As praias de Guarapari são os pedaços de areia mais procurados pelos viajantes que querem aproveitar o verão no litoral do Espírito Santo. O que é compreensível, afinal, além da boa estrutura para os turistas, a cidade tem cenários à beira-mar que realmente saem bem na foto.

Para ficar ainda melhor, a boa notícia é que tem praia para todo mundo – 52, para ser mais específico. Tem praia urbana com bons quiosques na areia, praia deserta e sem estrutura, praia para fazer trilha e, até mesmo, praia que talvez não mereça espaço no seu roteiro de viagem.

E, por falar em roteiro, neste texto eu contarei quais são as melhores praias de Guarapari que você pode incluir na sua programação. Prepare o protetor solar, a canga e todas as suas parafernálias para passar o dia de frente para o mar, pois a estação mais quente do ano está apenas começando.

Como visitar as praias de Guarapari?

Via de regra, ter um carro próprio é a melhor forma para visitar as praias de Guarapari – especialmente se você pretende fazer um itinerário pelos quatro cantos da cidade. Porém, os viajantes desmotorizados também conseguem circular sem grandes dificuldades.

Aliás, eu mesmo fiz minha viagem a Guarapari sem carro e consegui conhecer todas as praias que gostaria. No meu caso, fiz uma combinação de longas caminhadas, ônibus e transporte por aplicativo.

As praias de Guarapari podem ser categorizadas de acordo com a sua localização: sul, centro e norte. Uma vez que você esteja em alguma destas regiões, é bem fácil e simples ir andando entre as praias vizinhas da mesma área.

Para distâncias longas, como por exemplo, para ir do sul ou norte para o centro, os ônibus costumam funcionar muito bem. No meu caso, consegui encontrar todas as rotas e linhas de transporte público de Guarapari utilizando o aplicativo Moovit.

Por fim, os aplicativos de corrida podem ser úteis para deslocamentos na região mais central da cidade. Na verdade, saindo do centro você conseguirá sem grandes complicações um motorista que te leve às praias do sul ou norte. Por outro lado, o caminho inverso já é mais complicado porque você precisará contar com a sorte de ter algum veículo circulando pela região.

Se você estiver hospedado na área mais urbana de Guarapari – como Areia Preta, Castanheiras ou Praia do Morro – um bom plano é fazer o percurso de ida com transporte por aplicativo e a volta de ônibus (caso você não consiga encontrar um motorista).

como visitar as praias de Guarapari?
Com a maré baixa, o trecho inicial da Praia de Setiba se transforma em uma verdadeira piscina

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Guarapari

Melhores praias de Guarapari

Indicarei a seguir quais são, na minha opinião, as melhores praias de Guarapari. Porém, ao contrário do que o título deste post indica, serão mencionadas mais de 10 praias. Como algumas delas são bem próximas uma das outras, reuni na mesma indicação mais de um pedaço de areia.

Além disso, vale mencionar que nem todas estas praias de Guarapari agradarão todo viajante. Afinal, de nada adianta em indicar uma linda praia deserta se o que você está procurando é um lugar com boas opções de quiosques à beira-mar.

Portanto, leia com atenção a descrição de cada local e inclua na sua lista de passeios para fazer em Guarapari apenas aquelas praias que têm mais chance de te agradar.

Por fim, saiba que estas praias de Guarapari não estão organizadas por ordem de preferência, mas sim, de acordo com a sua localização. No caso, a sequência começa com as praias mais sul seguindo em direção ao norte.

1- Praia de Meaípe
2- Praia dos Padres
3- Praia da Bacutia
4- Praia de Peracanga
5- Areia Preta, Castanheiras e Namorados
6- Praia das Virtudes
7- Praia do Morro
8- Praia dos Adventistas e Três Praias
9- Praia da Aldeia
10- Praia de Setiba

melhores praias de Guarapari
A Praia de Una, ao lado de Setiba, também é uma das melhores praias de Guarapari

1- Praia de Meaípe

Localizada a nove quilômetros do centro de Guarapari, durante muitas décadas a Praia de Meaípe foi uma das queridinhas da cidade. Inclusive, para dar conta da demanda dos turistas, ao longo dos anos a vizinhança construiu uma excelente rede de pousadas e restaurantes.

Atualmente, porém, a situação é outra. Embora os serviços hoteleiros e gastronômicos continuem atraindo uma parcela de visitantes, a praia em si perdeu parte dessa capacidade. Isso porque, com o avanço do mar e o aumento da maré, a faixa de areia e a orla de Meaípe ficaram comprometidas – perdendo assim parte dos seus encantos.

