Dicas e roteiros de viagem pela América Latina

Por Murilo Pagani

Praia do Francês: Onde fica, Como ir e O que fazer

A Praia do Francês é um dos destinos mais procurado pelos turistas que estão de viagem marcada a Maceió.

E, apesar de não estar localizada exatamente na capital de Alagoas, a sua proximidade torna o passeio até lá bastante viável.

Aliás, saiba que a Praia do Francês pode ser muito mais do que um lugar para fazer um bate volta e passar o dia.

A cada temporada, este trecho do litoral sul alagoano inaugura novas acomodações, ganha cardápios mais criativos e outras facilidades que antes só se conseguia se hospedando em Maceió.

Embora não ostente tantas possibilidades de uma cidade grande, a Praia do Francês garante uma estada bastante cativante, ao melhor estilo vilinha praiana a poucos passos do mar.

Praia do Francês (Alagoas)

Praia do Francês Alagoas
Praia do Francês

Onde fica a Praia do Francês?

A Praia do Francês fica no município de Marechal Deodoro, no estado de Alagoas, aproximadamente a 25 quilômetros ao sul de Maceió.

A partir da Praia de Ponta Verde, que é uma das melhores vizinhanças para se hospedar na capital alagoana, gasta-se 30 minutos de carro para realizar o deslocamento até lá.

Por causa da proximidade e fácil acesso a partir de uma viagem a Maceió, normalmente os turistas fazem um passeio de dia inteiro para conhecer a Praia do Francês.

No entanto, saiba que este destino tem a sua própria rede turística, com excelentes hotéis, restaurantes e comércios em geral.

Ou seja: para quem quer passar alguns dias longe do auê de uma capital e aproveitar a tranquilidade de frente para o mar, é perfeitamente possível passar dois ou três dias na Praia do Francês.

Neste caso, porém, evite a estada aos finais de semana, porque geralmente a faixa de areia costuma ficar bastante tumultuada.

Por fim, saiba que a Praia do Francês também está perto de outras famosas praias de Alagoas:

  • Barra de São Miguel, 10 km.
  • Praia do Gunga, 20 km.
  • Dunas de Marapé, 40 km.
onde fica a Praia do Francês?
A Praia do Francês fica a 25 quilômetros de distância de Maceió
Praia do Francês Maceió
A Praia do Francês fica no munícipio de Marechal Deodoro

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas na Praia do Francês

Qual é melhor: Praia do Francês ou Gunga?

A escolha entre Francês e a Praia do Gunga depende muito das preferências individuais dos visitantes.

Ambas as praias estão localizadas no litoral sul de Alagoas e são conhecidas por suas belezas naturais, mas apresentam características distintas que podem influenciar a preferência de cada pessoa.

Para começar, tenha em mente que a Praia do Gunga é um destino de passeio para passar o dia, enquanto a Praia do Francês pode render uma estada mais prolongada.

Além disso, outra diferença significativa é o tipo de mar.

Enquanto na Praia do Francês a água está quase sempre parada ao melhor estilo piscininha, no Gunga é de praxe haver ondas fortes.

Sobre a estrutura de quiosques pé na areia, nas duas praias há uma grande quantidade de barracas na linha de frente do oceano.

Por outro lado, no quesito atrações fora d’água a Praia do Gunga oferece mais atividades complementares para preencher a programação.

Enquanto na Praia do Francês você basicamente esticará a canga na areia, na Praia do Gunga há passeio de buggy, passeio de barco ao aquário natural, mirante e voos de paramotor e helicóptero.

Particularmente, se fosse para escolher apenas umas destas praias para fazer um passeio bate volta a partir de Maceió, eu escolheria a Praia do Gunga.

Porém, a Praia do Francês é mais apropriada para quem estiver viajando com crianças ou busca um local para pernoitar fora de Maceió.

Em todo caso, para os forasteiros que estiverem viajando de carro, saiba que é perfeitamente possível visitar as duas praias em um mesmo dia.

Neste caso, recomendo começar o itinerário na Praia do Gunga e terminar no Francês.

Praia do Francês é melhor que Gunga?
Praia do Francês
Qual é melhor Gunga ou Francês?
Vista do mirante da Praia do Gunga

Melhor época para visitar

A melhor época para visitar a Praia do Francês é entre os meses de setembro e março.

Isso porque, é durante a primavera e o verão que o clima pelos arredores de Maceió está mais estável e ensolarado.

É claro que também dá para ir durante outras estações.

Porém, de abril a agosto, por exemplo, é o período com maior quantidade de chuva e há mais chance das condições climáticas atrapalharem o passeio.

