Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Pico do Jaraguá [São Paulo]: 5 dicas para o passeio

Demorou, mas enfim eu conheci o Pico do Jaraguá – o ponto mais alto do munícipio de São Paulo, a 1.135 metros de altitude.

Diferente dos mirantes do burburinho central de SP, a paisagem do Pico do Jaraguá não se limita a uma vastidão de prédios a perder de vista. Aliás, muito pelo contrário: de lá, somos presenteados com um cenário panorâmico composto, principalmente, por uma das poucas áreas remanescentes de Mata Atlântica na região metropolitana da cidade.

Portanto, mais do que ir a um mirante, um passeio ao Pico do Jaraguá também é uma boa atividade para quem quer escapar do agito e passar algumas horas em contato com a natureza.

E, para que você consiga se organizar adequadamente e aproveitar ao máximo o seu dia, neste texto eu contarei tudo o que você deve saber antes de visitar o Pico do Jaraguá.

Importante: Funcionamento do Parque Estadual Jaraguá durante a pandemia

1- Onde fica o Pico do Jaraguá?

Localizado na Zona Norte de São Paulo, o Pico do Jaraguá se encontra dentro do Parque Estadual Jaraguá, com endereço na Vila Chica Luísa, próximo aos bairros do Jaraguá e Vila Clarice.

Apenas para sua referência, o parque está a 23 quilômetros da Praça da Sé – que é considerada o marco zero da cidade, no centro de São Paulo.

Parque Estadual Jaraguá

Vista do Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá - trilha

Vista do Pico do Jaraguá

2- Como chegar ao Parque Estadual Jaraguá?

Apesar de estar um pouco distante da área central de São Paulo, chegar ao Parque Estadual Jaraguá não é complicado. Inclusive, dependendo de onde você estiver, dá para ir até lá pegando um único ônibus.

Ainda assim, se acaso você não tiver um carro mas também não quer sacolejar no transporte público, saiba que uma corrida de Uber do centro de São Paulo até o parque custará, em média, R$ 50,00.

Como ir de transporte público ao Parque Estadual Jaraguá?

Além de ônibus, também dá para ir ao Parque Estadual Jaraguá utilizando os trens da CPTM. Confira a seguir como utilizar cada transporte público.

Ônibus para o Parque Estadual Jaraguá

Há várias linhas de ônibus que passam exatamente em frente à portaria do Parque Estadual Jaraguá.

A linha 1896-10 Jaraguá sai da Praça Ramos de Azevedo, perto das estações Anhangabaú (linha vermelha do metrô) e República (linha vermelha e amarela do metrô), no centro de São Paulo.

A linha 8047-41 Jaraguá sai do Terminal Metrô Vila Madalena (linha verde do metrô).

Com essas duas linhas acima, se você sair do centro ou da Vila Madalena, gastará entre 1h e 1h20 para fazer o deslocamento.

Outra opção é a linha 8040-10 Sol Nascente, que sai do Terminal Lapa.

Por fim, mais um ônibus que passa em frente ao Parque Estadual Jaraguá é a linha 1019-10 Sol Nascente, que sai do Terminal Pirituba.

Vale lembrar que o intervalo dos ônibus de algumas destas linhas pode chegar a 40 minutos de espera, portanto, consulte os horários antes de ir.

Estação de trem perto do Parque Estadual Jaraguá

A estação de trem mais próxima do Parque Estadual Jaraguá é a Estação Vila Clarice (linha Rubi da CPTM). Saindo da estação, são dois quilômetros de caminhada até o parque.

Apesar do caminho da Estação Vila Clarice ao Parque praticamente não ter subidas, sugiro que você não faça o deslocamento andando. Isso porque, na minha opinião, vale a pena poupar energia para a subida até o Pico do Jaraguá.

Portanto, a partir da Estação Vila Clarice, minha recomendação é que você vá para o parque de ônibus ou Uber.

Há um ponto de ônibus em frente à Estação Vila Clarice, onde passam os ônibus da linha 1896-10 Jaraguá (o mesmo que sai da Praça Ramos de Azevedo).

Se preferir ir de Uber, espere gastar em torno de R$ 10,00 pela corrida.

Leia também: 10 parques em São Paulo para fugir do caos

3- Estrada e trilha do Pico do Jaraguá

Depois de chegar ao parque, há duas maneiras de acessar o Pico do Jaraguá.

Para quem for de carro, é possível chegar com veículo até a parte alta do parque, pela Estrada Turística do Jaraguá, que é asfaltada e tem 4,8 quilômetros de extensão. Neste caso, em dias de pouco movimento, só será preciso subir andando a escadaria de acesso aos mirantes.

Por outro lado, como no final da Estrada Turística do Jaraguá não há um estacionamento propriamente dito, nos dias em que o parque está cheio é comum os visitantes pararem o carro ao longo da estrada, e finalizar parte do percurso caminhando.

