Quando ir a Maceió: Descubra como é o clima na capital de Alagoas e qual a melhor época para você viajar!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

É incontestável: para aproveitar ao máximo uma viagem à capital de Alagoas, é importante se informar sobre qual a melhor época para ir a Maceió. Afinal, como bom destino de praia que é, quando estamos de frente para o mar os dias ensolarados são mais divertidos.

E não se engane. Apesar de fazer calor praticamente o ano inteiro, durante alguns meses chove bastante no litoral alagoano. O que, consequentemente, pode tornar as suas férias uma tremenda furada.

Portanto, para que você se planeje adequadamente, neste texto eu explicarei como é o clima em Maceió, e qual a melhor época do ano para estender a canga pelas bandas de lá.

E, apesar da já conhecida bipolaridade de São Pedro, tenho certeza que levando em conta estas informações, você conseguirá colocar o bronzeado em dia durante a sua viagem.

Leia também:Onde ficar em Maceió | Melhores bairros, praias e hotéis

# Melhor época para ir a Maceió

Sem delongas: a melhor época para ir a Maceió é de setembro a março. Isso porque, é durante este período que o sol estrala e as chuvas são raras.

Para encontrar o mar no auge dos seus tons azul Caribe, prefira viajar entre novembro e fevereiro.

Ainda assim, tenha em mente que em outros meses do ano até pode dar praia, mas o risco de dias nublados e chuvas torrenciais será maior.

clima em Maceió
Quando ir a Maceió: Descubra como é o clima na capital de Alagoas e qual a melhor época para você viajar!

Leia também:10 pousadas baratas em Maceió

# Clima em Maceió (Mês a Mês)

Assim como em muitos destinos do litoral nordestino, o clima em Maceió se resume a época chuvosa e época seca. Isso porque, a temperatura se mantém constante na maior parte do ano.

É difícil, por exemplo, viajar a Maceió e encontrar termômetros abaixo dos 20°C. Na outra ponta, as máximas ficam na casa dos 30°C.

Para facilitar a sua vida, indicarei a seguir como é o clima na capital alagoana de acordo com os meses do ano, e não de acordo com as estações convencionais.

Janeiro, fevereiro e março

De janeiro a março é parte da alta temporada em Maceió. Afinal, o tempo está firme neste período – as chuvas só começam a dar as caras no final de março, e, ainda assim, não costumam arruinar uma viagem.

Tenha em mente, porém, que cada mês tem suas particularidades em relação ao fluxo de turistas na cidade.

Janeiro, como em qualquer praia do Brasil, é o mês com maior número de viajantes e os preços, principalmente de hospedagem, disparam.

Em fevereiro e março o movimento já é menor. Inclusive, durante o carnaval a cidade fica relativamente vazia e é um bom destino para quem quer fugir da folia.

Além de dias ensolarados, em janeiro e fevereiro é quando você encontrará o mar mais cristalino.

» Clique aqui para ver preços e reservar os melhores passeios em Maceió

Abril, maio, junho, julho e agosto

Bem vindo à temporada de chuvas no litoral de Alagoas. E sim, pode chover pra valer a ponto de você não aproveitar a viagem a Maceió.

Além disso, por mais que dias com um sol tímido seja possível, o mar estará com a água turva, o que leva embora parte da beleza das melhores praias de Maceió.

Destes meses, os mais críticos são maio, junho e julho. No entanto, eu não arriscaria uma viagem durante a final de abril e inicio de agosto. Eu, inclusive, fui a Maceió na última semana de agosto e, ainda assim, peguei dias nublados e chuvosos.

Caso você só possa viajar neste período, acho mais adequado escolher outro destino para as férias.

Setembro

Com a chegada da primavera, o clima em Maceió começa a firmar mais uma vez. Ainda assim, tenha em mente que este é um mês de transição.