Além disso, é pertinente programar a visita durante o período de maré baixa.

Embora a Praia do Francês não tenha passeio de barco às piscinas naturais, como nas praias de Maragogi e São Miguel dos Milagres, seu mar sofre grande influencia da maré.

Durante a maré alta, por exemplo, a faixa de areia central fica praticamente inteira ocupada pela água.

Por fim, é importante considerar também o dia da semana para visitar a Praia do Francês.

Para os forasteiros que prezam por tranquilidade e tem fobia a multidões, é melhor evitar o passeio aos finais de semana e feriados.

melhor época para ir à Praia do Francês
Via de regra, a melhor época para visitar as praias de Alagoas é entre setembro e março
Praia do Francês clima
Aos finais de semana ensolarados, independentemente da época do ano, a Praia do Francês fica lotada

Como é o mar?

A marca registrada da Praia do Francês é o seu mar calmo, praticamente sem ondas e com piscina natural evidente durante a maré baixa.

Aliás, mesmo nos períodos de maré cheia o mar continua mansinho.

Neste caso, a principal diferença é que ele estará mais profundo e a água ocupará boa parte da faixa de areia.

Ainda assim, saiba que a praia entrega diferentes características ao longo de sua extensão.

Enquanto o trecho central é ideal para famílias e banhistas que querem ficar de bobeira dentro d’água, o canto direito é o point dos jovens e esportistas de plantão.

Inclusive, são as ondas deste trecho que também fazem da Praia do Francês ser um excelente destino para surfar.

Por fim, sobre a balneabilidade da água, o Instituto do Meio Ambiente do Estado de Alagoas faz o monitoramento do litoral alagoano e seus boletins indicam que a Praia do Francês é própria para banho.

como é o mar na Praia do Francês?
O trecho central da praia tem mar calmo e sem ondas
piscina natural Praia do Francês
Praia do Francês

Como chegar à Praia do Francês?

Hospedando-se em Maceió, há quatro maneiras de chegar à Praia do Francês:

  • Veículo próprio.
  • Aplicativos de transporte.
  • Tours guiados.
  • Transporte público.

Para quem pretende fazer um roteiro extenso pelo litoral de Alagoas e pernoitar em cidades além de Maceió, alugar um carro é um bom plano para a viagem.

Isso porque, um veículo próprio agilizará os deslocamentos e dará mais flexibilidade durante o itinerário.

Ainda assim, os viajantes que prezam por rapidez e conforto conseguem ir à Praia do Francês utilizando os serviços de aplicativo de transporte sem grandes complicações.

Uma corrida de Uber ou 99 a partir da orla urbana de Maceió, por exemplo, não custará mais do que R$ 30,00 e o percurso será de aproximadamente 30 minutos.

Para ir, é bastante rápido encontrar um motorista que aceite a corrida.

Para voltar, pode ser mais demorado, mas fiz este percurso algumas vezes e nunca fiquei na mão.

Além disso, também é possível ir à Praia do Francês com os tours guiados bate volta que saem de Maceió.

No entanto, atualmente estes passeios costumam fazer apenas uma parada rápida para fotos na Praia do Francês e seguem para outro destino para passar o dia, como por exemplo, Barra de São Miguel ou Gunga.

Por fim, é possível ir de Maceió à Praia do Francês com os micro-ônibus que funcionam como transporte público.

Neste caso, deve-se pegar a linha que tem como destino o município de Marechal Deodoro e que também passe pela praia.

Porém, acredito que para o turista convencional que não tem tempo de férias a perder, vale mais a pena investir em uma corrida de Uber.

Praia do Francês como chegar
Orla da Praia do Francês

Passeio bate volta à Praia do Francês

Atualmente, os receptivos turísticos de Maceió praticamente não realizam passeio bate volta exclusivamente para a Praia do Francês.

Normalmente, os tours compartilhados fazem apenas uma parada rápida para fotos quando estão indo a Barra de São Miguel ou Gunga.

Para fazer o antigo Passeio 3 Praias pelo litoral sul de Alagoas, com paradas no Gunga, Barra de São Miguel e Francês, o ideal é contratar um tour privativo.

Isso porque, dessa forma o seu grupo poderá decidir quanto tempo passar em cada parada e aproveitar melhor cada um dos destinos.

Ainda assim, há um roteiro de passeio compartilhado que fica mais tempo no Francês: City Tour Maceió + Francês.

Como o próprio nome sugere, essa atividade leva os viajantes para visitarem os principais pontos turísticos históricos de Maceió e terminam na Praia do Francês.

Inclusive, chega-se à praia por volta da hora do almoço para realizar a refeição à beira-mar.