A outra opção para chegar ao Pico do Jaraguá é andando, pela Trilha do Pai Zé, que tem aproximadamente dois quilômetros de extensão (dois para ir + dois para voltar).

De um modo geral, o caminho da trilha é tranquilo, sendo boa parte na sombra. Espere gastar, em média, uma hora caminhando.

como chegar no Pico do Jaraguá

Estrada Turística do Jaraguá

4- Como é o Parque Estadual Jaraguá?

Além da trilha de acesso ao Pico do Jaraguá, o Parque Estadual tem ainda outras áreas que os visitantes podem usufruir.

Logo na entrada do parque, por exemplo, há um bonito lago que forma um belo cenário. Inclusive, vale a pena percorrer toda a volta do lago.

Outro caminho muito bacana para perambular é a Trilha do Silêncio. Com apenas 500 metros, esse é um percurso adaptado para pessoas com deficiência física ou mobilidade reduzida.

Além disso, o Parque Estadual Jaraguá também possui áreas de descanso, piquenique, parquinhos e algumas quadras. Ou seja, é um lugar que dá para passar o dia inteiro, se assim você desejar.

Pico do Jaraguá - dicas

Mirante do Pico do Jaraguá

Pico do Jaraguá - agendar

Parte alta do Parque Estadual Jaraguá

vista do Pico do Jaraguá

Escadaria de acesso ao mirante do Pico do Jaraguá

5- Dicas, informações e serviços

» Ir cedo, para pegar temperatura amena, é uma boa ideia.

» Fuja dos dias nublado ou de chuva, pois a vista do Pico do Jaraguá não estará no seu auge.

» Leve bastante água e alguns lanchinhos para matar a fome porque não há estrutura de lanchonetes no Parque Estadual Jaraguá.

Para falar que não há nada, vi apenas um quiosque que vende água de coco e água mineral, localizado na parte alta do parque. Ainda assim, imagino que durante a semana ele pode estar fechado.

» Na parte alta do parque também há banheiros e uma área para descansar.

» Endereço do Parque Estadual Jaraguá: Rua Antônio Cardoso Nogueira, 539, Vila Chica Luisa, São Paulo.

» Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 8hs às 16hs.

– Ciclistas: das 8hs às 10hs.

– Pedestres: das 10hs às 15hs.

– Subida de Veículos: das 14hs às 15hs.

» Entrada gratuita.

Funcionamento do Parque Estadual Jaraguá durante a pandemia

O funcionamento do Parque Estadual Jaraguá teve alterações durante a pandemia. Portanto, segue abaixo os novos procedimentos para visitá-lo:

» Para visitar o parque é necessário realizar um agendamento online com pelo menos um dia de antecedência. Clique aqui para agendar.

» Há limite de visitantes no parque de no máximo 1.700 pessoas por dia e respeitará a ordem de reserva.

» As atividades na unidade começam às 8hs e terminam às 16hs, sendo que a entrada é até no máximo 15hs.

» A única área que está funcionando no parque é a Estrada Turística do Jaraguá, que dá acesso ao Pico do Jaraguá.

Trilhas, áreas de piqueniques e outros espaços não estão funcionando.

Nem mesmo a Trilha do Pai Zé está funcionando. Ou seja, os viajantes precisam percorrer a mesma estrada que os veículos, que tem 4,8 quilômetros de extensão.

Portanto, considerando a ida e volta, será preciso andar quase 10 quilômetros.

» Para organizar o tráfego dos visitantes na estrada e evitar acidentes, há horários estipulados de acordo com a maneira que você pretende percorrer a Estrada Turística do Jaraguá.

– Ciclistas: das 8hs às 10hs.

– Pedestres: das 10hs às 15hs.

– Subida de Veículos: das 14hs às 15hs.

» É obrigatório o uso de máscaras.

» Na entrada do parque será feita a medição de temperatura dos visitantes. Pessoas em estado febril, acima de 37ºC, não poderão acessar o parque.

3 lugares para se hospedar em São Paulo

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Soul Hostel é uma opção bem avaliada.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Ibis Sao Paulo Paulista tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Podendo investir um pouco mais, vale conferir as suítes do Estanplaza Paulista.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em São Paulo.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
AURICE FERNANDES DA SILVA MISSE disse:

Amei seu post. Obrigada. Um dos passeios que pretendo fazer em 2022 é esse, conhecer o Pico do Jaraguá.
Valeu. Se cuida. Fica com Deus .

Murilo Pagani disse:

Oi, Aurice, tudo bem?

Fico feliz em saber que gostou das dicas.

Abraço

Lilian de Paula disse:

Oi Murilo adorei ler sobre o pico do jaragua estou a 40 anos em São Paulo e mto afim de conhecer, obrigada pela dica . Tentei clicar no link escrito de vervelho para agendamento mais esta está funcionando ok. Parabéns pela dica

Murilo Pagani disse:

Oi, Lilian, tudo bem?