Em todo caso, mesmo não sendo hoje um dos melhores lugares para esticar a canga na areia, Meaípe continua tendo o seu valor – seja para se hospedar em uma simpática vizinhança praiana, para provar as delícias da mesa capixaba, ou até mesmo farrear até o nascer do dia.

Para pernoitar por estas bandas nas pousadas em Guarapari a Pousada Orquídea Café e a Pousada da Zezé são dois nomes com reputações invejáveis.

Para deixar o seu estômago contente, aposte nos comes e bebes da Pousada Orquídea Café (eles também funcionam como um bistrô para o público em geral), do Restaurante Gaeta e do Cantinho do Curuca.

Por fim, durante os meses de verão o agito até altas horas fica por conta do tradicional Cafe de La Musique Guarapari.

mapa das praias de Guarapari
Praia de Meaípe

2- Praia dos Padres

Pertinho de Meaípe está uma das praias selvagens e desertas mais lindas de Guarapari: a Praia dos Padres.

Rodeada de muito verde, com uma faixa de areia dourada e mar cristalino, é aquele tipo de lugar que se assemelha a um refúgio onde quem reina é a tranquilidade – especialmente em dias de semana durante a baixa temporada.

Apesar de não ter nenhum tipo de estrutura turística, a praia ostenta uma bela área de sombra natural formada por uma robusta fileira de árvores. Portanto, dá para passar o dia sem a necessidade de ficar girando um guarda-sol (mas leve seus próprios comes e bebes).

Há, porém, dois pontos de atenção que devem ser mencionados.

O primeiro é a questão do mar, que é bastante agitado e exige cuidado redobrado na hora de mergulhar.

O segundo é o acesso. Apesar de não ser difícil, o acesso à Praia dos Padres exige uma curta caminhada.

Normalmente, o GPS indica um caminho por um estacionamento com entrada na rua Alameda Frisia. Porém, esse não é o melhor percurso pois você precisará andar em meio a uma mata ligeiramente fechada. Até dá para ir (eu fui), mas tem um jeito mais fácil.

Atualmente, a entrada principal para chegar à Praia dos Padres é através de uma escadaria que fica na Rua Onze, quase na esquina com a Rua Dez. Ao chegar aí você certamente verá alguns veículos estacionados, e, se estiver de carro, é onde poderá parar. Depois, basta descer com cuidado pela escadaria que vai até a faixa de areia (não mais do que 10 minutos de caminhada).

quais são todas as praias de Guarapari?
A Praia dos Padres é uma das mais lindas praias de Guarapari

3- Praia da Bacutia

Situada na região conhecida como Enseada Azul, a Praia da Bacutia foi uma das minhas favoritas para passar o dia à toa de frente para o mar. E, o motivo, é uma combinação de bela paisagem natural com pouco tumulto na areia.

Como lá não há restaurantes e quiosques na orla, os visitantes que fazem questão destes serviços acabam ficando no pedaço de areia vizinho, a Praia de Peracanga. Ainda assim, em Bacutia sempre há vendedores ambulantes e algumas barracas móveis modestas que providenciam cadeira, guarda sol e bebida gelada.

Além disso, também dá para improvisar um pouco de sombra nas árvores próximas da orla, porém, chegue cedo para garantir um lugar.

praias de Guarapari Bacutia
Praia de Bacutia

4- Praia de Peracanga

Se você preza por uma praia que tenha uma boa de estrutura de quiosques onde poderá fazer uma refeição completa, além de utilizar duchas e banheiro, então, Peracanga é o melhor pedaço da Enseada Azul para o seu passeio. Aliás, mais especificamente o trecho central em direção ao canto esquerdo, que é onde estão concentrados os estabelecimentos.

Além da boa estrutura e do ambiente familiar, Peracanga também atrai os visitantes por causa do seu cenário pra lá de fotogênico: longa faixa de areia a perder de vista, mar azulzinho e orla bem cuidada.

Como está ao lado dos outros locais indicados até o momento, um bom plano para visitar as praias de Guarapari é reservar um dia inteiro para conhecer toda essa região.

Você pode começar o itinerário na Praia dos Padres. Em seguida, visite Bacutia e decida se é seu tipo de praia ou não. Por fim, termine a programação em Peracanga, chegando lá preferencialmente na hora do almoço para repor as energias.

Sobrou tempo e disposição? Então faça uma caminhada de Peracanga até a sua outra vizinha, a Praia de Guaibura.

praias do Espírito Santo
Na Enseada Azul, a Praia de Peracanga é que oferece melhor estrutura à beira-mar

5- Areia Preta, Castanheiras e Namorados

A orla urbana do centro de Guarapari é composta por estas três praias. Todas elas se encontram lado a lado e de ponta a ponta você não gastará nem 20 minutos caminhando, afinal, é um percurso de apenas um quilômetro.

