Pico do Jaraguá, em São Paulo: Dicas práticas para você organizar o seu passeio! [Onde fica, como chegar, trilha e outras informações sobre o Parque Estadual Jaraguá]
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!
Demorou, mas enfim eu conheci o Pico do Jaraguá – o ponto mais alto do munícipio de São Paulo, a 1.135 metros de altitude.

Diferente dos mirantes do burburinho central de SP, a paisagem do Pico do Jaraguá não se limita a uma vastidão de prédios a perder de vista. Aliás, muito pelo contrário: de lá, somos presenteados com um cenário panorâmico composto, principalmente, por uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica na região metropolitana da cidade.

Portanto, mais do que ir a um mirante, um passeio ao Pico do Jaraguá também é uma boa atividade para quem quer escapar do agito e passar algumas horas em contato com a natureza.

E, para que você consiga se organizar adequadamente e aproveitar ao máximo o seu dia, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber antes de visitar o Pico do Jaraguá.

Importante: Funcionamento do Parque Estadual Jaraguá durante a pandemia

1- Onde fica o Pico do Jaraguá?

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Pico do Jaraguá se encontra dentro do Parque Estadual Jaraguá, com endereço na Vila Chica Luísa, próximo aos bairros do Jaraguá e Vila Clarice.

Apenas para sua referência, o parque está a 23 quilômetros da Praça da Sé – que é considerada o marco zero da cidade, no centro de São Paulo.

Parque Estadual Jaraguá
Vista do Pico do Jaraguá
Pico do Jaraguá - trilha
Vista do Pico do Jaraguá

2- Como chegar ao Parque Estadual Jaraguá?

Apesar de estar um pouco distante da área central de São Paulo, chegar ao Parque Estadual Jaraguá não é complicado. Inclusive, dependendo de onde você estiver, dá para ir até lá pegando um único ônibus.

Ainda assim, se acaso você não tiver um carro mas também não quer sacolejar no transporte público, saiba que uma corrida de Uber do centro de São Paulo até o parque custará, em média, R$ 50,00.

Como ir de transporte público ao Parque Estadual Jaraguá?

Além de ônibus, também dá para ir ao Parque Estadual Jaraguá utilizando os trens da CPTM. Confira a seguir como utilizar cada transporte público.

Ônibus para o Parque Estadual Jaraguá

Há várias linhas de ônibus que passam exatamente em frente à portaria do Parque Estadual Jaraguá.

A linha 1896-10 Jaraguá sai da Praça Ramos de Azevedo, perto das estações Anhangabaú (linha vermelha do metrô) e República (linha vermelha e amarela do metrô), no centro de São Paulo.

A linha 8047-41 Jaraguá sai do Terminal Metrô Vila Madalena (linha verde do metrô).

Com essas duas linhas acima, se você sair do centro ou da Vila Madalena, gastará entre 1h e 1h20 para fazer o deslocamento.

Outra opção é a linha 8040-10 Sol Nascente, que sai do Terminal Lapa.

Por fim, mais um ônibus que passa em frente ao Parque Estadual Jaraguá é a linha 1019-10 Sol Nascente, que sai do Terminal Pirituba.

Vale lembrar que o intervalo dos ônibus de algumas destas linhas pode chegar a 40 minutos de espera, portanto, consulte os horários antes de ir.

Estação de trem perto do Parque Estadual Jaraguá

A estação de trem mais próxima do Parque Estadual Jaraguá é a Estação Vila Clarice (linha Rubi da CPTM). Saindo da estação, são dois quilômetros de caminhada até o parque.

Apesar do caminho da Estação Vila Clarice ao Parque praticamente não ter subidas, sugiro que você não faça o deslocamento andando. Isso porque, na minha opinião, vale a pena poupar energia para a subida até o Pico do Jaraguá.

Portanto, a partir da Estação Vila Clarice, minha recomendação é que você vá para o parque de ônibus ou Uber.

Há um ponto de ônibus em frente à Estação Vila Clarice, onde passam os ônibus da linha 1896-10 Jaraguá (o mesmo que sai da Praça Ramos de Azevedo).

Se preferir ir de Uber, espere gastar em torno de R$ 10,00 pela corrida.

Leia também: 10 parques em São Paulo para fugir do caos

3- Estrada e trilha do Pico do Jaraguá

Depois de chegar ao parque, há duas maneiras de acessar o Pico do Jaraguá.

Para quem for de carro, é possível chegar com veículo até a parte alta do parque, pela Estrada Turística do Jaraguá, que é asfaltada e tem 4,8 quilômetros de extensão. Neste caso, em dias de pouco movimento, só será preciso subir andando a escadaria de acesso aos mirantes.

Por outro lado, como no final da Estrada Turística do Jaraguá não há um estacionamento propriamente dito, nos dias em que o parque está cheio é comum os visitantes pararem o carro ao longo da estrada, e finalizar parte do percurso caminhando.

A outra opção para chegar ao Pico do Jaraguá é andando, pela Trilha do Pai Zé, que tem aproximadamente dois quilômetros de extensão (dois para ir + dois para voltar).

De um modo geral, o caminho da trilha é tranquilo, sendo boa parte na sombra. Espere gastar, em média, uma hora caminhando.

como chegar no Pico do Jaraguá
Estrada Turística do Jaraguá

4- Como é o Parque Estadual Jaraguá?

Além da trilha de acesso ao Pico do Jaraguá, o Parque Estadual tem ainda outras áreas que os visitantes podem usufruir.

