Assim como em qualquer outro destino de praia, a escolha sobre quando ir a Balneário Camboriú irá influenciar nas possibilidades do seu roteiro de viagem. Afinal, dependendo da estação, o clima estará mais conveniente para determinados tipos de atividade.

Além disso, à parte do clima em Balneário Camboriú, também precisamos levar em consideração se queremos encarar a alta temporada na cidade. Isso porque, apesar de ser a época mais procurada pelos viajantes, há alguns inconvenientes que podem atrapalhar o passeio.

Em todo caso, saiba que Balneário Camboriú é um destino que pode ser aproveitado em praticamente qualquer mês do ano. Portanto, as possíveis datas para a sua viagem não se limitarão a uma única estação – o que, consequentemente, facilita bastante o nosso planejamento.

melhor época para viajar a Balneário Camboriú
Fim de tarde de outono em Balneário Camboriú

# Melhor época para ir a Balneário Camboriú

Na minha opinião, os melhores meses para ir a Balneário Camboriú, são: março, abril, maio, outubro, novembro e dezembro. Isso porque, nestes períodos há uma boa combinação entre clima agradável para pegar praia e cidade menos tumultuada.

No entanto, isso não significa que não seja possível fazer uma viagem a Balneário Camboriú em outros períodos. Aliás, são nos dois primeiros meses do ano em que a cidade recebe o maior número de visitantes, sendo que muitos fazem questão de viajar nesta época.

Portanto, tenha em mente que não há uma única resposta sobre quando ir a Balneário Camboriú. Mesmo um período que não me agrada tanto, dependendo do seu gosto e preferência, pode ser uma boa época para você.

Sendo assim, recomendo que leia este texto atentamente até o final para estar ciente dos prós e contras de cada estação, e só então decidir em qual data a viagem é mais adequada para o seu perfil.

melhores meses em Balneário Camboriú
Mesmo em junho, um dos meses mais secos em Balneário Camboriú, é comum ter dias nublados

» Clique aqui para encontrar ofertas de hotéis em Balneário Camboriú

# Clima em Balneário Camboriú

O clima em Balneário Camboriú tem estações bem marcadas no quesito temperatura. Por outro lado, há uma semelhança entre todas elas: é comum chover o ano inteiro, sendo que os índices pluviométricos não marcam menos de 100 mm em nenhum mês.

Ainda assim, não precisa se preocupar, pois, de modo geral, as chuvas são mais intensas apenas durante o verão, e bem distribuídas no restante do ano.

Janeiro, fevereiro e março (Verão)

Como não poderia deixar de ser, o verão tem a melhor temperatura para aproveitar as praias de Balneário Camboriú. Afinal, trata-se da estação mais quente do ano, com os termômetros registrando médias de 25°C, com máximas podendo ultrapassar os 28°C.

No entanto, essa também é a estação mais chuvosa do ano, com índice pluviométrico acima de 200 mm em janeiro e fevereiro. Apesar de, normalmente, serem aguaceiros típicos de verão – muito comum no final do dia e à noite – eventualmente sua programação pode ser atrapalhada.

Além disso, nesta época de alta temporada há outra particularidade que poderá te aborrecer mais do que o clima em Balneário Camboriú: a superlotação da cidade.

Além de ser conhecida pela sua orla pontilhada com prédios altíssimos, Balneário carrega a fama de ficar insuportavelmente lotada entre o final de dezembro e fevereiro. Portanto, se você não gosta de viajar para lugares tumultuados e com trânsito, evite programar as suas férias para este período.

Para conseguir o clima de verão sem precisa lidar com os entraves da alta temporada, organize-se para ir durante a primeira quinzena de dezembro ou a partir de março.

Ainda assim, vale destacar que é durante o verão que há a maior quantidade de festas em Balneário Camboriú. Ou seja, os viajantes que fazem questão de agito noturno serão mais felizes de dezembro a fevereiro.

verão em Balneário Camboriú
O verão é a época com a melhor temperatura para aproveitar as praias de Balneário Camboriú

Abril, maio e junho (Outono)

Para mim, abril é um dos melhores meses para ir a Balneário Camboriú. Isso porque, a chegada do outono marca o inicio da baixa temporada no litoral de Santa Catarina.

Ou seja, para começar, já temos o benefício de encontrar muitas pousadas baratas em Balneário Camboriú.

Além disso, os turistas serão minoria nesta época, facilitando assim os deslocamentos necessários durantes os passeios para fazer em Balneário Camboriú. Aliás, os viajantes que pretendem incluir Bombinhas no roteiro gastarão pouquíssimo tempo no percurso entre as duas cidades.

Não menos importante, o clima durante abril oferece uma boa combinação de temperatura na faixa dos 25°C e pouca chuva – menos do que no verão.

A partir de maio sensação térmica começa a ficar mais fria, e, a depender da situação do momento, entrar no mar não será tão agradável. Também é comum que dias nublados deixem a cidade sem o brilho e o alto astral do verão.