Devido à localização central o movimento nestas praias de Guarapari é intenso, porém, não chega a ser problemático. Aliás, o astral animado desta região é um ponto forte a ser destacado.

Além de serem alguns dos melhores bairros para ficar em Guarapari em razão da oferta de hotéis e pousadas, nesta região também há uma grande variedade de restaurantes, sorveterias, lanchonetes e comércios em geral.

A Praia de Areia Preta tem uma faixa de areia estreita e o acesso até lá é por escadas instaladas no calçadão – ou seja, há um desnível entre a orla e o tapete negro diante do oceano. Além disso, é neste trecho onde está a Feirinha de Artesanato do Radium Hotel, que acontece aos finais de semana.

A Praia de Castanheiras tem um enorme calçadão para pedestres com muita sombra de árvore (o nome castanheiras não é em vão), bancos e meia dúzia de quiosques no canto direito. Já no canto esquerdo da praia o destaque fica por conta dos empolgados jogadores de vôlei e futevôlei.

Por fim, ao lado de Castanheiras, mas separadas por uma formação rochosa, está a Praia dos Namorados. Apesar de pequeno, este trecho da orla tem um lindo visual e há um quiosque na areia.

Na minha opinião, estas praias de Guarapari não são as melhores opões para passar o dia. Porém, caminhar por aqui em um final de tarde e acompanhar o pôr do sol é uma das atividades mais legais para incluir na sua programação.

praias do centro de Guarapari
Praia de Areia Preta
Guarapari
Praia das Castanheiras

6- Praia das Virtudes

A Praia das Virtudes também está localizada no centro de Guarapari, a apenas 400 metros da Praia dos Namorados. Porém, ela já não tem a orla movimentada e animada das suas vizinhas. Até porque, são meros 50 metros de faixa de areia.

Em todo caso, se você considerou fazer o passeio por Areia Preta, Castanheiras e Namorados, vale a pena esticar a pernada até aqui. Isso porque, do alto da Avenida Edízio Cirne se tem uma vista panorâmica da região.

as praias de Guarapari estão liberadas?
Praia das Virtudes

7- Praia do Morro

Saindo do centro da cidade são apenas dois quilômetros até a vizinhança mais abastada de Guarapari: a Praia do Morro. Com pouco mais de três quilômetros de extensão, trata-se de uma legítima praia urbana com estrutura para viajante nenhum botar defeito.

Além de um belo calçadão, toda a sua avenida beira-mar é composta por edifícios. A praia em si não é lá aquelas coisas, porém, o fácil acesso e a boa estrutura comercial acabam atraindo uma multidão de visitantes.

Para não ficar o tempo todo apenas torrando na areia, aproveite para conhecer o Parque Morro da Pescaria e a Praia de Cerca – que estão ao lado do canto esquerdo da Praia do Morro.

Além disso, saiba que mais bacana do que passar o dia por aqui, é aproveitar também a diversão no final de tarde e à noite. Afinal, é nesta área que estão alguns dos bares mais animados da cidade.

Quatro nomes para ter anotado, são: D’Boi Espetaria & Cervejaria, Casa do Torresmo, Canecão Restaurante e Pizzaria e Bells Pub Gurapari. Ou, se a intenção for apenas comer, outros lugares conhecidos, são: Pastelonça, Chef’s Restaurante e Villa Gourmet.

Por fim, saiba que esta também é uma boa vizinhança para se hospedar. Algumas acomodações com bom custo-benefício, são: Pousada Mar e Mata, Hotel Diamantina e Pousada Casa de Praia.

Praia do Morro
Praia do Morro

8- Praia dos Adventistas e Três Praias

Pertinho da Praia do Morro existe um conjunto de praias selvagens que esbanjam beleza e simpatia. E, além de opções com fácil acesso, também há pedaços de areia aonde só se chega por trilha – ou seja, ideal para os viajantes mais animados.

A maior destas praias e que dá para chegar de carro é a Praia dos Adventistas. Se quiser, seu passeio pode se limitar a ela que já valerá a pena. Porém, recomendo que você visite ao menos a sua vizinha que se encontra a 15 minutos de caminhada: Três Praias.

O acesso a Três Praias é por um caminho sobre as rochas que estão no canto esquerdo da Praia dos Adventistas. Fazendo jus ao nome que tem, essa praia possui na realidade três faixas de areia, sendo que todas elas são rodeadas por muita vegetação.

