Capital de Alagoas e maior cidade do estado, decidir onde ficar em Maceió é mais simples do que muita gente imagina. Embora o destino ofereça centenas de hospedagens, os melhores bairros para se hospedar não são muitos e de quebra estão localizados lado a lado.
Ainda assim, antes de reservar um hotel é necessário dar àquela atenção de praxe para não se arrepender do local escolhido. Além de uma localização conveniente, a acomodação precisa atender as exigências mínimas de preço, conforto, atendimento e limpeza – critérios estes que variam de viajante para viajante.
Portanto, para conseguir ajudar o maior número de forasteiros possíveis com a deliciosa missão de encontrar um bom lugar para ficar em Maceió, além de contar quais são os bairros e praias mais adequadas para os turistas, neste texto eu indicarei hospedagens de diferentes categorias que rendem uma bela estadia para as férias.
Leia também: 9 passeios para fazer em Maceió
Dicas de onde ficar em Maceió
» Os melhores lugares para ficar em Maceió
» Pajuçara
» Ponta Verde
» Jatiúca
» Resorts em Maceió
» Minha experiência
» Pousadas baratas em Maceió
» É melhor ficar em Maceió ou Maragogi?
» Outras praias para se hospedar em Alagoas
# Os melhores lugares para ficar em Maceió (Alagoas)
Sem delongas. Os melhores bairros para ficar em Maceió, são:
» Pajuçara
» Ponta Verde
» Jatiúca
Estas três vizinhanças se encontram lado a lado numa área à beira-mar com aproximadamente seis quilômetros de extensão, e que ostenta uma das orlas mais fotogênicas do Nordeste.
Em qualquer uma destas praias os viajantes encontram uma boa estrutura turística com quiosques, restaurantes e comércios em geral, além de uma rede hoteleira que vai de hostels a hotéis cinco estrelas.
É verdade, porém, que apesar das incontáveis semelhanças, cada região tem algumas particularidades, e é exatamente isso que você irá descobrir a seguir.
# Pajuçara
Das três melhores vizinhanças para ficar em Maceió, a Praia da Pajuçara é a primeira a ser avistada por quem vem do sul de Alagoas ou do centro da cidade.
Embora tenha dois quilômetros de extensão, o pedaço mais movimentado da sua orla fica entre a Rua Antônio Ferreira Rodrigues (tenha como referência o Terraço Restaurante e Cervejaria) e a Rua Eng. Demócrito Sarmento Barroca (tenha como referência a Feirinha de Artesanato da Pajuçara).
Para não se dar mal com a localização da sua hospedagem, não fique a mais de duas quadras do mar, pois a partir desta distância as caminhadas para a orla começam a se tornar inconvenientes.
Embora a região tenha ótimos albergues e até mesmo hotéis de rede, tenha em mente que as acomodações mais estreladas ficam em outro pedaço. Além disso, a noite costuma ser relativamente tranquila por estas bandas – os festeiros de plantão precisarão se deslocar até Jatiúca caso queiram virar a noite na rua.
Sobre a praia propriamente dita, a Pajuçara é a faixa de areia mais movimentada das praias urbanas de Maceió. Além de ter um espaço enorme de frente para o mar, na sua orla há várias quadras de areia de vôlei, futevôlei e tênis.
Praia da Pajuçara no fim da tarde! (Durante o dia ela fica lotada de gurdas-sol)
Acomodações na Pajuçara
Com uma reputação invejável, o Hostel Pajuçara é a melhor opção de albergue em Maceió. Possui localização, limpeza, atendimento e café da manhã, que deixa muito hotel no chinelo.
Para quem faz questão de uma hospedagem convencional mas nem por isso quer gastar muito, o Hotel Praia Bonita Jangadeiros está de frente para o mar, tem estrutura correta e preço camarada.
Podendo investir numa categoria acima, o Brisa Suítes é um quatro estrelas que certamente deixará os seus dias em Maceió mais elegantes.
# Ponta Verde
Localizada entre a Praia da Pajuçara e a Praia da Jatiúca, quem fica em Ponta Verde tem a facilidade de estar no meio do caminho tanto para o sul como para o norte de Alagoas.
Sua orla é bastante parecida com Pajuçara. Aliás, o trecho Pajuçara – Ponta Verde é o mais turístico de Maceió, e raramente o viajante percebe quando termina uma praia e começa a outra.