Na minha opinião, para quem não faz questão de ficar na praia o dia inteiro, acho este itinerário bastante atraente e com ótimo custo-benefício.

Onde se hospedar?

Apesar de ter uma rede hoteleira compacta, há ótimos hotéis e pousadas para se hospedar na Praia do Francês.

Ainda assim, tenha em mente que algumas acomodações bem avaliadas podem estar afastadas do burburinho central e turístico da vila.

Portanto, recomendo ficar de olho na localização e priorizar as hospedagens próximas à praia e ao centrinho da Praia do Francês, especialmente para quem estiver sem carro e gostar de sair para bater perna à noite.

Para se orientar geograficamente, tenha como referência a Avenida dos Corais e a La Rue. Esta última, trata-se da Rua Carapeba, que é onde se concentra o burburinho gastronômico do Francês.

Sobre o preço das pousadas na Praia do Francês, como as tarifas variam bastante de acordo com a categoria e a época do ano, o ideal é consultar os valores atuais disponíveis no site Booking.com.

Desta forma, é possível filtrar de acordo com as datas da sua viagem e as suas preferências hoteleiras.

Em todo caso, fora da altíssima temporada de verão, por exemplo, é possível encontrar diárias que custam entre R$ 260,00 e R$ 400,00 em uma suíte para duas pessoas e já com o café da manhã incluído.

Por fim, seguem abaixo hospedagens na Praia do Francês que são bem avaliados pelos hóspedes:

onde se hospedar na Praia do Francês?
Na minha opinião, o ideal é se hospedar próximo à orla e ao centrinho da praia
Praia do Francês onde ficar?
Hotel Ponta Verde

O que fazer na Praia do Francês?

Esticar a canga na areia e ficar à toa de frente para o mar – e dentro dele – é a grande atração deste destino.

Porém, saiba que também há outras atividades para fazer na Praia do Francês, principalmente para quem se hospedar por 3 ou 4 dias.

Na própria praia durante a maré baixa, é possível encontrar piscinas naturais próximas ao arrecife que protege a enseada.

Além disso, passeios de barco e surfe são outras atividades que podem fazer parte do roteiro de viagem.

Vale a pena também reservar um dia para visitar outras praias pelos arredores de Maceió que também estão próximas ao Francês, como por exemplo, Barra de São Miguel e Gunga.

Se você estiver de carro, é possível visitar as duas praias em um único dia. Neste caso, recomendo começar pelo Gunga e terminar em Barra.

Para os viajantes desmotorizados, a agência Maceió Turismo realiza tours compartilhados à Praia do Gunga por R$ 40,00 (apenas o transporte).

O senão é que com este passeio só será possível visitar uma praia.

Ainda assim, a partir do Francês não é tão difícil conseguir um carro de aplicativo que aceite a corrida até Barra de São Miguel.

Eu, por exemplo, reservei um dia para ir à Praia do Gunga com o tour em grupo, e em outro dia fui por conta própria a Barra de São Miguel usando aplicativo de transporte.

Por fim, outro possível atrativo para a viagem é o centro histórico da cidade de Marechal Deodoro, que está localizado a 10 quilômetros da Praia do Francês.

Porém, apesar de seu astral interiorano carismático e da Casa Museu Marechal Deodoro ser uma grande promessa, não achei que o passeio valeu a pena.

o que fazer na Praia do Francês?
Praia do Francês
Praia do Francês surfe
O canto direito da Praia do Francês é um bom destino para surfar
passeios na Praia do Francês
Os passeios naúticos são uma das atividades para fazer na Praia do Francês
Marechal Deodoro Praia do Francês
Centro histórico de Marechal Deodoro

Praia do Francês à noite

Apesar de não ser um destino com vida noturna agitada, a Praia do Francês rende ótimas saídas para jantar e beber.

Não espere, porém, animação estilo casa noturna ou programação que estique madrugada adentro.

O principal eixo de bares e restaurantes na Praia do Francês é na Rua Carapeba, que foi apelidada de “La Rue”, com direito a um portal florido e luzinhas.

Além disso, se quiser um ambiente mais animado e com música ao vivo, três lugares que costumam fazer uma programação mais festiva, são:

  • Kanoa Beach Club.
  • Sunset Beach.
  • Alagoana Choperia & Botequim.

No entanto, de modo geral, a programação noturna do Kanoa e do Sunset é mais frequente durante a alta temporada de verão ou aos finais de semana.

o que fazer na Praia do Francês à noite?
A ruazinha La Rue é o endereço ideal para bater perna à noite

Onde comer na Praia do Francês?

Há excelentes quiosques pé na areia e restaurantes para comer na Praia do Francês.