Apesar de uma viagem ser perfeitamente possível nessa época, não de surpreenda com dias nublados e chuvas esporádicas. Além disso, o mar ainda não estará completamente cristalino como nos meses de verão.

melhor época para viajar a Meceió
Praia do Gunga num dia nublado de setembro

Leia também:O que fazer em Maceió | Melhores passeios para seu roteiro

Outubro, novembro e dezembro

Para mim, outubro, novembro e dezembro são os melhores meses para ir a Maceió.

Isso porque, o verão já chegou de vez neste período. O que, via de regra, significa que dias ensolarados e sem chuva, será uma realidade.

Para ficar ainda melhor, o mar já está naquela cor azul-maravilhosa que a gente tanto gosta.

Como se não bastasse o clima adequado, neste período o movimento de turistas ainda é baixo e os preços mais camaradas. Note, porém, que estas condições mudam a partir do Natal – que é quando as multidões começam a se formar em qualquer parte do litoral brasileiro.

E claro, se você já conhece Maceió e tem outras dicas sobre qual a melhor época para ir pra lá, conte sua experiência no final do texto.

3 lugares para se hospedar em Maceió

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Pajuçara é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel Praia Bonita Jangadeirostem um ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir num resort, o Jatiúca Hotel & Resort é o mais bem avaliado.

» Se preferir, clique aquie encontre outras ofertas de hospedagem em Maceió.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

53 COMENTÁRIOS

  1. Oi Murilo, tudo bem?

    Eu tinha uma viagem marcada agora para Março, mas por causa do aumento dos casos de Covid, achamos melhor cancelar.
    Queríamos remarcar para Setembro para não ficar tão longe, pois estávamos muito ansiosos com essa viagem, mas estou com dúvidas se conseguiremos aproveitar nessa época.

    Se fosse você, remarcaria para Setembro? Ou Esperaria por outubro ou novembro?

    • Oi Tamara, tudo bem?

      Entendo. Na minha opinião, foi uma decisão acertada.

      Se vocês podem ir depois de setembro, eu marcaria em outubro ou novembro pois o clima já estará mais firme e o mar mais cristalino!

      Abraço!

        • Oi Gabriel, tudo bem?

          Deste mês? Se sim, imagino que os sites de previsão do tempo já devem ter uma ideia para estas datas.

          De modo geral, é época de chuvas. Mas nunca se sabe, né?! hehehe

          Abraço!

  2. Murilo, simplesmente show de bola! Fiquei mais aliviado.
    Hoje acabei de fechar um pacote de viagens, vou para Maceió na última semana de outubro, dia 24. Creio que nessa época sejam raros os dias de chuva né? Eu e meu parceiro estamos loucos para ver os peixinhos na água cristalina das piscinas naturais mas ficaria bem chateado caso não desse pra ver :/

    • Oi Acácio, tudo bem?

      Que legal!

      Outubro é uma boa época, sim. Chove bem pouco! =)

      Acho que vocês vão conseguir aproveitar bastante!

      Espero que aproveitem a viagem a Maceió!

      Abraço

  3. Gostei demais do artigo Murilo. #superbacanarecomendo
    Minha família e eu planejamos ir a Maceió no mês de outubro, ficaremos hospdados em Ponta Verde. Pelo que vi é um mês bom!!!
    Iremos de carro, moramos em Brasília, o que nos recomenda de itinerário partindo daqui.
    Abraço.

  4. Amei seu blog, já fui 2 vezes a Maceió e me hospedei na orla da praia de pajuçara…e as 2x tivemos infecção intestinal que acreditamos ser por termos entrado na praia de pajuçara. Mas ainda assim pretendo ir de novo🤣, dessa vez pretendemos alugar um carro pra ir pra outras praias! Sempre ficamos no Best Westen, tem indicação de outro hotel nesse estilo com tarifas melhores?

    • Oi Flavia, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou do blog! =)

      Caramba, que perrengue essas infecções, hein!? Mas é isso aí, bola pra frente e vamos tentar de novo! hahaha

      Alugar um carro vai facilitar bastante a logística da sua viagem…

      Sobre o hotel, na categoria de cinco estrelas, na minha opinião, o Best Westen é o que tem melhor custo-benefício, e a localização é boa demais, né?