Embora a oferta de hotéis na avenida à beira-mar seja mais limitada do que em Pajuçara, a uma quadra do mar há boas hospedagens.
Avenida à beira-mar entre a Praia de Ponta Verde e Jatiúca
Acomodações em Ponta Verde
Os principais hotéis em Ponta Verde são do tipo convencional e de grandes redes. Um três estrelas bem avaliado pelos viajantes e que dificilmente decepciona é o Comfort Hotel Maceió – que ainda costuma oferecer promoções especiais através do site Booking.com.
Outra opção por estas bandas que possui preços realistas, localização de primeira e café da manhã caprichado, é o Palms Tropicalis Hotel.
# Jatiúca
Das três regiões indicadas para se hospedar em Maceió, Jatiúca é a menos movimentada turisticamente falando. Por outro lado, é por aqui que se encontra a noite mais divertida da cidade e onde estão alguns dos restaurantes mais conceituados e modernosos. Para encontrar um lugar caminhando, vá até a antiga Avenida Amélia Rosa, que atualmente se chama Antônio Gomes de Barros, e entre naquele restaurante ou bar que parecer mais agradável a você.
Para quem gosta de shopping, é por estes lados que está o Maceió Shopping, o principal da capital de Alagoas.
A praia, no entanto, raramente é aproveitada pelos banhistas por conta das suas ondas agitadas.
Acomodações na Jatiúca
As hospedagens na Jatiúca podem ir do oito ao oitenta: há desde pousadas simples que custam menos de R$ 100,00 por dia – como a Pousada Praia Bela Maceió – a resorts cinco estrelas que incluem café da manhã e jantar na diária – como o Jatiuca Hotel & Resort.
E claro, entre estes dois extremos há hotéis intermediários que oferecem um custo benefício irresistível, como o MCZ HOTEL e o Hotel Brisa Tower.
# Resorts em Maceió
Antes de procurar pelos melhores resorts em Maceió, é importante você se questionar se terá tempo de usufruir da estrutura e serviços que este tipo de hospedagem costuma oferecer. Isso porque, a maioria dos passeios saem cedo da capital alagoana e só retornam no final do dia, restando pouquíssimo tempo para aproveitar os mimos de um resort.
Na minha opinião, para sua estadia valer a pena, o ideal é reservar ao menos um dia inteirinho para curtir sombra e água fresca sem sair do hotel.
Tendo isso em mente, saiba que os melhores resorts em Maceió, são: Jatiúca Hotel & Resort, Salinas Maceió e Ritz Lagoa da Anta Hotel & SPA. Dos três, o mais próximo dos principais bairros de Maceió é o Jatiúca Hotel & Resort.
# Minha experiência: Hostel Pajuçara
Localizado em Pajuçara a duas quadras da praia, o Hostel Pajuçara foi minha casa na capital alagoana por mais de uma semana e definitivamente é um lugar que eu recomendo para ficar em Maceió – isso é claro, para quem busca um albergue para se hospedar.
Certamente uma das melhores experiências em hostels que já tive, o Hostel Pajuçara oferece um ambiente pra lá de adequado para quem está em busca de tranquilidade.
O atendimento de todos os funcionários e, principalmente do dono Fernando, é daqueles que nos faz sentir em casa mesmo quando estamos viajando.
A limpeza é outro aspecto que não passa despercebido: poucas vezes encontrei um albergue tão limpo e organizado como o Hostel Pajuçara – a todo momento tem alguém passando um pano nas dependências comuns do hostel.
Por falar em área comum, no Hostel Pajuçara há sala de TV, cozinha compartilhada e quintal.
Os banheiros são separados em feminino e masculino, e além de espaçosos, estiveram sempre limpos durante a minha estadia. Pra facilitar a vida de quem precisa apenas escovar os dentes ou utilizar algum espelho, fora dos banheiros há um espaço extra com estas facilidades.
Além de dormitórios masculinos, mistos e femininos, no hostel também há quartos privados com banheiro compartilhado. Os dormitórios possuem beliches bem distribuídas e não são apertados, e ao lado de cada cama há luz e tomada individual.
Não menos importante, vale falar que o café da manhã é comparável ao de uma pousada. Nem todos os dias há todos os itens que vou citar, afinal. o cardápio sofre pequenas mudanças diariamente para não cair na mesmice, porém, espere encontrar: ovos mexidos, cuscuz, queijo coalho frito, tapioca, pão francês e pão de forma, frios, bolo, bolachas, dois tipos de suco de polpa, frutas, café, leite e chá.