Que bom que gostou das dicas sobre o Pico do Jaraguá! =)

Realmente, o site não está funcionando no momento. Acredito que em breve deve voltar!

Não encontrei nenhuma notícia sobre a mudança de site, agendamento e afins… Por isso, acredito que esteja apenas fora do ar mesmo.

Espero que aproveite o passeio!

Abraço

Adriano disse:

O site para agendamento está fora do ar pq o contrato com o governo se encerrou. Uma nova licitação está em andamento e os agendamentos suspensos. Depende do parque, esta funcionando o sostema de ordem de chegada. Se preferir, tente mandar email para o pessoal do agendamento dos parques, eles respondem rápido e tiram suas duvidas. (Não sei o email, mas encontrará facilmente no site dos parques).

Murilo Pagani disse:

Oi, Adriano, tudo bem?

Muitíssimo obrigado pela atualização. Não estava sabendo disso!

Abraço

Camila Cavalcanti disse:

Moro aqui no Jaragua desde pequena e o pico sempre foi minha paixão, fazer a trilha e ter esse contato com a natureza é encantador. Que acabe logo essa pandemia para que todos possam conhecer a trilha tmb.

E sejam muito bem vindos a esse refúgio 🙂

Murilo Pagani disse:

Oi Camila, tudo bem?

Que legal!

Quero muito voltar para aproveitar o parque com mais calma!

Abraço!

Jaime disse:

visitei o parque qdo tinha 20 anos, na segunda vez ja casado fui com a minha esposa e minha mãe. e minhas crianças, O parque ja era bem frequentado. Hj ta tudo moderno. E um lugar divino.

Murilo Pagani disse:

Oi Jaime, tudo bem?

Que bacana!

Eu o conheci recentemente, então nem imagino como era antes! hehehe

Muito obrigado por compartilhar a sua experiência sobre o Pico do Jaraguá! =)

Abraço!

Dhebora disse:

Nossa, que legal saber sobre o Pico do Jaraguá em São Paulo! Eu nunca tinha ouvido falar e apesar de não ser tão perto da cidade, eu achei uma distância bem tranquila para fazer um bate e volta. Pouco se fala sobre esses lugares próximos de SP, né?? Muito bom o seu post!

Murilo Pagani disse:

Oi Dhebora, tudo bem?

Que bom que gostou da dicas!

Realmente, é bem tranquilo para fazer o passeio em um dia!

Abraço

CINTIA GRININGER disse:

Sabe que aqui em casa já cogitamos algumas vezes de conhecer o Pico do Jaraguá mas acabamos desistindo por falta de informações, não tínhamos certeza se valia a pena… lendo seu post eu vi que vale sim programar um bate-volta em SP para conhecer o parque.

Murilo Pagani disse:

Oi Cintia, tudo bem?

Eu também demorei muito tempo para conhecê-lo justamente por isso! hehehehe

Mas vale a pena, sim, viu!

Abraço

Roberto Caravieri disse:

Cara mais um lugar que eu não conheci, morando 40 anos em São Paulo. Eu estou adorando esses textos seus, pois tô fazendo uma lista pra visitar quando for pro Brasil. A gente sempre viu o Pico Jaraguá de longe e sempre deixou pra depois. Abraços, adorei o texto.

Murilo Pagani disse:

Oi, Roberto, tudo bem?

Que legal, fico feliz em saber que você gostou das dicas sobre o Pico do Jaraguá!

Eu também levei um tempão para conhecer, viu!? Mas finalmente me programei para ir e o passeio valeu muito a pena…

Abraço!

Ana Carolina disse:

Oi Murilo,
Ainda não fui ao Pico do Jaraguá, mas seu artigo me deixou super empolgada em ir até lá na minha próxima viagem para São Paulo. Adoro lugares onde podemos contemplar as cidades. Valeu

Murilo Pagani disse:

Oi Ana Carolina, tudo bem?

É um passeio bem legal, viu!? Gostei bastante e acho que vale a pena…

Abraço

MOISES BATISTA DA COSTA disse:

Adoro estes destinos de Parques Nacionais e Estaduais. O parque estadual do Jaragua foi uma surpresa para mim. Não sabia que era tão legal. Abraços

Murilo Pagani disse:

Oi Moisés, tudo bem?

Eu também me surpreendi bastante com o Pico do Jaraguá, viu!?

Abraço!

Valter Orlando De Vecchi ( landinho) apelido disse:

Pico do JARAGUÁ
Eita lugar muito bonito,,, já andei por tudo desde criança, pois morei na Vila Clarice de 1953 até 1965, mudei pra Pirituba mas continei indo nos bailinhos domingo à tarde. Fiz o caminho do tom Zé, e tambem à pè pelo asfalto às 6 da manhã com amigos várias vezes.
Agora volto pra levar os netos logo logo