      O Hotel Porto Jatiúca é um quatro estrelas bastante elogiado. Mas nem sempre ele é tão mais barato que o Best Westen. Ah, e ele fica no Praia de Jatiúca.

      De qualquer forma, vou deixar abaixo o link de meu texto com mais dicas de hospedagem em Maceió, ok?!

      >>>https://www.voltologo.net/onde-ficar-em-maceio/

      Abraço!

  5. Oi, boa tarde.
    Estou com viagem marcada agora em março e vou ficar no hotel Mercure Maceió Pajuçara.
    Minha dúvida é, onde compro os passeios? No hotel eles vendes? Fui pra Fortaleza e chegando no hotel já tinha algumas pessoas vendendo passeios.

  6. Boa Tarde Murilo, Parabéns pelo Blog, adorei suas dicas, e ao mesmo tempo fiquei triste rsrsrs estou com viagem marcada para Maceio em 12/05. Nós iremos ficar hospedados em Ponta Verde por 07 dias e ja me preocupo com as chuvas e fora que uns dos passeios que mais queriamos fazer eram Canions do Rio São Francisco, Foz do Rio São Francisco e Maragogi e como vamos em 05 pessoas achamos melhor alugar um carro, e adquirir os passeios no local, tem alguma recomendação extra para nos ajudar ???

    • Oi Luciana, tudo bem?

      Que bom que gostou das dicas!

      Realmente, esse é um período que costuma chover, mas vamos torcer para você conseguir aproveitar mesmo assim. hehehe

      No caso do passeio para os Cânions e para a Foz do Rio São Francisco, o ideal seria passar ao menos uma noite nessa região, talvez, até duas, pois é bem afastado de Maceió e o bate-volta é bem cansativo.

      Com o carro próprio você conseguirão conhecer muitas praias por conta própria. No caso, os passeios que precisarão contratar é apenas os para piscinas naturais, ou eventualmente algum passeio de buggy que queiram fazer!

      Você já viu as dicas de passeios e praias?

      Vou deixar os links abaixo, ok?!

      >>>https://www.voltologo.net/o-que-fazer-em-maceio/

      >>>https://www.voltologo.net/melhores-praias-de-maceio/

      Abraço!

    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Ainda não é o período mais intenso de chuva, não.

      É melhor do que ir em maio, junho ou julho, por exemplo.

      Mas tenha em mente que você deve pegar um dia ou outro de chuva! (Ou ao menos parte do dia…)

      Abraço

    • Claro. Bem difícil falar .aqui em RONDÔNIA por exemplo esta chovendo de mais aqui chove de novembro até março. Não olhei o clima de Maceió pra saber qual data ir.

    • Oi Cleyton, tudo bem?

      De um modo geral, junho é um período de chuva em Maceió! Portanto, é bom estar preparado para perder um dia o outro do roteiro!

      Mas é claro, com um pouquinho de sorte dá para aproveitar! hehehe

      Abraço

  7. Murilo, bom dia!

    Estou com viagem marcada para Maceió no dia 08 de abril, conseguirei pegar dias de sol e a praia de Maragogi estará linda de se ver nesse período?

    • Oi Raissa, tudo bem?

      É difícil prever! hahahah

      Abril não é o mês de chuvas mais intensas, portanto, acredito que conseguirá pegar dias de sol, sim.

      Abraço

    • Oi Suelen, tudo bem?

      Como você passará bastante tempo, é provável que sim! 🙂

      Espero que aproveite a viagem!

      Abraço!

      PS: Depois me diz como foi viajar nessa época e se deu para aproveitar.

    • Oi Michele, tudo bem?

      Historicamente, em janeiro o tempo é firme em Maceió.

