Apesar de não ser a principal estrela do litoral de Santa Catarina, ficar em Itajaí por alguns dias pode se revelar uma grata surpresa.
Ou, mesmo que você não tenha tempo para pernoitar na cidade, na minha opinião, vale a pena reservar ao menos um dia do seu roteiro em Balneário para visitar as atrações do município vizinho.
Em todo caso, o objetivo neste momento é ajudar os viajantes que pretendem se hospedar em Itajaí – seja por trabalho, turismo ou qualquer outro motivo.
Embora a rede hoteleira da cidade se concentre em poucas praias, há diferenças significativas entre os melhores bairros para ficar em Itajaí. E, neste texto, eu contarei a você as particularidades de cada vizinhança.
Além disso, também indicarei hotéis e pousadas que, além de boa reputação, costumam oferecer ótimos preços.
# Melhores bairros para ficar em Itajaí
O melhor bairro para ficar em Itajaí vai depender do seu perfil e roteiro de viagem. E, de modo geral, as localizações mais convenientes para a sua estada, são:
Sobre os preços dos hotéis em Itajaí, é possível encontrar acomodações simples que cobram a partir de R$ 140,00 em uma suíte para duas pessoas durante a baixa temporada – já com o café da manhã incluído.
Por outro lado, hotéis mais estrelados e de rede devem custar um pouco mais, custando em torno de R$ 200,00 a diária.
Além disso, vale destacar que estes valores são para os períodos menos movimentados na cidade. Se acaso a sua viagem a Itajaí for entre dezembro e março – ou seja, alta temporada – um mesmo quarto pode custar de duas a três vezes mais.
Por fim, tanto para encontrar acomodações como também para reservar a sua hospedagem, vale a pena ficar de olho nas promoções de hotéis em Itajaí através do site Booking.com.
# Centro de Itajaí
Se você não faz questão de se hospedar ao lado de uma praia, preza pela comodidade de comércios por perto, ou terá algum compromisso por estas bandas, então, ficar nos hotéis do centro de Itajaí pode ser um bom plano para a sua estada.
Inclusive, essa é a região com a maior concentração de pousadas baratas em Itajaí.
Apesar de não ter uma praia para banho, a área central da cidade está próxima do Porto de Itajaí, do ferry boat para Navegantes e da rodoviária.
Sobre a estrutura comercial também não há do que se queixar, afinal, você estará ao lado dos principais bares e restaurantes da cidade.
Grudado no burburinho comercial do centro, o Mercado Público de Itajaí é um ótimo local para comes e bebes.
Além disso, um pouco mais afastado do centro propriamente dito está a Via Gastronômica. Trata-se de um trecho da Avenida Ministro Victor Konder, onde além de um agradável calçadão à beira do Rio Itajaí-Açu, há também muitos lugares para deixar o seu estômago contente.
Por fim, apesar de já ser outra vizinhança, vale mencionar também o bairro Fazenda, que fica ao lado do centro e no início da Via Gastronômica.
Embora não tenha tantas acomodações, esta é uma boa localização para aproveitar as facilidades da área central, e ainda ficar no meio do caminho para as melhores praias de Itajaí.
Hotéis e pousadas no centro de Itajaí
Um dos hotéis mais baratos para ficar no centro de Itajaí é o Ibis Budget – o hotel mais econômico da Rede Ibis. Com instalações novas e modernas e suítes compactas, é um dos lugares que conquista pelo bom custo-benefício como um todo.
Apenas esteja ciente que no Ibis Budget o café da manhã pode ou não estar incluído no valor da diária. No caso, é você quem decide no momento em que for fazer a reserva. Além disso, estacionamento é cobrado à parte do valor do quarto.
Outro hotel que oferece diárias por um preço bastante acessível e tem boa reputação é o Itajaí Express Residence.
Se acaso você preferir se hospedar em um hotel quatro estrelas, o Hotel 7 Itajaí e o Mercure Itajaí Navegantes são dois dos mais bem cotados. Destacam-se pelas suítes espaçosas e aconchegantes, bom atendimento e café da manhã caprichado.
Sobre a localização, o Hotel 7 Itajaí está mais próximo da Via Gastronômica, enquanto o Mercure está ao lado do porto, do ferry boat e do centro propriamente dito.
Por último, mas não menos importante, o Sandri Palace Hotel é um hotelzão classudo que está no agradável bairro Fazenda, a apenas uma quadra da Via Gastronômica.
Além de diferentes tipos de suítes para todos os tamanhos de bolsos, o Sandri Palace se destaca pela boa estrutura e facilidades que estão incluídas no valor da diária. Como por exemplo: piscina, sauna, academia, restaurantes, café da manhã bem servido e estacionamento grátis.