Tendo disposição para chegar a um refúgio ainda mais escondido você pode fazer mais uma caminhada de 15 minutos para ir das Três Praias à pequena Praia do Morcego. Tenha em mente, porém, que esse caminho é mais chatinho e o ideal é ir apenas se o tempo estiver firme sem a possibilidade chuva.

No mais, saiba que, ao menos nos períodos de baixa temporada, essas praias costumam estar vazias e não há nenhum tipo de estrutura e serviço.

praias mais lindas de Guarapari
Praia dos Adventistas

9- Praia da Aldeia

Uma vez na Praia dos Adventistas você pode visitar também a Praia da Aldeia. Neste caso, a sua caminhada deve seguir em direção ao canto direito por um percurso demarcado que margeia os limites de um condômino.

Além de uma linda vista da própria Praia dos Adventistas, este deslocamento será repleto de belos visuais durante todo o tempo. Inclusive, também temos um cenário panorâmico da Praia da Aldeia pouco antes de chegar à sua faixa de areia.

Outra possibilidade é continuar a andança até a Praia das Conchas, ou até mesmo sobre as grandes rochas que fazem parte da Trilha das Pedras Passos de Anchieta. No entanto, essa parte da atividade é meramente contemplativa e sem banho de mar.

Assim como as praias vizinhas, na Praia da Aldeia não há nenhum tipo de comércio para os turistas. Até porque, todo o terreno que está diante da praia é ocupado por um condomínio.

dicas de praias de Guarapari
Praia da Aldeia

10- Praia de Setiba

A última indicação desta lista de praias de Guarapari vale por três – ou, dependendo da sua disposição, até mais. Localizada a aproximadamente 13 quilômetros do centro da cidade, a Enseada de Setiba é o endereço de alguns dos pedaços de areia mais fotogênicos do litoral norte.

Antes mesmo de chegar à Setiba você passará pela joia conhecida como Praia de Una. Apesar de pequena, sua faixa de areia está sempre cheia de banhistas que gostam de um mar estilo piscininha.

Caminhando para Setiba, logo no início você terá um trecho de praia sem estrutura de quiosques, mas que ostenta uma península que acaba formando outras duas áreas que são verdadeiras piscinas naturais com água mansinha.

Enfim, ao começar a orla da Praia de Setiba começam a aparecer também os quiosques de frente para o mar. No caso, há estabelecimentos de todos os tipos – restaurantes mais ajeitados e instalações mais modestas. Em todas elas, porém, você conseguirá cadeiras, guarda-sol, petiscos, refeições completas e bebida gelada.

Como não poderia deixar de ser, a combinação de estrutura à beira-mar e visual estonteante faz esta praia ser uma das mais movimentadas da cidade. Portanto, não é o tipo de lugar para quem está em busca de silêncio, mas sim, para quem preza por comes, bebes e animação.

Ainda assim, ao lado de Setiba há um lugar que está sempre vazio e você poderá escutar apenas o som das ondas do mar e do vento: Praia Setiba Pina. Não há sombra, não há quiosque e o mar é agitado, mas se é isso que você procura, aproveite.

 Por fim, ao lado da Setiba Pina começa o trecho conhecido como Setibão. Assim como a sua irmã-vizinha, essa praia também é deserta e sem estrutura.

3 lugares para se hospedar em Guarapari

($$) Um dos hotéis mais tradicionais no centro de Guarapari é o Hotel Atlântico.

($$) Na Praia do Morro, a Pousada Casa de Praia é considerada uma das melhores da cidade e oferece excelente custo-benefício. 

($$$) Por fim, outra opção que possui ótima reputação é a Serra Negra Pousada Spa.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Guarapari.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

4 COMENTÁRIOS

  1. Acabei de visitar Guarapari, foi uma viagem na correria pois ia visitar familiares em Vitória mas estão com covid, sendo assim cai em Guarapari rs… conheci apenas as praias da região central Areia Preta, Castanheiras e Namorados. A praia do Morro vi apenas em um passeio noturno de trenzinho que não vale somente para as crianças pois é bem divertido e faz um bom percurso. Outro passeio que fiz que vale a pena apesar de curto, dura 2 horas, é um passeio de escuna no navio pirata com um custo de 50 reais por pessoa. Adorei a cidade e pretendo voltar com mais tempo para conhecer outras praias.

    • Oi, Selma, tudo bem?

      Espero que seus familiares estejam todos bem!

      Fico feliz em saber que conseguiu aproveitar as praias de Guarapari.

      Obrigado por compartilhar as suas dicas!

      Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here