      Sim, praias, bares, restaurantes e passeios estão funcionando em Maceió (ao menos até o momento!).

      Abraço

    • Oi Fernanda, tudo bem?

      Abril/maio já faz parte da temporada de chuvas, mas ainda não é o período mais intenso.

      Vai depender muito de como estará o tempo algumas semanas antes! heheheh

      Abraço

    • Oi Rosângela, tudo bem?

      É um bom mês, sim.

      As chuvas só começam a aparecer no final de março. E, ainda assim, nessa época não costuma atrapalhar os passeios!

      Abraço

  8. Adorei as dicas.Estou querendo ir agora dia 14 de dezembro.O que vc acha do hotel Aram outro branco ?Apraia proximo ao hotel e boa para uso?Um passeio para maragogi custa em media quanto?Qual praia que não posso deixar de conhecer antes de vim embora?

    • Oi Marcela, tudo bem?

      Que bom que gostou das dicas! 🙂

      Sobre o hotel, eu olhei a avaliação no Booking e a nota é 7,0. De um modo geral, prefiro me hospedar em lugares com avaliações acima de 8,5.

      A Praia da Pajuçara é um dos melhores lugares para se hospedar em Maceió. A região é muito agradável e a orla uma delícia para caminhar. A praia em si não é das melhores de Alagoas, mas é bem bonita. O que acontece é que as melhores praias da região não são as urbanas. Ainda assim, a estadia em Pajuçara vale a pena.

      O passeio bate-volta para Maragogi custa, em média, R$ 70,00 + R$ 100,00 de passeio de barco até as piscinas naturais caso você queira.

      Três dos meus passeios favoritos em Maceió foram: Praia do Gunga, São Miguel dos Milagres e Capitão Nikolas.

      Espero que aproveite sua viagem a Maceió!

      Abraço

  9. Olá Murilo
    Por acaso vi seus comentários e vi a possibilidade de ouvir sua opinião.
    Tô programando ir a Maceió em dezembro .
    Lendo a respeito me surgiram muitas dúvidas.
    Olhei pra me hospedar em Pajuçara , mas vários comentários que a praia não é boa pra banho , outro assunto são as águas viva e as caravelas que queimam.
    Me apavorei e estou pensando em desistir ….😔 O que vc me diz
    Obrigada

    • Oi Andrea, tudo bem?

      De fato, a Praia da Pajuçara não é a melhor praia para banho.

      A questão é que as melhores praias para visitar são as que ficam pelos arredores de Maceió (ou em munícipios vizinhos).

      As praias urbanas da capital de Alagoas, como Pajuçara, Ponta Verde e Jatiúca, são ótimos lugares para se hospedar por conta da estrutura em si, e não da praia propriamente dita.

      Ficando nestas praias, você pode visitar os outros lugares com passeios bate-volta, ou se precisar, alugando um carro e indo por conta própria!

      Mesmo com essa logística necessária, te adianto que vale muuuuuito a pena conhecer Maceió e o litoral de Alagoas!

      Abraço!

  10. Nossa me ajudou muito, eu vou no fim de novembro e estava com medo de chuvas… ficarei no Jatiúca resorts e vamos alugar um carro ficaremos 6 noites..pode me dar dicas de praias para conhecer
    Obrigada e um abraço

  11. Vale lembrar que é bom conferir a tábua de marés antes de ir viajar pra lá, pois dependendo da época não da pra fazer alguns passeios na região.

  12. Ola para visitar no mes de março, meio do mes. Vc recomenda Maceio ou Natal, em relaçao as chuvas? Maceio tem mtas praias banhaveis nesse periodo?

    • Oi Rayssa, tudo bem?

      O volume de precipitação é bastante parecido nestes dois destinos nesta época do ano.
      Acredito que você conseguirá aproveitar a viagem em ambos, já que as praias são boa para banho neste período.

      Embora seja o final da temporada seca e início da época de chuva, elas não devem atrapalhar seu roteiro!

      Abraço

  13. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here