# Praia de Cabeçudas
Com um perfil mais residencial e ambiente familiar, a Praia de Cabeçudas é um ótimo bairro para ficar em Itajaí.
Apesar de ser uma das praias mais movimentadas durante o verão, na baixa temporada sua faixa de areia fica vazia na maior parte do tempo, tornando-se assim um verdadeiro oásis para quem está em busca de tranquilidade.
Embora não tenha a infraestrutura comercial do centro, há alguns bares e restaurantes para o dia a dia. Na orla, eles se encontram nas pontas extremas e no trecho central do calçadão.
Além disso, outra facilidade de se hospedar na Praia de Cabeçudas é que você estará literalmente no meio do caminho para o centro da cidade e para a Praia Brava – a cinco quilômetros de cada um.
Hotéis e pousadas na Praia de Cabeçudas
Verdade seja dita: não há muitos hotéis e pousadas para se hospedar nesta região de Itajaí. Conforme mencionei anteriormente, este é um bairro com vocação mais residencial.
Ainda assim, há dois locais que possuem excelentes notas de avaliação e que podem ser o se endereço na cidade.
Para uma estada mais intimista e descontraída ao melhor estilo casa de praia, o Hostel House 84 é uma escolha certeira.
Por outro lado, se você prefere algo mais convencional, aposte no Hotel Marambaia Cabeçudas.
Localizado no canto direito da praia, o Marambaia é um quatro estrelas que aceita animais de estimação, possui boa estrutura com piscina e suítes confortáveis. No geral, oferece uma excelente relação preço x conforto.
# Praia Brava
Por fim, outra vizinhança que concentra muitas pousadas e hotéis para ficar em Itajaí é a Praia Brava.
Com quase três quilômetros de extensão, a Praia Brava pode ser divida em dois trechos: Brava Norte e Brava.
Embora as características à beira-mar de ambas sejam muito semelhantes, a Brava Norte está mais próxima da Praia de Cabeçudas e do centro de Itajaí.
Por outro lado, a ponta sul da Praia Brava faz divisa com a Praia dos Amores, que já é município de Balneário Camboriú.
Ou seja, se você se hospedar no extremo sul da Praia Brava, estará muito mais próximo das atrações e do centro de Balneário Camboriú do que da área central de Itajaí.
Sobre a vizinhança em si, a Praia Brava tem uma boa ofertas de acomodações e estrutura de comércios. Sua orla, por exemplo, é mais movimentada do que a da Praia de Cabeçudas.
Aliás, a beira-mar da Praia Brava se destaca por ser o endereço de muitos bares e beach clubs. Portanto, é uma região onde sempre há muita gente jovem em busca de diversão.
Alguns locais que costumam ter música e ambiente animado, são: Warung Beach Club, Majestic Beach Club, Pargus Seaside e Voo Livre Petiscaria. Diferente dos três primeiros, este último faz a linha bar e restaurante, muito concorrido nos almoços de sábado quando é servido feijoada buffet à vontade.
Hotéis e pousadas na Praia Brava
A maior parte das pousadas e hotéis da Praia Brava se concentra do trecho central da praia em direção ao lado sul.
Para os viajantes que gostam do astral despretensioso que só um albergue é capaz de proporcionar, o Home in Box Hostel está de frente para o mar e é muito bem avaliado. Além de dormitórios compartilhados misto e feminino, também possui suítes privativas.
Na categoria de pousada-charmosa-e-estilosa, quem recebe os holofotes é a colorida e bem cuidada Alma Brava. Além dos ambientes lindos e aconchegantes, os hóspedes são tão bem recebidos que se sentem como se estivessem na própria casa.
Na ponta sul da Praia Brava e grudada na Praia dos Amores, perto de muitos comércios e de frente para o mar, a Pousada Ondas da Brava é umas das melhores opções por estas bandas.
Além da excelente localização e ótima estrutura, a Ondas da Brava sempre recebe muitos elogios devido ao seu café da manhã digno de férias e à linda área de piscina.
Também pela mesma redondeza que a Ondas da Brava, o Hotel João de Barro é outra alternativa para se hospedar com conforto e estar perto de tudo e de todos. Como eles também possuem apartamentos que acomodam até cinco pessoas, pode ser uma boa escolha para quem viaja em família ou em grupo de amigos.
» Se acaso preferir, clique aqui e encontre outras pousadas e hotéis para ficar em Itajaí.
Grata pelas dicas. Sairei de Salvador para conhecer essas bandas do sul, no Carnaval. Suas dicas foram preciosas!
Mariluce
Oi, Mariluce, tudo bem?
Que legal.
Espero que aproveite a viagem a Itajaí.
Abraço