Portanto, vale a pena reservar parte do orçamento de viagem para investir em estripulias gastronômicas.

Sobre as barracas de frente para o mar, há desde quiosques básicos que servem apenas petiscos e bebidas, a estabelecimentos com estrutura mais completas com duchas, banheiros e banda ao vivo.

Independentemente de qual tipo de barraca você escolha passar o dia, saiba que é comum pagar pelo aluguel de cadeira e guarda-sol ou se exigir um valor de consumação mínimo.

Às vezes, ao invés de uma taxa mínima de consumação, o barraqueiro solicita a consumação mínima de uma ou duas porções de petiscos, que geralmente custa entre R$ 70,00 e R$ 120,00.

Ainda assim, fora da altíssima temporada de verão e durante a semana, essas exigências são negociáveis. O mais importante é que você faça isso antes de se instalar em alguma barraca.

E por falar em barraca, os quiosques mais ajeitados estão localizados no canto direito da praia.

Os três mais conhecidos do pedaço, são: Atoatoa, Olibaba Beach Bar e Kanoa Beach Club.

Sobre os preços dos cardápios, seguem abaixo alguns valores médios que você encontrará nas barracas:

  • Água de coco: R$ 7,00.
  • Água mineral: R$ 5,00.
  • Refrigerante lata: R$ 7,00.
  • Suco copo: R$ 10,00.
  • Cerveja long neck: R$ 12,00.
  • Cerveja 600 ml: R$ 18,00.
  • Caipirinha: a partir de R$ 15,00.
  • Caldinho: R$ 15,00.
  • Iscas de carne ou peixe: a partir de R$ 75,00.
  • Porção de fritas ou macaxeira: R$ 35,00.
  • Pratos individuais: entre R$ 60,00 e R$ 100,00.
  • Refeições para duas pessoas: R$ 180,00.
quisoques na Praia do Francês
Quiosques no canto direito da praia

Restaurantes na Praia do Francês

À parte dos quiosques de frente para o mar, também há ótimos restaurantes no centrinho da Praia do Francês, sendo que o burburinho gastronômico é na ruazinha de nome… “La Rue”.

Por lá e em outras ruas da vizinhança há uma grande variedade de estabelecimentos com menus capazes de atender a diferentes paladares e bolsos.

É possível comer desde um prato executivo do dia a dia por menos de R$ 35,00, a refeições mais elaboradas que custam entre R$ 50,00 e R$ 80,00.

Seguem abaixo alguns dos melhores restaurantes na Praia do Francês:

» Prato executivo econômico: Aconchego do Paulista, Rimini Restaurante e Empório Santa Praiana.

» Especialidades temáticas: Parmegianno, Império do Ceviche e Piano Eco Pizza.

» Jantar especial: Restaurante Moai, Java Restaurante e Marjestoso.

» Cafeteria e sobremesa: Melyna Confeitaria Artesanal e Sorveteria Bali.

» Bar: Alagoana Choperia & Botequim.

Além disso, os viajantes que estiverem de carro podem almoçar na orla gastronômica de Massagueira, que é uma área à beira-rio localizada a 7 quilômetros do centro da Praia do Francês.

Além dos cardápios recheados de frutos do mar a preços camaradas, outra atração de Massagueira é o visual dos restaurantes com decks sobre o Riacho do Ribeirão.

Por lá, destacam-se o Bar do Pato, o Restaurante Ponto do Sabor e o Bar do Delegado. Inclusive, provei a peixada deste último e estava muito bem servida e deliciosa.

Praia do Francês centro
Principal rua gastronômica da vila
onde comer na Praia do Francês?
Entrada de atum selado do Java Restaurante
restaurantes na Praia do Francês
Bolo com goiabada da Melyna Confeitaria Artesanal

3 lugares para se hospedar no Francês

($$) Ao lado do burburinho central da vila, a Pousada Sempre Graciosa é uma das que oferecem melhor relação preço x conforto.

($$) Também no centro e com ótimo custo-benefício, a Capitães de Areia Pousada é uma das mais tradicionais da região.

($$$) Podendo investir em uma estada de frente para o mar, o Hotel Ponta Verde é um dos nomes mais bem comentados do destino.

» Se acaso preferir, clique aqui para encontrar outras ofertas de pousadas e hotéis.

Murilo Pagani
Introvertido de carteirinha com picos de sociabilidade quando necessário ou depois de alguns goles de cerveja. Queria saber escrever bonito, mas cultivo um enorme apego à desculpa de que sou originalmente de exatas para justificar a minha falta de dedicação em combinar as palavras uma depois da outra. Espero que entenda!
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *