Segundo moradores com quem conversei durante a minha viagem, a cada ano as praias de Itapema se tornam mais procuradas pelos turistas. Aliás, estive na cidade pela primeira vez em 2013, e é nítida a transformação pela qual o município passou nos últimos anos.

E toda essa mudança e aumento no turismo são compreensíveis. Afinal, localizada entre dois dos principais destinos do litoral de Santa Catarina – Balneário Camboriú e Bombinhas – nada mais justo do que as praias de Itapema também entrarem nos roteiros de viagem.

Seja para fazer um simples passeio bate-volta ou até mesmo pernoitar por algumas noites na cidade, Itapema é um destino que tem tudo para surpreender os viajantes.

E, para que você consiga aproveitar as melhores praias de Itapema, neste texto eu contarei tudo o que você pode esperar de cada uma delas. Dessa forma, você poderá incluir no seu itinerário apenas as que parecerem mais atraentes para o seu gosto.

melhores praias de Itapema
Orla da Meia Praia, uma das praias mais movimentadas de Itapema

# Praias de Itapema

Verdade seja dita: não há tantas praias em Itapema. Portanto, fazer um recorrido por todas elas não te exigirá muito tempo caso esteja de carro.

Inclusive, dá para visitar as principais praias e atrações da cidade em um único dia desde que você não invista horas em banho de mar.

Na minha opinião, um bom roteiro é reservar um dia para perambular pelas praias e pontos turísticos de Itapema, e mais 24 horas para curtir o pedaço de areia que mais tenha gostado no dia anterior.

Porém, é claro: se você não tiver dois dias disponíveis, o passeio bate-volta já é melhor que nada. Ou, se quiser se hospedar na cidade por alguns dias, você encontrará uma excelente estrutura turística para o seu dia a dia.

Aliás, há muitas pousadas baratas em Itapema onde você poderá se acomodar muito bem sem precisar gastar muito.

Para se locomover entre as praias de Itapema você pode alternar entre trechos de carro e caminhadas.

Nas praias centrais é possível ir andando de uma praia para outra. No entanto, saiba que também há atrações mais afastadas onde um carro será indispensável.

Se você não estiver viajando com um veículo próprio, Uber funciona bem na cidade. Aliás, mesmo que você esteja em Balneário Camboriú, saiba que os motoristas costumam aceitar essa corrida intermunicipal.

Do centro de Balneário ao centro de Itapema, por exemplo, são apenas 17 quilômetros e aproximadamente R$ 28,00 pela corrida.

Por fim, confira a seguir mais detalhes sobre as melhores praias de Itapema:

1- Meia Praia

2- Praia de Itapema [Centro]

3- Praia do Canto

4- Praia Grossa

5- Praia da Ilhota

» Clique aqui para encontrar ofertas de pousadas em Itapema

1- Meia Praia

Começando com ela, a grande estrela dentre as praias de Itapema: a Meia Praia.

Apesar do nome, a Meia Praia de Itapema é uma praia inteira e não está localizada na metade de cidade. Vai entender…

Além de ser a maior praia da cidade – com aproximadamente cinco quilômetros de extensão – a Meia Praia também é a vizinhança com melhor estrutura turística. Inclusive, é um dos melhores bairros para ficar em Itapema.

Em toda a região você terá muitos bares, restaurantes, padarias, supermercados e comércios em geral. Porém, o endereço mais movimentado é a Avenida Nereu Ramos – a principal avenida do bairro, a primeira paralela ao mar, mas não à beira-mar.

Além disso, na orla da Meia Praia também há alguns comércios. Apesar de ser um calçadão apenas para pedestres, há prédios de frente para a faixa de areia.

Por falar em orla, caminhar pela beira-mar da Meia Praia é um dos passeios mais agradáveis para fazer na cidade. Não à toa, umas das coisas que mais me surpreenderam por lá foi constatar o intenso vai-e-vem de moradores fazendo uso deste espaço em plena terça-feira às 10hs da manhã.

Apenas em comparação, as praias de Itajaí – um município vizinho – estavam completamente desertas durante a baixa temporada.

Sobre a paisagem natural, a Meia Praia tem uma faixa de areia enorme e firme, e um marzão calminho a perder de vista.

Meia Praia em Itapema
Meia Praia
fotos da Meia Praia em Itapema
A simpática orla da Meia Praia

2- Praia de Itapema [Centro]

Praia de Itapema é como é chamada a praia do centro da cidade. Por isso, eventualmente você poderá encontrar informações sobre ela através dos seus codinomes: Praia do Centro ou Praia Central.

O início da Praia de Itapema está a cerca de três quilômetros do burburinho da Meia Praia, sendo que ambas dividem a mesma faixa de areia. Portanto, as características naturais das duas são semelhantes.

A maior diferença que você encontrará entre estas praias de Itapema está fora da faixa areia. Ou seja, na estrutura do bairro.

Apesar de ter uma boa rede comercial, as opções pelo centro são mais limitadas do que em Meia Praia. Inclusive, há pouquíssimos quiosques e restaurantes na beira-mar.