Dormitório compartilhado do Hostel Pajuçara
Quintal do Pajuçara Hostel
# É melhor ficar em Maceió ou Maragogi?
Localizada a 125 quilômetros de Maceió num deslocamento que leva no mínimo duas horas, Maragogi ganhou os holofotes nos últimos anos por conta do seu mar azul turquesa surreal. E, atualmente, muitos viajantes que vão a Alagoas ficam em dúvida se é melhor ficar em Maceió ou em Maragogi (?!).
A verdade, porém – ao menos na minha opinião – é que ficar em Maceió não deveria excluir a possibilidade de ficar também em Maragogi. O roteiro ideal, no meu ponto de vista, é aquele em que a estadia é dividida nestas duas cidades, sendo que em Maceió é onde se hospedaria por mais tempo.
Embora seja possível fazer um cansativo passeio no esquema bate-volta desde Maceió para Maragogi, saiba que neste tour se passa muito tempo no veiculo, pouco tempo na praia, e não será possível conhecer todos os encantos de Maragogi, que merece ao menos duas noites do seu itinerário.
Por outro lado, quem viaja para conhecer outras praias de Alagoas ficaria com a logística prejudicada caso dedicasse toda a hospedagem em Maragogi. Neste caso, para conhecer outros pedaços de areia do estado, Maceió funciona como uma base mais conveniente, de onde diariamente saem passeios bate-volta – estes sim mais aproveitáveis – para outros cantos do território alagoano, como Dunas de Marapé, Praia do Gunga e São Miguel dos Milagres.
Portanto, a resposta para a dúvida se é melhor ficar em Maceió ou em Maragogi, é: planeje para dividir a sua estadia nas duas cidades. Caso não seja possível e você faça questão de passar por Maragogi, fique em Maceió e se aventure no passeio bate-volta para lá, sabendo de antemão que essa não é a melhor maneira de conhecer este destino.
Praia de Antunes, em Maragogi
# Outras praias para se hospedar em Alagoas
Além de ficar em Maceió, saiba que há outras praias para se hospedar em Alagoas. Quem gosta de ficar em cidadezinhas pacatas, com um belo mar a disposição e apenas curtindo a vida boa na areia, o território alagoano oferece dezenas de possibilidades.
Hospedagem na Praia do Francês
Situada no município de Marechal Deodoro a apenas 25 quilômetros de Maceió, a Praia do Francês é uma das praias mais famosas e concorridas de Alagoas. E, embora essa parte do litoral esteja longe de ser a minha favorita, fato é que a Praia do Francês oferece uma boa estrutura para os viajantes que gostam de comodidades sem abrir mão de uma bela paisagem.
Com pinta de resort e de frente para o mar, o Hotel Ponta Verde Praia do Francês é um quatro estrelas com preços realistas que encanta os viajantes.
Quem prefere uma hospedagem mais intimista, vale ficar de olho nas suítes da La Dolce Vita Pousada, que cumpre muito bem o papel de pousadinha simpática e aconchegante.
Hospedagem em São Miguel dos Milagres
Aos poucos São Miguel dos Milagres, que está a 90 quilômetros de Maceió, começa a entrar com mais tempo nos roteiros dos viajantes. O que é compreensível, afinal, este destino rende dias preguiçosos (e deliciosos!) de frente para o mar. Talvez, mais do que suas paisagens dignas de cartão postal – com areia clara e mar calmo e cristalino – o que mais encanta os turistas é a simplicidade do local e suas areias menos concorridas e mais preservadas.
Duas boas pedidas para se hospedar em São Miguel dos Milagres é a Pousada Recanto Caiçara e a Pousada Marceneiro – esta última uma das mais elegantes da vizinhança.
Praia em São Miguel dos Milagres
Hospedagem em Maragogi
Conforme já esclarecido no tópico “É melhor ficar em Maceió ou Maragogi?”, dedicar ao menos duas noites em Maragogi é uma excelente ideia.
Quem quer economia total, o Maraga Beach Hostel é o albergue mais bem cotado da cidade. Inclusive, foi nele em que eu me hospedei e certamente voltaria outras vezes.
Para quem não abre mão de uma pousada, a Pousada Mariluz e a Pousada Olho D’água costumam oferecer um excelente custo-benefício.
