Quando ir a Maceió: Descubra como é o clima na capital de Alagoas e qual a melhor época para você viajar!
Salve esta imagem no seu Pinterest!!!

É incontestável: para aproveitar ao máximo uma viagem à capital de Alagoas, é importante se informar sobre qual a melhor época para ir a Maceió. Afinal, como bom destino de praia que é, quando estamos de frente para o mar os dias ensolarados são mais divertidos.

E não se engane. Apesar de fazer calor praticamente o ano inteiro, durante alguns meses chove bastante no litoral alagoano. O que, consequentemente, pode tornar as suas férias uma tremenda furada.

Portanto, para que você se planeje adequadamente, neste texto eu explicarei como é o clima em Maceió, e qual a melhor época do ano para estender a canga pelas bandas de lá.

E, apesar da já conhecida bipolaridade de São Pedro, tenho certeza que levando em conta estas informações, você conseguirá colocar o bronzeado em dia durante a sua viagem.

Leia também: Onde ficar em Maceió | Melhores bairros, praias e hotéis

# Melhor época para ir a Maceió

Sem delongas: a melhor época para ir a Maceió é de setembro a março. Isso porque, é durante este período que o sol estrala e as chuvas são raras.

Para encontrar o mar no auge dos seus tons azul Caribe, prefira viajar entre novembro e fevereiro.

Ainda assim, tenha em mente que em outros meses do ano até pode dar praia, mas o risco de dias nublados e chuvas torrenciais será maior.

clima em Maceió
Quando ir a Maceió: Descubra como é o clima na capital de Alagoas e qual a melhor época para você viajar!

Leia também: 10 pousadas baratas em Maceió

# Clima em Maceió (Mês a Mês)

Assim como em muitos destinos do litoral nordestino, o clima em Maceió se resume a época chuvosa e época seca. Isso porque, a temperatura se mantém constante na maior parte do ano.

É difícil, por exemplo, viajar a Maceió e encontrar termômetros abaixo dos 20°C. Na outra ponta, as máximas ficam na casa dos 30°C.

Para facilitar a sua vida, indicarei a seguir como é o clima na capital alagoana de acordo com os meses do ano, e não de acordo com as estações convencionais.

Janeiro, fevereiro e março

De janeiro a março é parte da alta temporada em Maceió. Afinal, o tempo está firme neste período – as chuvas só começam a dar as caras no final de março, e, ainda assim, não costumam arruinar uma viagem.

Tenha em mente, porém, que cada mês tem suas particularidades em relação ao fluxo de turistas na cidade.

Janeiro, como em qualquer praia do Brasil, é o mês com maior número de viajantes e os preços, principalmente de hospedagem, disparam.

Em fevereiro e março o movimento já é menor. Inclusive, durante o carnaval a cidade fica relativamente vazia e é um bom destino para quem quer fugir da folia.

Além de dias ensolarados, em janeiro e fevereiro é quando você encontrará o mar mais cristalino.

Abril, maio, junho, julho e agosto

Bem vindo à temporada de chuvas no litoral de Alagoas. E sim, pode chover pra valer a ponto de você não aproveitar a viagem a Maceió.

Além disso, por mais que dias com um sol tímido seja possível, o mar estará com a água turva, o que leva embora parte da beleza das melhores praias de Maceió.

Destes meses, os mais críticos são maio, junho e julho. No entanto, eu não arriscaria uma viagem durante a final de abril e inicio de agosto. Eu, inclusive, fui a Maceió na última semana de agosto e, ainda assim, peguei dias nublados e chuvosos.

Caso você só possa viajar neste período, acho mais adequado escolher outro destino para as férias.

Setembro

Com a chegada da primavera, o clima em Maceió começa a firmar mais uma vez. Ainda assim, tenha em mente que este é um mês de transição.

Apesar de uma viagem ser perfeitamente possível nessa época, não de surpreenda com dias nublados e chuvas esporádicas. Além disso, o mar ainda não estará completamente cristalino como nos meses de verão.

melhor época para viajar a Meceió
Praia do Gunga num dia nublado de setembro

Leia também: O que fazer em Maceió | Melhores passeios para seu roteiro

Outubro, novembro e dezembro

Para mim, outubro, novembro e dezembro são os melhores meses para ir a Maceió.

Isso porque, o verão já chegou de vez neste período. O que, via de regra, significa que dias ensolarados e sem chuva, será uma realidade.

Para ficar ainda melhor, o mar já está naquela cor azul-maravilhosa que a gente tanto gosta.

Como se não bastasse o clima adequado, neste período o movimento de turistas ainda é baixo e os preços mais camaradas. Note, porém, que estas condições mudam a partir do Natal – que é quando as multidões começam a se formar em qualquer parte do litoral brasileiro.

E claro, se você já conhece Maceió e tem outras dicas sobre qual a melhor época para ir pra lá, conte sua experiência no final do texto.

3 lugares para se hospedar em Maceió

($) Para os viajantes que procuram um albergue, o Hostel Pajuçara é uma das opções mais bem cotadas da cidade.

($$) Quem faz questão de privacidade, mas não quer gastar uma fortuna, o Hotel Praia Bonita Jangadeiros tem um ótimo custo-benefício.

($$$) Querendo investir num resort, o Jatiúca Hotel & Resort é o mais bem avaliado.

» Se preferir, clique aqui e encontre outras ofertas de hospedagem em Maceió.

Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

7 COMENTÁRIOS

    • Oi José, tudo bem?

      Fico feliz em saber que gostou da página!

      Se tivesse que apostar em uma viagem pelas praias do Nordeste no mês de junho, iria para o litoral do Ceará.
      Embora possa chover dia ou outro, o período de aguaceiros mais intensos já chegou ao fim.

      Abraço

  1. Ola para visitar no mes de março, meio do mes. Vc recomenda Maceio ou Natal, em relaçao as chuvas? Maceio tem mtas praias banhaveis nesse periodo?

    • Oi Rayssa, tudo bem?

      O volume de precipitação é bastante parecido nestes dois destinos nesta época do ano.
      Acredito que você conseguirá aproveitar a viagem em ambos, já que as praias são boa para banho neste período.

      Embora seja o final da temporada seca e início da época de chuva, elas não devem atrapalhar seu roteiro!

      Abraço

  2. * Para evitar comentários spans (falsos), solicitamos que ao deixar sua mensagem você também preencha um campo com seu nome e e-mail.
    Mas não se preocupe, pois estas informações estão seguras e seu e-mail não será exibido e nem compartilhado com outras pessoas!
    Para mais informações clique aqui para ler a nossa Política de Privacidade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here