Ainda assim, desde que esticar a canga na areia não seja a sua prioridade, vale a pena conhecer Balneário em maio e junho. Inclusive, estive na cidade nesta época e aproveitei tudo o que havia programado.

Lembre-se, porém, de colocar um agasalho na sua mala, pois as temperaturas mínimas caem para 15°C.

clima em Balneário Camboriú
Molhe da Barra Norte, em Balneário Camboriú

Julho, agosto e setembro (Inverno)

O inverno é a época de baixa temporada em Balneário Camboriú. O que é compreensível, afinal, a estação mais fria do ano não é o período mais adequado para aproveitar os dias na areia.

Ainda assim, quem não se incomoda com a temperatura mais baixa, e pretende focar o roteiro nas atrações fora d’água, consegue aproveitar a viagem sem grandes complicações.

Apesar das frentes frias derrubarem a temperatura e muitos dias serem cinzentos, de julho a setembro é o período com menor quantidade de chuva em Balneário Camboriú.

Se for viajar em julho ou agosto capriche na mala de inverno porque a temperatura mínima pode chegar a 10°C – às vezes menos – e as máximas raramente ultrapassam a barreira dos 20°C.

Por fim, em setembro, aos poucos o calor volta a se tornar uma realidade mais estável. Ainda assim, as manhã e noites costumam ser frescas – mais para o frio do que o calor.  

Outubro, novembro e dezembro (Primavera)

Os diversos feriados que há em outubro e novembro marcam a retomada do turismo de alta temporada em Balneário Camboriú. É claro que o movimento de visitantes não se compara ao verão, porém, aos poucos a cidade volta a ficar movimentada.

Além dos feriados prolongados que são um ótimo convite para dar uma escapada de casa, outro fator que contribui para o aumento do turismo é o clima. Afinal, a partir de outubro o sol volta a brilhar com força mais uma vez.

No entanto, vale destacar que as chuvas também se tornam mais frequentes. No caso, o volume dos aguaceiros fica no meio do caminho: menos do que no verão, mas superior ao outono e inverno.

Por fim, tenha em mente que nos feriadões o número de visitantes é alto, portanto, não pense que você encontrará a tranquilidade típica de baixa temporada.

# “E aí, será que vai chover em Balneário Camboriú?”

Por mais que eu adoraria prever o tempo com 100% de precisão, ainda não adquiri este dom e tenho dedicado toda a minha vocação em adivinhação para acertar os números da Mega-Sena da Virada.

Brincadeiras à parte, vou me adiantar em responder algumas dúvidas que pipocam na caixa de comentários em textos desta categoria climática.

» Primeiro, um esclarecimento: as dicas sobre melhor época para viajar a Balneário Camboriú são baseadas nas minhas experiências quando estive na cidade, mas também – e principalmente – em dados históricos climáticos de sites meteorológicos.

É importante que você entenda isso porque não necessariamente o clima que eu encontrei em um destino será o mesmo que você encontrará quando estiver lá, mesmo viajando na mesma época do ano.

» Ainda assim, viajar na época mais conveniente para um lugar, aumentará a sua chance de aproveitar melhor os passeios. Portanto, não subestime esse tipo de informação.

» Quando digo que um período é a época mais chuvosa em determinada cidade, isso não quer dizer que choverá por 24 horas todos os dias.

Significa que, no acumulado deste período, foi registrado um volume pluviométrico maior do que nas demais estações.

» Ainda assim, tenha em mente que nas épocas mais chuvosas poderá sim chover o dia inteiro por dias seguidos.

Por outro lado, também pode ser que faça sol de manhã, fique nublado à tarde e chova só à noite. Ou, vice-versa.

Ou então, pode ser que a data da sua viagem seja nos únicos quatro dias do mês em que não caiu uma gota d’água do céu, e você irá pensar: “Tá vendo só, o Murilo disse que essa era a época mais chuvosa do ano e aqui estou eu, aproveitando esse solzão na praia!”.

3 lugares para se hospedar em Balneário Camboriú

($) Para os viajantes que querem economizar, o Mar Hotel é um dos hotéis mais baratos no centro de Baleneário.

($$) Outra opção com bom custo-benefício na área central é o Hotel Marimar The Place.

($$) Se quiser se hospedar na Praia dos Amores, a Pousada Canto da Brava é uma das acomodações mais bem cotadas.

» Se acaso preferir, clique aqui e confira outras ofertas de hospedagem em Balneário Camboriú.

Avatar para Anônimo
Desde que comecei a viajar, em 2011, conhecer o mundo se tornou um dos meus objetivos de vida. Em 2014 deixei meu antigo emprego para realizar a minha primeira grande trip: 10 meses viajando e trabalhando pela América Latina. Desde então compartilho minhas experiências de viagem aqui no Volto Logo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here