Logo na entrada do parque, por exemplo, há um bonito lago que forma um belo cenário. Inclusive, vale a pena percorrer toda a volta do lago.

Outro caminho muito bacana para perambular é a Trilha do Silêncio. Com apenas 500 metros, esse é um percurso adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Além disso, o Parque Estadual Jaraguá também possui áreas de descanso, piquenique, parquinhos e algumas quadras. Ou seja, é um lugar que dá para passar o dia inteiro, se assim você desejar.

Pico do Jaraguá - dicas
Mirante do Pico do Jaraguá
Pico do Jaraguá - agendar
Parte alta do Parque Estadual Jaraguá
vista do Pico do Jaraguá
Escadaria de acesso ao mirante do Pico do Jaraguá

5- Dicas, informações e serviços

» Ir cedo, para pegar temperatura amena, é uma boa ideia.

» Fuja dos dias nublado ou de chuva, pois a vista do Pico do Jaraguá não estará no seu auge.

» Leve bastante água e alguns lanchinhos para matar a fome porque não há estrutura de lanchonetes no Parque Estadual Jaraguá.

Para falar que não há nada, vi apenas um quiosque que vende água de coco e água mineral, localizado na parte alta do parque. Ainda assim, imagino que durante a semana ele pode estar fechado.

» Na parte alta do parque também há banheiros e uma área para descansar.

» Endereço do Parque Estadual Jaraguá: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa, São Paulo.

» Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8hs às 16hs.

– Ciclistas: das 8hs às 10hs.

– Pedestres: das 10hs às 15hs.

– Subida de Veículos: das 14hs às 15hs.

» Entrada gratuita.

Funcionamento do Parque Estadual Jaraguá durante a pandemia

O funcionamento do Parque Estadual Jaraguá teve alterações durante a pandemia. Portanto, segue abaixo os novos procedimentos para visitá-lo:

» Para visitar o parque é necessário realizar um agendamento online com pelo menos um dia de antecedência. Clique aqui para agendar.

» Há limite de visitantes no parque de no máximo 1.700 pessoas por dia e respeitará a ordem de reserva.

» As atividades na unidade começam às 8hs e terminam às 16hs, sendo que a entrada é até no máximo 15hs.

» A única área que está funcionando no parque é a Estrada Turística do Jaraguá, que dá acesso ao Pico do Jaraguá.

Trilhas, áreas de piqueniques e outros espaços não estão funcionando.

Nem mesmo a Trilha do Pai Zé está funcionando. Ou seja, os viajantes precisam percorrer a mesma estrada que os veículos, que tem 4,8 quilômetros de extensão.

Portanto, considerando a ida e volta, será preciso andar quase 10 quilômetros.

» Para organizar o tráfego dos visitantes na estrada e evitar acidentes, há horários estipulados de acordo com a maneira que você pretende percorrer a Estrada Turística do Jaraguá.

– Ciclistas: das 8hs às 10hs.

– Pedestres: das 10hs às 15hs.

– Subida de Veículos: das 14hs às 15hs.

» É obrigatório o uso de máscaras.

» Na entrada do parque será feita a medição de temperatura dos visitantes. Pessoas em estado febril, acima de 37ºC, não poderão acessar o parque.

3 lugares para se hospedar em São Paulo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulista tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

14 COMENTÁRIOS

  1. Moro aqui no Jaragua desde pequena e o pico sempre foi minha paixão, fazer a trilha e ter esse contato com a natureza é encantador. Que acabe logo essa pandemia para que todos possam conhecer a trilha tmb.

    E sejam muito bem vindos a esse refúgio 🙂

  2. visitei o parque qdo tinha 20 anos, na segunda vez ja casado fui com a minha esposa e minha mãe. e minhas crianças, O parque ja era bem frequentado. Hj ta tudo moderno. E um lugar divino.

    • Oi Jaime, tudo bem?

      Que bacana!

      Eu o conheci recentemente, então nem imagino como era antes! hehehe

      Muito obrigado por compartilhar a sua experiência sobre o Pico do Jaraguá! =)

      Abraço!

  3. Nossa, que legal saber sobre o Pico do Jaraguá em São Paulo! Eu nunca tinha ouvido falar e apesar de não ser tão perto da cidade, eu achei uma distância bem tranquila para fazer um bate e volta. Pouco se fala sobre esses lugares próximos de SP, né?? Muito bom o seu post!

  4. Sabe que aqui em casa já cogitamos algumas vezes de conhecer o Pico do Jaraguá mas acabamos desistindo por falta de informações, não tínhamos certeza se valia a pena… lendo seu post eu vi que vale sim programar um bate-volta em SP para conhecer o parque.

  5. Cara mais um lugar que eu não conheci, morando 40 anos em São Paulo. Eu estou adorando esses textos seus, pois tô fazendo uma lista pra visitar quando for pro Brasil. A gente sempre viu o Pico Jaraguá de longe e sempre deixou pra depois. Abraços, adorei o texto.

    • Oi, Roberto, tudo bem?

      Que legal, fico feliz em saber que você gostou das dicas sobre o Pico do Jaraguá!

      Eu também levei um tempão para conhecer, viu!? Mas finalmente me programei para ir e o passeio valeu muito a pena…

      Abraço!

  6. Adoro estes destinos de Parques Nacionais e Estaduais. O parque estadual do Jaragua foi uma surpresa para mim. Não sabia que era tão legal. Abraços

  7. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here