Por falar em beira-mar, na Praia Central há uma avenida bem ao lado da orla, portanto, o vai-e-vem de carros acaba deixando a praia com uma pegada mais urbana do que a sua vizinha.

Para comer e beber, o melhor endereço é o canto esquerdo da praia, ao lado da Ponte dos Suspiros. Isso porque, além de restaurantes, lá você também encontrará um simpático deck de frente para o mar.

Praia do Centro de Itapema
Praia do Centro de Itapema
Praia de Itapema
Canto esquerdo da Praia Central de Itapema

3- Praia do Canto

A partir do lado esquerdo da Praia do Centro, basta cruzar a Ponte dos Suspiros que você chegará à Praia do Canto.

Embora dividam a mesma faixa de areia, ao contrário das suas vizinhas quem reina por estas bandas é a tranquilidade. Portanto, é a praia ideal para quem está em busca de sossego, mas, ainda assim, quer ter a comodidade de algum restaurante de frente para o mar.

Quanto mais você se afastar da Praia do Centro em direção ao canto da praia, maior será o silêncio – interrompido apenas pelos sons das pequenas ondas do mar.

Praia do Canto de Itapema
A sossegada Praia do Canto, bem ao lado da Praia do Centro de Itapema

4- Praia Grossa

De todas as praias de Itapema indicadas neste texto a Praia Grossa é a mais selvagem e deserta. Inclusive, o único jeito de chegar lá é por trilha.

Ainda assim, não dá para dizer que seu acesso é complicado.

O início da trilha para a Praia Grossa é pertinho da Praia do Canto – cerca de 800 metros pelas ruas asfaltadas do bairro (embora tenha trecho de subida). Em todo caso, você também pode ir de carro e deixá-lo estacionado no início da trilha.

O caminho da trilha é bastante tranquilo, sendo que é plano na maior parte e o percurso todo não dá nem um quilômetro. Ou seja, você deve gastar aproximadamente 20 minutos para ir e mais 20 minutos para voltar.

No meio do caminho você ainda pode fazer uma parada na Praia do Cabeço para tirar algumas fotos. Apesar do visual fotogênico, é uma praia com muitas pedras e, por isso, não confortável para banho.

Já a Praia Grossa é um verdadeiro refúgio com uma faixa de areia espaçosa e um marzão com ondas constantes.

Se sua intenção for passar o dia – ou pelo menos algumas horas – leve todas as parafernálias de praia que você for precisar porque o local não tem nenhum tipo de estrutura.

Por fim, quando voltar da Praia Grossa aproveite para visitar o Mirante do Encanto.

O mirante está a apenas 600 metros ladeira acima a partir do início da trilha. Se você estiver de carro não levará nem um minuto. Por outro lado, se estiver desmotorizado, tome um pouco de fôlego para seguir com a pernada até lá.

A entrada ao mirante é gratuita e você terá uma vista panorâmica das principais praias de Itapema.

Praia Grossa de Itapema
Praia Grossa
lista de praias de Itapema
Vista do Mirante do Encanto

5- Praia da Ilhota

Por um deslize na hora de organizar o meu roteiro pelas praias de Itapema a Praia da Ilhota ficou de fora da minha programação. No entanto, como ela bastante conhecida na cidade, decidi incluí-la nesta lista.

Localizada na divisa com Balneário Camboriú, a 10 quilômetros da Meia Praia e a 5 quilômetros do centro de Itapema, a Praia da Ilhota ostenta ampla faixa de areia e mar bastante agitado. Portanto, atenção ao entrar na água.

Outra particularidade é que ela possui dois trechos completamente diferentes.

O lado direito, onde está o Itapema Beach Resorts by Nobile, é praticamente deserto e sem nenhuma estrutura.

Já o canto esquerdo é o local frequentado pelos visitantes. Afinal, é onde está o bairro propriamente dito e onde há algumas opções de bares e restaurantes.

+ Dicas sobre as praias de Itapema

» A melhor época para visitar as praias de Itapema é nos meses de transição entre o outono e inverno e durante a primavera. Ou seja, março, abril, setembro, outubro e novembro.

Isso porque, além da temperatura estar agradável, há menos risco de chover se comparado ao verão, e a cidade estará vazia.

Estive em Itapema no final de maio e começo de junho. A viagem neste período também vale a pena desde que você não preze por banhos de mar. Afinal, a agua estará bastante gelada.

Durante a estação mais quente do ano, apesar do calor mais conveniente para o banho de mar, as chuvas são mais frequentes.

» Além das praias, também há outros atrativos que você pode visitar durante o seu passeio.

Alguns pontos turísticos de Itapema que você pode incluir na sua programação, são: Parque Calçadão (na orla de Meia Praia), Mercado Público de Itapema e Mirante do Encanto.

3 lugares para se hospedar em Itapema

($) Para os viajantes que querem um lugar barato para ficar em Meia Praia, a Pousada Terra do Sol possui ótimas tarifas.

($$) Para uma estada mais estrelada em Meia Praia, o Sofistic Hotel é uma boa escolha.

($$) Para ficar no centro, a Pousada Cavern Rock’n oferece excelente custo-benefício.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Itapema.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here