Pensando em passar dias de rei ou rainha num resort, o Salinas Maragogi é um all inclusive com estrutura e serviços de primeiríssima qualidade.
+ Dicas de onde ficar em Maceió
» Lembre-se: na alta temporada – de dezembro até o carnaval – os preços das hospedagens sobem em todo o litoral do Brasil. Para ficar em Maceió sem precisar gastar uma fortuna, reserve a sua acomodação logo que souber as datas da sua viagem a Maceió.
» Além disso, antes de garantir o seu quarto vale ficar de olho nas ofertas do site Booking.com. Muitas vezes dá pra encontrar hotéis em Maceió com até 40% de desconto.
» Verifique também quais as formas de pagamento utilizadas na hospedagem, se o café da manhã está incluído no valor da diária, e se há estacionamento disponível (caso você precise!). Tudo isso pode gerar inconveniente durante a sua estadia caso você não se informe antecipadamente.
» Se preferir, clique aqui e encontre outros lugares para ficar em Maceió.
Olá Murilo! A minha próxima viagem será Maceió e o seu post esta perfeito, tenho certeza que irá me ajudar muito. Por favor gostaria de uma informação o Hostel que você ficou foi o Pajuçara Hostel e Suites Macéio? Não encontrei no Booking o Hostel Pajuçara como você mencionou aqui.
Gostaria de ficar nele já que adoro indicações.
Oi, Gislaine, tudo bem?
Que legal, fico feliz em saber que as dicas te ajudaram! =)
Por conta do seu comentário fui pesquisar e acabei de descobrir que o Hostel Pajuçara, onde fiquei hospedado, fechou! =(
Por isso você não o encontrou no Booking.
Este que você mencionou não foi onde fiquei hospedado, apesar do nome parecido.
Abraço!
Imaginei mesmo, de qualquer forma te agradeço muito pelo retorno.
Olá vou com minha família pra Maceió para passarmos o natal gostaria de saber informações sobre o hotel Pajucara praia hotel! Seria um bom hotel?
Oi Edineia, tudo bem?
Não parece ser um hotel ruim. Mas, no meu caso, sempre dou preferência por hotéis que tem nota de avaliação superior a 8,5 no Booking.com.
No caso, o Pajuçara Praia Hotel tem 7,9.
No link abaixo você pode consultar mais informações sobre o hotel e ver comentários de pessoas que já ficaram lá! 🙂
https://www.booking.com/hotel/br/pajucara-praia.pt-br.html?aid=884635
Abraço!
Alguém sabe informar se o hotel brisa praia em pajucara é bom pra se hospedar?
Oi Vladimir, tudo bem?
Eu não me hospedei neste hotel, mas consultei as avaliações do Booking e me pareceu um bom lugar, sim!
Inclusive, ele é bem conhecido na cidade!
Abraço
Estou me organizando p conhecer Maceió. Com certeza vou aproveitar todas as suas dicas principalmente onde me hospedar, isso vai me ajudar muito
Oi Maria, tudo bem?
Que legal! =)
Espero que aproveite a viagem!
Abraço
Quando fomos em Maceió ficamos no bairro de Pajuçara e gostamos muito. ótimas dicas!Sempre me hospedo nos bairros indicados.
Também fiquei na Pajuçara e não me arrependo! Adorei aquela região para ficar em Maceió!
Abraço
Muito bom Murilo! Sempre que estou planejando uma viagem, eu busco por entender o destino para escolher a hospedagem. Saber onde ficar em Maceió, cidade linda, ajuda muito! Faz tempo que não visito o Alagoas! Saudades!
Como não sentir saudades daquele marzão lindo de Maceió, né Analuiza?! hehehe
Abraço
Amei as dicas de onde ficar em Maceió! Faz toda a diferença na viagem escolher um bom hotel, bem localizado. Obrigada porcompartilhar!
Um hotel bem localizado é meio caminho andado para aproveitar a viagem, né Marcela?!
Abraço
Excelente Guia de hospedagem em Maceió! Ainda não estive por lá e já sei que este post vai me ajudar a montar todo o meu roteiro e decidir onde hospedar.
que bom que gostou, Deyse!
Abraço
Muito Bom….
Mesmo….
Estive em Maceio em Março e já estou voltando logo….
Aí sim…
Piranhas/Foz do São Francisco
E, Maragogi
Muitas Fotos !!
Boas Lembranças!!!!
Maceió é bacana demais, né Carlos?!
Abraço!