frente para o mar, como por exemplo, a Pousada OceAnas e a  Praia do Estaleiro Guest House.

Por falar em mar, a orla da praia é bastante simples, com estrada de terra e sem acesso para veículos na maior parte. Portanto, quem reina por aqui é o silêncio – que é eventualmente quebrado apenas pelo som das ondas do mar agitado.

Sobre o cenário natural da praia, ela é parecida com as suas vizinhas Taquaras e Pinho. Ou seja, tem faixa de areia espaçosa, grossa e dourada, além de mar esverdeado com ondas sempre presentes.

Praia do Estaleiro
Praia do Estaleiro
mapa das praias de Balneário Camboriú
Rua ao lado da Praia do Estaleiro

9- Praia do Estaleirinho

Por fim, a praia de Balneário Camboriú mais distante do centro, já na divisa com o munícipio de Itapema, é a Praia do Estaleirinho.

Apesar do nome e de ser muito parecida com a sua irmã Estaleiro, estas duas praias ficam em faixas de areia diferentes e não é possível ir andando pela beira-mar de uma para outra. Em todo caso, você pode ir caminhando pela Rodovia Interpraias, e entre subidas e descidas são apenas dois quilômetros de pernada.

Para quem estiver em busca de passar alguns dias de tranquilidade pertinho do mar, há algumas boas pousadas pela região.

No entanto, tenha em mente que na baixa temporada muito comércios podem estar fechados. Portanto, o ideal é você escolher uma acomodação que tenha restaurante onde você possa almoçar e jantar sem precisar sair do bairro.

Ou, se for apenas para passar o dia, o trecho central próximo ao Jef & Bia Restaurante é o melhor pedaço para esticar a canga.

Não menos importante, vale mencionar que o mar segue agitado por estas bandas e os banhistas devem ficar atentos ao entrar na água.

Estaleirinho
Praia do Estaleirinho
Rodovia Interpraias
Vista da Praia do Estaleirinho em um dos mirantes da Rodovia Interpraias

3 lugares para se hospedar em Balneário Camboriú

($) Para os viajantes que querem economizar, o Mar Hotel é um dos hotéis mais baratos no centro de Baleneário.

($$) Outra opção com bom custo-benefício na área central é o Hotel Marimar The Place.

($$) Se quiser se hospedar na Praia dos Amores, a Pousada Canto da Brava é uma das acomodações mais bem cotadas.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Balneário Camboriú.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here